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Perguntas Frequentes

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Até que idade posso aderir aos Planos da MEDICARE?
Não existe limite de idade mínima/máxima para poder usufruir de todas as vantagens dos Plano de Saúde.

Quantas pessoas podem fazer parte dos Planos de Saúde?
Até 6 pessoas por contrato.

Como posso fazer para incluir uma pessoa do meu agregado familiar?
Ligando para a Linha de Apoio ao Cliente 219 441 113, para contratualizar mais uma pessoa identificando-se com o n.º de cliente constante no Cartão do respectivo plano de Saúde.

Como posso proceder à alteração dos meus dados pessoais?
Todas as alterações dos dados pessoais deverão ser realizadas ligando para a Linha de Apoio ao Cliente 219 441 113, sendo posteriormente confirmadas por e-mail, carta ou fax.

Posso alterar os elementos do meu agregado familiar
Sim, o titular do contrato poderá o fazer Ligando para a Linha de Apoio ao Cliente 219 441 113, sendo posteriormente confirmado por e-mail, ou carta.

Posso alterar a morada do contrato?
Sim, o titular do contrato poderá o fazer Ligando para a Linha de Apoio ao Cliente 219 441 113, sendo posteriormente confirmado por e-mail ou carta.

Qual é a linha que contacto quando tenho dúvidas?
Deverá ligar para a Linha de Apoio ao Cliente 219 441 113

Em que horário posso ligar para a Linha de Apoio ao cliente?
Durante os dias úteis entre as 9 Horas e 13 horas e entre as 14 e as 18 Horas.

Existe algum período inicial em que não posso usar o Plano de Saúde?
Não. Não existem períodos de carência na rede prestadora de serviços da MEDICARE. Enquanto não receber o seu cartão individual, entre em contacto com a Linha de Apoio ao Cliente 219 441 113 para marcar a consulta e obter a respectiva confirmação.

É necessário o preenchimento de questionário médico?
Não é necessário qualquer tipo de questionário médico nem pré-autorização para aderir.

Já tenho um seguro de saúde. Será vantajoso ter um Plano de saúde?
Claro que sim, pois poderá ser perfeitamente um complemento ao seu seguro de saúde, já que alguns serviços disponíveis os seguros não abrangem, tais como consultas de obesidade, terapia da fala, estomatologia, terapia da fala, psicologia, etc.

O valor dos Planos de Saúde entra no IRS?
Não. Os Planos de Saúde não são dedutíveis em sede de IRS, pois não são seguros de Saúde.

Posso deduzir o valor das consultas, exames ou tratamentos em IRS?
Sim, como qualquer outra despesa de saúde.

O desconto associado ao serviço é realizado na hora do pagamento?
Sim. Após a utilização do serviço, o pagamento é logo feito com o desconto respectivo.

Como posso marcar uma Consulta de Especialidade, exames ou tratamentos?
Existem 2 formas de o fazer:

• O Cliente antes de aceder a qualquer Hospital, Clínicas, Médicos, ou outros serviços de Bem-estar e Lazer deverá aceder à Rede protocolar MEDICARE permanentemente actualizado e escolher o serviço que necessita. Depois é só fazer a marcação directamente.

• Poderá contactar a Linha de Apoio ao Cliente 219 441 113, que faremos a marcação por si.

O que é a REDE PROTOCOLAR MEDICARE?
È a rede de parceiros da MEDICARE, onde poderá utilizar os serviços associados ao seu Plano de Saúde, com valores convencionados. Poderá ser consultada no site www.medicare.pt ou então ligando para a linha de apoio ao cliente 219 441 113. A REDE PROTOCOLAR MEDICARE tem áreas tão distintas como Hospitais, clínicas médicas, laboratórios, Exames de diagnóstico, SPA´s, Termas, Ginásios, Ópticas, centros de Estética, Lares, etc

Como me devo identificar quando necessitar de ir a uma consulta em uma das clínicas do directório protocolar?
O cliente MEDICARE deverá apresentar em cada utilização perante o prestador escolhido o seu Cartão MEDICARE e outro documento pessoal com fotografia.

Sou reembolsado das despesas médicas se for a uma clínica fora da REDE PROTOCOLAR MEDICARE?
Não. Nos Planos de saúde da MEDICARE não tem direito a reembolso das despesas médicas, terá sim, um valor acordado com as clínicas pertencentes ao directório protocolar, e que será o valor que irá pagar directamente à clínica.

O que é a assistência médica domiciliária?
É a assistência no domicílio prestada por um médico, numa situação de urgência.

Durante que horário posso chamar a assistência médica domiciliária?
Dias úteis no período compreendido entre as 20 e as 06 horas
Sábados, Domingos e Feriados Nacionais durante 24 horas consecutivas

Qual o valor a pagar ao médico na assistência domiciliária?
Não existe pagamento, pois esse serviço é totalmente grátis.

Qual o número que devo ligar para chamar o médico ao domicilio?
Basta ligar para o número 808 500 602, identificando-se com o n.º de cliente constante no Cartão do respectivo plano de Saúde e transmitir quais os sintomas da pessoa doente, que de imediato ser-lhe-á enviada o profissional mais adequado.

Qual tempo devo aguardar desde a chamada até à chegada do médico ao domicilio?
No máximo, 2 horas. Embora existam dias em que, devido ao elevado n.º de chamadas, o tempo de espera poderá ser superior. Quando assim acontece o cliente é sempre informado de quanto tempo vai aguardar.

Existe um número limite de vezes que posso chamar o médico a casa por ano?
Não há número limite de vezes que pode chamar o médico a casa.

Caso altere a morada do contrato, quanto tempo demora até a nova morada estar activa para o médico ao domicílio?
O médico ao domicílio só é prestado na morada que estiver activa nos nossos serviços, caso pretenda mudar, terá de nos informar com antecedência, pois os mesmos ficam activos na nova morada no primeiro dia útil do mês seguinte.

O agregado familiar tem de ter a mesma morada do Titular do contrato?
Como Inovação Nacional no Planos de Saúde, não existe a obrigatoriedade de os restantes elementos do agregado família/beneficiários coabitarem na morada do titular do contrato para a prestação do médico ao domicílio. Cada elemento do agregado familiar pode optar pela sua morada para assistência médica domiciliária gratuita.

O que é o aconselhamento médico por telefone?
É a Avaliação telefónica realizada exclusivamente por um corpo de médicos com objectivo de uma eficaz triagem e avaliação das diversas situações clínicas, no sentido de melhor gerir e hierarquizar as prioridades das consultas face aos pedidos efectuados. Permite uma maior rapidez na resposta às situações de menor gravidade e responder às pequenas dúvidas e questões, para trazer mais segurança e conforto ao beneficiário.

Em que horário posso ligar para a linha de Aconselhamento médico Telefónico?
24 Horas por dia, 365 dias por ano.

Em que situações tenho direito ao transporte em ambulância para o hospital?
Caso o médico após a consulta em casa detecte essa necessidade será imediatamente realizado esse transporte para a unidade hospitalar mais próxima.

O que é o plano MEDICARE Dentário?
É o plano que dá acesso à rede referenciada com os mais qualificados e modernos serviços de Medicina dentária do mercado Nacional distribuídos por todo o País. É um Plano Dentário com uma maior protecção Dentária, com mais actos de Medicina Dentária gratuitos.

Como posso saber quais as clínicas pertencentes à rede dentária do Plano MEDICARE dental?
Antes de aceder a qualquer clínica dentária deverá contactar a nossa linha de apoio dentário 219 441 113, ou o “Directório Rede Dentária VIP” permanentemente actualizado e escolher a clínica que pretende.

Durante que horário posso ligar para a Linha de Marcação de Consultas Dentárias – 211 165 530?
Durante os dias úteis entre as 9 Horas as 20 Horas.

Como posso saber quais os serviços dentários gratuitos e quais têm preços convencionados?
Existe um conjunto de tratamentos dentários gratuitos tais como Exame clínico, consulta, Destartarização, polimento (Limpeza), EXTRACÇÕES e muitos mais. Poderá saber quais ligando para linha de apoio dentário ou consultando a “tabela dentária VIP” no site www.MEDICARE.pt.

Qual a diferença entre o Plano MEDICARE Platinium e os restantes planos?

O Plano de Saúde “MEDICARE Platinium” é um serviço que reúne todas as características dos restantes planos, formando um produto único com todas as excelentes vantagens.