A endometriose e uma doenca cronica

Endometriose: tudo o que deve saber

5 mins. leitura

A endometriose é uma doença crónica que afeta muitas mulheres e é uma causa importante de dor e infertilidade. Saiba como recuperar a qualidade de vida.

A endometriose é uma doença ginecológica comum e benigna, com forte impacto na saúde física e mental da mulher, bem como na sua qualidade de vida. Em muitos casos ao ponto de se refletir na degradação da vida laboral, familiar e social.

Afeta, aproximadamente, 10% das mulheres em idade reprodutiva e cerca de 30 a 50% das mulheres com infertilidade e/ou dor pélvica.

Apesar de ser possível (e importante) o seu tratamento, está ainda associada a tabus que é importante desmistificar.


Saber viver com endometriose

Causas

A endometriose é doença inflamatória crónica, que se carateriza pela presença de endométrio – tecido que reveste o interior do útero – fora da cavidade uterina, ou seja, em outros órgãos da pelve: como trompas, ovários, intestinos e bexiga.

A sua verdadeira causa é, ainda, desconhecida, existindo várias teorias.

A hipótese mais amplamente aceite é a de que as células do tecido que reveste o útero (tecido endometrial), em vez de descerem pela vagina e serem expelidas do corpo da mulher durante a menstruação, movimentam-se no sentido oposto (a chamada menstruação retrógrada). Ou seja, sobem pelas trompas de Falópio em direção aos ovários, penetrando na cavidade abdominal.

Esse refluxo parece acontecer durante o período menstrual em praticamente todas as mulheres. Acredita-se que o sistema imunológico exerce papel fundamental na proteção contra a implantação e o crescimento das células endometriais.

Outra hipótese admite que as células endometriais possam ser transportadas para outro local através dos vasos sanguíneos ou linfáticos. Existe, ainda, quem avance com a possibilidade das células localizadas fora do útero se transformarem em células endometriais.

Independentemente da explicação, o certo é que, nalguns casos, esta situação danifica as tubas uterinas, devido ao processo inflamatório crónico da doença que leva à formação de aderências do peritônio com outros órgãos pélvicos, o que pode resultar na obstrução das tubas uterinas e na redução da sua mobilidade. Isso dificulta ou até mesmo impede o transporte do óvulo e espermatozóides, e consequentemente a fecundação.

Por vezes, a endometriose é hereditária e mais comum entre parentes de primeiro grau (mães, irmãs e filhas) de mulheres que têm a doença.

Aparentemente, é mais provável de acontecer em mulheres com alguma das seguintes caraterísticas:

  • Tiveram o primeiro filho após os 30 anos de idade;
  • Nunca tiveram um bebé;
  • Começaram a ter a menstruação antes da época normal ou pararam de menstruar depois da época normal;
  • Têm ciclos menstruais curtos (menos de 27 dias) e menstruações com fluxo intenso, que duram mais de oito dias;
  • Têm anomalias estruturais no útero;
  • Têm mães que tomaram, durante a gravidez, um medicamento chamado dietilestilbestrol (DES).

À parte destes fatores de risco, existem, também, potenciais fatores de proteção. Isso acontece em mulheres que:

  • Tiveram várias gestações;
  • Começaram a ter a menstruação depois da época normal:
  • Amamentam durante muito tempo;
  • Utilizam uma baixa dose de contracetivos orais;
  • Fazem exercício regular (especialmente se iniciado antes dos 15 anos de idade e se realizado mais de quatro horas por semana, ou ambos).

Guia Prático Doenças Crónicas - Medicare

Sintomas

Os sintomas de endometriose variam de mulher para mulher. Algumas são muito afetadas, enquanto outras podem apresentar sintomatologia ligeira. O certo, porém, é que a severidade dos sintomas não está relacionada com o grau ou estádio da doença.

O sintoma mais comum da endometriose é a dor (tipo cólica) na zona inferior do abdómen ou na região pélvica. Isto acontece devido a hemorragia das lesões, produção de substâncias inflamatórias ou disfunção neurológica.

Pode ainda apresentar os seguintes sintomas:

  • Períodos menstruais dolorosos;
  • Dor durante ou após as relações sexuais;
  • Sintomas urinários e intestinais (urinar muitas vezes, sensação de bexiga cheia, retenção urinária, sangue na urina, cólicas, diarreia e obstipação);
  • Dificuldade em engravidar (pode ser a queixa inicial);
  • Dor lombar, que pode ocorrer em qualquer momento do ciclo menstrual;
  • Dor torácica (rara).

Quando consultar o médico

A mulher deve consultar o médico ginecologista quando apresentar algum dos sintomas atrás citados, sobretudo se eles tiverem um grande impacto na sua qualidade de vida.

Pode ajudar ir anotando os sintomas – algo do género de um diário de sintomas – antes de consultar o médico.

Convém estar, também, consciente de que, além da sintomatologia referida, a endometriose pode ter um impacto significativo na vida da mulher, incluindo:

  • Dor crónica;
  • Fadiga/falta de energia;
  • Depressão/isolamento;
  • Problemas com a vida sexual/relacionamentos:
  • Dificuldade para engravidar;
  • Dificuldade em cumprir compromissos profissionais e sociais.

O acompanhamento psicológico pode ser, por isso, um complemento importante, ajudando a lidar com a doença e a aderir convenientemente ao tratamento (o que nem sempre é fácil).

É, ainda, fundamental lembrar que:

  • A endometriose não é uma infeção;
  • A endometriose não é contagiosa;
  • A endometriose não é cancro.

Tratamento

O tratamento depende dos seguintes fatores: idade, gravidade dos sintomas, gravidade da doença e se a mulher deseja ter filhos. A terapia mais conservadora para a endometriose é com medicamentos. Os anti-inflamatórios não esteroides, como o ibuprofeno, podem ajudar a aliviar a dor associada.

Alguns médicos podem prescrever medicação que altera a produção hormonal da mulher para ajudar a reduzir os sintomas dolorosos. É o caso das pílulas anticoncecionais orais, cujo tratamento pode envolver a interrupção do ciclo menstrual e a criação de um estado similar à gravidez.

Isso é chamado de pseudo-gravidez e pode ajudar a impedir que a doença piore. Este tipo de terapia alivia a maioria dos sintomas da endometriose, mas não elimina os focos ou as aderências causadas pela doença. Ela também não reverte as alterações físicas que já ocorreram.

A cirurgia, que também é útil para o diagnóstico da endometriose, é outro tratamento possível. Permite melhorar os sintomas de dor e também pode ajudar a mulher a engravidar, uma vez que pode ser utilizada para o tratamento das lesões.

Se a mulher não estiver interessada em ter filhos, ela e o seu médico podem decidir remover os ovários e, eventualmente, o útero.

Nos casos em que a gravidez é um desejo, existem medicamentos e tratamentos que podem ajudá-la a concretizar esse sonho.


Alívio e prevenção

Existe uma série de medidas que a mulher com endometriose pode adotar e que a ajudam a aliviar o desconforto e a dor associados. Eis algumas sugestões:

  • Descanso, relaxamento e meditação;
  • Tomar banhos quentes;
  • Exercício físico com regularidade;
  • Colocar uma botija de água quente sobre o abdómen.

Relativamente a medidas de prevenção, conforme vimos atrás, ainda não existem certezas sobre as causas da endometriose. Não é, por isso, fácil definir objetivamente a melhor forma de prevenir a doença.

Há, contudo, um conjunto de recomendações que podem ajudar:

  • Exercício físico com regularidade;
  • Alimentação nutritiva e equilibrada;
  • Sono regular;
  • Redução do stress;
  • Evitar o consumo de álcool e cafeína;
  • Engravidar e amamentar;
  • Estar especialmente atenta aos sintomas quando a avó, mãe ou irmã sofrem de endometriose.

Aviso: O Blog Mais Saúde é um espaço meramente informativo. A Medicare recomenda sempre a consulta de um profissional de saúde para diagnóstico ou tratamento, não devendo nunca este Blog ser considerado substituto de diagnóstico médico. Encontre aqui profissionais de saúde perto de si.

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NOME DO PRODUTO RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO
Plano de Saúde
Platinium
MED&CR - SERVIÇOS DE GESTÃO DE CARTÕES DE SAÚDE, UNIPESSOAL, LDA.
NIF 513 361 715
Plano de Saúde
Platinium Mais
Plano de Saúde
Platinium Mais Vida
Plano de Saúde
Sénior
Plano de Saúde Animal
Vetecare Platinium
GESTICLUB, UNIPESSOAL LDA.
NIF 514 364 190
Plano Automóvel
Medicare Auto
Plano Alimentar
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  • efetue registo para receber as nossas newsletters;
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  • solicite a oferta de 6 mensalidades de um Plano de Saúde Medicare através do registo numa página online de entrada no website (landing page);
  • apresente uma denúncia através do Canal Interno de Denúncias;
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No âmbito da atividade da Medicare, os nossos Parceiros poderão disponibilizar-nos os seus dados pessoais após a obtenção de consentimento válido para efeito. A informação sobre a origem dos dados (entidade que procedeu à recolha dos seus dados) é lhe prestada no primeiro contacto que mantiver com a Medicare.


4. FINALIDADES DO TRATAMENTO E FUNDAMENTO DE LICITUDE

Os seus dados pessoais serão tratados pela Medicare para as seguintes finalidades e com os seguintes fundamentos:

Finalidade

Comercialização de produtos

Descrição

Gestão da relação contratual entre os Clientes e a Medicare (por exemplo, para efeitos de prestação de esclarecimentos solicitados relativamente a preços, procedimentos e/ou possíveis upgrades);

Gestão e execução da prestação de Serviços e comercialização de Produtos

Gestão de faturação, cobrança e pagamentos

Gravação de chamadas para prova de transação comercial e comunicações no âmbito da relação contratual

Apoio ao Cliente

Controlo de qualidade

Fundamento de licitude

Execução do contrato e diligências pré-contratuais

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Gestão da relação com o titular dos dados

Descrição

Envio da informação solicitada relativamente aos Planos de Saúde, Produtos e Serviços; gestão dos seus pedidos de contacto para prestação de informação; e gestão da adesão aos referidos Planos;

Gestão de contactos, informações ou reclamações

Gravação de chamadas para monitorização da qualidade de serviço

Fundamento de licitude

Execução do contrato ou diligências pré-contratuais

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Gestão de processos e contencioso (incluindo recuperação de crédito)

Descrição

Gestão de processos e contencioso (incluindo o processo de recuperação de créditos)

Fundamento de licitude

Execução do contrato

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Cumprimento de obrigações legais

Descrição

Resposta e reporte a autoridades judiciárias, administração tributária, de regulação e de supervisão

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Controlo de fraude

Descrição

Identificação e deteção de situações de fraude

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais

Interesse legítimo em implementar mecanismos de combate à fraude

Finalidade

Marketing

Descrição

Envio de comunicações não solicitadas, caso tenha prestado o seu consentimento expresso e nos termos previstos no formulários de contacto/adesão preenchidos, no contexto de iniciativas de (i) Marketing Direto no contexto de campanhas, promoções e publicidade da Medicare, demais entidades do Grupo e Parceiros comerciais, designadamente através de utilização de sistemas automatizados de chamada e comunicação que não dependam da intervenção humana, (aparelhos de chamada automática), aparelhos de telecópia ou correio eletrónico, incluindo SMS (serviço de mensagens curtas), EMS (serviço de mensagens melhoradas), MMS (serviço de mensagens multimédia) e outros tipos de aplicações similares; bem como de (ii) estudos de mercado, inquéritos de avaliação e satisfação.

Poderá a qualquer momento exercer o seu direito de opt-out relativamente a estas comunicações;

Fundamento de licitude

Consentimento

Finalidade

Utilização do Canal Interno de Denúncias

Descrição

Gestão e seguimento das denúncias apresentadas no Canal Interno de Denúncias, nos termos previstos da Lei n. º 93/2021, de 20 de dezembro.

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais


5. DESTINATÁRIOS DOS DADOS PESSOAIS

Os dados pessoais recolhidos e/ou tratados pela Medicare, no âmbito das finalidades supra elencadas, podem ser disponibilizados às empresas do respetivo Grupo e empresas parceiras, nos termos indicados nos formulários de contacto/adesão preenchidos pelos Utilizadores.
A Medicare pode recorrer a entidades terceiras que têm acesso aos seus dados pessoais. Estas entidades - entidades subcontratantes - podem ter acesso a dados pessoais, seguindo, para o efeito, as instruções da Medicare, estando as mesmas sujeitas a obrigações específicas de segurança, qualidade e proteção da integridade dos dados tratados, nos termos previstos na lei. Estas entidades são essencialmente Parceiros ou Fornecedores de bens e Prestadores de Serviços, nos quais se inclui a contratação intragrupo, bem como Prestadores de Serviços Informáticos, arquivo, apoio à atividade de backoffice, contact centers e outros.
Os dados poderão ainda ser comunicados a terceiros, quando a transmissão seja efetuada no âmbito do cumprimento de uma obrigação legal, de uma deliberação de uma autoridade judicial ou administrativa competente, e/ou no contexto do exercício de direitos ou interesses em sede judicial; ou para a prossecução de finalidades expressamente previstas por lei.
A Medicare pode ainda transmitir dados pessoais a entidades terceiras, quando tais comunicações de dados sejam necessárias ou adequadas (i) à luz da lei aplicável, (ii) no cumprimento de obrigações legais/ordens judiciais, (iii) para responder a solicitações de autoridades públicas ou governamentais, ou (iv) quando nos tiver dado o seu consentimento.


6. DIREITOS DOS UTILIZADORES

Nos termos da legislação aplicável, pode exercer os seguintes direitos:

  • Direito de Acesso: obter a confirmação de quais são os seus dados pessoais que são tratados bem como obter cópia dos dados pessoais em fase de tratamento.
  • Direito de Retificação: solicitar a retificação dos seus dados pessoais que se encontrem inexatos ou solicitar que os dados pessoais incompletos sejam completados.
  • Direito ao Apagamento: obter o apagamento dos seus dados pessoais, desde que não se verifiquem fundamentos válidos para a sua conservação.
  • Direito à Limitação do Tratamento: solicitar a limitação do tratamento dos seus dados pessoais, solicitando a suspensão do tratamento ou a limitação do âmbito do tratamento a certas categorias de dados ou finalidades de tratamento.
  • Direito de Portabilidade: receber os dados que nos forneceu em formato digital de uso corrente e de leitura automática ou de solicitar a transmissão direta dos seus dados para outra entidade que passe a ser o novo responsável pelos seus dados pessoais.
  • Direito de Oposição: opor-se, a qualquer momento, a um tratamento de dados, como por exemplo no caso de tratamento de dados para fins de Marketing; à tomada de decisões com base no tratamento exclusivamente automatizado: não ficar sujeito a nenhuma decisão tomada exclusivamente com base num tratamento automatizado, incluindo a definição de perfis, que produza efeitos na sua esfera jurídica ou que o afete significativamente de forma similar.

O exercício dos seus direitos deve ser feito através do Formulário disponível aqui. Nos termos da lei, é ainda garantido ao titular dos dados o direito de, através dos referidos meios, sem quaisquer custos ou consequências, a qualquer momento, retirar o seu consentimento para o tratamento dos dados para as finalidades indicadas, sempre que o tratamento seja efetuado com base no consentimento. O exercício deste direito não invalida, no entanto, o tratamento efetuado até essa data com base no consentimento previamente dado.
Sem prejuízo de qualquer outra via de recurso administrativo ou judicial, o titular dos dados tem o direito de apresentar reclamação a uma autoridade de controlo, nomeadamente a Comissão Nacional de Proteção de Dados, em caso de incumprimento pela Medicare das obrigações que lhe são aplicáveis em matéria de privacidade.


7. DURANTE QUANTO TEMPO CONSERVAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?

Os seus dados pessoais são recolhidos e tratados no estrito cumprimento da legislação aplicável, sendo armazenados em bases de dados, próprias para o efeito e conservados durante o período de tempo necessário para assegurar a gestão adequada das obrigações, direitos e interesses associados à respetiva recolha. Nessa medida:

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Sem prejuízo dos prazos acima indicados, os dados pessoais tratados pela Medicare poderão ser conservados pelo período de tempo necessário para fazer face a obrigações fiscais, legais e judiciais, nos termos legalmente aplicáveis.


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9. Regime Geral de Proteção dos Denunciantes de Infrações

A Medicare de acordo com a Lei n.º 93/2021, de 20 de dezembro a qual estabelece o regime geral de proteção de denunciantes de infrações, transpondo a Diretiva (UE) 2019/1937 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de outubro de 2019, relativa à proteção das pessoas que denunciam violações do direito da União, disponibiliza o seu Canal Interno de Denúncias, assumindo o compromisso de indagar as providências necessárias para apurar, prevenir e punir condutas inadequadas, garantindo a não retaliação contra aqueles que denunciem, de boa-fé, irregularidades, atividades ilegais, prejudiciais e criminosas, bem como condutas inadequadas ou incumprimento das normas que violem os princípios da presente legislação vigente.
Adicionalmente, alertamos que este canal não deve ser utilizado para o envio de outro tipo de comunicações que não as que estejam dentro das categorias assinaladas pelo Decreto-Lei n.º 93/2021.


10. CONTACTE-NOS PARA QUESTÕES E SUGESTÕES

Caso tenha alguma dúvida ou questão sobre a forma como a Medicare trata os seus dados pessoais e com o exercício dos direitos que lhe são conferidos pela legislação aplicável e, em especial, referidos na presente Política, poderá contactar-nos através do Formulário disponível aqui.


NOTA: ALTERAÇÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

A Medicare reserva-se o direito de, a todo o momento, e sem aviso prévio, alterar os presentes termos de tratamento de dados pessoais. Essas alterações serão devidamente publicitadas no website e em quaisquer plataformas, em formato facilmente visível, para facilidade dos titulares dos dados.


(1) MED&CR - Sistemas de Gestão de Cartões de Saúde Unipessoal, Lda.; Callmedia - Serviços Publicitários, Lda.; e Gesticlub Unipessoal Lda.


Data de atualização: 2022-08-09