As doenças crónicas são as patologias de progressão lenta e que se prolongam no tempo. Segundo a OMS afetam 41 milhões de pessoas todos os anos. Nesta categoria encontra informação relevante sobre os principais sintomas associados às mais variadas doenças crónicas, assim como conselhos e recomendações sobre como lidar com elas.
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A demência vascular causa perda cognitiva que acontece porque o sangue não consegue chegar ao cérebro. Conheça os sintomas e os fatores de risco.
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Há quem diga que é curável ou que desaparece com a idade. Mas será verdade que a asma tem cura?
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O cancro testicular é pouco frequente, mas a sua prevalência tem vindo a aumentar. Quando diagnosticado numa fase inicial, tem uma alta taxa de cura.
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Os ataques de pânico podem ser assustadores e extenuantes. Conheça os sintomas e algumas estratégias para os controlar.
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A doença dos pezinhos, a doença de Fabry e a doença renal poliquística autossómica são as três doenças raras mais prevalentes em Portugal.
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A SIDA é causada pelo VIH, o vírus da imunodeficiência humana. Não tem cura, mas existem medicamentos para controlar a infeção.
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A fibrose quística é uma doença genética que pode provocar problemas ao nível dos pulmões e do aparelho digestivo.
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O autismo é uma perturbação do desenvolvimento neurológico, normalmente diagnosticado nos primeiros três anos de vida.
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A surdez pode variar de ligeira a profunda e pode ser congénita ou adquirida ao longo da vida pelas mais diversas causas.
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A Síndrome de Down, ou trissomia 21, é uma doença genética causada pela duplicação do cromossoma XXI e que afeta o desenvolvimento físico e mental.
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A dislexia é uma disfunção da aprendizagem que, com a terapia certa, é passível de ser superada.
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A Síndrome de Tourette é uma perturbação neurológica crónica que se carateriza pela presença de tiques motores e fónicos.
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A paralisia cerebral engloba um grupo de alterações no desenvolvimento do controlo das funções motoras e, na maioria dos casos, ocorre no nascimento.
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A doença de Alzheimer afeta a memória, comportamento e outras funções. É a forma mais comum de demência.
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A colite ulcerosa é uma doença inflamatória crónica que afeta o cólon e reto. A longo prazo, o risco de ter cancro colorretal aumenta.
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O cancro da cabeça e pescoço deixa marcas físicas e psicológicas. O seu diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento.
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O cancro do ovário atinge, sobretudo, mulheres após a menopausa. Saiba reconhecer os sintomas para um diagnóstico precoce.
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A Doença Falciforme é uma condição genética que causa anemia e complicações graves, podendo ser identificada à nascença com o "teste do pezinho.
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Os casos de hepatite aguda estão a crescer entre os mais novos. Conheça quais os principais sintomas desta doença.
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A trombose carateriza-se pela formação de um coágulo de sangue numa veia ou artéria, impedindo a circulação de sangue, originando um enfarte ou AVC
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A hipercalcemia traduz-se em níveis excessivamente altos de cálcio no sangue e, se não for tratada atempadamente, pode ser perigosa para a saúde.
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A esclerose múltipla é uma doença crónica e autoimune degenerativa que afeta o sistema nervoso central, com sintomas muito diversos e inespecíficos.
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Para cuidar bem da saúde íntima feminina, importa conhecer as doenças ginecológicas mais frequentes e quais os seus sinais de alerta.
4 Dezembro, 2021 • 5 mins. leitura
A fadiga crónica diz respeito a um cansaço duradouro, grave e incapacitante, que pode, também, conduzir à depressão.
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A artrite reumatóide é uma doença autoimune, que ataca, principalmente, as articulações, nomeadamente das mãos e dos pés.
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A doença renal crónica conduz à falência dos rins. A diabetes e hipertensão são algumas das causas para esta doença silenciosa.
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Os joanetes são uma deformação na posição da articulação que une o hálux (primeiro dedo do pé) ao pé e pode causar dor intensa e inflamação.
26 Novembro, 2021 • 12 mins. leitura
Os cancros do pâncreas, cólon e reto, estômago, esófago, fígado, ou cancros digestivos, são responsáveis por um terço de todos os cancros em Portugal.
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Urgência em urinar, aumento da frequência das micções e necessidade de acordar durante a noite para urinar são sintomas de bexiga hiperativa.
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O cancro da cabeça e pescoço diz respeito a qualquer tipo de cancro nas células que revestem a mucosa do interior da cabeça e pescoço.
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A obstrução nasal pode ter várias causas, em função de ser espontânea ou persistente. Saiba quais os cuidados a ter.
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A Helicobacter pylori é uma bactéria que infeta o estômago ou o intestino. Este agente patogénico provoca gastrites e úlcera.
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O cancro colorretal é um tipo de cancro muito frequente e com elevada taxa de mortalidade. O diagnóstico precoce é fundamental no combate à doença.
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Conheça os vários tipos de hepatite e descubra os seus sintomas, causas e formas de tratamento e de prevenção.
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A hérnia de hiato consiste na passagem de parte de órgãos abdominais para dentro do tórax. Este problema pode passar despercebido ou provocar sintomas.
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A epilepsia é uma doença neurológica e crónica que pode ser controlada, sem pôr em causa a qualidade de vida do doente. Saiba mais.
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A Síndrome de Behçet é uma doença inflamatória crónica, que provoca inflamação dos vasos sanguíneos, atingindo as mucosas, a pele, os olhos e as articulações.
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As doenças autoimunes surgem quando existe um mau funcionamento do sistema imunológico, levando o organismo a atacar os seus próprios tecidos.
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Os sintomas de cancro do pâncreas nem sempre são fáceis de detetar, mas ainda assim é importante conhecê-los para um diagnóstico precoce da doença.
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A obesidade é uma doença crónica e um problema em todo o mundo. Constitui uma séria ameaça para a saúde e, por isso, exige cuidados especiais.
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O herpes labial é uma infeção muito frequente, provocada por um vírus altamente contagioso que se aloja em células do sistema nervoso.
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A intolerância à lactose afeta mais de metade da população mundial. Perceba em que consiste este problema e como pode tratá-lo.
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A Síndrome do cólon irritável é um dos distúrbios gastrointestinais mais frequentes. Embora seja um problema benigno, pode causar grande desconforto.
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O glaucoma é um problema grave, que conduz à cegueira. Pode ocorrer de forma súbita, mas o mais frequente é desenvolver-se gradual e silenciosamente.
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Portugal é o segundo país da Europa com maior taxa de incidência de cancro da boca. Saiba mais sobre esta doença.
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O cancro do estômago é um dos cancros mais frequentes e fatais. A desvalorização dos sintomas é, porém, habitual. Saiba como os identificar.
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A tendinite pode provocar dor, reduzir a qualidade de vida e, inclusive, impedir a realização de determinadas atividades. Saiba como a deve tratar.
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As arritmias são batimentos cardíacos anormais (mais lentos ou mais rápidos). Habitualmente não representam perigo, mas podem ter riscos associados.
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O cancro da próstata é um dos tumores mais comuns no homem e uma doença que progride silenciosamente. Saiba quais os exames de rotina que deve fazer.
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A aterosclerose é um dos principais fatores de risco para um ataque cardíaco ou um AVC. Hábitos de vida saudáveis são a melhor forma de a prevenir.
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A doença de Crohn é uma doença inflamatória crónica do intestino. Conheça os seus principais sintomas e tratamentos.
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O Lúpus é uma doença que atinge sobretudo as mulheres. Pode ser fatal, mas na maioria dos casos é possível reduzir o seu impacto na qualidade de vida.
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O cancro do colo do útero tem uma das maiores taxas de sucesso de tratamento quanto detetado precocemente. O rastreio de rotina é a melhor prevenção.
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Tosse, falta de ar, pieira e opressão no peito são alguns dos sintomas mais associados à asma. Fique a saber mais sobre esta doença crónica.
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A escoliose é um desvio na coluna que pode surgir em qualquer idade, sobretudo nos primeiros anos de vida. Saiba como travar este problema.
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Os bicos de papagaio podem causar dor e perda de qualidade de vida. O risco aumenta com a idade. É, no entanto, possível aliviar o desconforto.
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A fibromialgia é uma doença muito dolorosa e incapacitante. Embora não tenha cura, o tratamento é possível, de forma a recuperar a qualidade de vida.
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Parkinson é uma doença degenerativa que afeta a capacidade de desempenhar tarefas comuns. Não tem cura, mas os seus sintomas podem ser minimizados.
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A apneia do sono é uma doença que pode ter graves consequências na saúde do indivíduo. Fique a conhecer os seus fatores de risco e principais sintomas.
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O cancro do pulmão é muito grave e é o tipo de cancro mais comum no mundo. Diagnosticar a doença cedo é decisivo para o sucesso do tratamento.
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As doenças reumáticas são as mais frequentes e que mais influenciam a qualidade de vida. Uma das principais consequências é a incapacidade para o trabalho.
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A doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) é incapacitante e pode levar à morte. Embora não tenha cura, os seus sintomas podem ser aliviados.
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O cancro da mama é um dos cancros mais comuns nas mulheres. Conheça os seus principais sintomas, fatores de risco e formas de tratamento.
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A escoliose é uma deformação da coluna que, na maioria dos casos, tem início na infância ou adolescência. Saiba como tratar e o que fazer para prevenir.
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A osteoporose é uma doença óssea, muitas vezes silenciosa, que pode afetar homens e mulheres. Conheça os seus fatores de risco e formas de prevenção.
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Triglicéridos elevados é sinónimo de risco de doença cardiovascular. Nada melhor, por isso, do que vigiar os seus níveis e saber como evitar más notícias…
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A artrose é uma doença dolorosa e incapacitante. Mas nem tudo são más notícias. É possível tratá-la, de forma a garantir uma boa qualidade de vida.
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O controlo da tensão arterial é fundamental na prevenção de acidentes cardiovasculares. Nos dias quentes de verão os cuidados devem ser redobrados.
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Todos os anos, o número de diabéticos em Portugal e no mundo aumenta. Fique a saber tudo sobre esta doença crónica tão prevalente na população.
Campanha Medicare
Silver Familiar
Se aceitar esta oferta, está a aderir ao Plano de Saúde Medicare Silver Familiar.
Termos e condições da campanha:
Acesso a Rede Médica Medicare (1)
Consultas, exames e/ou tratamentos médicos com descontos dos prestadores.
Consulte www.medicare.pt para mais informações sobre as condições.
Acesso a Rede de Medicina Dentária Medicare (1)
Consultas e tratamentos dentários com descontos dos prestadores.
Consulte www.medicare.pt para mais informações sobre as condições.
3 (três) atos dentários grátis (2):
(1) A Medicare não é uma entidade prestadora de serviços de saúde.
(2) Estes atos/tratamentos gratuitos podem estar incluídos em planos de tratamentos dentários. Sujeito a confirmação junto do prestador de cuidados de saúde. Aconselha-se a realização de uma consulta de diagnóstico.
(3) Exodontia de dente decíduo, monorradicular ou multirradicular e supranumerário.
Oferta das mensalidades
Oferta das mensalidades referentes ao Plano de Saúde Medicare Silver Familiar pelo período de 6 (seis) meses a contar da data de subscrição, findos os quais, os benefícios associados, caducam automaticamente.
Custo dos serviços
Os serviços médicos prestados pelos Prestadores têm custo para o Cliente e/ou Beneficiário(s), com exceção dos atos médicos gratuitos ou sem custo associado, podendo os descontos e reduções ascender até 30% sobre o preço de tabela de cada Prestador. A percentagem de desconto acima referida é meramente indicativa não constituindo uma obrigação para todos os Prestadores da Rede Medicare, nem para a Medicare.
Beneficiários
Cada plano pode ter até 6 (seis) beneficiários, desde que subscritos na data de adesão à oferta. Só serão admitidos titulares do plano que nunca tenham aceite uma oferta Medicare.
Custo do Plano Silver Familiar
Campanha Medicare Silver Familiar | |
1 OU 2 BENEFICIÁRIOS | S/ CUSTOS |
3 OU 4 BENEFICIÁRIOS | |
5 OU 6 BENEFICIÁRIOS |
Na consulta
Deverá fazer-se acompanhar da respetiva credencial. Após a consulta, deverá efetuar o pagamento dos atos de que beneficiou de acordo com a tabela de preços acordada com a Medicare. A responsabilidade por todos os serviços acima descritos é dos Prestadores, não prestando a Medicare qualquer serviço de saúde.
Limite da campanha
Esta campanha tem o limite de 1000 ofertas por dia por cada distrito de Portugal.
Término da campanha
A campanha termina em 28 de Fevereiro de 2023, e as ofertas podem ser utilizadas até à data de validade do plano subscrito pelo titular. A Medicare poderá, a qualquer momento e por sua livre iniciativa, prorrogar e/ou alterar os termos da campanha, pelo que deverá, periodicamente, consultar as presentes condições.
Para mais informações sobre as condições de adesão aos Planos Medicare, por favor consulte as Condições Gerais de Adesão ao Serviço Medicare.
Campanha
Vetecare Silver
Se aceitar esta oferta, está a aderir ao Plano de Saúde Animal Vetecare Silver.
Termos e condições da campanha:
Destinatários da Campanha
Esta campanha é exclusiva para clientes Medicare que sejam titulares de um Plano de Saúde da gama Platinium.
Acesso a Serviços com Desconto *
* Os Serviços médicos prestados pelos Parceiros têm custo para o Cliente, com exceção dos atos médicos gratuitos ou sem custo associado. Os preços convencionados da Rede de Parceiros Vetecare podem variar, sendo que as reduções podem ascender até 25% sobre o preço de tabela de cada Parceiro. A percentagem de desconto acima referida é meramente indicativa não constituindo uma obrigação para todos os parceiros da Rede Vetecare, nem para a Vetecare.
Acesso a Serviços Gratuitos **
** Os atos acima descritos serão sem custo se realizados no âmbito de uma consulta e/ou no seguimento de uma cirurgia executada num determinado parceiro. Poderá não ser aplicável a todos os parceiros da rede Vetecare.
(1) Consulta pós cirúrgica realizada no parceiro.
(2) No âmbito de consulta realizada no parceiro.
Oferta das mensalidades
Oferta das mensalidades referentes ao Plano Vetecare Silver pelo período de 6 (seis) meses a contar da data de subscrição, findos os quais, os benefícios associados caducam automaticamente.
Custo dos serviços
Os serviços prestados pelos Prestadores têm custo para o Cliente, com exceção dos atos gratuitos ou sem custo associado, podendo os descontos e reduções ascender até 25% sobre o preço de tabela de cada Prestador. A percentagem de desconto acima referida é meramente indicativa não constituindo uma obrigação para todos os Prestadores da Rede Vetecare, nem para a Gesticlub.
Beneficiários/Animais
Cada plano pode ter até 6 (seis) beneficiários/animais, desde que subscritos na data de adesão à oferta.
Custo do Plano Vetecare Silver
Campanha Vetecare Silver | |
1 OU 2 ANIMAIS | S/ CUSTOS |
3 OU 4 ANIMAIS | |
5 OU 6 ANIMAIS |
Na consulta
Deverá fazer-se acompanhar da respetiva credencial. Após a consulta, deverá efetuar o pagamento dos atos de que beneficiou de acordo com a tabela de preços acordada. A responsabilidade por todos os serviços acima descritos é dos Prestadores.
Término da campanha
A campanha termina em 30 de Setembro de 2021, e as ofertas podem ser utilizadas até à data de validade do plano subscrito pelo titular.
Para mais informações sobre as condições de adesão aos Planos Medicare, por favor consulte as Condições Gerais de Adesão ao Serviço Medicare.
Campanha
Mais Sabor Plus
Se aceitar esta oferta, está a aderir ao Plano de Saúde Alimentar Mais Sabor Plus.
Termos e condições da campanha:
Destinatários da Campanha
Esta campanha é exclusiva para clientes Medicare que sejam titulares de um Plano de Saúde da gama Platinium.
Acesso a Serviços com Desconto *
* Os Serviços prestados pelos Parceiros têm custo para o Cliente, com exceção dos atos gratuitos ou sem custo associado. Os preços convencionados da Rede de Parceiros Mais Sabor Plus podem variar, sendo que as reduções podem ascender até 40% sobre o preço de tabela de cada Parceiro. A percentagem de desconto acima referida é meramente indicativa não constituindo uma obrigação para todos os parceiros da Rede Mais Sabor Plus, nem para a Gesticlub.
Acesso a Serviços Gratuitos **
** Estes serviços estão associados ao Cartão Mais Sabor Plus. Estes atos/serviços/produtos gratuitos estão sujeitos a confirmação junto do Parceiro. A Medicare não é uma entidade prestadora de Serviços de Saúde sendo os mesmos prestados a nível nacional por Parceiros especializados.
Oferta das mensalidades
Oferta das mensalidades referentes ao Plano Mais Sabor Plus pelo período de 6 (seis) meses a contar da data de subscrição, findos os quais, os benefícios associados caducam automaticamente.
Custo dos serviços
Os Serviços prestados pelos Parceiros têm custo para o Cliente, com exceção dos atos gratuitos ou sem custo associado. Os preços convencionados da Rede de Parceiros Mais Sabor Plus podem variar, sendo que as reduções podem ascender até 40% sobre o preço de tabela de cada Parceiro. A percentagem de desconto acima referida é meramente indicativa não constituindo uma obrigação para todos os parceiros da Rede Mais Sabor Plus, nem para a Gesticlub.
Beneficiários
Cada plano pode ter até 6 (seis) beneficiários, desde que subscritos na data de adesão à oferta.
Custo do Plano Mais Sabor Plus
Campanha Mais Sabor Plus | |
1 OU 2 BENEFICIÁRIOS | S/ CUSTOS |
3 OU 4 BENEFICIÁRIOS | |
5 OU 6 BENEFICIÁRIOS |
Na consulta e serviços
Deverá fazer-se acompanhar da respetiva credencial. Após a consulta ou serviços, deverá efetuar o pagamento dos atos de que beneficiou de acordo com a tabela de preços acordada. A responsabilidade por todos os serviços acima descritos é dos Prestadores.
Término da campanha
A campanha termina em 22 de março de 2022, e as ofertas podem ser utilizadas até à data de validade do plano subscrito pelo titular.
Para mais informações sobre as condições de adesão aos Planos Medicare, por favor consulte as Condições Gerais de Adesão ao Serviço Medicare.
As Empresas do Grupo Medicare(1) (de ora em diante apenas designadas por “Medicare”) estão empenhadas em proteger a segurança e privacidade dos dados pessoais dos utilizadores. Neste contexto, a Medicare elaborou a presente Política de Privacidade, com a finalidade de dar a conhecer os termos em que a Medicare recolhe e trata dados pessoais, de acordo com o Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016 (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados - “RGPD”) e restante legislação de proteção de dados pessoais.
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1. QUEM É O RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO DOS SEUS DADOS PESSOAIS?
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No quadro abaixo indicamos todos os produtos comercializados pela Medicare, com indicação da empresa do Grupo Medicare que é responsável pelo tratamento de dados relativamente a cada produto:
NOME DO PRODUTO | RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO |
---|---|
Plano de Saúde Platinium |
MED&CR - SERVIÇOS DE GESTÃO DE CARTÕES DE SAÚDE, UNIPESSOAL, LDA.
NIF 513 361 715 |
Plano de Saúde Platinium Mais |
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Plano de Saúde Platinium Mais Vida |
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Plano de Saúde Sénior |
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Plano de Saúde Animal Vetecare Platinium |
GESTICLUB, UNIPESSOAL LDA.
NIF 514 364 190 |
Plano Automóvel Medicare Auto |
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Plano Alimentar Mais Sabor Plus |
|
A Politica de Privacidade é atualizada com base regular, pelo que caso algum Produto comercializado não constar no Quadro, a Entidade responsável pelo tratamento será uma das que se encontram descritas (MED&CR - SERVIÇOS DE GESTÃO DE CARTÕES DE SAÚDE, UNIPESSOAL, LDA. OU GESTICLUB, UNIPESSOAL LDA.), conforme mencionado nas Condições Particulares emitidas. |
2. EM QUE SITUAÇÕES SÃO RECOLHIDOS DIRETAMENTE OS SEUS DADOS PESSOAIS?
A presente Política de Privacidade explica o modo como os seus dados pessoais são recolhidos diretamente pela Medicare e utilizados por esta, caso:
3. EM QUE SITUAÇÕES SÃO RECOLHIDOS INDIRETAMENTE (ATRAVÉS DOS NOSSOS PARCEIROS) OS SEUS DADOS PESSOAIS?
Por sua vez, a presente Política também explica o modo como os seus dados pessoais são recolhidos pelos nossos Parceiros, comunicados à Medicare e utilizados por esta, o que sucede nos seguintes casos:
No âmbito da atividade da Medicare, os nossos Parceiros poderão disponibilizar-nos os seus dados pessoais após a obtenção de consentimento válido para efeito. A informação sobre a origem dos dados (entidade que procedeu à recolha dos seus dados) é lhe prestada no primeiro contacto que mantiver com a Medicare.
4. FINALIDADES DO TRATAMENTO E FUNDAMENTO DE LICITUDE
Os seus dados pessoais serão tratados pela Medicare para as seguintes finalidades e com os seguintes fundamentos:
Finalidades | Descrição | Fundamento de licitude | |
---|---|---|---|
Finalidade Comercialização de produtos |
Descrição Gestão da relação contratual entre os Clientes e a Medicare (por exemplo, para efeitos de prestação de esclarecimentos solicitados relativamente a preços, procedimentos e/ou possíveis upgrades); Gestão e execução da prestação de Serviços e comercialização de Produtos Gestão de faturação, cobrança e pagamentos Gravação de chamadas para prova de transação comercial e comunicações no âmbito da relação contratual Apoio ao Cliente Controlo de qualidade |
Fundamento de licitude Execução do contrato e diligências pré-contratuais Cumprimento de obrigações legais |
|
Finalidade Gestão da relação com o titular dos dados |
Descrição Envio da informação solicitada relativamente aos Planos de Saúde, Produtos e Serviços; gestão dos seus pedidos de contacto para prestação de informação; e gestão da adesão aos referidos Planos; Gestão de contactos, informações ou reclamações Gravação de chamadas para monitorização da qualidade de serviço |
Fundamento de licitude Execução do contrato ou diligências pré-contratuais Cumprimento de obrigações legais |
|
Finalidade Gestão de processos e contencioso (incluindo recuperação de crédito) |
Descrição Gestão de processos e contencioso (incluindo o processo de recuperação de créditos) |
Fundamento de licitude Execução do contrato Cumprimento de obrigações legais |
|
Finalidade Cumprimento de obrigações legais |
Descrição Resposta e reporte a autoridades judiciárias, administração tributária, de regulação e de supervisão |
Fundamento de licitude Cumprimento de obrigações legais |
|
Finalidade Controlo de fraude |
Descrição Identificação e deteção de situações de fraude |
Fundamento de licitude Cumprimento de obrigações legais Interesse legítimo em implementar mecanismos de combate à fraude |
|
Finalidade Marketing |
Descrição Envio de comunicações não solicitadas, caso tenha prestado o seu consentimento expresso e nos termos previstos no formulários de contacto/adesão preenchidos, no contexto de iniciativas de (i) Marketing Direto no contexto de campanhas, promoções e publicidade da Medicare, demais entidades do Grupo e Parceiros comerciais, designadamente através de utilização de sistemas automatizados de chamada e comunicação que não dependam da intervenção humana, (aparelhos de chamada automática), aparelhos de telecópia ou correio eletrónico, incluindo SMS (serviço de mensagens curtas), EMS (serviço de mensagens melhoradas), MMS (serviço de mensagens multimédia) e outros tipos de aplicações similares; bem como de (ii) estudos de mercado, inquéritos de avaliação e satisfação. Poderá a qualquer momento exercer o seu direito de opt-out relativamente a estas comunicações; |
Fundamento de licitude Consentimento |
|
Finalidade Utilização do Canal Interno de Denúncias |
Descrição Gestão e seguimento das denúncias apresentadas no Canal Interno de Denúncias, nos termos previstos da Lei n. º 93/2021, de 20 de dezembro. |
Fundamento de licitude Cumprimento de obrigações legais |
5. DESTINATÁRIOS DOS DADOS PESSOAIS
Os dados pessoais recolhidos e/ou tratados pela Medicare, no âmbito das finalidades supra elencadas, podem ser disponibilizados às empresas do respetivo Grupo e empresas parceiras, nos termos indicados nos formulários de contacto/adesão preenchidos pelos Utilizadores.
A Medicare pode recorrer a entidades terceiras que têm acesso aos seus dados pessoais. Estas entidades - entidades subcontratantes - podem ter acesso a dados pessoais, seguindo, para o efeito, as instruções da Medicare, estando as mesmas sujeitas a obrigações específicas de segurança, qualidade e proteção da integridade dos dados tratados, nos termos previstos na lei. Estas entidades são essencialmente Parceiros ou Fornecedores de bens e Prestadores de Serviços, nos quais se inclui a contratação intragrupo, bem como Prestadores de Serviços Informáticos, arquivo, apoio à atividade de backoffice, contact centers e outros.
Os dados poderão ainda ser comunicados a terceiros, quando a transmissão seja efetuada no âmbito do cumprimento de uma obrigação legal, de uma deliberação de uma autoridade judicial ou administrativa competente, e/ou no contexto do exercício de direitos ou interesses em sede judicial; ou para a prossecução de finalidades expressamente previstas por lei.
A Medicare pode ainda transmitir dados pessoais a entidades terceiras, quando tais comunicações de dados sejam necessárias ou adequadas (i) à luz da lei aplicável, (ii) no cumprimento de obrigações legais/ordens judiciais, (iii) para responder a solicitações de autoridades públicas ou governamentais, ou (iv) quando nos tiver dado o seu consentimento.
6. DIREITOS DOS UTILIZADORES
Nos termos da legislação aplicável, pode exercer os seguintes direitos:
O exercício dos seus direitos deve ser feito através do Formulário disponível aqui. Nos termos da lei, é ainda garantido ao titular dos dados o direito de, através dos referidos meios, sem quaisquer custos ou consequências, a qualquer momento, retirar o seu consentimento para o tratamento dos dados para as finalidades indicadas, sempre que o tratamento seja efetuado com base no consentimento. O exercício deste direito não invalida, no entanto, o tratamento efetuado até essa data com base no consentimento previamente dado.
Sem prejuízo de qualquer outra via de recurso administrativo ou judicial, o titular dos dados tem o direito de apresentar reclamação a uma autoridade de controlo, nomeadamente a Comissão Nacional de Proteção de Dados, em caso de incumprimento pela Medicare das obrigações que lhe são aplicáveis em matéria de privacidade.
7. DURANTE QUANTO TEMPO CONSERVAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?
Os seus dados pessoais são recolhidos e tratados no estrito cumprimento da legislação aplicável, sendo armazenados em bases de dados, próprias para o efeito e conservados durante o período de tempo necessário para assegurar a gestão adequada das obrigações, direitos e interesses associados à respetiva recolha. Nessa medida:
Sem prejuízo dos prazos acima indicados, os dados pessoais tratados pela Medicare poderão ser conservados pelo período de tempo necessário para fazer face a obrigações fiscais, legais e judiciais, nos termos legalmente aplicáveis.
8. QUAIS AS MEDIDAS DE SEGURANÇA ADOTADAS?
A Medicare desenvolve os seus melhores esforços para proteger os seus dados pessoais contra acessos não autorizados, quer diretamente, quer através das entidades por si subcontratadas.
Para o efeito, a Medicare emprega sistemas de segurança, regras e outros procedimentos, de modo a garantir a proteção dos dados pessoais, bem como para prevenir o acesso não autorizado aos dados, o uso impróprio, a sua divulgação, perda ou destruição.
É, no entanto, da responsabilidade titulares dos dados, garantir e assegurar que os dispositivos e equipamentos utilizados para aceder aos websites e plataformas se encontram adequadamente protegidos contra softwares nocivos, vírus informáticos e worms.
Os links constantes do nosso website poderão conduzir a outros sites, que poderão por sua vez conter funcionalidades sujeitas à disponibilização e tratamento de dados pessoais. A Medicare não se responsabiliza, aprova ou por qualquer forma apoia ou subscreve o conteúdo desses sites, dos sites com eles ligados ou neles referidos, nem tem qualquer controlo sobre os termos de tratamento de dados levados a cabo por estas entidades.
9. Regime Geral de Proteção dos Denunciantes de Infrações
A Medicare de acordo com a Lei n.º 93/2021, de 20 de dezembro a qual estabelece o regime geral de proteção de denunciantes de infrações, transpondo a Diretiva (UE) 2019/1937 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de outubro de 2019, relativa à proteção das pessoas que denunciam violações do direito da União, disponibiliza o seu Canal Interno de Denúncias, assumindo o compromisso de indagar as providências necessárias para apurar, prevenir e punir condutas inadequadas, garantindo a não retaliação contra aqueles que denunciem, de boa-fé, irregularidades, atividades ilegais, prejudiciais e criminosas, bem como condutas inadequadas ou incumprimento das normas que violem os princípios da presente legislação vigente.
Adicionalmente, alertamos que este canal não deve ser utilizado para o envio de outro tipo de comunicações que não as que estejam dentro das categorias assinaladas pelo Decreto-Lei n.º 93/2021.
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Data de atualização: 2022-08-09