mulher junto a inalador para tratar asma

A asma tem cura: verdade ou mito?

3 mins. leitura

Indíce
  1. 1. O que é?
  2. 2. Tem cura?
  3. 3. Asma e Crianças
  4. 4. Prevenção

Será que a asma tem cura? Alguns doentes relatam o desaparecimento dos sintomas associados a esta doença, como tosse, falta de ar, sibilos e aperto no peito.

Vejamos o que diz a ciência sobre este assunto.


O que é a asma?

A asma é uma doença crónica respiratória que envolve a inflamação e a obstrução reversível das vias aéreas.

Caraterizada pela dificuldade em respirar devido ao estreitamento dos brônquios como resposta a determinados estímulos, é mais frequente em crianças, mas os adultos também podem desenvolver asma.

Segundo dados da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, cerca de 700 mil portugueses são asmáticos. Destes, 8,4% são crianças e adolescentes. Aproximadamente metade dos asmáticos não têm a asma controlada.

Ainda não é clara a causa da asma, mas os principais fatores de risco incluem as alergias, infeções respiratórias e histórico familiar.


médica a mostrar raio-x ao pulmão a paciente

A asma tem cura ou não?

A Sociedade Portuguesa de Pneumologia e a Iniciativa Global da Asma, um programa da Organização Mundial da Saúde, dizem, nas suas respostas às perguntas mais frequentes sobre a doença, que a asma não tem cura.

Porém, algumas pesquisas e revisão de literatura fazem referência à remissão de sintomas. É o caso de dois artigos, um de 1991, publicado no Clinical&Experimental Allergy, o jornal oficial da Sociedade Britânica de Alergia e Imunologia Clínica; e o outro de 2011, apresentado no jornal Pharmacology&Therapeutics.

Mais recentemente, em 2020, no Journal of Allergy and Clinical Immunology, foi publicado um artigo de revisão que explica que, para se falar em remissão, é necessário estar 12 meses ou mais sem sintomas e sem usar medicação. Contudo, a remissão de sintomas não significa que a asma está curada.

Quando a asma está controlada e são evitados os elementos desencadeadores das crises asmáticas, é possível vivenciar um período de remissão. No entanto, quanto mais grave for a asma, menos provável é a remissão.

Além disso, as pessoas que desenvolvem asma mais tarde na vida também têm menor probabilidade de entrar em remissão.


E o que diz a ciência sobre a asma nas crianças?

Os especialistas dizem que as crianças não deixam de ter esta doença com o passar da idade.

A Iniciativa Global da Asma indica que cerca de 50% das crianças com asma leve não apresentam sintomas quando atingem a adolescência. No entanto, pode ocorrer na idade adulta.

Por outro lado, as crianças com asma mais grave têm menor probabilidade de passar por um período de remissão de sintomas quando crescem.


homem a usar inalador para controlar crise asmática

Prevenir sintomas e controlar a asma

Embora a asma não tenha uma cura conhecida, é possível ter uma vida normal e ativa com o tratamento adequado e algumas medidas.

Existem medicamentos como broncodilatadores, geralmente sob a forma de inalador, para os sintomas agudos; e medicamentos anti-inflamatórios, a longo prazo, como corticosteroides, que reduzem a inflamação das vias aéreas e ajudam a prevenir as crises de asma.

Além disso, há medidas de controlo ambiental que podem ser adotadas, que incluem manter a casa limpa e evitar o contacto com substâncias que possam desencadear crises de asma, como pó ou pólen, por exemplo.

É também importante evitar situações que possam piorar a patologia, como o contacto com perfumes, ambientadores ou pelos de animais.

Em certos casos, o exercício físico pode desencadear uma crise asmática e, por isso, deve ser evitado até que a asma fique devidamente controlada.

É essencial que os asmáticos consultem regularmente o seu médico assistente para monitorizar os sintomas e a função pulmonar.

Aviso: O Blog Mais Saúde é um espaço meramente informativo. A Medicare recomenda sempre a consulta de um profissional de saúde para diagnóstico ou tratamento, não devendo nunca este Blog ser considerado substituto de diagnóstico médico.

Encontre aqui profissionais de saúde perto de si.

Contribua com sugestões de melhoria através do nosso formulário online.

Este artigo foi útil?

Obrigado pelo seu feedback.

Partilhe este artigo:

Obrigado pela sua preferência.

Irá receber no seu email as melhores dicas de Saúde e Bem-estar.
Pode em qualquer momento alterar ou retirar o(s) consentimento(s) prestado(s).

Receba as melhores dicas
de Saúde e Bem-estar

Precisamos do seu consentimento para envio de mais informação.

Encontre o melhor
Prestador Medicare perto de si

Código Postal inválido

Pesquise entre os mais de 17 500 Prestadores
da Rede de Saúde Medicare.

1 presente à escolha

ADESÃO ONLINE Presente à escolha

Aderir Online
Cartão Platinium Mais Vida
Quer aderir? Ligamos grátis! Esclareça as suas dúvidas com a nossa
equipa, sem compromisso.
Precisamos do seu consentimento para envio de mais informação.
Formulário enviado Obrigado pelo seu contacto. Será contactado em breve pela nossa equipa de especialistas.
Política de Privacidade