mulher a ser avaliada em consulta médica

Quais as diferenças entre plano e seguro de saúde?

5 mins. leitura

Indíce
  1. 1. Plano de Saúde
  2. 2. Seguro de Saúde
  3. 3. Vantagens dos Planos
  4. 4. Principais diferenças
  5. 5. Vídeo explicativo

Durante a pandemia, as preocupações com a saúde passaram a ser um tema de ainda maior importância para a população portuguesa e, por isso, é importante perceber as opções em cima da mesa para o ajudar a escolher o melhor cenário para o seu caso. Plano ou seguro de saúde: qual a melhor opção?

No entanto, antes de aderir e escolher uma proteção fiável para si e para a sua família, é frequente as famílias terem algumas perguntas em mente:

  • Um plano de saúde compensa mais do que um seguro?
  • Quais são as vantagens de um plano de saúde?
  • Um plano de saúde é o melhor complemento ao Serviço Nacional de Saúde?

Vamos esclarecer todas as suas dúvidas!


Diferenças entre plano e seguro de saúde

Certamente já ouviu falar em plano de saúde e em seguro de saúde, mas talvez não saiba exatamente qual a diferença entre ambos. Talvez até possa pensar que se tratam de sinónimos quando, na realidade, se tratam de conceitos bem diferentes, com caraterísticas e finalidades distintas.

É importante perceber as opções em cima da mesa para o ajudar a escolher o melhor cenário para o seu caso.

Como já adiantámos, existem diferenças entre plano e seguro de saúde. Essas diferenças assentam, sobretudo, nas condições específicas oferecidas por cada um, bem como nos custos associados.


Plano de saúde: o que é

O que um plano de saúde propõe é o acesso a serviços de saúde a um preço mais reduzido, ou seja, pode beneficiar de um desconto ou de um valor convencionado e acordado entre a empresa e o prestador de saúde da rede.

O valor pode variar e, assim como acontece no seguro, só poderá usufruir desses preços acordados nos estabelecimentos de saúde abrangidos pelo plano dentro da rede.

TODO

Para ter um plano de saúde precisa, igualmente, de pagar uma mensalidade. Contudo, ao contrário do que acontece no seguro de saúde, os planos de saúde em Portugal têm as seguintes características:

  • Sem Períodos de carência

    O Plano de Saúde é de utilização imediata não sendo necessário aguardar qualquer prazo para usufruir dos seus benefícios.

  • Sem Limite de idade

    A idade não tem impacto nem é um critério de adesão. Qualquer pessoa pode beneficiar das vantagens de um plano de saúde.

  • Sem Exclusões por doença

    Não é necessário apresentar exames médicos antes da adesão. Os planos de saúde são para todos e não têm qualquer critério de aceitação inerente ao seu histórico clínico.

  • Sem Copagamento

    Os planos de saúde funcionam sem reembolsos e copagamentos. O valor pago inclui um desconto imediato, sempre junto de um prestador de cuidados de saúde da rede convencionada.

  • Sem Franquias

    Não se aplicam nos casos dos planos de saúde: franquias, montantes mínimos e máximos de copagamentos.

  • Sem Agravamentos por idade

    Os planos de saúde têm um preço fixo durante todo o contrato, não havendo nenhuma atualização de valores em função da idade do titular e beneficiários.


Seguro de saúde: o que é?

Através de um seguro de saúde é possível aceder a serviços como consultas, exames, cirurgias e internamentos em estabelecimentos de saúde privados que façam parte de uma rede convencionada, recebendo-se posteriormente o reembolso das despesas tidas ou cabendo ao seguro pagar as despesas realizadas aos prestadores de serviços.

O seguro de saúde é especialmente procurado por quem pretende ter acesso a preços mais baixos a serviços como hospitalização, ambulatório, tratamentos e acompanhamento em caso de doença grave.

Cada seguro pode oferecer condições distintas e, por isso, é importante estar atento a questões como:

  • O valor da comparticipação;
  • As coberturas previstas;
  • A existência ou não de franquia;
  • A prazos para o pedido de pagamento e para o reembolso.

TODO

Vantagens de um plano de saúde

Um plano de saúde tem algumas vantagens a considerar em comparação com o seguro de saúde. Entre esses pontos positivos estão, por exemplo, o facto de:

  • Por norma, apresenta um custo mais acessível especialmente se incluir beneficiários no seu Plano;
  • Não possuir limite de idade;
  • Não ter períodos de carência;
  • Não possuir exclusões por doença anterior;
  • Não precisar de autorização e copagamento;
  • Não ter franquias.

No caso do plano de saúde da Medicare, podemos ainda acrescentar mais vantagens a esta lista, como é o caso de:

  • Não exigir exames médicos nem ao titular nem aos beneficiários;
  • Não ter limites de utilização;
  • Oferecer descontos até 50% nos serviços prestados pela rede convencionada;
  • Disponibilizar Serviços de vídeo-consulta;
  • Possuir não só uma rede composta por prestadores de serviços de saúde, como de bem-estar, como é o caso dos spa's, centros de estética, ginásios, health clubs e hotéis.
  • Em certos casos, incluir uma Cobertura de Acidentes Pessoais.

Além de tudo isto, os planos de saúde Medicare incluem campanhas com serviços gratuitos sem limites de utilização, nomeadamente: médico ao domicílio e aconselhamento médico telefónico 24h/7d, todos os dias do ano.


Quais são as principais diferenças entre um plano de saúde e um seguro de saúde?

Um plano de saúde funciona como um cartão de descontos e serviços em cuidados de saúde com utilização restrita a uma rede de prestadores convencionada.

A inclusão de beneficiários (filhos, amigos ou familiares) é facilitada e garante o atendimento médico-hospitalar, sem limites de utilização, ao preço protocolado.

Encontre abaixo as diferenças mais frequentes entre um seguro e plano de saúde:


Seguro de Saúde Planos de Saúde
Com período de carência Utilização imediata
Sistema de reembolsos de despesas Desconto imediato na rede convencionada
Com limite de utilização Sem limite de utilização e sem Plafonds
Com franquias Sem franquias
Aumento do Risco e do Preço consoante a idade do beneficiário Sem limite de idade. A idade não interefe no valor da mensalidade
Poderá haver exclusões consoante o estado físico/ psicológico do utente Sem exclusões (doenças preexistentes ou crónicas)
Comunicação prévia à seguradora para utilização posterior Sem pré-aviso para marcação de consulta/cirurgia/exames
Aumento da mensalidade no decorrer do contrato Mensalidade fixa, sem atualizações

Em que casos optar por um Plano de Saúde?

Em suma, deixamos aqui algumas orientações para averiguar em que casos é que poderá fazer mais sentido optar por um plano de saúde:

  • Necessitar de uma solução de uso imediato;
  • Precisar de uma solução de proteção mais acessível para si e a sua família;
  • Tiver uma idade mais avançada que o impeça de ter condições para aderir a um seguro;
  • Sofrer de um histórico clínico complexo e precisar de uma solução que não exige exames médicos na adesão.
  • Valorizar a comodidade dos serviços periféricos dos Planos de Saúde que incluam gratuitamente o serviço de Médico ao domicílio 24h/7d sem limite de utilização, vídeo-consultas sem custos extra e Aconselhamento Médico telefónico;
  • Sentir precisar de um complemento ao Serviço Nacional de Saúde, que seja compatível com o seu orçamento.
  • Achar mais assertivo privilegiar descontos, acordos e valores convencionados em consultas e exames do que coberturas para cirurgias e internamentos graves.

No entanto, salientamos que os pontos anteriores não se aplicam a todos nem são recomendações. Deverá analisar e perceber qual a melhor solução para si.

Por isso, se procura uma alternativa ou um complemento ao serviço público de saúde, avalie a possibilidade de aderir a um plano de saúde para beneficiar de serviços de saúde privados com valores convencionados.

Aviso: O Blog Mais Saúde é um espaço meramente informativo. A Medicare recomenda sempre a consulta de um profissional de saúde para diagnóstico ou tratamento, não devendo nunca este Blog ser considerado substituto de diagnóstico médico.

Encontre aqui profissionais de saúde perto de si.

Contribua com sugestões de melhoria através do nosso formulário online.

Este artigo foi útil?

Obrigado pelo seu feedback.

Partilhe este artigo:

Obrigado pela sua preferência.

Irá receber no seu email as melhores dicas de Saúde e Bem-estar.
Pode em qualquer momento alterar ou retirar o(s) consentimento(s) prestado(s).

Receba as melhores dicas
de Saúde e Bem-estar

Precisamos do seu consentimento para envio de mais informação.

Encontre o melhor
Prestador Medicare perto de si

Código Postal inválido

Pesquise entre os mais de 17 500 Prestadores
da Rede de Saúde Medicare.

Política de Privacidade

As Empresas do Grupo Medicare(1) (de ora em diante apenas designadas por “Medicare”) estão empenhadas em proteger a segurança e privacidade dos dados pessoais dos utilizadores. Neste contexto, a Medicare elaborou a presente Política de Privacidade, com a finalidade de dar a conhecer os termos em que a Medicare recolhe e trata dados pessoais, de acordo com o Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016 (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados - “RGPD”) e restante legislação de proteção de dados pessoais.
Tenha, por favor, em atenção que poderão aplicar-se outras políticas de privacidade relacionadas com a utilização dos seus dados pessoais que visem interações para além dos tipos listados. Será dirigido/a para essas políticas de privacidade aquando da referida interação. Esta Política de Privacidade é complementada pela Política de Cookies da Medicare, que poderá ser consultada a qualquer momento aqui.

1. QUEM É O RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO DOS SEUS DADOS PESSOAIS?

Dependendo da razão subjacente à sua interação connosco (como é explicado abaixo), a empresa do Grupo Medicare ou o Parceiro da Medicare que procede à recolha e tratamento dos dados pessoais dos utilizadores dos respetivos websites e plataformas é a entidade responsável pelo tratamento dos dados, nos termos do RGPD.
Os dados poderão ser tratados diretamente ou por entidades por si subcontratadas para o efeito. A identificação de cada responsável pelo tratamento é-lhe disponibilizada no momento da recolha de dados pessoais.
No quadro abaixo indicamos todos os produtos comercializados pela Medicare, com indicação da empresa do Grupo Medicare que é responsável pelo tratamento de dados relativamente a cada produto:

NOME DO PRODUTO RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO
Plano de Saúde
Platinium
MED&CR - SERVIÇOS DE GESTÃO DE CARTÕES DE SAÚDE, UNIPESSOAL, LDA.
NIF 513 361 715
Plano de Saúde
Platinium Mais
Plano de Saúde
Platinium Mais Vida
Plano de Saúde
Sénior
Plano de Saúde Animal
Vetecare Platinium
GESTICLUB, UNIPESSOAL LDA.
NIF 514 364 190
Plano Automóvel
Medicare Auto
Plano Alimentar
Mais Sabor Plus
A Politica de Privacidade é atualizada com base regular, pelo que caso algum Produto comercializado não constar no Quadro, a Entidade responsável pelo tratamento será uma das que se encontram descritas (MED&CR - SERVIÇOS DE GESTÃO DE CARTÕES DE SAÚDE, UNIPESSOAL, LDA. OU GESTICLUB, UNIPESSOAL LDA.), conforme mencionado nas Condições Particulares emitidas.

2. EM QUE SITUAÇÕES SÃO RECOLHIDOS DIRETAMENTE OS SEUS DADOS PESSOAIS?

A presente Política de Privacidade explica o modo como os seus dados pessoais são recolhidos diretamente pela Medicare e utilizados por esta, caso:

  • seja Cliente e adira aos Planos de Saúde, Produtos e Serviços do Grupo Medicare;
  • solicite o envio de informações sobre os Planos de Saúde, Produtos e Serviços do Grupo Medicare, por qualquer via, incluindo no nosso website, contacto telefónico ou outros;
  • efetue registo para receber as nossas newsletters;
  • aceda e utilize os nossos websites, páginas online de entrada no website (landing pages) ou outros Produtos e Serviços Digitais;
  • solicite a oferta de 6 mensalidades de um Plano de Saúde Medicare através do registo numa página online de entrada no website (landing page);
  • apresente uma denúncia através do Canal Interno de Denúncias;
  • nos contacte relativamente a qualquer dos pontos anteriores.

3. EM QUE SITUAÇÕES SÃO RECOLHIDOS INDIRETAMENTE (ATRAVÉS DOS NOSSOS PARCEIROS) OS SEUS DADOS PESSOAIS?

Por sua vez, a presente Política também explica o modo como os seus dados pessoais são recolhidos pelos nossos Parceiros, comunicados à Medicare e utilizados por esta, o que sucede nos seguintes casos:

  • os seus dados pessoais sejam recolhidos por Parceiros da Medicare no âmbito da utilização dos respetivos websites e posteriormente comunicados à Medicare após a obtenção de consentimento válido para efeito; e
  • solicite a oferta de 6 mensalidades de um Plano de Saúde Medicare através do registo no website de um dos nossos Parceiros.

No âmbito da atividade da Medicare, os nossos Parceiros poderão disponibilizar-nos os seus dados pessoais após a obtenção de consentimento válido para efeito. A informação sobre a origem dos dados (entidade que procedeu à recolha dos seus dados) é lhe prestada no primeiro contacto que mantiver com a Medicare.


4. FINALIDADES DO TRATAMENTO E FUNDAMENTO DE LICITUDE

Os seus dados pessoais serão tratados pela Medicare para as seguintes finalidades e com os seguintes fundamentos:

Finalidade

Comercialização de produtos

Descrição

Gestão da relação contratual entre os Clientes e a Medicare (por exemplo, para efeitos de prestação de esclarecimentos solicitados relativamente a preços, procedimentos e/ou possíveis upgrades);

Gestão e execução da prestação de Serviços e comercialização de Produtos

Gestão de faturação, cobrança e pagamentos

Gravação de chamadas para prova de transação comercial e comunicações no âmbito da relação contratual

Apoio ao Cliente

Controlo de qualidade

Fundamento de licitude

Execução do contrato e diligências pré-contratuais

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Gestão da relação com o titular dos dados

Descrição

Envio da informação solicitada relativamente aos Planos de Saúde, Produtos e Serviços; gestão dos seus pedidos de contacto para prestação de informação; e gestão da adesão aos referidos Planos;

Gestão de contactos, informações ou reclamações

Gravação de chamadas para monitorização da qualidade de serviço

Fundamento de licitude

Execução do contrato ou diligências pré-contratuais

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Gestão de processos e contencioso (incluindo recuperação de crédito)

Descrição

Gestão de processos e contencioso (incluindo o processo de recuperação de créditos)

Fundamento de licitude

Execução do contrato

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Cumprimento de obrigações legais

Descrição

Resposta e reporte a autoridades judiciárias, administração tributária, de regulação e de supervisão

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Controlo de fraude

Descrição

Identificação e deteção de situações de fraude

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais

Interesse legítimo em implementar mecanismos de combate à fraude

Finalidade

Marketing

Descrição

Envio de comunicações não solicitadas, caso tenha prestado o seu consentimento expresso e nos termos previstos no formulários de contacto/adesão preenchidos, no contexto de iniciativas de (i) Marketing Direto no contexto de campanhas, promoções e publicidade da Medicare, demais entidades do Grupo e Parceiros comerciais, designadamente através de utilização de sistemas automatizados de chamada e comunicação que não dependam da intervenção humana, (aparelhos de chamada automática), aparelhos de telecópia ou correio eletrónico, incluindo SMS (serviço de mensagens curtas), EMS (serviço de mensagens melhoradas), MMS (serviço de mensagens multimédia) e outros tipos de aplicações similares; bem como de (ii) estudos de mercado, inquéritos de avaliação e satisfação.

Poderá a qualquer momento exercer o seu direito de opt-out relativamente a estas comunicações;

Fundamento de licitude

Consentimento

Finalidade

Utilização do Canal Interno de Denúncias

Descrição

Gestão e seguimento das denúncias apresentadas no Canal Interno de Denúncias, nos termos previstos da Lei n. º 93/2021, de 20 de dezembro.

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais


5. DESTINATÁRIOS DOS DADOS PESSOAIS

Os dados pessoais recolhidos e/ou tratados pela Medicare, no âmbito das finalidades supra elencadas, podem ser disponibilizados às empresas do respetivo Grupo e empresas parceiras, nos termos indicados nos formulários de contacto/adesão preenchidos pelos Utilizadores.
A Medicare pode recorrer a entidades terceiras que têm acesso aos seus dados pessoais. Estas entidades - entidades subcontratantes - podem ter acesso a dados pessoais, seguindo, para o efeito, as instruções da Medicare, estando as mesmas sujeitas a obrigações específicas de segurança, qualidade e proteção da integridade dos dados tratados, nos termos previstos na lei. Estas entidades são essencialmente Parceiros ou Fornecedores de bens e Prestadores de Serviços, nos quais se inclui a contratação intragrupo, bem como Prestadores de Serviços Informáticos, arquivo, apoio à atividade de backoffice, contact centers e outros.
Os dados poderão ainda ser comunicados a terceiros, quando a transmissão seja efetuada no âmbito do cumprimento de uma obrigação legal, de uma deliberação de uma autoridade judicial ou administrativa competente, e/ou no contexto do exercício de direitos ou interesses em sede judicial; ou para a prossecução de finalidades expressamente previstas por lei.
A Medicare pode ainda transmitir dados pessoais a entidades terceiras, quando tais comunicações de dados sejam necessárias ou adequadas (i) à luz da lei aplicável, (ii) no cumprimento de obrigações legais/ordens judiciais, (iii) para responder a solicitações de autoridades públicas ou governamentais, ou (iv) quando nos tiver dado o seu consentimento.


6. DIREITOS DOS UTILIZADORES

Nos termos da legislação aplicável, pode exercer os seguintes direitos:

  • Direito de Acesso: obter a confirmação de quais são os seus dados pessoais que são tratados bem como obter cópia dos dados pessoais em fase de tratamento.
  • Direito de Retificação: solicitar a retificação dos seus dados pessoais que se encontrem inexatos ou solicitar que os dados pessoais incompletos sejam completados.
  • Direito ao Apagamento: obter o apagamento dos seus dados pessoais, desde que não se verifiquem fundamentos válidos para a sua conservação.
  • Direito à Limitação do Tratamento: solicitar a limitação do tratamento dos seus dados pessoais, solicitando a suspensão do tratamento ou a limitação do âmbito do tratamento a certas categorias de dados ou finalidades de tratamento.
  • Direito de Portabilidade: receber os dados que nos forneceu em formato digital de uso corrente e de leitura automática ou de solicitar a transmissão direta dos seus dados para outra entidade que passe a ser o novo responsável pelos seus dados pessoais.
  • Direito de Oposição: opor-se, a qualquer momento, a um tratamento de dados, como por exemplo no caso de tratamento de dados para fins de Marketing; à tomada de decisões com base no tratamento exclusivamente automatizado: não ficar sujeito a nenhuma decisão tomada exclusivamente com base num tratamento automatizado, incluindo a definição de perfis, que produza efeitos na sua esfera jurídica ou que o afete significativamente de forma similar.

O exercício dos seus direitos deve ser feito através do Formulário disponível aqui. Nos termos da lei, é ainda garantido ao titular dos dados o direito de, através dos referidos meios, sem quaisquer custos ou consequências, a qualquer momento, retirar o seu consentimento para o tratamento dos dados para as finalidades indicadas, sempre que o tratamento seja efetuado com base no consentimento. O exercício deste direito não invalida, no entanto, o tratamento efetuado até essa data com base no consentimento previamente dado.
Sem prejuízo de qualquer outra via de recurso administrativo ou judicial, o titular dos dados tem o direito de apresentar reclamação a uma autoridade de controlo, nomeadamente a Comissão Nacional de Proteção de Dados, em caso de incumprimento pela Medicare das obrigações que lhe são aplicáveis em matéria de privacidade.


7. DURANTE QUANTO TEMPO CONSERVAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?

Os seus dados pessoais são recolhidos e tratados no estrito cumprimento da legislação aplicável, sendo armazenados em bases de dados, próprias para o efeito e conservados durante o período de tempo necessário para assegurar a gestão adequada das obrigações, direitos e interesses associados à respetiva recolha. Nessa medida:

  • os dados pessoais tratados estritamente para efeitos de disponibilização de informações quanto a Planos Medicare serão conservados enquanto se justificar, para efeitos de confirmação da intenção de contratação (sendo eliminados antes de decorrido esse prazo, mediante pedido do titular);
  • os dados pessoais tratados no contexto da celebração e gestão de contratos entre os Clientes e a Medicare serão conservados durante a vigência da sua relação contratual com a Medicare;
  • os dados pessoais tratados, mediante consentimento, para o envio de informações comerciais e promocionais no contexto de iniciativas de Marketing direto serão conservados enquanto se mantiver o interesse do titular dos dados na receção dos mesmos, sendo eliminados em caso de exercício pelo seu titular dos direitos de opt-out, oposição, apagamento ou se retirar o consentimento.

Sem prejuízo dos prazos acima indicados, os dados pessoais tratados pela Medicare poderão ser conservados pelo período de tempo necessário para fazer face a obrigações fiscais, legais e judiciais, nos termos legalmente aplicáveis.


8. QUAIS AS MEDIDAS DE SEGURANÇA ADOTADAS?

A Medicare desenvolve os seus melhores esforços para proteger os seus dados pessoais contra acessos não autorizados, quer diretamente, quer através das entidades por si subcontratadas.
Para o efeito, a Medicare emprega sistemas de segurança, regras e outros procedimentos, de modo a garantir a proteção dos dados pessoais, bem como para prevenir o acesso não autorizado aos dados, o uso impróprio, a sua divulgação, perda ou destruição.
É, no entanto, da responsabilidade titulares dos dados, garantir e assegurar que os dispositivos e equipamentos utilizados para aceder aos websites e plataformas se encontram adequadamente protegidos contra softwares nocivos, vírus informáticos e worms.
Os links constantes do nosso website poderão conduzir a outros sites, que poderão por sua vez conter funcionalidades sujeitas à disponibilização e tratamento de dados pessoais. A Medicare não se responsabiliza, aprova ou por qualquer forma apoia ou subscreve o conteúdo desses sites, dos sites com eles ligados ou neles referidos, nem tem qualquer controlo sobre os termos de tratamento de dados levados a cabo por estas entidades.


9. Regime Geral de Proteção dos Denunciantes de Infrações

A Medicare de acordo com a Lei n.º 93/2021, de 20 de dezembro a qual estabelece o regime geral de proteção de denunciantes de infrações, transpondo a Diretiva (UE) 2019/1937 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de outubro de 2019, relativa à proteção das pessoas que denunciam violações do direito da União, disponibiliza o seu Canal Interno de Denúncias, assumindo o compromisso de indagar as providências necessárias para apurar, prevenir e punir condutas inadequadas, garantindo a não retaliação contra aqueles que denunciem, de boa-fé, irregularidades, atividades ilegais, prejudiciais e criminosas, bem como condutas inadequadas ou incumprimento das normas que violem os princípios da presente legislação vigente.
Adicionalmente, alertamos que este canal não deve ser utilizado para o envio de outro tipo de comunicações que não as que estejam dentro das categorias assinaladas pelo Decreto-Lei n.º 93/2021.


10. CONTACTE-NOS PARA QUESTÕES E SUGESTÕES

Caso tenha alguma dúvida ou questão sobre a forma como a Medicare trata os seus dados pessoais e com o exercício dos direitos que lhe são conferidos pela legislação aplicável e, em especial, referidos na presente Política, poderá contactar-nos através do Formulário disponível aqui.


NOTA: ALTERAÇÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

A Medicare reserva-se o direito de, a todo o momento, e sem aviso prévio, alterar os presentes termos de tratamento de dados pessoais. Essas alterações serão devidamente publicitadas no website e em quaisquer plataformas, em formato facilmente visível, para facilidade dos titulares dos dados.


(1) MED&CR - Sistemas de Gestão de Cartões de Saúde Unipessoal, Lda.; Callmedia - Serviços Publicitários, Lda.; e Gesticlub Unipessoal Lda.


Data de atualização: 2022-08-09