Mais Saude: Bebés e Crianças

Truques e dicas para lidar com as doenças e problemas dos bebés e crianças

Os primeiros anos de vida de um bebé e de uma criança são pautados por muitas novidades para os recém-pais. Nós podemos ajudar nesse percurso desafiante, com muitos truques e dicas para lidar melhor com os imprevistos que acontecem sempre no decorrer da paternidade e da maternidade.

bebé com os dedos na boca
Bebés e Crianças

O mau hálito nos bebés é um problema?

3 mins. leitura

O mau hálito nos bebés, ainda que mais comum em adultos, também pode acontecer. Conheça as causas.

bebé a sorrir com dois dentes
Bebés e Crianças

Quando nascem os dentes dos bebés e quais os sintomas

3 mins. leitura

Os dentes dos bebés nascem por volta dos 6 meses. Embora seja um processo natural, suscita muitas dúvidas aos pais.

menina ressona ao lado de irmã que está de auscultadores
Bebés e Crianças

É normal uma criança ressonar? Saiba a resposta

5 mins. leitura

Uma criança ressonar é normal ou deve ser um motivo de preocupação? Fique a saber a resposta neste artigo.

menina indica ao médico onde costuma sentir dor nas pernas
Bebés e Crianças

Dores de crescimento: afinal são ou não reais?

3 mins. leitura

As dores de crescimento existem, mas não estão relacionadas com o crescimento. Cansaço e questões psicológicas podem ser algumas das causas.

criança não quer comer
Bebés e Crianças

O seu filho não quer comer? Possíveis causas e o que fazer

3 mins. leitura

A recusa alimentar em crianças é comum e normal. Porém, não querer comer durante muito tempo não o é. Conheça as possíveis causas.

bebé a chorar por causa dos sapinhos na boca
Bebés e Crianças

Sapinhos: como tratar a candidíase oral nas crianças?

2 mins. leitura

Os sapinhos nos bebés é uma infeção comum durante o primeiro ano de vida, mas também pode ocorrer em crianças mais velhas.

criança deitada em cama molhada com chichi
Bebes e Crianças

O seu filho faz chichi na cama? Saiba como lidar com a enurese

3 mins. leitura

Conheça algumas estratégias para lidar com a enurese noturna, uma condição comum em crianças a partir dos cinco anos.

mãe a limpar a boca do bebé depois de bolçar
Bebes e Crianças

O bebé costuma bolçar? Saiba quando é normal ou um problema

2 mins. leitura

Saber se é normal o bebé bolçar muito pode ser uma dúvida frequente para muitos pais. Mas vamos esclarecer.

bebé a tapar parte da cara com o lençol
Bebés e Crianças

Fimose no bebé: o que é e como tratar?

3 mins. leitura

A maioria dos rapazes nasce com fimose. Saiba do que se trata e quais os tratamentos.

bebé de fralda a andar
Bebes e Crianças

Como fazer o desfralde? 5 dicas importantes

3 mins. leitura

O desfralde é uma etapa importante na vida de uma criança e pode ser um verdadeiro desafio para pais e filhos. Conheça algumas dicas!

menina com lábio leporino
Bebés e Crianças

Lábio leporino e fenda palatina: é possível tratar?

3 mins. leitura

O lábio leporino e a fenda palatina são defeitos congénitos que ocorrem quando a boca ou o lábio do bebé não se formam corretamente durante a gestação.

adolescente em sessão de terapia da fala
Bebés e Crianças

Terapia da fala: quando é necessária?

4 mins. leitura

Há muitas situações em que a terapia da fala atua. Entenda a quem se destina e em que casos é aconselhada.

bebé com manchas na pele do rosto
Bebés e Crianças

9 problemas de pele comuns nos bebés

5 mins. leitura

A pele do bebé é, normalmente, associada a suavidade e perfeição, mas há vários problemas que podem afetá-la. Aprenda a identificá-los e saiba como tratar.

mãe a segurar na mão do bebé
Bebés e Crianças

Morte súbita nos bebés: como prevenir?

5 mins. leitura

A morte súbita nos bebés, ou síndrome da morte súbita do lactente, é a morte repentina e inesperada de um bebé com menos de um ano.

menina a fazer birra no supermercado
Bebés e Crianças

Birras: um guia para ajudar os pais

4 mins. leitura

Conheça os fatores que podem causar as birras e algumas estratégias para lidar com estas situações.

mãe a amamentar bebé
Bebés e Crianças

Leite materno fraco: será verdade ou mito?

3 mins. leitura

É uma dúvida que pode surgir a qualquer mãe, mas haverá fundamento para falar em leite materno fraco? Vamos desconstruir com evidência científica.

bebé a explorar brócolos com as mãos
Bebés e Crianças

Método BLW: como fazer com o seu filho e cuidados a ter

5 mins. leitura

O método BLW é uma abordagem para iniciar a alimentação complementar nos bebés. Este método é mais guiado pelo bebé, através do seu ritmo e curiosidade.

menina a entregar colheita de urina a médica
Bebés e Crianças

Infeção urinária em crianças: que cuidados deve ter?

4 mins. leitura

A infeção urinária é uma das doenças bacterianas mais comuns na infância. Os sintomas são semelhantes aos dos adultos, mas é mais difícil de identificar.

enfermeira a observar bebé na incubadora
Bebés e Crianças

Bebés prematuros: guia de cuidados para pais

6 mins. leitura

Os bebés prematuros são bebés que nascem antes do tempo e, por isso, precisam de alguns cuidados extra.

bebé a dormir no colo da mãe
Bebés e Crianças

Sono do bebé: um guia para compreender melhor

3 mins. leitura

Quanto tempo deve dormir um bebé, quando e quais são as estratégias para ter rotinas de sono tranquilas... são algumas das questões a que vamos responder.

mão de criança com erupções
Bebés e Crianças

Rubéola: conheça esta doença contagiosa

3 mins. leitura

A rubéola é uma doença viral altamente contagiosa, geralmente com bom prognóstico. Mas, quando adquirida na gravidez, pode afetar gravemente o feto.

criança sentada na secretária a estudar
Bebés e Crianças

Ansiedade infantil: o que é e como tratar

6 mins. leitura

Todas as crianças sentem, por vezes, medo e preocupação e isso faz parte do crescimento. Mas devemos estar atentos a sinais de ansiedade infantil.

pai a segurar bebé de barriga para baixo
Bebés e Crianças

Como aliviar as cólicas do bebé: truques e dicas para os pais

5 mins. leitura

Começam por volta do primeiro mês de vida do bebé e estão associadas a um choro intenso sem que haja razão aparente. Saiba como tratar as cólicas do bebé.

mãe com bebé ao colo com placas amareladas no rosto
Bebés e Crianças

O que é a crosta láctea e como pode tratar este problema

3 mins. leitura

A crosta láctea carateriza-se pelo aparecimento de placas amareladas oleosas e crostas na pele do recém-nascido, nomeadamente no couro cabeludo.

mão de mãe a segurar mão de bebé recém-nascido
Bebés e Crianças

O que é o índice de Apgar e para que serve

3 mins. leitura

O índice de Apgar é um teste realizado nos primeiros minutos de vida de um bebé, que permite monitorizar o seu estado geral de saúde.

menina deitada na cama com 38,9 de febre
Bebés e Crianças

Viroses infantis: como lidar com este constante desafio?

5 mins. leitura

O seu filho parece estar sempre doente? As viroses infantis podem ser um desafio para as famílias. Perceba por que elas ocorrem e como lidar.

mãe a limpar o nariz do bebé com aspirador nasal
Bebés e Crianças

Como limpar o nariz do bebé passo a passo

3 mins. leitura

Limpar o nariz do bebé é uma forma de prevenir ou travar infeções respiratórias, além de atenuar os sintomas associados à congestão nasal. Saiba como.

mulher a ser auscultada em consulta médica
Bebés e Crianças

Vírus sincicial respiratório: o que é e cuidados a ter

3 mins. leitura

O vírus sincicial respiratório (VSR) é uma das causas comuns de infeções respiratórias em crianças, podendo ser mais grave em crianças com menos de um ano.

casa feliz sentado no chão a olhar para ecografia
Bebés e Crianças

Terceiro trimestre da gravidez: o que esperar da etapa final

5 mins. leitura

O terceiro trimestre da gravidez marca o início do fim da gestação do bebé. Perceba o que ocorre de mais relevante nestes últimos meses.

mulher grávida com mão na barriga a olhar para imagem de ecografia
Bebés e Crianças

Segundo trimestre da gravidez: tudo aquilo que deve saber

4 mins. leitura

Exames, incómodos e sinais de alerta que deve ter em conta no segundo trimestre da gravidez. Tome nota!

mulher grávida a sorrir sentada no sofá
Bebés e Crianças

O que esperar no primeiro trimestre de gravidez?

2 Dezembro, 2021 • 6 mins. leitura

Está no primeiro trimestre de gravidez? Então, fique a par de tudo o que precisa de saber para ter uma gravidez segura e tranquila.

mãe a amamentar bebé
Bebés e Crianças

O que comer na amamentação e o que evitar

24 Novembro, 2021 • 3 mins. leitura

Sabe o que deve comer na amamentação? Dizemos-lhe quais os

menina a fazer teste para despistar ambliopia
Bebés e Crianças

O que é a ambliopia? Saiba como lidar com o olho preguiçoso

4 mins. leitura

A ambliopia é uma complicação que pode surgir na infância e que causa uma baixa visão. Saiba como diagnosticar este problema e tratá-lo.

mulher grávida com expressão de dor no rosto
Bebés e Crianças

Gravidez ectópica: fatores de risco e sintomas

4 mins. leitura

A gravidez ectópica carateriza-se pela implantação do embrião fora do útero, o que não permite que ele se desenvolva e sobreviva.

mulher com mama inflamada
Bebés e Crianças

Mastite: saiba como tratar e que cuidados ter

3 mins. leitura

A mastite é uma inflamação da mama, que provoca dor e inchaço, podendo evoluir para uma infeção e abcesso, ocorrendo frequentemente na amamentação.

menino abraçado a mãe
Bebés e Crianças

O que é a síndrome de défice de atenção e hiperatividade

4 mins. leitura

O défice de atenção e a hiperatividade são uma perturbação que afeta, sobretudo, crianças e jovens. Conheça as consequências que podem ter na sua vida.

mãe com ar cansado segura bebé ao colo
Bebés e Crianças

Depressão pós-parto: sinais a que deve deve estar atenta

3 mins. leitura

A depressão pós-parto afeta algumas recém-mães. Este é um problema que carece de avaliação e acompanhamento médico. Saiba quais os sinais de alerta.

pai a ver costas de menino pequeno
Bebés e Crianças

Saiba tudo sobre a escarlatina

3 mins. leitura

A escarlatina é uma forma de amigdalite ou faringite. Conheça as suas particularidades e as formas de tratamento.

mulher a acariciar a barriga em casa
Bebes e Crianças

Placenta prévia: causas, sintomas e tratamento

4 mins. leitura

Já ouviu falar em placenta prévia? Perceba o que carateriza esta condição e quais as complicações que lhe podem estar associadas.

mulher grávida com muitos enjoos
Bebés e Crianças

Como aliviar os enjoos na gravidez

3 mins. leitura

Os enjoos na gravidez são algo comum, mas que se pode tornar desconfortável. Saiba como atenuar os seus sintomas principais.

mãe a segurar pezinho do bebé
Bebés e Crianças

O que é o teste do pezinho e qual a sua importância?

3 mins. leitura

Certamente já ouviu falar no teste do pezinho, mas será que sabe exatamente para que é que ele serve e qual a sua importância? Explicamos-lhe tudo.

bebe com ictericia
Bebés e Crianças

Icterícia: saiba o que é e quais os tratamentos

4 mins. leitura

A icterícia provoca uma cor amarelada na pele e nos olhos. Aparece com frequência nos recém-nascidos e pode ser sinal de doença grave nos adultos.

criança com marcas de varicela
Bebés e Crianças

Varicela: como se transmite?

3 mins. leitura

A varicela é uma doença infeciosa e contagiosa, que afeta sobretudo crianças. Apesar de geralmente benigna, há cuidados a ter para evitar a transmissão.

mulher a segurar teste de gravidez
Bebés e Crianças

Saiba como calcular o seu período fértil

4 mins. leitura

Saber calcular o período fértil pode ser muito útil para a vida íntima das mulheres, sobretudo daquelas que estão a tentar engravidar. Fique a saber tudo.

vacina da tosse convulsa
Bebés e Crianças

Tosse convulsa: tudo o que deve saber

3 mins. leitura

A tosse convulsa voltou a ser uma das principais causas de morte de crianças com menos de um ano. Uma doença infeciosa que pode e deve ser prevenida.

pés de um bebé
Bébes e Crianças

Doença de Kawasaki: tudo o que deve saber sobre esta doença

3 mins. leitura

A doença de Kawasaki é uma patologia rara, aguda e de causa desconhecida que afeta, sobretudo, crianças. Fique a conhecer as caraterísticas principais.

mãos de criança com lesões
Bebés e Crianças

Síndrome mão-pé-boca: o que é?

4 mins. leitura

A síndrome mão-pé-boca é mais prevalente nas crianças e carateriza-se por bolhas na região da mão, pé e boca. Conheça o tratamento e formas de prevenção.

bebé rodeado de alimentos sólidos
Bebés e Crianças

Como iniciar a diversificação alimentar do bebé: guia completo

5 mins. leitura

A diversificação alimentar pode iniciar-se entre os 4 e os 6 meses de idade e deve ser um processo gradual. Saiba como pô-la em prática com o seu bebé.

parasita toxoplasma
Bebés e Crianças

Saiba o que é a toxoplasmose e que cuidados deve ter

5 mins. leitura

A toxoplasmose é uma infeção perigosa em recém-nascidos e pessoas com imunidade comprometida. Pode mesmo causar a morte. Saiba que cuidados deve ter.

Política de Privacidade

As Empresas do Grupo Medicare(1) (de ora em diante apenas designadas por “Medicare”) estão empenhadas em proteger a segurança e privacidade dos dados pessoais dos utilizadores. Neste contexto, a Medicare elaborou a presente Política de Privacidade, com a finalidade de dar a conhecer os termos em que a Medicare recolhe e trata dados pessoais, de acordo com o Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016 (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados - “RGPD”) e restante legislação de proteção de dados pessoais.
Tenha, por favor, em atenção que poderão aplicar-se outras políticas de privacidade relacionadas com a utilização dos seus dados pessoais que visem interações para além dos tipos listados. Será dirigido/a para essas políticas de privacidade aquando da referida interação. Esta Política de Privacidade é complementada pela Política de Cookies da Medicare, que poderá ser consultada a qualquer momento aqui.

1. QUEM É O RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO DOS SEUS DADOS PESSOAIS?

Dependendo da razão subjacente à sua interação connosco (como é explicado abaixo), a empresa do Grupo Medicare ou o Parceiro da Medicare que procede à recolha e tratamento dos dados pessoais dos utilizadores dos respetivos websites e plataformas é a entidade responsável pelo tratamento dos dados, nos termos do RGPD.
Os dados poderão ser tratados diretamente ou por entidades por si subcontratadas para o efeito. A identificação de cada responsável pelo tratamento é-lhe disponibilizada no momento da recolha de dados pessoais.
No quadro abaixo indicamos todos os produtos comercializados pela Medicare, com indicação da empresa do Grupo Medicare que é responsável pelo tratamento de dados relativamente a cada produto:

NOME DO PRODUTO RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO
Plano de Saúde
Platinium
MED&CR - SERVIÇOS DE GESTÃO DE CARTÕES DE SAÚDE, UNIPESSOAL, LDA.
NIF 513 361 715
Plano de Saúde
Platinium Mais
Plano de Saúde
Platinium Mais Vida
Plano de Saúde
Sénior
Plano de Saúde Animal
Vetecare Platinium
GESTICLUB, UNIPESSOAL LDA.
NIF 514 364 190
Plano Automóvel
Medicare Auto
Plano Alimentar
Mais Sabor Plus
A Politica de Privacidade é atualizada com base regular, pelo que caso algum Produto comercializado não constar no Quadro, a Entidade responsável pelo tratamento será uma das que se encontram descritas (MED&CR - SERVIÇOS DE GESTÃO DE CARTÕES DE SAÚDE, UNIPESSOAL, LDA. OU GESTICLUB, UNIPESSOAL LDA.), conforme mencionado nas Condições Particulares emitidas.

2. EM QUE SITUAÇÕES SÃO RECOLHIDOS DIRETAMENTE OS SEUS DADOS PESSOAIS?

A presente Política de Privacidade explica o modo como os seus dados pessoais são recolhidos diretamente pela Medicare e utilizados por esta, caso:

  • seja Cliente e adira aos Planos de Saúde, Produtos e Serviços do Grupo Medicare;
  • solicite o envio de informações sobre os Planos de Saúde, Produtos e Serviços do Grupo Medicare, por qualquer via, incluindo no nosso website, contacto telefónico ou outros;
  • efetue registo para receber as nossas newsletters;
  • aceda e utilize os nossos websites, páginas online de entrada no website (landing pages) ou outros Produtos e Serviços Digitais;
  • solicite a oferta de 6 mensalidades de um Plano de Saúde Medicare através do registo numa página online de entrada no website (landing page);
  • apresente uma denúncia através do Canal Interno de Denúncias;
  • nos contacte relativamente a qualquer dos pontos anteriores.

3. EM QUE SITUAÇÕES SÃO RECOLHIDOS INDIRETAMENTE (ATRAVÉS DOS NOSSOS PARCEIROS) OS SEUS DADOS PESSOAIS?

Por sua vez, a presente Política também explica o modo como os seus dados pessoais são recolhidos pelos nossos Parceiros, comunicados à Medicare e utilizados por esta, o que sucede nos seguintes casos:

  • os seus dados pessoais sejam recolhidos por Parceiros da Medicare no âmbito da utilização dos respetivos websites e posteriormente comunicados à Medicare após a obtenção de consentimento válido para efeito; e
  • solicite a oferta de 6 mensalidades de um Plano de Saúde Medicare através do registo no website de um dos nossos Parceiros.

No âmbito da atividade da Medicare, os nossos Parceiros poderão disponibilizar-nos os seus dados pessoais após a obtenção de consentimento válido para efeito. A informação sobre a origem dos dados (entidade que procedeu à recolha dos seus dados) é lhe prestada no primeiro contacto que mantiver com a Medicare.


4. FINALIDADES DO TRATAMENTO E FUNDAMENTO DE LICITUDE

Os seus dados pessoais serão tratados pela Medicare para as seguintes finalidades e com os seguintes fundamentos:

Finalidade

Comercialização de produtos

Descrição

Gestão da relação contratual entre os Clientes e a Medicare (por exemplo, para efeitos de prestação de esclarecimentos solicitados relativamente a preços, procedimentos e/ou possíveis upgrades);

Gestão e execução da prestação de Serviços e comercialização de Produtos

Gestão de faturação, cobrança e pagamentos

Gravação de chamadas para prova de transação comercial e comunicações no âmbito da relação contratual

Apoio ao Cliente

Controlo de qualidade

Fundamento de licitude

Execução do contrato e diligências pré-contratuais

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Gestão da relação com o titular dos dados

Descrição

Envio da informação solicitada relativamente aos Planos de Saúde, Produtos e Serviços; gestão dos seus pedidos de contacto para prestação de informação; e gestão da adesão aos referidos Planos;

Gestão de contactos, informações ou reclamações

Gravação de chamadas para monitorização da qualidade de serviço

Fundamento de licitude

Execução do contrato ou diligências pré-contratuais

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Gestão de processos e contencioso (incluindo recuperação de crédito)

Descrição

Gestão de processos e contencioso (incluindo o processo de recuperação de créditos)

Fundamento de licitude

Execução do contrato

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Cumprimento de obrigações legais

Descrição

Resposta e reporte a autoridades judiciárias, administração tributária, de regulação e de supervisão

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Controlo de fraude

Descrição

Identificação e deteção de situações de fraude

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais

Interesse legítimo em implementar mecanismos de combate à fraude

Finalidade

Marketing

Descrição

Envio de comunicações não solicitadas, caso tenha prestado o seu consentimento expresso e nos termos previstos no formulários de contacto/adesão preenchidos, no contexto de iniciativas de (i) Marketing Direto no contexto de campanhas, promoções e publicidade da Medicare, demais entidades do Grupo e Parceiros comerciais, designadamente através de utilização de sistemas automatizados de chamada e comunicação que não dependam da intervenção humana, (aparelhos de chamada automática), aparelhos de telecópia ou correio eletrónico, incluindo SMS (serviço de mensagens curtas), EMS (serviço de mensagens melhoradas), MMS (serviço de mensagens multimédia) e outros tipos de aplicações similares; bem como de (ii) estudos de mercado, inquéritos de avaliação e satisfação.

Poderá a qualquer momento exercer o seu direito de opt-out relativamente a estas comunicações;

Fundamento de licitude

Consentimento

Finalidade

Utilização do Canal Interno de Denúncias

Descrição

Gestão e seguimento das denúncias apresentadas no Canal Interno de Denúncias, nos termos previstos da Lei n. º 93/2021, de 20 de dezembro.

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais


5. DESTINATÁRIOS DOS DADOS PESSOAIS

Os dados pessoais recolhidos e/ou tratados pela Medicare, no âmbito das finalidades supra elencadas, podem ser disponibilizados às empresas do respetivo Grupo e empresas parceiras, nos termos indicados nos formulários de contacto/adesão preenchidos pelos Utilizadores.
A Medicare pode recorrer a entidades terceiras que têm acesso aos seus dados pessoais. Estas entidades - entidades subcontratantes - podem ter acesso a dados pessoais, seguindo, para o efeito, as instruções da Medicare, estando as mesmas sujeitas a obrigações específicas de segurança, qualidade e proteção da integridade dos dados tratados, nos termos previstos na lei. Estas entidades são essencialmente Parceiros ou Fornecedores de bens e Prestadores de Serviços, nos quais se inclui a contratação intragrupo, bem como Prestadores de Serviços Informáticos, arquivo, apoio à atividade de backoffice, contact centers e outros.
Os dados poderão ainda ser comunicados a terceiros, quando a transmissão seja efetuada no âmbito do cumprimento de uma obrigação legal, de uma deliberação de uma autoridade judicial ou administrativa competente, e/ou no contexto do exercício de direitos ou interesses em sede judicial; ou para a prossecução de finalidades expressamente previstas por lei.
A Medicare pode ainda transmitir dados pessoais a entidades terceiras, quando tais comunicações de dados sejam necessárias ou adequadas (i) à luz da lei aplicável, (ii) no cumprimento de obrigações legais/ordens judiciais, (iii) para responder a solicitações de autoridades públicas ou governamentais, ou (iv) quando nos tiver dado o seu consentimento.


6. DIREITOS DOS UTILIZADORES

Nos termos da legislação aplicável, pode exercer os seguintes direitos:

  • Direito de Acesso: obter a confirmação de quais são os seus dados pessoais que são tratados bem como obter cópia dos dados pessoais em fase de tratamento.
  • Direito de Retificação: solicitar a retificação dos seus dados pessoais que se encontrem inexatos ou solicitar que os dados pessoais incompletos sejam completados.
  • Direito ao Apagamento: obter o apagamento dos seus dados pessoais, desde que não se verifiquem fundamentos válidos para a sua conservação.
  • Direito à Limitação do Tratamento: solicitar a limitação do tratamento dos seus dados pessoais, solicitando a suspensão do tratamento ou a limitação do âmbito do tratamento a certas categorias de dados ou finalidades de tratamento.
  • Direito de Portabilidade: receber os dados que nos forneceu em formato digital de uso corrente e de leitura automática ou de solicitar a transmissão direta dos seus dados para outra entidade que passe a ser o novo responsável pelos seus dados pessoais.
  • Direito de Oposição: opor-se, a qualquer momento, a um tratamento de dados, como por exemplo no caso de tratamento de dados para fins de Marketing; à tomada de decisões com base no tratamento exclusivamente automatizado: não ficar sujeito a nenhuma decisão tomada exclusivamente com base num tratamento automatizado, incluindo a definição de perfis, que produza efeitos na sua esfera jurídica ou que o afete significativamente de forma similar.

O exercício dos seus direitos deve ser feito através do Formulário disponível aqui. Nos termos da lei, é ainda garantido ao titular dos dados o direito de, através dos referidos meios, sem quaisquer custos ou consequências, a qualquer momento, retirar o seu consentimento para o tratamento dos dados para as finalidades indicadas, sempre que o tratamento seja efetuado com base no consentimento. O exercício deste direito não invalida, no entanto, o tratamento efetuado até essa data com base no consentimento previamente dado.
Sem prejuízo de qualquer outra via de recurso administrativo ou judicial, o titular dos dados tem o direito de apresentar reclamação a uma autoridade de controlo, nomeadamente a Comissão Nacional de Proteção de Dados, em caso de incumprimento pela Medicare das obrigações que lhe são aplicáveis em matéria de privacidade.


7. DURANTE QUANTO TEMPO CONSERVAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?

Os seus dados pessoais são recolhidos e tratados no estrito cumprimento da legislação aplicável, sendo armazenados em bases de dados, próprias para o efeito e conservados durante o período de tempo necessário para assegurar a gestão adequada das obrigações, direitos e interesses associados à respetiva recolha. Nessa medida:

  • os dados pessoais tratados estritamente para efeitos de disponibilização de informações quanto a Planos Medicare serão conservados enquanto se justificar, para efeitos de confirmação da intenção de contratação (sendo eliminados antes de decorrido esse prazo, mediante pedido do titular);
  • os dados pessoais tratados no contexto da celebração e gestão de contratos entre os Clientes e a Medicare serão conservados durante a vigência da sua relação contratual com a Medicare;
  • os dados pessoais tratados, mediante consentimento, para o envio de informações comerciais e promocionais no contexto de iniciativas de Marketing direto serão conservados enquanto se mantiver o interesse do titular dos dados na receção dos mesmos, sendo eliminados em caso de exercício pelo seu titular dos direitos de opt-out, oposição, apagamento ou se retirar o consentimento.

Sem prejuízo dos prazos acima indicados, os dados pessoais tratados pela Medicare poderão ser conservados pelo período de tempo necessário para fazer face a obrigações fiscais, legais e judiciais, nos termos legalmente aplicáveis.


8. QUAIS AS MEDIDAS DE SEGURANÇA ADOTADAS?

A Medicare desenvolve os seus melhores esforços para proteger os seus dados pessoais contra acessos não autorizados, quer diretamente, quer através das entidades por si subcontratadas.
Para o efeito, a Medicare emprega sistemas de segurança, regras e outros procedimentos, de modo a garantir a proteção dos dados pessoais, bem como para prevenir o acesso não autorizado aos dados, o uso impróprio, a sua divulgação, perda ou destruição.
É, no entanto, da responsabilidade titulares dos dados, garantir e assegurar que os dispositivos e equipamentos utilizados para aceder aos websites e plataformas se encontram adequadamente protegidos contra softwares nocivos, vírus informáticos e worms.
Os links constantes do nosso website poderão conduzir a outros sites, que poderão por sua vez conter funcionalidades sujeitas à disponibilização e tratamento de dados pessoais. A Medicare não se responsabiliza, aprova ou por qualquer forma apoia ou subscreve o conteúdo desses sites, dos sites com eles ligados ou neles referidos, nem tem qualquer controlo sobre os termos de tratamento de dados levados a cabo por estas entidades.


9. Regime Geral de Proteção dos Denunciantes de Infrações

A Medicare de acordo com a Lei n.º 93/2021, de 20 de dezembro a qual estabelece o regime geral de proteção de denunciantes de infrações, transpondo a Diretiva (UE) 2019/1937 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de outubro de 2019, relativa à proteção das pessoas que denunciam violações do direito da União, disponibiliza o seu Canal Interno de Denúncias, assumindo o compromisso de indagar as providências necessárias para apurar, prevenir e punir condutas inadequadas, garantindo a não retaliação contra aqueles que denunciem, de boa-fé, irregularidades, atividades ilegais, prejudiciais e criminosas, bem como condutas inadequadas ou incumprimento das normas que violem os princípios da presente legislação vigente.
Adicionalmente, alertamos que este canal não deve ser utilizado para o envio de outro tipo de comunicações que não as que estejam dentro das categorias assinaladas pelo Decreto-Lei n.º 93/2021.


10. CONTACTE-NOS PARA QUESTÕES E SUGESTÕES

Caso tenha alguma dúvida ou questão sobre a forma como a Medicare trata os seus dados pessoais e com o exercício dos direitos que lhe são conferidos pela legislação aplicável e, em especial, referidos na presente Política, poderá contactar-nos através do Formulário disponível aqui.


NOTA: ALTERAÇÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

A Medicare reserva-se o direito de, a todo o momento, e sem aviso prévio, alterar os presentes termos de tratamento de dados pessoais. Essas alterações serão devidamente publicitadas no website e em quaisquer plataformas, em formato facilmente visível, para facilidade dos titulares dos dados.


(1) MED&CR - Sistemas de Gestão de Cartões de Saúde Unipessoal, Lda.; Callmedia - Serviços Publicitários, Lda.; e Gesticlub Unipessoal Lda.


Data de atualização: 2022-08-09