mulher a segurar teste de gravidez

Saiba como calcular o seu período fértil

4 mins. leitura

Métodos para calcular o período fértil

Existem, essencialmente, dois métodos para identificar o período fértil: os métodos baseados na observação de sinais e sintomas (como o método da temperatura basal, o método do muco ou o método sintotérmico) e o método com base no calendário (Ogino-Knauss).


Método com base no calendário

Para calcular o período fértil de mulheres com ciclos menstruais de 28 dias, devem ser contados 14 dias a partir da data de início da última menstruação.

Para este cálculo, pode ainda ser importante considerar o número de dias que durou a menstruação.

Todavia, nem todas as mulheres têm ciclos menstruais de 28 dias, nem sequer ciclos menstruais regulares. Portanto, as contas podem mudar em função desta variável.

Use, agora, a nossa calculadora para encontrar qual o seu período fértil provável:


Calculadora Período Fértil

Selecione o primeiro dia
da sua última menstruação

{{ months[fertileDate.month()] }} {{ fertileDate.format('YYYY') }}
{{ day.date() }}

Selecione primeiro o dia da sua última menstruação.

RESULTADO

O seu período fértil provável será de {{ fertileRangeDates[0] }} a {{ fertileRangeDates[1] }}.

A sua próxima menstruação está prevista para o dia {{ nextPeriodDate }}.

Ciclo menstrual regular de 28 a 30 dias

Ovulação: 14 a 15 dias depois do primeiro dia de menstruação e 14 a 15 dias antes da próxima menstruação.


Ciclo menstrual regular menor que 28 dias ou maior que 30 dias

Ovulação: 14 dias antes da próxima menstruação.


Ciclo menstrual irregular entre 26 e 32 dias

Se for um ciclo curto de 26 dias, a ovulação pode ocorrer entre o 10º e o 16º dias do ciclo. Se for um ciclo longo de 32 dias, a ovulação pode ocorrer entre o 13º e o 19º dias do ciclo. Em suma, as mulheres com ciclos menstruais irregulares devem considerar que a ovulação pode ocorrer entre o 10º e o 19º dias do seu ciclo menstrual. Assim, o seu período fértil tanto pode começar no 7º dia do ciclo, como terminar no 20º dia do ciclo.

Caso a mulher tenha registado os seus ciclos menstruais nos últimos seis meses, é possível adotar outra forma de cálculo. Nesta situação, deve considerar o número de dias do menor ciclo e subtrair por 18 e, depois, considerar o número de dias do maior ciclo e subtrair por 11. Os resultados obtidos vão indicar o intervalo de dias em que a mulher pode estar no seu período fértil.


Período fértil: da ovulação à fecundação

O período fértil é o intervalo de tempo do ciclo menstrual em que o organismo reúne condições mais favoráveis à ocorrência de uma gravidez.

Calcular o período fértil permite saber quando é mais provável engravidar. Esta é uma informação relevante quer para as mulheres que estão a tentar engravidar, quer para as mulheres que não pretendem engravidar e que tiveram ou têm relações sexuais sem usar nenhum método anticoncecional. Conhecer o período fértil pode também ajudar uma gestante a ficar a saber quando engravidou.

Contudo, convém sublinhar que para calcular o período fértil com exatidão é importante ter ciclos menstruais regulares.

Se não for este o seu caso, pode sempre recorrer aos testes de ovulação (à venda nas farmácias) e estar atenta aos sinais indicativos de que está no período fértil. Importa ainda lembrar que as mulheres que tomam um contracetivo hormonal não têm ovulação e, por isso, também não têm período fértil.

Quando falamos em período fértil, devemos considerar diversas fases e etapas, tais como: ciclo menstrual, ovulação, menstruação e fecundação.


Ciclo menstrual

Corresponde ao intervalo de tempo entre o 1º dia de menstruação e o dia anterior à menstruação seguinte. A duração do ciclo menstrual pode variar entre os 21 e os 35 dias, tendo em média 28 dias.


Período fértil

Este período pode durar até 6 dias, sendo que os dias de maior fertilidade ocorrem um ou dois dias antes da ovulação.


Ovulação

Marca o fim do período fértil e ocorre, sensivelmente, no 14º dia do ciclo, quando um pequeno folículo rompe e dá origem a um óvulo, a célula reprodutora feminina. Assim, geralmente, o período fértil começa 14 dias antes da menstruação. Nesta fase, a probabilidade de engravidar é maior.


Menstruação

Após a ovulação, se não houver lugar à fecundação do óvulo, os vasos sanguíneos do endométrio (interior do útero) serão expulsos através da vagina. A este processo dá-se o nome de menstruação. A partir deste momento, tem início um novo ciclo menstrual.


Fecundação

O óvulo permanece nas trompas de Falópio durante 24 a 48 horas. Se houver uma relação sexual e um espermatozóide (célula reprodutora masculina) se unir ao óvulo, ocorre a fertilização ou a fecundação. A partir desse momento, é formado o ovo e tem início a gravidez.


Período fértil: alterações e sinais que deve conhecer

O período fértil é acompanhado por variações hormonais. Quando se dá a ovulação, ou seja, quando o óvulo é libertado para as trompas, é comum a mulher sentir algumas alterações, nomeadamente:

  • aumento da líbido;
  • mudanças de temperatura;
  • corrimento vaginal translúcido, inodoro e muito elástico (tipo clara de ovo);
  • dor pélvica e irritação peritoneal;
  • pequena perda de sangue;
  • vulva ou vagina inchadas;
  • aumento da sensibilidade mamária;
  • olfato e paladar mais sensíveis;
  • sensação de gases.
ciclo menstrual

Como ficou claro, os ciclos menstruais irregulares não permitem um cálculo tão exato do período fértil.

Além disso, nas mulheres com ciclos menstruais irregulares e/ou muito curtos (menos de 25 dias) ou muito longos (mais de 35 dias) é impossível calcular o período fértil, pelo que devem procurar acompanhamento de um especialista, sobretudo se estiverem a sentir dificuldade em engravidar.

tabela periodo fertil

Aviso: O Blog Mais Saúde é um espaço meramente informativo. A Medicare recomenda sempre a consulta de um profissional de saúde para diagnóstico ou tratamento, não devendo nunca este Blog ser considerado substituto de diagnóstico médico. Encontre aqui profissionais de saúde perto de si.

Partilhe este artigo:

Obrigado pela sua preferência.

Irá receber no seu email as melhores dicas de Saúde e Bem-estar.
Pode em qualquer momento alterar ou retirar o(s) consentimento(s) prestado(s).

Receba as melhores dicas
de Saúde e Bem-estar

Precisamos do seu consentimento para envio de mais informação.

Pedido enviado Falaremos consigo
assim que possível

Quer aderir? Ligamos grátis
Precisamos do seu consentimento para o contactar.
 
Condições
da campanha

Campanha Medicare

Silver Familiar


Se aceitar esta oferta, está a aderir ao Plano de Saúde Medicare Silver Familiar.
Termos e condições da campanha:


Acesso a Rede Médica Medicare (1)

Consultas, exames e/ou tratamentos médicos com descontos dos prestadores.
Consulte www.medicare.pt para mais informações sobre as condições.


Acesso a Rede de Medicina Dentária Medicare (1)

Consultas e tratamentos dentários com descontos dos prestadores.
Consulte www.medicare.pt para mais informações sobre as condições.


3 (três) atos dentários grátis (2):

  • Check up dentário;
  • Limpeza dentária (destartarização);
  • Extração de dentes (3)

(1) A Medicare não é uma entidade prestadora de serviços de saúde.
(2) Estes atos/tratamentos gratuitos podem estar incluídos em planos de tratamentos dentários. Sujeito a confirmação junto do prestador de cuidados de saúde. Aconselha-se a realização de uma consulta de diagnóstico.
(3) Exodontia de dente decíduo, monorradicular ou multirradicular e supranumerário.


Oferta das mensalidades

Oferta das mensalidades referentes ao Plano de Saúde Medicare Silver Familiar pelo período de 6 (seis) meses a contar da data de subscrição, findos os quais, os benefícios associados, caducam automaticamente.


Custo dos serviços

Os serviços médicos prestados pelos Prestadores têm custo para o Cliente e/ou Beneficiário(s), com exceção dos atos médicos gratuitos ou sem custo associado, podendo os descontos e reduções ascender até 30% sobre o preço de tabela de cada Prestador. A percentagem de desconto acima referida é meramente indicativa não constituindo uma obrigação para todos os Prestadores da Rede Medicare, nem para a Medicare.


Beneficiários

Cada plano pode ter até 6 (seis) beneficiários, desde que subscritos na data de adesão à oferta. Só serão admitidos titulares do plano que nunca tenham aceite uma oferta Medicare.


O Plano Silver Familiar tem um custo de:

Campanha Medicare Silver Familiar
1 OU 2 BENEFICIÁRIOS S/ CUSTOS
3 OU 4 BENEFICIÁRIOS
5 OU 6 BENEFICIÁRIOS

Na consulta:

Deverá fazer-se acompanhar da respetiva credencial. Após a consulta, deverá efetuar o pagamento dos atos de que beneficiou de acordo com a tabela de preços acordada com a Medicare. A responsabilidade por todos os serviços acima descritos é dos Prestadores, não prestando a Medicare qualquer serviço de saúde.


Limite da campanha:

Esta campanha tem o limite de 300 ofertas por dia por cada distrito de Portugal.


Término da campanha:

Dada a situação atual da pandemia de COVID-19, a Medicare prolongou a campanha Medicare Silver Familiar. A campanha termina em 30 de Abril de 2021, e as ofertas podem ser utilizadas até à data de validade do plano subscrito pelo titular.

Para mais informações sobre as condições de adesão aos Planos Medicare, por favor consulte as Condições Gerais de Adesão ao Serviço Medicare.