mulher a pressionar a mão com dores

Tendinite: como tratar esta doença reumática?

5 mins. leitura

Uma tendinite é a inflamação de um tendão. É responsável pela dor e rigidez nas articulações, podendo afetar a forma como o tendão afetado se move.

É um problema habitualmente associado à utilização excessiva ou ao ferimento desta corda fibrosa, por exemplo, durante a prática desportiva ou em trabalhos que envolvem um esforço repetitivo, más posturas corporais ou excesso de carga numa determinada região do corpo. Afeta com mais frequência o cotovelo, punho, dedos e coxas, podendo mesmo tornar-se extremamente incapacitante.


O que é a tendinite: tudo o que precisa saber

Causas

Os tendões são cordas fibrosas e flexíveis de tecido que estabelecem a ligação entre músculos e ossos. A sua função é transmitir a força de contração muscular necessária para mover um osso.

Todas as partes dobráveis do nosso corpo possuem tendões. Razões mecânicas ou químicas podem dar origem a uma inflamação, causando a tendinite.

A causa mecânica está associada a esforços prolongados e repetitivos, bem como a sobrecarga. Já a tendinite provocada por razões químicas deve-se a uma alimentação incorreta e a toxinas presentes no organismo.

As tendinites podem também resultar de:

  • Lesões;
  • Envelhecimento;
  • Algumas doenças (diabetes ou artrite reumatóide, por exemplo);
  • Certos antibióticos.

Articulações mais comuns

Há um conjunto de articulações que estão mais sujeitas ao desenvolvimento de tendinites.

Ombro

Habitualmente devido ao excesso de uso, praticantes de modalidades desportivas que exigem a elevação repetitiva dos braços (nadadores ou tenistas, por exemplo) são os que têm maior risco. Afeta também profissionais como carpinteiros, pintores e soldadores, entre outros.

Cotovelo

Existem dois tipos de tendinites do cotovelo: a epicondilite lateral (conhecida como “cotovelo de tenista”) e a epicondilite medial (conhecida como “cotovelo do golfista”).

Joelho

A forma mais comum de tendinite é conhecida por “joelho do saltador” e envolve o tendão rotuliano do bordo inferior da rótula ou o tendão quadricípeteno bordo superior da rótula. É uma lesão comum de uso excessivo, afetando especialmente jogadores de basquetebol e corredores de longa distância.

Punho

Acontece, habitualmente, sob a forma de doença de Quervain, uma condição que causa dor na parte de trás do punho, na base do polegar. Embora seja mais frequente em pessoas que agarram ou beliscam repetidamente com o polegar, por vezes, desenvolve-se durante a gravidez ou sem razão conhecida.

Tendinite de Aquiles

Afeta o tendão de Aquiles, situado na parte de trás do calcanhar. É causada, habitualmente, por uso excessivo, especialmente em desportos que requerem corrida ou saltos repetidos. Pode também estar associada a calçado desajustado ou técnica deficiente de corrida.

Nalguns casos, a tendinite de Aquiles é causada por uma doença inflamatória, tal como espondilite anquilosante, artrite reativa, gota ou artrite reumatoide.


Sintomas

Os sintomas manifestam-se nos locais onde o tendão se prende ao osso. Normalmente incluem:

  • Dor e rigidez, que se agravam com o movimento;
  • Dor, sobretudo noturna;
  • Sensação de que o tendão estala à medida que se move;
  • Se houver rutura, a pessoa pode sentir uma fenda na linha do tendão e o movimento da articulação será difícil.

Nalguns casos, a tendinite pode provocar a sensação de articulação fraca e a zona pode apresentar-se vermelha, inchada e quente ao toque.

Os sintomas podem durar apenas alguns dias, ou prolongar-se por várias semanas ou meses.


Tratamento

Se apresentar sintomas de tendinite, pode começar por fazer um tratamento conservador durante dois ou três dias para ajudar a lidar com a dor e proteger o tendão.

  • Descanso: evite movimentar o tendão durante dois ou três dias;
  • Gelo: coloque cubos de gelo num saco protegido com uma toalha e, de seguida, coloque-o sobre a zona do tendão afetado durante 15 a 20 minutos, com intervalos de duas horas;
  • Apoio: enrole uma ligadura elástica ou uma cinta macia à volta da área afetada e aperte sem ser demasiado (é importante retirar a ligadura ou a cinta antes de ir para a cama).

Quando for capaz de mover a zona lesionada sem que a dor o impeça, tente continuar a movimentá-la para que a articulação não se torne rígida.

Até que o tendão esteja recuperado, evite levantar pesos ou outro tipo de atividades que agravam os sintomas. Só volte a praticar desporto quando já não sentir qualquer tipo de dor no tendão afetado.

Nalguns casos pode ser necessário o recurso a medicamentos que ajudam a reduzir a dor, nomeadamente, paracetamol e ibuprofeno. Pode estar também indicada a aplicação de um anti-inflamatório não esteroide sob a forma de creme ou gel para passar na pele da zona afetada.

Se a dor for muito forte, persistir durante muito tempo, ou a tendinite estiver a provocar limitações ao movimento, pode ser necessário consultar um médico especialista em ortopedia e, eventualmente, tratamento com fisioterapia.

Nos casos mais graves, o tratamento pode passar por infiltrações com corticoides, terapia por ondas de choque ou ultrassons, injeções de plasma rico em plaquetas ou mesmo cirurgia para remover tecido danificado ou reparar um tendão rompido.

A acupuntura também pode ajudar a controlar a dor aguda, porém os benefícios a longo prazo não estão cientificamente comprovados.


Prevenção

Não é possível prevenir a tendinite, mas há formas de reduzir a possibilidade de sofrer lesões nos tendões.

Eis algumas sugestões do que pode ser feito:

  • Aquecer antes do exercício físico e alongar no final;
  • Usar calçado adequado ou palmilhas;
  • Fazer pausas regulares nos exercícios ou movimentos repetitivos;
  • Fazer exercícios de reforço muscular à volta dos tendões, com a ajuda de um profissional (fisioterapeuta ou professor de educação física);
  • Manter uma alimentação equilibrada.

Quem trabalha muito tempo no computador e realiza movimentos repetitivos, deve fazer várias pausas ao longo do dia, utilizar uma cadeira de altura regulável e ajustar o monitor à altura dos olhos.

Deve, também, manter os ombros relaxados e os cotovelos e joelhos a 90 graus, com os pés sempre apoiados.

Aviso: O Blog Mais Saúde é um espaço meramente informativo. A Medicare recomenda sempre a consulta de um profissional de saúde para diagnóstico ou tratamento, não devendo nunca este Blog ser considerado substituto de diagnóstico médico. Encontre aqui profissionais de saúde perto de si.

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Plano de Saúde
Platinium Mais
Plano de Saúde
Platinium Mais Vida
Plano de Saúde
Sénior
Plano de Saúde Animal
Vetecare Platinium
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Plano Alimentar
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Finalidade

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Descrição

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Gestão e execução da prestação de Serviços e comercialização de Produtos

Gestão de faturação, cobrança e pagamentos

Gravação de chamadas para prova de transação comercial e comunicações no âmbito da relação contratual

Apoio ao Cliente

Controlo de qualidade

Fundamento de licitude

Execução do contrato e diligências pré-contratuais

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

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Descrição

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Gestão de contactos, informações ou reclamações

Gravação de chamadas para monitorização da qualidade de serviço

Fundamento de licitude

Execução do contrato ou diligências pré-contratuais

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Gestão de processos e contencioso (incluindo recuperação de crédito)

Descrição

Gestão de processos e contencioso (incluindo o processo de recuperação de créditos)

Fundamento de licitude

Execução do contrato

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Cumprimento de obrigações legais

Descrição

Resposta e reporte a autoridades judiciárias, administração tributária, de regulação e de supervisão

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Controlo de fraude

Descrição

Identificação e deteção de situações de fraude

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais

Interesse legítimo em implementar mecanismos de combate à fraude

Finalidade

Marketing

Descrição

Envio de comunicações não solicitadas, caso tenha prestado o seu consentimento expresso e nos termos previstos no formulários de contacto/adesão preenchidos, no contexto de iniciativas de (i) Marketing Direto no contexto de campanhas, promoções e publicidade da Medicare, demais entidades do Grupo e Parceiros comerciais, designadamente através de utilização de sistemas automatizados de chamada e comunicação que não dependam da intervenção humana, (aparelhos de chamada automática), aparelhos de telecópia ou correio eletrónico, incluindo SMS (serviço de mensagens curtas), EMS (serviço de mensagens melhoradas), MMS (serviço de mensagens multimédia) e outros tipos de aplicações similares; bem como de (ii) estudos de mercado, inquéritos de avaliação e satisfação.

Poderá a qualquer momento exercer o seu direito de opt-out relativamente a estas comunicações;

Fundamento de licitude

Consentimento

Finalidade

Utilização do Canal Interno de Denúncias

Descrição

Gestão e seguimento das denúncias apresentadas no Canal Interno de Denúncias, nos termos previstos da Lei n. º 93/2021, de 20 de dezembro.

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais


5. DESTINATÁRIOS DOS DADOS PESSOAIS

Os dados pessoais recolhidos e/ou tratados pela Medicare, no âmbito das finalidades supra elencadas, podem ser disponibilizados às empresas do respetivo Grupo e empresas parceiras, nos termos indicados nos formulários de contacto/adesão preenchidos pelos Utilizadores.
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Os dados poderão ainda ser comunicados a terceiros, quando a transmissão seja efetuada no âmbito do cumprimento de uma obrigação legal, de uma deliberação de uma autoridade judicial ou administrativa competente, e/ou no contexto do exercício de direitos ou interesses em sede judicial; ou para a prossecução de finalidades expressamente previstas por lei.
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  • Direito ao Apagamento: obter o apagamento dos seus dados pessoais, desde que não se verifiquem fundamentos válidos para a sua conservação.
  • Direito à Limitação do Tratamento: solicitar a limitação do tratamento dos seus dados pessoais, solicitando a suspensão do tratamento ou a limitação do âmbito do tratamento a certas categorias de dados ou finalidades de tratamento.
  • Direito de Portabilidade: receber os dados que nos forneceu em formato digital de uso corrente e de leitura automática ou de solicitar a transmissão direta dos seus dados para outra entidade que passe a ser o novo responsável pelos seus dados pessoais.
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O exercício dos seus direitos deve ser feito através do Formulário disponível aqui. Nos termos da lei, é ainda garantido ao titular dos dados o direito de, através dos referidos meios, sem quaisquer custos ou consequências, a qualquer momento, retirar o seu consentimento para o tratamento dos dados para as finalidades indicadas, sempre que o tratamento seja efetuado com base no consentimento. O exercício deste direito não invalida, no entanto, o tratamento efetuado até essa data com base no consentimento previamente dado.
Sem prejuízo de qualquer outra via de recurso administrativo ou judicial, o titular dos dados tem o direito de apresentar reclamação a uma autoridade de controlo, nomeadamente a Comissão Nacional de Proteção de Dados, em caso de incumprimento pela Medicare das obrigações que lhe são aplicáveis em matéria de privacidade.


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  • os dados pessoais tratados no contexto da celebração e gestão de contratos entre os Clientes e a Medicare serão conservados durante a vigência da sua relação contratual com a Medicare;
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Sem prejuízo dos prazos acima indicados, os dados pessoais tratados pela Medicare poderão ser conservados pelo período de tempo necessário para fazer face a obrigações fiscais, legais e judiciais, nos termos legalmente aplicáveis.


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A Medicare desenvolve os seus melhores esforços para proteger os seus dados pessoais contra acessos não autorizados, quer diretamente, quer através das entidades por si subcontratadas.
Para o efeito, a Medicare emprega sistemas de segurança, regras e outros procedimentos, de modo a garantir a proteção dos dados pessoais, bem como para prevenir o acesso não autorizado aos dados, o uso impróprio, a sua divulgação, perda ou destruição.
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9. Regime Geral de Proteção dos Denunciantes de Infrações

A Medicare de acordo com a Lei n.º 93/2021, de 20 de dezembro a qual estabelece o regime geral de proteção de denunciantes de infrações, transpondo a Diretiva (UE) 2019/1937 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de outubro de 2019, relativa à proteção das pessoas que denunciam violações do direito da União, disponibiliza o seu Canal Interno de Denúncias, assumindo o compromisso de indagar as providências necessárias para apurar, prevenir e punir condutas inadequadas, garantindo a não retaliação contra aqueles que denunciem, de boa-fé, irregularidades, atividades ilegais, prejudiciais e criminosas, bem como condutas inadequadas ou incumprimento das normas que violem os princípios da presente legislação vigente.
Adicionalmente, alertamos que este canal não deve ser utilizado para o envio de outro tipo de comunicações que não as que estejam dentro das categorias assinaladas pelo Decreto-Lei n.º 93/2021.


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NOTA: ALTERAÇÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

A Medicare reserva-se o direito de, a todo o momento, e sem aviso prévio, alterar os presentes termos de tratamento de dados pessoais. Essas alterações serão devidamente publicitadas no website e em quaisquer plataformas, em formato facilmente visível, para facilidade dos titulares dos dados.


(1) MED&CR - Sistemas de Gestão de Cartões de Saúde Unipessoal, Lda.; Callmedia - Serviços Publicitários, Lda.; e Gesticlub Unipessoal Lda.


Data de atualização: 2022-08-09