frutas, vegetais e frutos secos

Ano novo, hábitos novos: alimentação saudável à mesa

5 mins. leitura

Alimentação saudável: como e porquê

Com o início de um novo ano, é comum serem feitos alguns planos e projetos que visam melhorar os nossos hábitos ou rotinas de vida. A promessa de fazer uma alimentação saudável surge, invariavelmente, na lista de desejos de muitas pessoas, independentemente da necessidade ou não de perderem peso.

A verdade é que todos podemos melhorar alguns aspetos da nossa dieta diária, pelo que é sempre possível fazer uma alimentação mais saudável. Comer bem traz muitos benefícios para o nosso corpo… que vão muito além de apenas manter o peso controlado.

Talvez não imagine, mas no nosso país, os maus hábitos alimentares constituem o terceiro fator de risco para alguns problemas de saúde, como as doenças metabólicas e do aparelho circulatório e as neoplasias.

De acordo com a Direção-Geral da Saúde, fazer uma alimentação saudável poderia poupar aproximadamente 300.000 anos de vida saudável. Isto, só em Portugal.

Entre os maus hábitos alimentares, está o baixo consumo de cereais integrais, de fruta e de frutos oleaginosos e sementes.


O que é uma alimentação saudável?

Mas, afinal, o que é uma alimentação saudável é a pergunta que se impõe. De um modo geral, pode considerar-se uma alimentação saudável aquela que é completa, variada e equilibrada, fornecendo ao indivíduo a energia necessária ao seu bem-estar físico durante todo o dia.

Neste sentido, a dieta deve ter por base alimentos ricos em fibras, vitaminas e sais minerais e pobres em gordura, como é o caso dos hortícolas, frutos, cereais e leguminosas.

Naturalmente que todos também precisamos de hidratos de carbono, de proteínas e de gorduras, nutrientes que fornecem energia. Neste caso, há que considerar os valores de energia médios recomendados para adultos saudáveis.

De um modo geral, um adulto precisa de 1800 a 2500 calorias por dia. Normalmente, as mulheres necessitam de um pouco menos (cerca de 1500 a 1800 calorias) e os homens de um pouco mais (entre 2000 a 2500 calorias).

Obviamente que a ingestão calórica deve estar em harmonia com o gasto calórico e, logo, com a atividade física praticada por cada pessoa.


Fazer uma alimentação saudável ajuda a perder peso?

Apesar da alimentação saudável ser importante para todos, ela é indispensável para quem pretende perder peso de forma equilibrada e sustentada. Neste caso, deve consumir-se menos energia do que aquela de que se necessita.

Contudo, isso não significa comer pouco ou passar fome. Deve, sim, ser-se criterioso na seleção dos alimentos ingeridos, de modo a que as necessidades nutricionais sejam sempre correspondidas.

Além de fazer uma alimentação saudável, deve complementar-se esta prática com um estilo de vida equilibrado, marcado pela atividade física regular e pela cessação tabágica.

Outras medidas que se pode adotar são:

  • Fazer refeições pouco volumosas, mas muito nutritivas;
  • Diminuir a ingestão de alimentos açucarados e gordurosos;
  • Preferir o uso de azeite na confeção das refeições;
  • Incluir 5 porções de frutas e de hortícolas nas refeições diárias;
  • Diversificar os alimentos consumidos;
  • Beber água ao longo de todo o dia.

5 regras de ouro na alimentação saudável

Este ano é impossível falar de alimentação saudável e de novos hábitos de vida sem considerar o contexto pandémico em que nos encontramos. Não que a Covid-19 tenha vindo alterar os conceitos ou noções do que é uma alimentação saudável, mas os confinamentos a que esta doença tem obrigado podem colocar alguns desafios no cumprimento dos pressupostos de uma dieta equilibrada.

Por esse motivo, desde o início da pandemia, a Direção-Geral da Saúde tem vindo a publicar vários guias que procuram ajudar as famílias a praticar uma alimentação saudável, mesmo em contexto de isolamento, por exemplo. Com particular incidência em grupos mais sensíveis, como os idosos, os doentes crónicos ou as crianças, há regras de ouro para uma alimentação saudável que se podem aplicar à generalidade das pessoas.

Como explica a Direção-Geral da Saúde, apesar de ainda haver pouca evidência científica acerca da relação entre a Covid-19 e a alimentação, é sabido que "um estado nutricional e de hidratação adequados contribuem, de um modo geral, para um sistema imunitário otimizado e para uma melhor recuperação dos indivíduos em situação de doença."

Por isso, tome nota das 5 regras de ouro para uma alimentação saudável.


1. Comer mais fruta e hortícolas

É importante que a sopa faça parte das suas refeições diárias, nomeadamente, ao almoço e ao jantar. Essa é uma forma agradável e eficaz de ingerir a dose diária recomendada de hortícolas.

Além disso, deve consumir, pelo menos, 3 peças de fruta por dia, seja como sobremesa, seja nos lanches da manhã ou da tarde.


2. Beber água

Pode parecer uma regra simples e básica, mas nem todos a cumprem na medida certa. É fundamental manter um bom estado de hidratação e, para isso, deve beber-se entre 1,5L a 2L de água por dia, sensivelmente o equivalente a 8 copos. Esta água pode ser aromatizada com frutas ou infusões, mas nunca deve ser açucarada.


3. Consumir mais leguminosas

As leguminosas são uma excelente fonte de fibra e de nutrientes, mas são muitas vezes esquecidas na alimentação do dia a dia. O feijão, o grão, as ervilhas, são ótimos ingredientes para incluir nas mais variadas refeições. Além de versáteis, são super saciantes e, por isso, garantem que a pessoa fique mais tempo sem sentir fome.


4. Evitar snacks ricos em açúcar e sal

Em alguns casos, os maus hábitos alimentares não ocorrem tanto nas refeições principais, mas sim nos snacks ingeridos ao longo do dia, precisamente, no período entre refeições.

Geralmente, os snacks de compra possuem uma elevada densidade energética e um baixo valor nutricional, o que significa que têm, sobretudo, açúcar e sal. Portanto, a recomendação é para que escolha snacks saudáveis ou os faça você mesmo. Opções muito simples e equilibradas são, por exemplo, pequenas porções de frutos secos, como nozes ou amêndoas, por exemplo.


5. Fazer uma alimentação que respeite a Roda dos Alimentos

A Roda dos Alimentos continua a ser uma ferramenta útil para ajudar a fazer uma dieta completa, variada e equilibrada. Seguindo esta roda, deve privilegiar o consumo de alimentos dos grupos maiores, ou seja, cereais, hortícolas e fruta, além de beber água ao longo de todo o dia.

roda dos alimentos

Estes ingredientes devem ser combinados com alimentos dos grupos mais pequenos, os quais devem ser, obviamente, ingeridos em menor quantidade. É este o caso dos laticínios; carne, peixe e ovos; leguminosas; e gorduras e óleos.


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Plano de Saúde
Platinium
MED&CR - SERVIÇOS DE GESTÃO DE CARTÕES DE SAÚDE, UNIPESSOAL, LDA.
NIF 513 361 715
Plano de Saúde
Platinium Mais
Plano de Saúde
Platinium Mais Vida
Plano de Saúde
Sénior
Plano de Saúde Animal
Vetecare Platinium
GESTICLUB, UNIPESSOAL LDA.
NIF 514 364 190
Plano Automóvel
Medicare Auto
Plano Alimentar
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No âmbito da atividade da Medicare, os nossos Parceiros poderão disponibilizar-nos os seus dados pessoais após a obtenção de consentimento válido para efeito. A informação sobre a origem dos dados (entidade que procedeu à recolha dos seus dados) é lhe prestada no primeiro contacto que mantiver com a Medicare.


4. FINALIDADES DO TRATAMENTO E FUNDAMENTO DE LICITUDE

Os seus dados pessoais serão tratados pela Medicare para as seguintes finalidades e com os seguintes fundamentos:

Finalidade

Comercialização de produtos

Descrição

Gestão da relação contratual entre os Clientes e a Medicare (por exemplo, para efeitos de prestação de esclarecimentos solicitados relativamente a preços, procedimentos e/ou possíveis upgrades);

Gestão e execução da prestação de Serviços e comercialização de Produtos

Gestão de faturação, cobrança e pagamentos

Gravação de chamadas para prova de transação comercial e comunicações no âmbito da relação contratual

Apoio ao Cliente

Controlo de qualidade

Fundamento de licitude

Execução do contrato e diligências pré-contratuais

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Gestão da relação com o titular dos dados

Descrição

Envio da informação solicitada relativamente aos Planos de Saúde, Produtos e Serviços; gestão dos seus pedidos de contacto para prestação de informação; e gestão da adesão aos referidos Planos;

Gestão de contactos, informações ou reclamações

Gravação de chamadas para monitorização da qualidade de serviço

Fundamento de licitude

Execução do contrato ou diligências pré-contratuais

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Gestão de processos e contencioso (incluindo recuperação de crédito)

Descrição

Gestão de processos e contencioso (incluindo o processo de recuperação de créditos)

Fundamento de licitude

Execução do contrato

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Cumprimento de obrigações legais

Descrição

Resposta e reporte a autoridades judiciárias, administração tributária, de regulação e de supervisão

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Controlo de fraude

Descrição

Identificação e deteção de situações de fraude

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais

Interesse legítimo em implementar mecanismos de combate à fraude

Finalidade

Marketing

Descrição

Envio de comunicações não solicitadas, caso tenha prestado o seu consentimento expresso e nos termos previstos no formulários de contacto/adesão preenchidos, no contexto de iniciativas de (i) Marketing Direto no contexto de campanhas, promoções e publicidade da Medicare, demais entidades do Grupo e Parceiros comerciais, designadamente através de utilização de sistemas automatizados de chamada e comunicação que não dependam da intervenção humana, (aparelhos de chamada automática), aparelhos de telecópia ou correio eletrónico, incluindo SMS (serviço de mensagens curtas), EMS (serviço de mensagens melhoradas), MMS (serviço de mensagens multimédia) e outros tipos de aplicações similares; bem como de (ii) estudos de mercado, inquéritos de avaliação e satisfação.

Poderá a qualquer momento exercer o seu direito de opt-out relativamente a estas comunicações;

Fundamento de licitude

Consentimento

Finalidade

Utilização do Canal Interno de Denúncias

Descrição

Gestão e seguimento das denúncias apresentadas no Canal Interno de Denúncias, nos termos previstos da Lei n. º 93/2021, de 20 de dezembro.

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais


5. DESTINATÁRIOS DOS DADOS PESSOAIS

Os dados pessoais recolhidos e/ou tratados pela Medicare, no âmbito das finalidades supra elencadas, podem ser disponibilizados às empresas do respetivo Grupo e empresas parceiras, nos termos indicados nos formulários de contacto/adesão preenchidos pelos Utilizadores.
A Medicare pode recorrer a entidades terceiras que têm acesso aos seus dados pessoais. Estas entidades - entidades subcontratantes - podem ter acesso a dados pessoais, seguindo, para o efeito, as instruções da Medicare, estando as mesmas sujeitas a obrigações específicas de segurança, qualidade e proteção da integridade dos dados tratados, nos termos previstos na lei. Estas entidades são essencialmente Parceiros ou Fornecedores de bens e Prestadores de Serviços, nos quais se inclui a contratação intragrupo, bem como Prestadores de Serviços Informáticos, arquivo, apoio à atividade de backoffice, contact centers e outros.
Os dados poderão ainda ser comunicados a terceiros, quando a transmissão seja efetuada no âmbito do cumprimento de uma obrigação legal, de uma deliberação de uma autoridade judicial ou administrativa competente, e/ou no contexto do exercício de direitos ou interesses em sede judicial; ou para a prossecução de finalidades expressamente previstas por lei.
A Medicare pode ainda transmitir dados pessoais a entidades terceiras, quando tais comunicações de dados sejam necessárias ou adequadas (i) à luz da lei aplicável, (ii) no cumprimento de obrigações legais/ordens judiciais, (iii) para responder a solicitações de autoridades públicas ou governamentais, ou (iv) quando nos tiver dado o seu consentimento.


6. DIREITOS DOS UTILIZADORES

Nos termos da legislação aplicável, pode exercer os seguintes direitos:

  • Direito de Acesso: obter a confirmação de quais são os seus dados pessoais que são tratados bem como obter cópia dos dados pessoais em fase de tratamento.
  • Direito de Retificação: solicitar a retificação dos seus dados pessoais que se encontrem inexatos ou solicitar que os dados pessoais incompletos sejam completados.
  • Direito ao Apagamento: obter o apagamento dos seus dados pessoais, desde que não se verifiquem fundamentos válidos para a sua conservação.
  • Direito à Limitação do Tratamento: solicitar a limitação do tratamento dos seus dados pessoais, solicitando a suspensão do tratamento ou a limitação do âmbito do tratamento a certas categorias de dados ou finalidades de tratamento.
  • Direito de Portabilidade: receber os dados que nos forneceu em formato digital de uso corrente e de leitura automática ou de solicitar a transmissão direta dos seus dados para outra entidade que passe a ser o novo responsável pelos seus dados pessoais.
  • Direito de Oposição: opor-se, a qualquer momento, a um tratamento de dados, como por exemplo no caso de tratamento de dados para fins de Marketing; à tomada de decisões com base no tratamento exclusivamente automatizado: não ficar sujeito a nenhuma decisão tomada exclusivamente com base num tratamento automatizado, incluindo a definição de perfis, que produza efeitos na sua esfera jurídica ou que o afete significativamente de forma similar.

O exercício dos seus direitos deve ser feito através do Formulário disponível aqui. Nos termos da lei, é ainda garantido ao titular dos dados o direito de, através dos referidos meios, sem quaisquer custos ou consequências, a qualquer momento, retirar o seu consentimento para o tratamento dos dados para as finalidades indicadas, sempre que o tratamento seja efetuado com base no consentimento. O exercício deste direito não invalida, no entanto, o tratamento efetuado até essa data com base no consentimento previamente dado.
Sem prejuízo de qualquer outra via de recurso administrativo ou judicial, o titular dos dados tem o direito de apresentar reclamação a uma autoridade de controlo, nomeadamente a Comissão Nacional de Proteção de Dados, em caso de incumprimento pela Medicare das obrigações que lhe são aplicáveis em matéria de privacidade.


7. DURANTE QUANTO TEMPO CONSERVAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?

Os seus dados pessoais são recolhidos e tratados no estrito cumprimento da legislação aplicável, sendo armazenados em bases de dados, próprias para o efeito e conservados durante o período de tempo necessário para assegurar a gestão adequada das obrigações, direitos e interesses associados à respetiva recolha. Nessa medida:

  • os dados pessoais tratados estritamente para efeitos de disponibilização de informações quanto a Planos Medicare serão conservados enquanto se justificar, para efeitos de confirmação da intenção de contratação (sendo eliminados antes de decorrido esse prazo, mediante pedido do titular);
  • os dados pessoais tratados no contexto da celebração e gestão de contratos entre os Clientes e a Medicare serão conservados durante a vigência da sua relação contratual com a Medicare;
  • os dados pessoais tratados, mediante consentimento, para o envio de informações comerciais e promocionais no contexto de iniciativas de Marketing direto serão conservados enquanto se mantiver o interesse do titular dos dados na receção dos mesmos, sendo eliminados em caso de exercício pelo seu titular dos direitos de opt-out, oposição, apagamento ou se retirar o consentimento.

Sem prejuízo dos prazos acima indicados, os dados pessoais tratados pela Medicare poderão ser conservados pelo período de tempo necessário para fazer face a obrigações fiscais, legais e judiciais, nos termos legalmente aplicáveis.


8. QUAIS AS MEDIDAS DE SEGURANÇA ADOTADAS?

A Medicare desenvolve os seus melhores esforços para proteger os seus dados pessoais contra acessos não autorizados, quer diretamente, quer através das entidades por si subcontratadas.
Para o efeito, a Medicare emprega sistemas de segurança, regras e outros procedimentos, de modo a garantir a proteção dos dados pessoais, bem como para prevenir o acesso não autorizado aos dados, o uso impróprio, a sua divulgação, perda ou destruição.
É, no entanto, da responsabilidade titulares dos dados, garantir e assegurar que os dispositivos e equipamentos utilizados para aceder aos websites e plataformas se encontram adequadamente protegidos contra softwares nocivos, vírus informáticos e worms.
Os links constantes do nosso website poderão conduzir a outros sites, que poderão por sua vez conter funcionalidades sujeitas à disponibilização e tratamento de dados pessoais. A Medicare não se responsabiliza, aprova ou por qualquer forma apoia ou subscreve o conteúdo desses sites, dos sites com eles ligados ou neles referidos, nem tem qualquer controlo sobre os termos de tratamento de dados levados a cabo por estas entidades.


9. Regime Geral de Proteção dos Denunciantes de Infrações

A Medicare de acordo com a Lei n.º 93/2021, de 20 de dezembro a qual estabelece o regime geral de proteção de denunciantes de infrações, transpondo a Diretiva (UE) 2019/1937 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de outubro de 2019, relativa à proteção das pessoas que denunciam violações do direito da União, disponibiliza o seu Canal Interno de Denúncias, assumindo o compromisso de indagar as providências necessárias para apurar, prevenir e punir condutas inadequadas, garantindo a não retaliação contra aqueles que denunciem, de boa-fé, irregularidades, atividades ilegais, prejudiciais e criminosas, bem como condutas inadequadas ou incumprimento das normas que violem os princípios da presente legislação vigente.
Adicionalmente, alertamos que este canal não deve ser utilizado para o envio de outro tipo de comunicações que não as que estejam dentro das categorias assinaladas pelo Decreto-Lei n.º 93/2021.


10. CONTACTE-NOS PARA QUESTÕES E SUGESTÕES

Caso tenha alguma dúvida ou questão sobre a forma como a Medicare trata os seus dados pessoais e com o exercício dos direitos que lhe são conferidos pela legislação aplicável e, em especial, referidos na presente Política, poderá contactar-nos através do Formulário disponível aqui.


NOTA: ALTERAÇÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

A Medicare reserva-se o direito de, a todo o momento, e sem aviso prévio, alterar os presentes termos de tratamento de dados pessoais. Essas alterações serão devidamente publicitadas no website e em quaisquer plataformas, em formato facilmente visível, para facilidade dos titulares dos dados.


(1) MED&CR - Sistemas de Gestão de Cartões de Saúde Unipessoal, Lda.; Callmedia - Serviços Publicitários, Lda.; e Gesticlub Unipessoal Lda.


Data de atualização: 2022-08-09