mulher a fazer agachamentos com elástico

A obesidade e as suas causas e fatores

4 mins. leitura

A obesidade é um problema que afeta mais de 650 milhões de pessoas em todo o mundo. Este número é mais do dobro do que se verificava há 20 anos.

A obesidade é uma doença crónica e representa um problema de saúde pública. Esta patologia carateriza-se pelo excesso de gordura corporal acumulada e pode afetar a saúde.

Com origem em diversos fatores, nomeadamente genéticos, ambientais e comportamentais, a obesidade requer um esforço continuado para ser controlada.

O sedentarismo, um mau regime alimentar, o estilo de vida, bem como as condições socioeconómicas podem contribuir para o desenvolvimento da obesidade, que resulta do consumo de calorias em quantidade superior às necessidades do corpo.

É, ainda, um importante fator de risco para o desenvolvimento de várias doenças, designadamente a diabetes, hipertensão arterial, doença cardíaca e, mesmo, alguns tipos de cancro. Pode, inclusive, resultar em morte precoce.

A perda de apenas cinco a 10 por cento do peso corporal pode reduzir os problemas relacionados com o excesso de peso, designadamente a hipertensão arterial ou a diabetes.


Obesidade: Pesos e medidas

Diagnóstico e tipos de obesidade

É através do Índice de Massa Corporal (IMC) que se define se uma pessoa tem, ou não, excesso de peso ou obesidade.

O IMC consiste no peso (em quilogramas) dividido pela altura (em metros quadrados).

Para calcular o IMC, a fórmula é:

IMC = peso / altura x altura

Ou seja, se pesa 60 quilos e mede 1,60 metros, a conta a fazer será 60/(1,60x1,60) = 60/2,56 = 23,4375 Kg/m².

Neste caso, o IMC é de 23,4 kg/m2, o que é considerado um peso adequado.

A classificação é a seguinte:

  • Baixo peso: IMC menor que 18,5 Kg/m²
  • Peso normal: IMC entre 18,5 e 24,9 Kg/m²
  • Excesso de peso: IMC entre 25 e 29,9 Kg/m²
  • Obesidade grau I: IMC entre 30 e 34,9 Kg/m²
  • Obesidade grau II: IMC entre 35 e 39,9 Kg/m²
  • Obesidade grau III ou mórbida: IMC maior que 40 Kg/m²

De referir que apenas a estratificação feita pelo IMC poderá não ser suficiente – ou correta – para determinar se uma pessoa é ou não obesa, uma vez que este indicador não diferencia a massa muscular da massa gorda.

É, portanto, necessário analisar outros parâmetros, como o nível de hidratação, a massa muscular e o nível de atividade física. No entanto, na maioria dos casos, o IMC é um indicador útil para determinar se a pessoa tem um peso saudável.

  • A medição do tamanho da cintura torna mais precisa esta avaliação, devendo ser utilizada no caso de pessoas com excesso de peso (IMC de 25 a 29,9 kg/m2) ou moderadamente obesas (com IMC de 30 a 34,9).
  • Nos homens, uma cintura com mais de 94 centímetros e, nas mulheres, um valor de 80 centímetros ou mais é um indicador de obesidade.
obesidade

Causas da obesidade

Por norma, a obesidade resulta do consumo de mais calorias, nomeadamente sob a forma de alimentos açucarados e gordurosos, do que aquelas que o corpo necessita para o nível de atividade a que é sujeito. O excesso é armazenado pelo corpo sob a forma de gordura.

O sedentarismo aliado ao consumo de quantidades excessivas de alimentos com alto teor calórico contribui, igualmente, para o desenvolvimento da obesidade.

Algumas das principais causas da obesidade:

  • A genética, que pode afetar a forma como o corpo processa os alimentos em energia e como a gordura é armazenada;
  • O envelhecimento;
  • Não dormir o suficiente;
  • Gravidez, uma vez que o aumento de peso durante a gravidez pode ser difícil de perder;
  • Menopausa;
  • Síndrome do ovário policístico;
  • Síndrome de Prader-Willi, uma patologia rara que causa fome excessiva;
  • Síndrome de Cushing;
  • Hipotiroidismo;
  • Osteoartrite e outras condições que afetem a mobilidade;
  • Medicamentos, alguns antidepressivos, medicamentos anticonvulsivos, medicamentos para diabetes, medicamentos antipsicóticos, esteroides e betabloqueadores.

Consequências

A obesidade pode causar vários outros problemas, incluindo dificuldades nas atividades diárias e problemas graves de saúde.

Alguns dos problemas mais comuns e que podem afetar o dia a dia de um obeso são:

  • Falta de ar;
  • Aumento da sudorese;
  • Ressonar;
  • Dificuldade em praticar desportos e qualquer tipo de atividade física;
  • Cansaço frequente;
  • Dores nas articulações e nas costas;
  • Baixa confiança e autoestima;
  • Tendência para o isolamento;
  • Problemas psicológicos, nomeadamente depressão e ansiedade.

Ser obeso aumenta, também, o risco de desenvolver muitos problemas de saúde potencialmente graves, nomeadamente:

  • Diabetes tipo 2;
  • Hipertensão arterial;
  • Colesterol alto e aterosclerose;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Asma;
  • Síndrome metabólica;
  • Vários tipos de cancro, como o cancro do intestino, da mama e do útero;
  • Doença do refluxo gastroesofágico;
  • Cálculos biliares;
  • Diminuição da fertilidade;
  • Artrite, gota, lombalgia e outros distúrbios das articulações;
  • Apneia do sono;
  • Doença hepática;
  • Doença renal;
  • Complicações na gravidez, como diabetes gestacional ou pré-eclâmpsia.

Tratamento

  • Dieta;
  • Atividade física;
  • Mudanças no comportamento (controlo de stress, automonitorização de alimentos ingeridos, entre outros);
  • Medicamentos para perda de peso, lembrando que os medicamentos são mais eficazes quando combinados com a mudanças na alimentação e atividade física;
  • Cirurgia bariátrica.

A mudança do estilo de vida é essencial no tratamento da obesidade, o que implica alterações na dieta, mais atividade física.

O tratamento da obesidade envolve, na maioria dos casos, a avaliação e acompanhamento por uma equipa multidisciplinar, reunindo médicos, nutricionistas e, em vários casos, acompanhamento psicológico.

Alimente-se bem e faça exercício físico!

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Plano de Saúde
Platinium
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NIF 513 361 715
Plano de Saúde
Platinium Mais
Plano de Saúde
Platinium Mais Vida
Plano de Saúde
Sénior
Plano de Saúde Animal
Vetecare Platinium
GESTICLUB, UNIPESSOAL LDA.
NIF 514 364 190
Plano Automóvel
Medicare Auto
Plano Alimentar
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4. FINALIDADES DO TRATAMENTO E FUNDAMENTO DE LICITUDE

Os seus dados pessoais serão tratados pela Medicare para as seguintes finalidades e com os seguintes fundamentos:

Finalidade

Comercialização de produtos

Descrição

Gestão da relação contratual entre os Clientes e a Medicare (por exemplo, para efeitos de prestação de esclarecimentos solicitados relativamente a preços, procedimentos e/ou possíveis upgrades);

Gestão e execução da prestação de Serviços e comercialização de Produtos

Gestão de faturação, cobrança e pagamentos

Gravação de chamadas para prova de transação comercial e comunicações no âmbito da relação contratual

Apoio ao Cliente

Controlo de qualidade

Fundamento de licitude

Execução do contrato e diligências pré-contratuais

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Gestão da relação com o titular dos dados

Descrição

Envio da informação solicitada relativamente aos Planos de Saúde, Produtos e Serviços; gestão dos seus pedidos de contacto para prestação de informação; e gestão da adesão aos referidos Planos;

Gestão de contactos, informações ou reclamações

Gravação de chamadas para monitorização da qualidade de serviço

Fundamento de licitude

Execução do contrato ou diligências pré-contratuais

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Gestão de processos e contencioso (incluindo recuperação de crédito)

Descrição

Gestão de processos e contencioso (incluindo o processo de recuperação de créditos)

Fundamento de licitude

Execução do contrato

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Cumprimento de obrigações legais

Descrição

Resposta e reporte a autoridades judiciárias, administração tributária, de regulação e de supervisão

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Controlo de fraude

Descrição

Identificação e deteção de situações de fraude

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais

Interesse legítimo em implementar mecanismos de combate à fraude

Finalidade

Marketing

Descrição

Envio de comunicações não solicitadas, caso tenha prestado o seu consentimento expresso e nos termos previstos no formulários de contacto/adesão preenchidos, no contexto de iniciativas de (i) Marketing Direto no contexto de campanhas, promoções e publicidade da Medicare, demais entidades do Grupo e Parceiros comerciais, designadamente através de utilização de sistemas automatizados de chamada e comunicação que não dependam da intervenção humana, (aparelhos de chamada automática), aparelhos de telecópia ou correio eletrónico, incluindo SMS (serviço de mensagens curtas), EMS (serviço de mensagens melhoradas), MMS (serviço de mensagens multimédia) e outros tipos de aplicações similares; bem como de (ii) estudos de mercado, inquéritos de avaliação e satisfação.

Poderá a qualquer momento exercer o seu direito de opt-out relativamente a estas comunicações;

Fundamento de licitude

Consentimento

Finalidade

Utilização do Canal Interno de Denúncias

Descrição

Gestão e seguimento das denúncias apresentadas no Canal Interno de Denúncias, nos termos previstos da Lei n. º 93/2021, de 20 de dezembro.

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais


5. DESTINATÁRIOS DOS DADOS PESSOAIS

Os dados pessoais recolhidos e/ou tratados pela Medicare, no âmbito das finalidades supra elencadas, podem ser disponibilizados às empresas do respetivo Grupo e empresas parceiras, nos termos indicados nos formulários de contacto/adesão preenchidos pelos Utilizadores.
A Medicare pode recorrer a entidades terceiras que têm acesso aos seus dados pessoais. Estas entidades - entidades subcontratantes - podem ter acesso a dados pessoais, seguindo, para o efeito, as instruções da Medicare, estando as mesmas sujeitas a obrigações específicas de segurança, qualidade e proteção da integridade dos dados tratados, nos termos previstos na lei. Estas entidades são essencialmente Parceiros ou Fornecedores de bens e Prestadores de Serviços, nos quais se inclui a contratação intragrupo, bem como Prestadores de Serviços Informáticos, arquivo, apoio à atividade de backoffice, contact centers e outros.
Os dados poderão ainda ser comunicados a terceiros, quando a transmissão seja efetuada no âmbito do cumprimento de uma obrigação legal, de uma deliberação de uma autoridade judicial ou administrativa competente, e/ou no contexto do exercício de direitos ou interesses em sede judicial; ou para a prossecução de finalidades expressamente previstas por lei.
A Medicare pode ainda transmitir dados pessoais a entidades terceiras, quando tais comunicações de dados sejam necessárias ou adequadas (i) à luz da lei aplicável, (ii) no cumprimento de obrigações legais/ordens judiciais, (iii) para responder a solicitações de autoridades públicas ou governamentais, ou (iv) quando nos tiver dado o seu consentimento.


6. DIREITOS DOS UTILIZADORES

Nos termos da legislação aplicável, pode exercer os seguintes direitos:

  • Direito de Acesso: obter a confirmação de quais são os seus dados pessoais que são tratados bem como obter cópia dos dados pessoais em fase de tratamento.
  • Direito de Retificação: solicitar a retificação dos seus dados pessoais que se encontrem inexatos ou solicitar que os dados pessoais incompletos sejam completados.
  • Direito ao Apagamento: obter o apagamento dos seus dados pessoais, desde que não se verifiquem fundamentos válidos para a sua conservação.
  • Direito à Limitação do Tratamento: solicitar a limitação do tratamento dos seus dados pessoais, solicitando a suspensão do tratamento ou a limitação do âmbito do tratamento a certas categorias de dados ou finalidades de tratamento.
  • Direito de Portabilidade: receber os dados que nos forneceu em formato digital de uso corrente e de leitura automática ou de solicitar a transmissão direta dos seus dados para outra entidade que passe a ser o novo responsável pelos seus dados pessoais.
  • Direito de Oposição: opor-se, a qualquer momento, a um tratamento de dados, como por exemplo no caso de tratamento de dados para fins de Marketing; à tomada de decisões com base no tratamento exclusivamente automatizado: não ficar sujeito a nenhuma decisão tomada exclusivamente com base num tratamento automatizado, incluindo a definição de perfis, que produza efeitos na sua esfera jurídica ou que o afete significativamente de forma similar.

O exercício dos seus direitos deve ser feito através do Formulário disponível aqui. Nos termos da lei, é ainda garantido ao titular dos dados o direito de, através dos referidos meios, sem quaisquer custos ou consequências, a qualquer momento, retirar o seu consentimento para o tratamento dos dados para as finalidades indicadas, sempre que o tratamento seja efetuado com base no consentimento. O exercício deste direito não invalida, no entanto, o tratamento efetuado até essa data com base no consentimento previamente dado.
Sem prejuízo de qualquer outra via de recurso administrativo ou judicial, o titular dos dados tem o direito de apresentar reclamação a uma autoridade de controlo, nomeadamente a Comissão Nacional de Proteção de Dados, em caso de incumprimento pela Medicare das obrigações que lhe são aplicáveis em matéria de privacidade.


7. DURANTE QUANTO TEMPO CONSERVAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?

Os seus dados pessoais são recolhidos e tratados no estrito cumprimento da legislação aplicável, sendo armazenados em bases de dados, próprias para o efeito e conservados durante o período de tempo necessário para assegurar a gestão adequada das obrigações, direitos e interesses associados à respetiva recolha. Nessa medida:

  • os dados pessoais tratados estritamente para efeitos de disponibilização de informações quanto a Planos Medicare serão conservados enquanto se justificar, para efeitos de confirmação da intenção de contratação (sendo eliminados antes de decorrido esse prazo, mediante pedido do titular);
  • os dados pessoais tratados no contexto da celebração e gestão de contratos entre os Clientes e a Medicare serão conservados durante a vigência da sua relação contratual com a Medicare;
  • os dados pessoais tratados, mediante consentimento, para o envio de informações comerciais e promocionais no contexto de iniciativas de Marketing direto serão conservados enquanto se mantiver o interesse do titular dos dados na receção dos mesmos, sendo eliminados em caso de exercício pelo seu titular dos direitos de opt-out, oposição, apagamento ou se retirar o consentimento.

Sem prejuízo dos prazos acima indicados, os dados pessoais tratados pela Medicare poderão ser conservados pelo período de tempo necessário para fazer face a obrigações fiscais, legais e judiciais, nos termos legalmente aplicáveis.


8. QUAIS AS MEDIDAS DE SEGURANÇA ADOTADAS?

A Medicare desenvolve os seus melhores esforços para proteger os seus dados pessoais contra acessos não autorizados, quer diretamente, quer através das entidades por si subcontratadas.
Para o efeito, a Medicare emprega sistemas de segurança, regras e outros procedimentos, de modo a garantir a proteção dos dados pessoais, bem como para prevenir o acesso não autorizado aos dados, o uso impróprio, a sua divulgação, perda ou destruição.
É, no entanto, da responsabilidade titulares dos dados, garantir e assegurar que os dispositivos e equipamentos utilizados para aceder aos websites e plataformas se encontram adequadamente protegidos contra softwares nocivos, vírus informáticos e worms.
Os links constantes do nosso website poderão conduzir a outros sites, que poderão por sua vez conter funcionalidades sujeitas à disponibilização e tratamento de dados pessoais. A Medicare não se responsabiliza, aprova ou por qualquer forma apoia ou subscreve o conteúdo desses sites, dos sites com eles ligados ou neles referidos, nem tem qualquer controlo sobre os termos de tratamento de dados levados a cabo por estas entidades.


9. Regime Geral de Proteção dos Denunciantes de Infrações

A Medicare de acordo com a Lei n.º 93/2021, de 20 de dezembro a qual estabelece o regime geral de proteção de denunciantes de infrações, transpondo a Diretiva (UE) 2019/1937 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de outubro de 2019, relativa à proteção das pessoas que denunciam violações do direito da União, disponibiliza o seu Canal Interno de Denúncias, assumindo o compromisso de indagar as providências necessárias para apurar, prevenir e punir condutas inadequadas, garantindo a não retaliação contra aqueles que denunciem, de boa-fé, irregularidades, atividades ilegais, prejudiciais e criminosas, bem como condutas inadequadas ou incumprimento das normas que violem os princípios da presente legislação vigente.
Adicionalmente, alertamos que este canal não deve ser utilizado para o envio de outro tipo de comunicações que não as que estejam dentro das categorias assinaladas pelo Decreto-Lei n.º 93/2021.


10. CONTACTE-NOS PARA QUESTÕES E SUGESTÕES

Caso tenha alguma dúvida ou questão sobre a forma como a Medicare trata os seus dados pessoais e com o exercício dos direitos que lhe são conferidos pela legislação aplicável e, em especial, referidos na presente Política, poderá contactar-nos através do Formulário disponível aqui.


NOTA: ALTERAÇÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

A Medicare reserva-se o direito de, a todo o momento, e sem aviso prévio, alterar os presentes termos de tratamento de dados pessoais. Essas alterações serão devidamente publicitadas no website e em quaisquer plataformas, em formato facilmente visível, para facilidade dos titulares dos dados.


(1) MED&CR - Sistemas de Gestão de Cartões de Saúde Unipessoal, Lda.; Callmedia - Serviços Publicitários, Lda.; e Gesticlub Unipessoal Lda.


Data de atualização: 2022-08-09