Homem preocupado com a mão na cabeça

Ansiedade: sintomas e tratamentos

7 mins. leitura

A ansiedade é uma reação normal, adaptativa e positiva, que todos sentimos ao longo da vida e que permite que nos defendamos das ameaças externas.

Assim, pode considerar-se uma emoção saudável que até pode contribuir para a maior proatividade do indivíduo. No entanto, em excesso, pode tornar-se numa patologia, como o transtorno de ansiedade generalizada, fazendo com que sintamos preocupação e medo extremos em situações simples e banais do dia a dia. Assim, a ansiedade pode tornar-se prejudicial quando o seu “alarme” não faz sentido.

Algumas pessoas sentem-se permanentemente ansiosas sem qualquer motivo. Noutras, o “alarme” lançado pela ansiedade é totalmente desproporcionado em relação à ameaça, como quando um aluno tem um ataque de pânico por ter de fazer uma ficha de avaliação.

Quando a ansiedade não tem uma razão ou uma causa externa e começa a impedir o normal funcionamento da pessoa, estamos perante uma Perturbação de Ansiedade. Há vários géneros de Perturbação da Ansiedade, sendo que qualquer um deles interfere sempre negativamente no dia a dia do doente, bem como das pessoas à sua volta.

Em função da frequência e da intensidade da sintomatologia apresentada pelo doente, a Perturbação da Ansiedade pode originar diversos transtornos, tais como:

  • Depressivo maior;
  • De personalidade;
  • De ansiedade generalizada;
  • Mentais;
  • Alimentares;
  • De pânico,
  • Obsessivo compulsivo.

O que é a ansiedade?

Podemos definir a ansiedade como a antecipação de uma ameaça. Consequentemente, ela desencadeia sintomas como preocupação, sofrimento e tensão.

Quando vamos ao médico ou a uma entrevista de emprego, é comum sentirmo-nos tensos e nervosos e termos dificuldade em dormir, comer e até em focarmo-nos nas tarefas quotidianas.

Logo, a sensação de ansiedade não é estranha à maior parte de nós, embora os sintomas de ansiedade possam variar de intensidade, duração e caraterísticas de pessoa para pessoa.

médica mostra exame ao cérebro ao paciente

Tabela: Proporção de utentes com registo de perturbações da ansiedade entre os utentes inscritos ativos em Cuidados de Saúde Primários (%), por região, de saúde (2011-2014)

2011 2012 2013 2014
Norte 3,34% 4,16% 5,08% 5,65%
Centro 4,27% 4,94% 5,79% 6,32%
Lisboa e Vale do Tejo 1,88% 2,79% 3,21% 3,81%
Alentejo 4,14% 4,97% 6,04% 6,70%
Algarve 1,44% 2,09% 2,96% 3,45%

Perturbações de Ansiedade

As perturbações de ansiedade incluem um conjunto de distúrbios que partilham algumas caraterísticas, como medo e ansiedade excessivos, e que provocam determinadas alterações do comportamento.

O medo é uma resposta emocional a uma ameaça iminente, real ou percebida como tal, enquanto a ansiedade é a antecipação de uma ameaça futura.

4 principais perturbações de ansiedade
Tipo de fobia Tipo de fobia Caraterísticas principais
Fóbica

Fobia social ou transtorno da ansiedade social, caraterizados por um extremo desconforto e pavor em situações sociais como:

  • Ambientes novos, desconhecidos e com pessoas estranhas;
  • Encontros sociais;
  • Falar em público;
  • Outras situações semelhantes.

Fobias específicas, que se caraterizam por um medo persistente e irracional de dado/dada:

  • Objeto;
  • Animal;
  • Atividade;
  • Situação não ameaçadora, mas que suscita uma sensação de ansiedade extrema no indivíduo.
Pânico Crises súbitas e injustificadas de medo intenso e incontrolável (ataque de pânico).
Ansiedade Generalizada Ansiedade, preocupação e medo constantes e prolongados no tempo de que algo de mau aconteça, sem razão aparente.
Obsessivo-Compulsiva Pensamentos não desejados (obsessões) ou ações realizadas contra a sua própria vontade (compulsões), as quais funcionam, frequentemente, como meio de aliviar o desconforto causado pelas obsessões.

intomas das perturbações de ansiedade

As perturbações de ansiedade podem manifestar-se através de vários sintomas, os quais podem ser divididos em quatro tipologias.

Principais sintomas das perturbações de ansiedade
Sintomas Caraterísticas
Humor Tensão, pânico, apreensão, depressão, irritabilidade.
Cognitivos O indivíduo está mais focado em perigos que não são reais, do que nos problemas existentes do dia a dia.
Somáticos Tensão muscular, dores de cabeça e intestinais, boca seca, suor, respiração e pulsações aceleradas, entre outros.
Motores Impaciência, inquietação, movimentos rápidos com os pés e susto exagerado perante ruídos súbitos, entre outros.

Causas e fatores de risco

As causas exatas das perturbações da ansiedade ainda não são totalmente conhecidas. Porém, é possível apontar algumas origens possíveis para este problema, assim como alguns dos seus fatores de risco.

Causas e fatores de risco
Causas Fatores de risco
Fatores genéticos Alteração biológica cerebral e cromossómicas;
Resposta ao stress aprendida (modelo comportamental) Situação atual de vida (excesso de trabalho, desemprego, divórcio,...);
Pensamentos inadequados e imprecisos (modelo cognitivo)
Problemas de saúde física ou mental;
Uso de drogas ou de certos medicamentos.

Tratamento das perturbações de ansiedade

O tratamento de uma perturbação de ansiedade deve ser orientado por um psicólogo e/ou por um médico psiquiatra e, geralmente, varia em função da sua causa.

A psicoterapia é considerada, entre as várias técnicas existentes, a mais eficaz no tratamento da perturbação da ansiedade.

Em alguns casos, pode ser necessária medicação, e que deve ser sempre prescrita por um médico. Entre os tipos de medicamentos mais utilizados neste âmbito estão, por exemplo, as benzodiazepinas, os antidepressivos e os betabloqueadores. A escolha do fármaco mais indicado é feita mediante cada caso e em simultâneo com a psicoterapia.

Como controlar a ansiedade?

Quando não se revela patológica, devemos aprender a usar a ansiedade a nosso favor e combater os sentimentos negativos e desconfortáveis que ela possa provocar.

Para isso, deve lembrar-se que a ansiedade também é boa e útil e não é um sinal de fraqueza ou de inferioridade em relação aos outros, pelo que não há motivo para sentir vergonha ou culpa por ser ansioso.

Aprenda a caraterizar a sua ansiedade

Neste sentido, pode ser importante saber caraterizar a sua ansiedade, respondendo a questões como:

  • O que sente quando está ansioso?
  • Quais os pensamentos que o deixam mais ansioso?
  • Quando está ansioso, como é que é a sua relação com as outras pessoas?
  • O que é que lhe provoca mais ansiedade e com que intensidade a vivencia?

Aprenda a lidar com a sua ansiedade

Há alguns comportamentos que pode adotar, para gerir melhor este problema. Tome nota de algumas sugestões:

  • Concentre-se no presente e no que está a fazer no momento;
  • Perceba o que o está a perturbar e reflita se, de facto, esses problemas são mesmo reais;
  • Foque-se, apenas, naquilo que consegue controlar;
  • Conviva com amigos e familiares;
  • Confie nas suas capacidades;
  • Registe, diariamente, as coisas positivas que lhe aconteceram;
  • Afaste os pensamentos negativos
  • Aprenda técnicas de relaxamento.
médica mostra exame ao cérebro ao paciente

Técnicas de relaxamento

Existem exercícios de relaxamento que ajudam a combater a ansiedade e os sintomas que lhe estão associados. Uma dessas técnicas é a respiração diafragmática.

Experimente, seguindo o passo a passo:

  1. Deite-se ou sente-se confortavelmente.
  2. Feche os olhos.
  3. Respire pelo nariz.
  4. Deixe que a sua respiração fique mais lenta.
  5. Coloque uma mão no abdómen e a outra no peito, à medida que respira, só a mão que está no abdómen deve mover-se.
  6. Inspire, contando até quatro, faça uma breve pausa e, depois, expire contando novamente até quatro.
  7. Repita estes movimentos de forma suave, firme e contínua diariamente, durante 5 a 10 minutos.

Como saber se a ansiedade é normal ou patológica?

Como já dissemos, todos sentimos ansiedade em algum momento. Por isso, há que distinguir essa ansiedade normal e separar daquela que pode ter um caráter patológico.

Esteja atento aos sinais e cuide da sua saúde!

Ansiedade normal ou patológica: fatores a ter em conta
Fator Normal Patológica
Nível de ansiedade Ficar um pouco ansioso antes de viajar de avião. Sentir uma ansiedade tão intensa que leva o indivíduo a entrar em pânico ou a recusar-se a embarcar no avião.
Justificação para a ansiedade O indivíduo consegue explicar por que está ou fica ansioso. O indivíduo não consegue explicar porque é que fica ansioso com dada situação que considera ameaçadora, como ver uma aranha, por exemplo.
Consequências da ansiedade A ansiedade não tem impacto no quotidiano do indivíduo, nem condiciona o seu dia a dia. A ansiedade prejudica o dia a dia do indivíduo, condicionando as suas ações e opções de vida, podendo até achar que vai morrer ou enlouquecer.

Aviso: O Blog Mais Saúde é um espaço meramente informativo. A Medicare recomenda sempre a consulta de um profissional de saúde para diagnóstico ou tratamento, não devendo nunca este Blog ser considerado substituto de diagnóstico médico.

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NOME DO PRODUTO RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO
Plano de Saúde
Platinium
MED&CR - SERVIÇOS DE GESTÃO DE CARTÕES DE SAÚDE, UNIPESSOAL, LDA.
NIF 513 361 715
Plano de Saúde
Platinium Mais
Plano de Saúde
Platinium Mais Vida
Plano de Saúde
Sénior
Plano de Saúde Animal
Vetecare Platinium
GESTICLUB, UNIPESSOAL LDA.
NIF 514 364 190
Plano Automóvel
Medicare Auto
Plano Alimentar
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  • solicite a oferta de 6 mensalidades de um Plano de Saúde Medicare através do registo no website de um dos nossos Parceiros.

No âmbito da atividade da Medicare, os nossos Parceiros poderão disponibilizar-nos os seus dados pessoais após a obtenção de consentimento válido para efeito. A informação sobre a origem dos dados (entidade que procedeu à recolha dos seus dados) é lhe prestada no primeiro contacto que mantiver com a Medicare.


4. FINALIDADES DO TRATAMENTO E FUNDAMENTO DE LICITUDE

Os seus dados pessoais serão tratados pela Medicare para as seguintes finalidades e com os seguintes fundamentos:

Finalidade

Comercialização de produtos

Descrição

Gestão da relação contratual entre os Clientes e a Medicare (por exemplo, para efeitos de prestação de esclarecimentos solicitados relativamente a preços, procedimentos e/ou possíveis upgrades);

Gestão e execução da prestação de Serviços e comercialização de Produtos

Gestão de faturação, cobrança e pagamentos

Gravação de chamadas para prova de transação comercial e comunicações no âmbito da relação contratual

Apoio ao Cliente

Controlo de qualidade

Fundamento de licitude

Execução do contrato e diligências pré-contratuais

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Gestão da relação com o titular dos dados

Descrição

Envio da informação solicitada relativamente aos Planos de Saúde, Produtos e Serviços; gestão dos seus pedidos de contacto para prestação de informação; e gestão da adesão aos referidos Planos;

Gestão de contactos, informações ou reclamações

Gravação de chamadas para monitorização da qualidade de serviço

Fundamento de licitude

Execução do contrato ou diligências pré-contratuais

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Gestão de processos e contencioso (incluindo recuperação de crédito)

Descrição

Gestão de processos e contencioso (incluindo o processo de recuperação de créditos)

Fundamento de licitude

Execução do contrato

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Cumprimento de obrigações legais

Descrição

Resposta e reporte a autoridades judiciárias, administração tributária, de regulação e de supervisão

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Controlo de fraude

Descrição

Identificação e deteção de situações de fraude

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais

Interesse legítimo em implementar mecanismos de combate à fraude

Finalidade

Marketing

Descrição

Envio de comunicações não solicitadas, caso tenha prestado o seu consentimento expresso e nos termos previstos no formulários de contacto/adesão preenchidos, no contexto de iniciativas de (i) Marketing Direto no contexto de campanhas, promoções e publicidade da Medicare, demais entidades do Grupo e Parceiros comerciais, designadamente através de utilização de sistemas automatizados de chamada e comunicação que não dependam da intervenção humana, (aparelhos de chamada automática), aparelhos de telecópia ou correio eletrónico, incluindo SMS (serviço de mensagens curtas), EMS (serviço de mensagens melhoradas), MMS (serviço de mensagens multimédia) e outros tipos de aplicações similares; bem como de (ii) estudos de mercado, inquéritos de avaliação e satisfação.

Poderá a qualquer momento exercer o seu direito de opt-out relativamente a estas comunicações;

Fundamento de licitude

Consentimento

Finalidade

Utilização do Canal Interno de Denúncias

Descrição

Gestão e seguimento das denúncias apresentadas no Canal Interno de Denúncias, nos termos previstos da Lei n. º 93/2021, de 20 de dezembro.

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais


5. DESTINATÁRIOS DOS DADOS PESSOAIS

Os dados pessoais recolhidos e/ou tratados pela Medicare, no âmbito das finalidades supra elencadas, podem ser disponibilizados às empresas do respetivo Grupo e empresas parceiras, nos termos indicados nos formulários de contacto/adesão preenchidos pelos Utilizadores.
A Medicare pode recorrer a entidades terceiras que têm acesso aos seus dados pessoais. Estas entidades - entidades subcontratantes - podem ter acesso a dados pessoais, seguindo, para o efeito, as instruções da Medicare, estando as mesmas sujeitas a obrigações específicas de segurança, qualidade e proteção da integridade dos dados tratados, nos termos previstos na lei. Estas entidades são essencialmente Parceiros ou Fornecedores de bens e Prestadores de Serviços, nos quais se inclui a contratação intragrupo, bem como Prestadores de Serviços Informáticos, arquivo, apoio à atividade de backoffice, contact centers e outros.
Os dados poderão ainda ser comunicados a terceiros, quando a transmissão seja efetuada no âmbito do cumprimento de uma obrigação legal, de uma deliberação de uma autoridade judicial ou administrativa competente, e/ou no contexto do exercício de direitos ou interesses em sede judicial; ou para a prossecução de finalidades expressamente previstas por lei.
A Medicare pode ainda transmitir dados pessoais a entidades terceiras, quando tais comunicações de dados sejam necessárias ou adequadas (i) à luz da lei aplicável, (ii) no cumprimento de obrigações legais/ordens judiciais, (iii) para responder a solicitações de autoridades públicas ou governamentais, ou (iv) quando nos tiver dado o seu consentimento.


6. DIREITOS DOS UTILIZADORES

Nos termos da legislação aplicável, pode exercer os seguintes direitos:

  • Direito de Acesso: obter a confirmação de quais são os seus dados pessoais que são tratados bem como obter cópia dos dados pessoais em fase de tratamento.
  • Direito de Retificação: solicitar a retificação dos seus dados pessoais que se encontrem inexatos ou solicitar que os dados pessoais incompletos sejam completados.
  • Direito ao Apagamento: obter o apagamento dos seus dados pessoais, desde que não se verifiquem fundamentos válidos para a sua conservação.
  • Direito à Limitação do Tratamento: solicitar a limitação do tratamento dos seus dados pessoais, solicitando a suspensão do tratamento ou a limitação do âmbito do tratamento a certas categorias de dados ou finalidades de tratamento.
  • Direito de Portabilidade: receber os dados que nos forneceu em formato digital de uso corrente e de leitura automática ou de solicitar a transmissão direta dos seus dados para outra entidade que passe a ser o novo responsável pelos seus dados pessoais.
  • Direito de Oposição: opor-se, a qualquer momento, a um tratamento de dados, como por exemplo no caso de tratamento de dados para fins de Marketing; à tomada de decisões com base no tratamento exclusivamente automatizado: não ficar sujeito a nenhuma decisão tomada exclusivamente com base num tratamento automatizado, incluindo a definição de perfis, que produza efeitos na sua esfera jurídica ou que o afete significativamente de forma similar.

O exercício dos seus direitos deve ser feito através do Formulário disponível aqui. Nos termos da lei, é ainda garantido ao titular dos dados o direito de, através dos referidos meios, sem quaisquer custos ou consequências, a qualquer momento, retirar o seu consentimento para o tratamento dos dados para as finalidades indicadas, sempre que o tratamento seja efetuado com base no consentimento. O exercício deste direito não invalida, no entanto, o tratamento efetuado até essa data com base no consentimento previamente dado.
Sem prejuízo de qualquer outra via de recurso administrativo ou judicial, o titular dos dados tem o direito de apresentar reclamação a uma autoridade de controlo, nomeadamente a Comissão Nacional de Proteção de Dados, em caso de incumprimento pela Medicare das obrigações que lhe são aplicáveis em matéria de privacidade.


7. DURANTE QUANTO TEMPO CONSERVAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?

Os seus dados pessoais são recolhidos e tratados no estrito cumprimento da legislação aplicável, sendo armazenados em bases de dados, próprias para o efeito e conservados durante o período de tempo necessário para assegurar a gestão adequada das obrigações, direitos e interesses associados à respetiva recolha. Nessa medida:

  • os dados pessoais tratados estritamente para efeitos de disponibilização de informações quanto a Planos Medicare serão conservados enquanto se justificar, para efeitos de confirmação da intenção de contratação (sendo eliminados antes de decorrido esse prazo, mediante pedido do titular);
  • os dados pessoais tratados no contexto da celebração e gestão de contratos entre os Clientes e a Medicare serão conservados durante a vigência da sua relação contratual com a Medicare;
  • os dados pessoais tratados, mediante consentimento, para o envio de informações comerciais e promocionais no contexto de iniciativas de Marketing direto serão conservados enquanto se mantiver o interesse do titular dos dados na receção dos mesmos, sendo eliminados em caso de exercício pelo seu titular dos direitos de opt-out, oposição, apagamento ou se retirar o consentimento.

Sem prejuízo dos prazos acima indicados, os dados pessoais tratados pela Medicare poderão ser conservados pelo período de tempo necessário para fazer face a obrigações fiscais, legais e judiciais, nos termos legalmente aplicáveis.


8. QUAIS AS MEDIDAS DE SEGURANÇA ADOTADAS?

A Medicare desenvolve os seus melhores esforços para proteger os seus dados pessoais contra acessos não autorizados, quer diretamente, quer através das entidades por si subcontratadas.
Para o efeito, a Medicare emprega sistemas de segurança, regras e outros procedimentos, de modo a garantir a proteção dos dados pessoais, bem como para prevenir o acesso não autorizado aos dados, o uso impróprio, a sua divulgação, perda ou destruição.
É, no entanto, da responsabilidade titulares dos dados, garantir e assegurar que os dispositivos e equipamentos utilizados para aceder aos websites e plataformas se encontram adequadamente protegidos contra softwares nocivos, vírus informáticos e worms.
Os links constantes do nosso website poderão conduzir a outros sites, que poderão por sua vez conter funcionalidades sujeitas à disponibilização e tratamento de dados pessoais. A Medicare não se responsabiliza, aprova ou por qualquer forma apoia ou subscreve o conteúdo desses sites, dos sites com eles ligados ou neles referidos, nem tem qualquer controlo sobre os termos de tratamento de dados levados a cabo por estas entidades.


9. Regime Geral de Proteção dos Denunciantes de Infrações

A Medicare de acordo com a Lei n.º 93/2021, de 20 de dezembro a qual estabelece o regime geral de proteção de denunciantes de infrações, transpondo a Diretiva (UE) 2019/1937 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de outubro de 2019, relativa à proteção das pessoas que denunciam violações do direito da União, disponibiliza o seu Canal Interno de Denúncias, assumindo o compromisso de indagar as providências necessárias para apurar, prevenir e punir condutas inadequadas, garantindo a não retaliação contra aqueles que denunciem, de boa-fé, irregularidades, atividades ilegais, prejudiciais e criminosas, bem como condutas inadequadas ou incumprimento das normas que violem os princípios da presente legislação vigente.
Adicionalmente, alertamos que este canal não deve ser utilizado para o envio de outro tipo de comunicações que não as que estejam dentro das categorias assinaladas pelo Decreto-Lei n.º 93/2021.


10. CONTACTE-NOS PARA QUESTÕES E SUGESTÕES

Caso tenha alguma dúvida ou questão sobre a forma como a Medicare trata os seus dados pessoais e com o exercício dos direitos que lhe são conferidos pela legislação aplicável e, em especial, referidos na presente Política, poderá contactar-nos através do Formulário disponível aqui.


NOTA: ALTERAÇÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

A Medicare reserva-se o direito de, a todo o momento, e sem aviso prévio, alterar os presentes termos de tratamento de dados pessoais. Essas alterações serão devidamente publicitadas no website e em quaisquer plataformas, em formato facilmente visível, para facilidade dos titulares dos dados.


(1) MED&CR - Sistemas de Gestão de Cartões de Saúde Unipessoal, Lda.; Callmedia - Serviços Publicitários, Lda.; e Gesticlub Unipessoal Lda.


Data de atualização: 2022-08-09