quatro fatias de melão

Beber água depois de comer melão faz mal?

2 mins. leitura

Indíce
  1. 1. Porque se diz
  2. 2. Não faz mal

"Beber água depois de comer melão faz mal". Este será, provavelmente, um dos mitos alimentares mais enraizados e que continua a assustar muitos no que às interações entre alimentos e saúde diz respeito. Mas fará sentido ter este receio?

Consumido essencialmente no verão, o melão é constituído principalmente por água. O sabor e cor da sua polpa, bem como a textura e a cor da casca, estão relacionados com a forma de cultivo e a variedade do melão.

É um alimento com baixo valor calórico e rico em fibras, o que ajuda à saciedade e a regular o apetite. Tem também um alto teor de potássio, que contribui para a saúde cardiovascular e vitamina C, conhecida pelas propriedades antioxidantes e ação benéfica para o sistema imunitário. Além disso, é rico em carotenos (sobretudo os de polpa, cor de laranja ou amarela), importantes para a visão e para a pele.


pai e filho na cozinha a beber água

Com tantos benefícios, por que se diz que beber água depois de comer melão faz mal?

Esta crença pode estar relacionada com o facto de este alimento ser rico em água e, ao ingeri-lo com mais água poder causar alterações ao pH do estômago, diluindo a acidez gástrica.

Desta forma, algumas enzimas não seriam ser ativadas no estômago, dificultando a digestão e potenciando a sensação de enfartamento e desconforto gástrico.

No entanto, para se atingir uma alteração tão acentuada no pH do estômago, seria necessária a ingestão de água e melão em quantidades muito consideráveis.


copo de água pousado numa mesa

Não faz mal beber água depois de comer melão

Não há nenhuma evidência científica que comprove que estes alimentos ingeridos em conjunto sejam prejudiciais à saúde. Poderá, no entanto, haver uma sensação de enfartamento, se se beber bastantes líquidos depois de comer umas fatias de melão.

Ainda assim, como cada pessoa é diferente, esta situação deve ser avaliada caso a caso e não generalizada.

Se tiver dúvidas ou necessitar de ajuda para adotar hábitos alimentares saudáveis e que se adaptem ao seu organismo e estilo de vida, procure acompanhamento especializado.

Aviso: O Blog Mais Saúde é um espaço meramente informativo. A Medicare recomenda sempre a consulta de um profissional de saúde para diagnóstico ou tratamento, não devendo nunca este Blog ser considerado substituto de diagnóstico médico.

Encontre aqui profissionais de saúde perto de si.

Contribua com sugestões de melhoria através do nosso formulário online.

Este artigo foi útil?

Obrigado pelo seu feedback.

Partilhe este artigo:

Obrigado pela sua preferência.

Irá receber no seu email as melhores dicas de Saúde e Bem-estar.
Pode em qualquer momento alterar ou retirar o(s) consentimento(s) prestado(s).

Receba as melhores dicas
de Saúde e Bem-estar

Precisamos do seu consentimento para envio de mais informação.

Encontre o melhor
Prestador Medicare perto de si

Código Postal inválido

Pesquise entre os mais de 17 500 Prestadores
da Rede de Saúde Medicare.

Política de Privacidade