Mito ou verdade: beber água à refeição engorda?
• 2 mins. leitura
O hábito de beber durante as refeições é comum a muitas pessoas e há quem acredite que esse gesto pode contribuir para o ganho de peso. Mas, ao contrário de outras bebidas, a água não tem calorias. Assim sendo, de onde vem a crença de que beber água à refeição engorda?
A água é um nutriente essencial para o nosso organismo, pois representa cerca de 60% do nosso peso corporal, sendo um componente essencial das células do corpo, sangue e linfa.
É a fonte principal de hidratação do nosso corpo e, por isso, deve beber-se em média entre um a dois litros de água diariamente para repor a perda através do suor, urina, fezes, respiração e digestão, por exemplo.
No entanto, as necessidades hídricas variam de acordo com o sexo, idade, peso, condições climatéricas, atividade física e estado de saúde.
Beber água ajuda a regular a temperatura do corpo, a eliminar toxinas e, entre outros benefícios, ajuda a melhorar o trânsito intestinal e a digestão. No entanto, apesar da sua importância, porque há tanta gente a acreditar que beber água à refeição engorda?
Beber água à refeição engorda: facto ou mito?
Mito. Beber água à refeição ou fora dela não engorda, uma vez que é isenta de calorias. Beber água em quantidade moderada às refeições tem até alguns benefícios:
- amolece o bolo alimentar, regulando a acidez do estômago;
- ajuda a comer mais devagar, à medida que é feita uma pausa para beber água.
Contudo, pode existir a sensação de ganho de peso porque, ao beber água durante as refeições, pode dar-se um aumento do volume abdominal. O que não significa que engordou, trata-se apenas de uma dilatação do estômago que voltará ao normal após a digestão.
No entanto, devido à normal dilatação do estômago, quem sofre de refluxo gastroesofágico não deve beber água à refeição porque esta situação aumenta a pressão do estômago, ocorrendo o refluxo.
Por isso, o melhor mesmo, no caso de sofrer deste refluxo, é beber água entre as refeições. Para os restantes, a água pode ser bebida quando quiser e sempre que tiver sede ou sentir necessidade.