Cuidados acne

Acne: como ultrapassar e ter uma pele saudável

4 mins. leitura

A acne é uma doença da pele muito comum, devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos.

Ela ocorre em ambos os sexos, sobretudo durante a adolescência, mas pode surgir em qualquer idade, manifestando-se também em bebés e adultos. Na idade adulta, é mais frequente nas mulheres.

Além do incómodo provocado pelas lesões na pele, a acne compromete a aparência e isso pode ter efeitos psicológicos e um impacto social significativo.

Quando os danos psicológicos se prolongam no tempo, a situação pode mesmo tornar-se grave, levando à diminuição da autoestima e da autoconfiança.

Uma situação que, em muitos casos, conduz ao isolamento social e mesmo à depressão. No caso dos adolescentes, está, inclusive, descrita uma elevada prevalência de ideação suicida.

Por esse motivo, a acne não deve ser desvalorizada e é recomendável a adesão ao tratamento o mais precocemente possível. Não só para preservar a saúde da pele e a saúde psicológica, mas também para prevenir cicatrizes difíceis de corrigir no futuro.


Causas e tratamento da acne

O que é?

A acne surge quando os folículos pilosos (os poros na pele onde crescem os pelos) são obstruídos por óleo e células mortas da pele. Isto acontece devido à interação de quatro fatores:

  • Produção sebácea em excesso (o chamado “óleo da pele”)
  • Estreitamento e obstrução do folículo polisebáceo
  • Colonização dos folículos por microrganismos (bactérias)
  • Libertação de múltiplos mediadores inflamatórios

As hormonas sexuais que começam a ser produzidas na puberdade, são as principais responsáveis pelas alterações das caraterísticas da pele, assim como pelo surgimento da acne.

As lesões aparecem com mais frequência no rosto, mas também podem ocorrer nas costas, ombros e peito.

Essas hormonas, chamados andrógenos e estrógenos, são produzidos tanto pelos ovários (mulher) e testículos (homem) quanto pelas glândulas suprarrenais (duas pequenas glândulas situadas sobre os rins) em ambos os sexos.

Mas a acne pode também surgir como consequência de:

  • Alterações hormonais durante a gravidez ou ciclo menstrual
  • Cosméticos, produtos de beleza, loções e roupas que não deixam a pele “respirar” devidamente
  • Humidade elevada e transpiração

A existência de casos de acne em familiares diretos é, também, considerado um fator de risco para o desenvolvimento da doença. Sobretudo no caso da acne severa.

Está, igualmente, demonstrado que períodos de maior stress contribuem para o agravamento da acne.

Dependendo da lesão, a doença pode ser classificada em quatro tipos:

  • Acne não inflamatória: pontos negros ou brancos (comedões)
  • Acne ligeira: borbulhas inflamadas (pápulas)
  • Acne moderada: borbulhas inflamadas com pus (pústulas)
  • Acne severa: nódulos e quistos

Tratamento

Longe vai o tempo em que a acne era encarada como algo “próprio da idade”, que passava e, por isso, não era preciso tratar. Como já vimos atrás, as suas consequências, nomeadamente a nível psicológico, são importantes e a intervenção adequada logo no início da doença é fundamental.

A escolha do tratamento da acne depende de vários fatores: sexo, idade, localização e, sobretudo, o tipo de lesão que está em causa. Essa avaliação deve ser feita por um médico dermatologista.

O tratamento envolve a utilização de medicação de uso local (cremes, pomadas e loções) para desobstruir os folículos e controlar a proliferação de bactérias e a oleosidade.

Podem também ser utilizados medicamentos de via oral (comprimidos), geralmente antibióticos para controlar a infeção ou, nas mulheres, terapia hormonal com medicação anti-androgénica.

Contudo, o tratamento da acne moderada a grave, muitas vezes, requer o uso do comprimido Isotretinoína, sendo de extrema importância o acompanhamento médico durante seu uso.

Mulheres em idade fértil precisam ter cuidados redobrados, pois trata-se de um medicamento teratogénico. Alguns efeitos colaterais incluem o ressecamento de pele e mucosas. Mesmo com todas essas questões, a Isotretinoína, quando bem indicada, traz resultados eficazes e duradouros, melhorando a qualidade de vida dos pacientes com acne resistente e desfigurante.

O tratamento médico deve ser sempre acompanhado de cuidados de manutenção e higiene da pele para evitar novos agravamentos. Nos casos em que haja essa tendência, deve também ser feita uma adequada gestão do stress.


Tratar as cicatrizes

As cicatrizes da acne podem ser tratadas, dependendo da sua forma, profundidade e localização.

Existem várias opções, devendo sempre ser consultado um dermatologista. Estes são alguns dos tratamentos exemplificativos:

  • Descamação química
  • Tratamentos a laser
  • Dermoabrasão (remoção da camada superior da pele)
  • Microneedling (terapia de indução de colágeno)

Prevenção

A higiene adequada da pele é o primeiro passo para a prevenção da acne. Mas há outros hábitos que podem ajudar. Eis alguns conselhos:

  • Lavar a pele com um sabonete ou produto de limpeza indicado para pele acneica ou oleosa;
  • Lavar a pele após transpirar, sobretudo depois de usar boné ou capacete;
  • Evitar usar água quente (prefira água temperada), pois aumenta a produção de sebo em peles oleosas;
  • Usar uma loção adstringente, sem álcool, para manter a pele mais limpa, menos oleosa e com poros menos dilatados;
  • Usar máscaras como a argila branca, uma vez por semana, para controlar a oleosidade e diminuir o aparecimento de espinhas;
  • Beber bastante água;
  • Não levar as mãos à cara;
  • Evitar o uso de cosméticos com óleo;
  • Optar por cremes para peles com acne;
  • Nunca espremer as “borbulhas”, pois isso pode agravar a situação e provocar a formação de cicatrizes;
  • Evitar a exposição solar prolongada.
  • Evitar consumo de leite. Pesquisas indicam que tanto a proteína do leite, quanto hormonas presentes na bebida podem estimular a inflamação envolvida na acne.
  • Evitar fumar.

Independentemente da gravidade da situação, é importante a consulta de um dermatologista sempre que:

  • A sua acne cause embaraço
  • Os produtos utilizados não resultaram
  • A acne está a deixar cicatrizes ou a escurecer a pele

Cuide da sua pele!

Aviso: O Blog Mais Saúde é um espaço meramente informativo. A Medicare recomenda sempre a consulta de um profissional de saúde para diagnóstico ou tratamento, não devendo nunca este Blog ser considerado substituto de diagnóstico médico.

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NOME DO PRODUTO RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO
Plano de Saúde
Platinium
MED&CR - SERVIÇOS DE GESTÃO DE CARTÕES DE SAÚDE, UNIPESSOAL, LDA.
NIF 513 361 715
Plano de Saúde
Platinium Mais
Plano de Saúde
Platinium Mais Vida
Plano de Saúde
Sénior
Plano de Saúde Animal
Vetecare Platinium
GESTICLUB, UNIPESSOAL LDA.
NIF 514 364 190
Plano Automóvel
Medicare Auto
Plano Alimentar
Mais Sabor Plus
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  • aceda e utilize os nossos websites, páginas online de entrada no website (landing pages) ou outros Produtos e Serviços Digitais;
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  • solicite a oferta de 6 mensalidades de um Plano de Saúde Medicare através do registo no website de um dos nossos Parceiros.

No âmbito da atividade da Medicare, os nossos Parceiros poderão disponibilizar-nos os seus dados pessoais após a obtenção de consentimento válido para efeito. A informação sobre a origem dos dados (entidade que procedeu à recolha dos seus dados) é lhe prestada no primeiro contacto que mantiver com a Medicare.


4. FINALIDADES DO TRATAMENTO E FUNDAMENTO DE LICITUDE

Os seus dados pessoais serão tratados pela Medicare para as seguintes finalidades e com os seguintes fundamentos:

Finalidade

Comercialização de produtos

Descrição

Gestão da relação contratual entre os Clientes e a Medicare (por exemplo, para efeitos de prestação de esclarecimentos solicitados relativamente a preços, procedimentos e/ou possíveis upgrades);

Gestão e execução da prestação de Serviços e comercialização de Produtos

Gestão de faturação, cobrança e pagamentos

Gravação de chamadas para prova de transação comercial e comunicações no âmbito da relação contratual

Apoio ao Cliente

Controlo de qualidade

Fundamento de licitude

Execução do contrato e diligências pré-contratuais

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Gestão da relação com o titular dos dados

Descrição

Envio da informação solicitada relativamente aos Planos de Saúde, Produtos e Serviços; gestão dos seus pedidos de contacto para prestação de informação; e gestão da adesão aos referidos Planos;

Gestão de contactos, informações ou reclamações

Gravação de chamadas para monitorização da qualidade de serviço

Fundamento de licitude

Execução do contrato ou diligências pré-contratuais

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Gestão de processos e contencioso (incluindo recuperação de crédito)

Descrição

Gestão de processos e contencioso (incluindo o processo de recuperação de créditos)

Fundamento de licitude

Execução do contrato

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Cumprimento de obrigações legais

Descrição

Resposta e reporte a autoridades judiciárias, administração tributária, de regulação e de supervisão

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Controlo de fraude

Descrição

Identificação e deteção de situações de fraude

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais

Interesse legítimo em implementar mecanismos de combate à fraude

Finalidade

Marketing

Descrição

Envio de comunicações não solicitadas, caso tenha prestado o seu consentimento expresso e nos termos previstos no formulários de contacto/adesão preenchidos, no contexto de iniciativas de (i) Marketing Direto no contexto de campanhas, promoções e publicidade da Medicare, demais entidades do Grupo e Parceiros comerciais, designadamente através de utilização de sistemas automatizados de chamada e comunicação que não dependam da intervenção humana, (aparelhos de chamada automática), aparelhos de telecópia ou correio eletrónico, incluindo SMS (serviço de mensagens curtas), EMS (serviço de mensagens melhoradas), MMS (serviço de mensagens multimédia) e outros tipos de aplicações similares; bem como de (ii) estudos de mercado, inquéritos de avaliação e satisfação.

Poderá a qualquer momento exercer o seu direito de opt-out relativamente a estas comunicações;

Fundamento de licitude

Consentimento

Finalidade

Utilização do Canal Interno de Denúncias

Descrição

Gestão e seguimento das denúncias apresentadas no Canal Interno de Denúncias, nos termos previstos da Lei n. º 93/2021, de 20 de dezembro.

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais


5. DESTINATÁRIOS DOS DADOS PESSOAIS

Os dados pessoais recolhidos e/ou tratados pela Medicare, no âmbito das finalidades supra elencadas, podem ser disponibilizados às empresas do respetivo Grupo e empresas parceiras, nos termos indicados nos formulários de contacto/adesão preenchidos pelos Utilizadores.
A Medicare pode recorrer a entidades terceiras que têm acesso aos seus dados pessoais. Estas entidades - entidades subcontratantes - podem ter acesso a dados pessoais, seguindo, para o efeito, as instruções da Medicare, estando as mesmas sujeitas a obrigações específicas de segurança, qualidade e proteção da integridade dos dados tratados, nos termos previstos na lei. Estas entidades são essencialmente Parceiros ou Fornecedores de bens e Prestadores de Serviços, nos quais se inclui a contratação intragrupo, bem como Prestadores de Serviços Informáticos, arquivo, apoio à atividade de backoffice, contact centers e outros.
Os dados poderão ainda ser comunicados a terceiros, quando a transmissão seja efetuada no âmbito do cumprimento de uma obrigação legal, de uma deliberação de uma autoridade judicial ou administrativa competente, e/ou no contexto do exercício de direitos ou interesses em sede judicial; ou para a prossecução de finalidades expressamente previstas por lei.
A Medicare pode ainda transmitir dados pessoais a entidades terceiras, quando tais comunicações de dados sejam necessárias ou adequadas (i) à luz da lei aplicável, (ii) no cumprimento de obrigações legais/ordens judiciais, (iii) para responder a solicitações de autoridades públicas ou governamentais, ou (iv) quando nos tiver dado o seu consentimento.


6. DIREITOS DOS UTILIZADORES

Nos termos da legislação aplicável, pode exercer os seguintes direitos:

  • Direito de Acesso: obter a confirmação de quais são os seus dados pessoais que são tratados bem como obter cópia dos dados pessoais em fase de tratamento.
  • Direito de Retificação: solicitar a retificação dos seus dados pessoais que se encontrem inexatos ou solicitar que os dados pessoais incompletos sejam completados.
  • Direito ao Apagamento: obter o apagamento dos seus dados pessoais, desde que não se verifiquem fundamentos válidos para a sua conservação.
  • Direito à Limitação do Tratamento: solicitar a limitação do tratamento dos seus dados pessoais, solicitando a suspensão do tratamento ou a limitação do âmbito do tratamento a certas categorias de dados ou finalidades de tratamento.
  • Direito de Portabilidade: receber os dados que nos forneceu em formato digital de uso corrente e de leitura automática ou de solicitar a transmissão direta dos seus dados para outra entidade que passe a ser o novo responsável pelos seus dados pessoais.
  • Direito de Oposição: opor-se, a qualquer momento, a um tratamento de dados, como por exemplo no caso de tratamento de dados para fins de Marketing; à tomada de decisões com base no tratamento exclusivamente automatizado: não ficar sujeito a nenhuma decisão tomada exclusivamente com base num tratamento automatizado, incluindo a definição de perfis, que produza efeitos na sua esfera jurídica ou que o afete significativamente de forma similar.

O exercício dos seus direitos deve ser feito através do Formulário disponível aqui. Nos termos da lei, é ainda garantido ao titular dos dados o direito de, através dos referidos meios, sem quaisquer custos ou consequências, a qualquer momento, retirar o seu consentimento para o tratamento dos dados para as finalidades indicadas, sempre que o tratamento seja efetuado com base no consentimento. O exercício deste direito não invalida, no entanto, o tratamento efetuado até essa data com base no consentimento previamente dado.
Sem prejuízo de qualquer outra via de recurso administrativo ou judicial, o titular dos dados tem o direito de apresentar reclamação a uma autoridade de controlo, nomeadamente a Comissão Nacional de Proteção de Dados, em caso de incumprimento pela Medicare das obrigações que lhe são aplicáveis em matéria de privacidade.


7. DURANTE QUANTO TEMPO CONSERVAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?

Os seus dados pessoais são recolhidos e tratados no estrito cumprimento da legislação aplicável, sendo armazenados em bases de dados, próprias para o efeito e conservados durante o período de tempo necessário para assegurar a gestão adequada das obrigações, direitos e interesses associados à respetiva recolha. Nessa medida:

  • os dados pessoais tratados estritamente para efeitos de disponibilização de informações quanto a Planos Medicare serão conservados enquanto se justificar, para efeitos de confirmação da intenção de contratação (sendo eliminados antes de decorrido esse prazo, mediante pedido do titular);
  • os dados pessoais tratados no contexto da celebração e gestão de contratos entre os Clientes e a Medicare serão conservados durante a vigência da sua relação contratual com a Medicare;
  • os dados pessoais tratados, mediante consentimento, para o envio de informações comerciais e promocionais no contexto de iniciativas de Marketing direto serão conservados enquanto se mantiver o interesse do titular dos dados na receção dos mesmos, sendo eliminados em caso de exercício pelo seu titular dos direitos de opt-out, oposição, apagamento ou se retirar o consentimento.

Sem prejuízo dos prazos acima indicados, os dados pessoais tratados pela Medicare poderão ser conservados pelo período de tempo necessário para fazer face a obrigações fiscais, legais e judiciais, nos termos legalmente aplicáveis.


8. QUAIS AS MEDIDAS DE SEGURANÇA ADOTADAS?

A Medicare desenvolve os seus melhores esforços para proteger os seus dados pessoais contra acessos não autorizados, quer diretamente, quer através das entidades por si subcontratadas.
Para o efeito, a Medicare emprega sistemas de segurança, regras e outros procedimentos, de modo a garantir a proteção dos dados pessoais, bem como para prevenir o acesso não autorizado aos dados, o uso impróprio, a sua divulgação, perda ou destruição.
É, no entanto, da responsabilidade titulares dos dados, garantir e assegurar que os dispositivos e equipamentos utilizados para aceder aos websites e plataformas se encontram adequadamente protegidos contra softwares nocivos, vírus informáticos e worms.
Os links constantes do nosso website poderão conduzir a outros sites, que poderão por sua vez conter funcionalidades sujeitas à disponibilização e tratamento de dados pessoais. A Medicare não se responsabiliza, aprova ou por qualquer forma apoia ou subscreve o conteúdo desses sites, dos sites com eles ligados ou neles referidos, nem tem qualquer controlo sobre os termos de tratamento de dados levados a cabo por estas entidades.


9. Regime Geral de Proteção dos Denunciantes de Infrações

A Medicare de acordo com a Lei n.º 93/2021, de 20 de dezembro a qual estabelece o regime geral de proteção de denunciantes de infrações, transpondo a Diretiva (UE) 2019/1937 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de outubro de 2019, relativa à proteção das pessoas que denunciam violações do direito da União, disponibiliza o seu Canal Interno de Denúncias, assumindo o compromisso de indagar as providências necessárias para apurar, prevenir e punir condutas inadequadas, garantindo a não retaliação contra aqueles que denunciem, de boa-fé, irregularidades, atividades ilegais, prejudiciais e criminosas, bem como condutas inadequadas ou incumprimento das normas que violem os princípios da presente legislação vigente.
Adicionalmente, alertamos que este canal não deve ser utilizado para o envio de outro tipo de comunicações que não as que estejam dentro das categorias assinaladas pelo Decreto-Lei n.º 93/2021.


10. CONTACTE-NOS PARA QUESTÕES E SUGESTÕES

Caso tenha alguma dúvida ou questão sobre a forma como a Medicare trata os seus dados pessoais e com o exercício dos direitos que lhe são conferidos pela legislação aplicável e, em especial, referidos na presente Política, poderá contactar-nos através do Formulário disponível aqui.


NOTA: ALTERAÇÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

A Medicare reserva-se o direito de, a todo o momento, e sem aviso prévio, alterar os presentes termos de tratamento de dados pessoais. Essas alterações serão devidamente publicitadas no website e em quaisquer plataformas, em formato facilmente visível, para facilidade dos titulares dos dados.


(1) MED&CR - Sistemas de Gestão de Cartões de Saúde Unipessoal, Lda.; Callmedia - Serviços Publicitários, Lda.; e Gesticlub Unipessoal Lda.


Data de atualização: 2022-08-09