
Manchas vermelhas na pele? Pode ser eritema
• 4 mins. leitura
Índice
- 1. Tipologia
- 2. Sintomas
- 3. Causas
- 4. Quando procurar ajuda?
- 5. Tratamento
O eritema é uma condição caraterizada pela vermelhidão ou descoloração da pele, presente em quase todas as formas de erupções cutâneas.
Este problema ocorre quando os pequenos vasos sanguíneos da pele, chamados capilares, ficam dilatados e congestionados, geralmente como resultado de inflamação ou lesão.
Estas manchas podem aparecer em qualquer parte do corpo, manifestando-se em vários padrões e cores consoante o seu tipo.

Tipos de eritema
Existem vários tipos de eritema, cada qual com uma causa diferente, sendo, por isso, necessários tratamentos diferentes.
Alguns não são graves e podem desaparecer sozinhos. É o caso do eritema solar, provocado pela exposição ao sol e pelos raios ultravioleta.
Outros necessitam de medicação ou atenção médica urgente.
1. Eritema multiforme
O eritema multiforme é o mais comum e consiste numa reação cutânea comum desencadeada por uma infeção ou por certos medicamentos.
Esta erupção cutânea, que parece ocorrer com o vírus herpes simples, provoca principalmente lesões simétricas vermelhas e irregulares que aparecem com maior incidência nos braços e pernas.
Pode ocorrer repetidamente e, geralmente, dura de duas a quatro semanas de cada vez. No entanto, se uma pessoa desenvolver uma forma mais grave de eritema multiforme, a condição pode ser fatal.
2. Eritema infecioso
O eritema infecioso, causado pelo vírus parvovírus B19, assume vários nomes populares, como quinta doença ou doença da bofetada.
Esta infeção viral afeta principalmente crianças entre os cinco e os sete anos, mas também pode afetar adultos e grávidas.
Geralmente, a erupção cutânea e toda a doença dura de 5 a 10 dias. No entanto, este problema de pele pode permanecer por várias semanas, exacerbado pela luz solar, exercícios, calor, febre ou stress emocional.
Na maioria das crianças, a infeção por parvovírus é leve e requer pouco tratamento. Em alguns adultos, pode ser grave. A infeção no início da gravidez pode colocar a grávida em risco de aborto espontâneo.
3. Eritema nodoso
O eritema nodoso é um tipo de inflamação da pele, cujo principal sintoma são saliências vermelhas e dolorosas na parte inferior das pernas. Às vezes, essa inflamação também pode aparecer nas coxas, braços, tronco e rosto.
Até 55% dos casos não têm causa evidente ou possível de identificar. Noutros pode ser o resultado de uma infeção, reação a medicamentos ou sintoma de outra doença, como colite ulcerosa ou doença de Crohn.
4. Eritema tóxico
O eritema da fralda, ou tóxico, é uma erupção cutânea inofensiva e muito comum em recém-nascidos.
Alguns bebés podem apresentar pequenas saliências, algumas delas cheias de pus. As manchas podem aparecer no rosto, tronco, braços e pernas, sendo que, geralmente, as palmas das mãos e dos pés não são afetadas.
Recorrências desta erupção cutânea são incomuns, mas, se sucederem, serão leves e desaparecerão até à sexta semana de vida do bebé.
As causas são desconhecidas. Contudo, os fatores de risco podem incluir maior peso ao nascer, parto vaginal ou maior idade gestacional.
5. Ab Igne
O eritema Ab Igne é uma doença de pele resultante da exposição prolongada ao calor.
Causa um padrão de hiperpigmentação específico e as lesões cutâneas geralmente são assintomáticas, mas algumas pessoas podem sentir dor e comichão.
Historicamente, esta condição era observada em certas profissões, incluindo padeiros e metalúrgicos.
Atualmente, é raramente observada, exceto em casos em que alguém foi exposto repetidamente a uma fonte de radiação infravermelha, como a de um aquecedor ou almofada térmica.
Sintomas
Os sintomas do eritema dependem da condição que causa as manchas vermelhas na pele ou a descoloração da mesma.
Dependendo do tom da pele, pode aparecer em qualquer parte do corpo em diferentes padrões e cores, incluindo vermelho, roxo ou castanho.
Certos tipos podem causar bolhas que rebentam e feridas dolorosas. Algumas causas subjacentes do eritema de pele são inofensivas e limitam-se aos sintomas cutâneos.
Já outros eritemas, como uma forma mais grave de eritema multiforme, podem causar erupções cutâneas graves, causando feridas extensas, bolhas nos lábios e na boca.
Causas
As causas do eritema variam segundo a condição, sendo que as causas comuns incluem reação alérgica a medicamentos, como penicilina e antibióticos, assim como infeções, como o vírus herpes simples ou micoplasma.
Outras causas deste tipo de erupção cutânea abrangem exposição a:
- Calor;
- Radiação;
- Picadas de insetos;
- Problemas hormonais.
Os eritemas são contagiosos?
Com exceção do eritema infecioso, contagioso na fase inicial da infeção, a maioria dos eritemas não é transmitida de pessoa para pessoa.
Quando procurar ajuda médica
Nem sempre é necessário consultar um médico para tratar o eritema. A maioria dos tipos de manchas vermelhas na pele resolve-se por si só e sintomas como comichão podem ser tratados em casa.
No entanto, algumas causas desta condição requerem tratamento médico. É aconselhável consultar o médico se uma pessoa tiver manchas vermelhas na pele que:
- Durem vários dias;
- Ocorrem com febre;
- Cobrem grandes áreas do corpo;
- Começam a formar bolhas ou tornam-se dolorosas;
- Aparecem repentinamente e espalham-se rapidamente;
- Apresentam sinais de infeção, incluindo calor e produção de pus ou outro fluido.

Tratamento
Na maioria das vezes, o eritema desaparece sozinho, sem precisar de tratamento específico. Quando é necessário tratamento, o médico focará em aliviar os sintomas, considerando o tipo e a origem da erupção cutânea.
Em casos de suspeita de infeção por bactérias, podem ser prescritos antibióticos. Se a causa for uma possível alergia a algum medicamento, este será interrompido e, se preciso, substituído.
Para aliviar o eritema, podem ser utilizados:
- Compressas frias nas áreas afetadas.
- Analgésicos ou anti-histamínicos para controlar a comichão.
- Medicamentos esteroides ou intravenosos em situações mais graves.
- Cremes para acalmar a pele irritada ou dolorida.
É importante notar que estes tratamentos e cuidados não diminuem o tempo de duração do eritema, mas ajudam a proporcionar conforto ao paciente.