kefir numa tigela com framboesas, figos e sementes

10 alimentos probióticos importantes para a sua saúde intestinal

3 mins. leitura

Os alimentos probióticos são particularmente importantes quando a microbiota intestinal (ou flora intestinal) está desequilibrada, nomeadamente após o uso de antibióticos ou quando não é feita uma alimentação equilibrada.

Estas situações permitem que o intestino seja povoado por bactérias nocivas, que afetam o sistema imunológico e o deixam mais suscetível a doenças e os probióticos contrariam esta degradação do organismo.


Vantagens do consumo de alimentos probióticos

Além de desempenharem um importante papel no fortalecimento do sistema imunológico na prevenção e combate das doenças intestinais, como a síndrome do intestino irritável, doença de Crohn, inflamação intestinal e colite, os probióticos ajudam a prevenir/combater doenças como a candidíase, a infeção urinária, hemorroidas ou mesmo o cancro.

Estes alimentos ajudam também a regular o trânsito intestinal, a melhorar o processo de digestão e a combater a azia, ao mesmo tempo que aumentam a capacidade do organismo de digerir e absorver os nutrientes, nomeadamente a vitamina B, o cálcio e o ferro.

A ingestão diária de probióticos aumenta o número de bactérias boas no organismo, fortalecendo o sistema imunitário, ao mesmo tempo que impede a proliferação de bactérias nocivas.

Além de ajudar a digerir a lactose e a prevenir alergias e intolerâncias alimentares, os probióticos previnem o colesterol, a hipertensão e a obesidade, tendo, igualmente, um importante papel na prevenção de problemas do foro mental, como a depressão e a ansiedade.

Os alimentos probióticos também ajudam a melhorar o humor, está identificada uma relação direta entre o equilíbrio da flora intestinal com a manutenção da saúde mental, constatando-se que houve uma diminuição de doenças como a depressão e a ansiedade nesses casos.

óculos sobre um exame à visão

10 alimentos probióticos que deve incluir na sua alimentação

É claro que não tem de consumir todos estes alimentos, mas deverá fazer uma seleção dos que mais gosta e introduzi-los na sua dieta, consumindo, pelo menos, um destes alimentos diariamente.

óculos sobre um exame à visão

1. Iogurte natural

É o mais comum dos probióticos e também o mais fácil de encontrar em qualquer mercearia ou supermercado. Existem também iogurtes com aromas que são ricos em bactérias boas, como é o caso dos bifidus.


2. Leite fermentado

Este alimento probiótico é obtido a partir da fermentação do leite desnatado e a fermentação é produzida por bactérias boas, os lactobacilos, que ajudam no funcionamento do intestino.


3. Kefir

É também um produto fermentado por ação de bactérias e de levedura. Tem uma consistência e sabor semelhantes ao iogurte, mas tem um valor mais elevado de probióticos.


4. Kombucha

Este probiótico trata-se de uma bebida fermentada feita a partir do chá preto ou chá verde.


5. Chucrute

Um dos probióticos mais simples de preparar em casa, é produzido a partir da fermentação das folhas frescas do repolho ou de outro tipo de couve. (Neste caso, não deve ser utilizada a chucrute pasteurizada).


6. Miso

Este alimento é uma pasta que faz lembrar a manteiga de amendoim e que é feita a partir da soja ou feijão, arroz ou cevada e sal, sendo a fermentação feita por via do koji, um fermento à base de arroz e cogumelos.

óculos sobre um exame à visão

7. Kimchi

Tal como o miso, é um produto oriental, fermentado à base de vegetais e sal. A receita mais comum inclui ingredientes como repolho, rabanetes, alho, pimenta vermelha, gengibre, anchovas, cebola, açúcar e, claro, o sal.


8. Tempeh

Este alimento probiótico é obtido a partir da fermentação de rebentos ou grãos de soja. Para além de ser rico em probióticos, também tem muita proteína e é muito comum na alimentação vegetariana.

óculos sobre um exame à visão

9. Picles de pepino

Muito simples de fazer em casa, os picles de pepino obtêm-se colocando os pepinos num frasco com água e sal, deixando fermentar. Os picles mais comuns são, normalmente, feitos com recurso a vinagre, mas esta opção contém muito mais probióticos.


10. Levedura natural

Composto por leveduras e bactérias, este alimento pode ser usado na preparação de diversos produtos, como pães e bolos.

Além dos alimentos, há também a possibilidade de ingestão de probióticos em cápsula, comprimido ou saquetas. Existem vários tipos, e a escolha, assim como a toma deve ser individualizada e sob recomendação médica, de forma a adequar à indicação e situação que deve ser tratada.

Aviso: O Blog Mais Saúde é um espaço meramente informativo. A Medicare recomenda sempre a consulta de um profissional de saúde para diagnóstico ou tratamento, não devendo nunca este Blog ser considerado substituto de diagnóstico médico. Encontre aqui profissionais de saúde perto de si.

Contribua com sugestões de melhoria através do nosso formulário online.

Este artigo foi útil?

Obrigado pelo seu feedback.

Partilhe este artigo:

Obrigado pela sua preferência.

Irá receber no seu email as melhores dicas de Saúde e Bem-estar.
Pode em qualquer momento alterar ou retirar o(s) consentimento(s) prestado(s).

Receba as melhores dicas
de Saúde e Bem-estar

Precisamos do seu consentimento para envio de mais informação.

Encontre o melhor
Prestador Medicare perto de si

Código Postal inválido

Pesquise entre os mais de 17 500 Prestadores
da Rede de Saúde Medicare.

Artigos relacionados:
Ver mais
1 presente à escolha

Oferta exclusiva Online

1 presente de boas-vindas à escolha

Aderir Online
Cartão Platinium Mais Vida
Quer aderir? Ligamos grátis! Esclareça as suas dúvidas com a nossa
equipa, sem compromisso.
Precisamos do seu consentimento para envio de mais informação.
Formulário enviado Obrigado pelo seu contacto. Será contactado em breve pela nossa equipa de especialistas.