kiwis, bananas, mangas, tangerinas, morangos e mirtilos

Fruta da época: o calendário e a importância da sazonalidade

3 mins. leitura

Privilegiar alimentos sazonais, nomeadamente, fruta da época, traz vários benefícios para a nossa vida. Além de ser mais fresca e nutritiva, a fruta da época protege o ambiente, já que tem por base a produção local. Deste modo, também poupamos dinheiro, já que os produtos da época são sempre mais acessíveis.

Os especialistas aconselham o consumo de três a cinco peças de fruta por dia. Este alimento é rico em fibras, vitaminas e minerais, fundamentais para o funcionamento do nosso organismo.

A fruta contribui ainda para diminuir o risco cardiovascular, evitar as doenças crónicas não transmissíveis, reforçar o sistema imunitário e aumentar a sensação de saciedade.

Conheça os benefícios da fruta da época e consulte o nosso calendário sazonal.


Fruta da época: benefícios da sazonalidade

A fruta da época possui diversos benefícios para a nossa saúde, alguns dos quais já tivemos possibilidade de adiantar. Fique a perceber melhor por que deve sempre consumir fruta da época.


Tem mais sabor, odor e cor

Para a fruta ter um sabor, odor e cor mais atrativos, ela deve amadurecer de forma natural, ao sol.

Isso não acontece com a fruta fora da época que sofre um amadurecimento forçado, em condições pouco favoráveis, como o local de transporte ou de armazenamento. Por esse motivo, os produtos fora de época têm um paladar menos rico.


É mais adequada às nossas necessidades

A fruta da época possui aquilo de que precisamos em cada estação do ano.

Se no verão precisamos ingerir mais líquidos, a fruta dessa época possui mais água e, por isso, contribui para a hidratação do nosso corpo.

Já no inverno, quando estamos mais suscetíveis a viroses, as frutas da estação contêm mais vitamina C, que fortalece o sistema imunitário.


Possui mais nutrientes

A fruta da época é, nutricionalmente mais rica, o que também está relacionado com o seu processo de amadurecimento.

Se o amadurecimento não for natural e for precipitado, as propriedades da fruta acabam por sair prejudicadas. O tempo que decorre entre a colheita e o consumo da fruta fora da época é demasiado longo e isso diminui a quantidade de nutrientes que ela oferece.


É mais económica

Há várias razões que explicam o porquê da fruta da época e local ser mais barata. Alguns desses motivos são:

  • Existir em maior quantidade;
  • Não exigir tanta mão-de-obra;
  • Não necessitar de produtos químicos;
  • Não precisa de transporte.

Protege o ambiente e é sustentável

Comprar fruta da época e local é uma opção mais ecológica, pois diminui o transporte necessário; o petróleo gasto; e os métodos de conservação e de refrigeração utilizados. Isso reduz a emissão de gases com efeito de estufa.


Fruta da época: estações do ano

Cada mês tem fruta da época caraterística. Contudo, há produtos cuja época se estende por mais de um mês, coincidindo por vezes com o início e com o fim de uma estação do ano.


Outono

A aproximação dos dias mais frios e curtos traz fruta capaz de começar a reforçar o nosso sistema imunitário, de modo a fortalecê-lo para os meses de baixas temperaturas que se avizinham. É o caso dos citrinos, como as laranjas.


Inverno

Para prevenir as gripes e as constipações tão típicas do inverno, nada como apostar em fruta da época e com muita vitamina C, como é o caso dos kiwis, laranjas e tangerinas.


Primavera

A subida das temperaturas proporciona fruta mais doce e fresca, como é o caso das nêsperas, dos alperces e das cerejas.


Verão

Com o calor, apetece fruta sumarenta e especialmente rica em água, como é o caso das ameixas, limões, pêssegos, melão, melancia, figos e amoras.


Calendário anual com a fruta da época

kiwis, bananas, mangas, tangerinas, morangos e mirtilos

Janeiro

  • Abacate
  • Amora
  • Ananás dos Açores
  • Anona
  • Banana da Madeira
  • Kiwi
  • Laranja
  • Limão
  • Maçã
  • Pêra
  • Kiwi
  • Tangerina

Fevereiro

  • Abacate
  • Amora
  • Ananás dos Açores
  • Anona
  • Banana da Madeira
  • Kiwi
  • Laranja
  • Limão
  • Maçã
  • Pêra
  • Kiwi
  • Tangerina

Março

  • Abacate
  • Amora
  • Ananás dos Açores
  • Anona
  • Banana da Madeira
  • Kiwi
  • Laranja
  • Limão
  • Maçã
  • Pêra
  • Kiwi
  • Tangerina

Abril

  • Abacate
  • Amora
  • Ananás dos Açores
  • Anona
  • Banana da Madeira
  • Groselha
  • Laranja
  • Limão
  • Maçã
  • Morango
  • Nêspera
  • Tangerina

Maio

  • Alperce
  • Amora
  • Ananás dos Açores
  • Banana da Madeira
  • Cereja
  • Groselha
  • Laranja
  • Limão
  • Meloa
  • Mirtilo
  • Morango
  • Nectarina
  • Nêspera

Junho

  • Alperce
  • Ameixa
  • Amora
  • Ananás dos Açores
  • Banana da Madeira
  • Cereja
  • Figo
  • Framboesa
  • Ginja
  • Groselha
  • Limão
  • Maracujá
  • Melão
  • Meloa
  • Mirtilo
  • Morango
  • Nectarina
  • Pêra
  • Pêssego
  • Uva

Julho

  • Alperce
  • Ameixa
  • Amora
  • Ananás dos Açores
  • Banana da Madeira
  • Cereja
  • Figo
  • Framboesa
  • Ginja
  • Limão
  • Maçã
  • Maracujá
  • Melancia
  • Melão
  • Meloa
  • Mirtilo
  • Morango
  • Nectarina
  • Pêra
  • Pêssego
  • Uva

Agosto

  • Ameixa
  • Amora
  • Ananás dos Açores
  • Anona
  • Banana da Madeira
  • Figo
  • Framboesa
  • Limão
  • Maçã
  • Maracujá
  • Marmelo
  • Melancia
  • Melão
  • Meloa
  • Mirtilo
  • Morango
  • Nectarina
  • Pêra
  • Pêssego
  • Uva

Setembro

  • Ameixa
  • Amora
  • Ananás dos Açores
  • Banana da Madeira
  • Figo
  • Framboesa
  • Limão
  • Maçã
  • Maracujá
  • Marmelo
  • Melancia
  • Melão
  • Meloa
  • Nectarina
  • Pêra
  • Pêssego
  • Romã
  • Uva

Outubro

  • Ameixa
  • Amora
  • Ananás dos Açores
  • Anona
  • Banana da Madeira
  • Dióspiro
  • Laranja
  • Limão
  • Maçã
  • Pêra
  • Pêssego
  • Romã
  • Tangerina
  • Uva

Novembro

  • Abacate
  • Amora
  • Ananás dos Açores
  • Anona
  • Banana da Madeira
  • Dióspiro
  • Kiwi
  • Laranja
  • Limão
  • Maçã
  • Pêra
  • Romã
  • Tangerina

Dezembro

  • Abacate
  • Amora
  • Ananás dos Açores
  • Anona
  • Banana da Madeira
  • Dióspiro
  • Kiwi
  • Laranja
  • Limão
  • Maçã
  • Pêra
  • Romã
  • Tangerina

Dê cor às suas refeições!

Aviso: O Blog Mais Saúde é um espaço meramente informativo. A Medicare recomenda sempre a consulta de um profissional de saúde para diagnóstico ou tratamento, não devendo nunca este Blog ser considerado substituto de diagnóstico médico. Encontre aqui profissionais de saúde perto de si.

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