homem com dores na perna

O que são roturas musculares e como as pode evitar

3 mins. leitura

Muitas vezes confundidas com uma distensão ou com uma simples cãibra, as roturas musculares são uma lesão traumática do músculo, que resulta de uma fissura ou do rompimento das fibras do tecido muscular.

A rotura provoca dor intensa, inchaço no local afetado e pode dar origem a hematomas, que acontecem no caso de haver rotura total das fibras e consequente sangramento interno.

Dependendo da intensidade, a rotura muscular é classificada em três graus, sendo de:

  • grau um quando a lesão não afeta mais de 10 por cento das fibras;
  • grau dois quando 90 por cento das fibras do músculo são afetadas, mas não há comprometimento da fáscia muscular, ou seja, do tecido fibroso que reveste o músculo;
  • grau três - o mais grave - regista-se quando se dá a rotura completa da fáscia, comprometendo a junção entre músculo, tendões e ligamentos.

Causas, sintomas, diagnóstico e tratamento das roturas musculares

Causas

O alongamento exagerado do músculo e um esforço repentino são as principais causas das roturas musculares, além da exaustão muscular depois de um esforço constante e repetitivo, sendo por isso, mais comum entre atletas.

Praticar exercício físico, sem antes fazer um aquecimento, propicia o surgimento de roturas musculares, também mais comuns quando está frio, já que as fibras ficam menos elásticas e flexíveis. Por esta razão, os desportos de inverno são, muitas vezes, palco deste problema.

homem com dores na perna

Sintomas de uma rotura muscular

Dores intensas na região do corpo afetada, podendo, em função do grau da rotura, haver uma inflamação e inchaço, são os sintomas mais comuns de roturas musculares. O local pode ficar vermelho e poderá surgir um hematoma.

No caso de ser uma lesão menos grave, de grau um, por exemplo, provavelmente conseguirá movimentar o músculo, apesar da dor. No caso de uma rotura de grau três pode não conseguir movimentar a zona afetada.


Diagnóstico

Normalmente, o diagnóstico é clínico, com base nas questões colocadas ao paciente, mas o médico poderá requerer uma ecografia ou uma ressonância magnética para confirmar a extensão do problema e poder atuar de forma mais precisa.


Tratamento

Por norma, o músculo regenera-se sem necessitar de ajuda, portanto, o tratamento destina-se a controlar a dor e a inflamação provocadas.

Medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios e a aplicação de gelo no local, de preferência logo após suspeita de rotura muscular, bem como a colocação de bandas terapêuticas são as opções mais comuns para o tratamento das roturas musculares. A utilização das bandas/ligaduras ajuda a reduzir o inchaço e evita que o sangramento interno continue e se intensifique.

Quando em descanso, deve manter-se a zona afetada elevada, já que aumenta a circulação e contribui para diminuir o inchaço.

Recomenda-se repouso, sendo que, no caso de uma lesão de grau um, a reabilitação leva poucas semanas, já no que se refere à recuperação de uma lesão de grau três, esta pode demorar mais de três meses e obrigar a fazer fisioterapia.

Em casos mais graves, poderá haver necessidade de fazer uma cirurgia.


Prevenção

A prevenção de uma rotura muscular passa, essencialmente, por preparar a musculatura para o exercício, ou seja, por fazer o aquecimento antes de começar a fazer qualquer tipo de exercício mais exigente e que obrigue a exercer tensão sobre os músculos e pelo alongamento no final.

É importante ressaltar que deve sempre respeitar as suas limitações corporais e evitar treinar sozinho ou sem acompanhamento ou orientação de um profissional da área.

Aviso: O Blog Mais Saúde é um espaço meramente informativo. A Medicare recomenda sempre a consulta de um profissional de saúde para diagnóstico ou tratamento, não devendo nunca este Blog ser considerado substituto de diagnóstico médico. Encontre aqui profissionais de saúde perto de si.

Contribua com sugestões de melhoria através do nosso formulário online.

Partilhe este artigo:

Obrigado pela sua preferência.

Irá receber no seu email as melhores dicas de Saúde e Bem-estar.
Pode em qualquer momento alterar ou retirar o(s) consentimento(s) prestado(s).

Receba as melhores dicas
de Saúde e Bem-estar

Precisamos do seu consentimento para envio de mais informação.
Artigos relacionados:
Ver mais