mulher a colocar pasta de dentes na escova elétrica

Passo a passo para lavar os dentes corretamente

2 mins. leitura

Lavar os dentes é uma rotina essencial para conseguir ter uma boa saúde oral. Os dentes servem para falar, sorrir, comer, beber,... Por isso, devem ser tratados com o maior cuidado.

Lavar os dentes ajuda a prevenir problemas de saúde oral, como as doenças periodontais, as cáries, a gengivite, a halitose, o tártaro, entre outras complicações.

Assim, é importante saber como lavar corretamente os dentes, de modo a evitar patologias.


Perceba por que é tão importante lavar os dentes

Uma má higiene oral ou uma higiene oral inexistente favorece a acumulação de tártaro e de placa bacteriana, problemas que estão na origem de muitas patologias orais. Daí ser imprescindível escovar os dentes diariamente, pelo menos duas vezes por dia, recorrendo a uma escova manual ou elétrica e a um dentífrico com flúor.


Como fazer uma boa higiene oral

Para garantir uma boa higiene oral, precisa de um dentífrico com flúor, uma escova manual ou elétrica e, em alguns casos, fio dentário/escovilhão/flosser, de modo a melhor fazer a higienização interdentária.

A escovagem dos dentes deve durar cerca de dois minutos devendo, preferencialmente, lavar-se os dentes antes de ir dormir e meia hora depois das refeições. Caso isso não seja possível, em alternativa, pode bochechar um colutório com flúor ou mastigar uma pastilha elástica sem açúcar.

lavar dentes

Escova manual ou elétrica?

Como já referimos, é possível lavar os dentes com escova manual ou elétrica. Ambas as opções são aceitáveis, apesar de terem algumas diferenças.

A escova manual é mais barata e é super eficaz, recomendando-se um tempo de uso não superior a três meses, considerando caso a caso. É importante escolher uma escova macia ou média, de modo a não magoar a boca. Deve também usar a superfície rugosa que costuma existir no verso das cerdas para limpar a língua.

Já a escova elétrica é mais cara, mas também mais fácil de usar, já que a sua cabeça e cerdas se movem autonomamente, sem ser necessário fazer força. Pode escolher entre escovas recarregáveis ou a pilhas.

Qualquer que seja a escova que use, note que, após escovar os dentes, deve lavar a escova e deixá-la secar naturalmente, sem tapar. Além disso, deve trocar de escova trimestralmente.

lavar dentes

Higiene oral nos bebés e crianças

Mesmo antes de terem dentes, já devem existir cuidados com a higiene oral dos bebés, limpando a sua boca e gengivas, logo após a criança comer.

Quando os primeiros dentes rompem, é importante que se inicie a escovagem dos dentes, recorrendo nessa altura a escovas próprias para bebés ou a dedeiras.

A pasta dentífrica também deve ser adequada à idade da criança, de modo a ter a porção de flúor necessária para cada faixa etária.

Cuide da sua higiene oral!

Aviso: O Blog Mais Saúde é um espaço meramente informativo. A Medicare recomenda sempre a consulta de um profissional de saúde para diagnóstico ou tratamento, não devendo nunca este Blog ser considerado substituto de diagnóstico médico. Encontre aqui profissionais de saúde perto de si.

Contribua com sugestões de melhoria através do nosso formulário online.

Este artigo foi útil?

Obrigado pelo seu feedback.

Partilhe este artigo:

Obrigado pela sua preferência.

Irá receber no seu email as melhores dicas de Saúde e Bem-estar.
Pode em qualquer momento alterar ou retirar o(s) consentimento(s) prestado(s).

Receba as melhores dicas
de Saúde e Bem-estar

Precisamos do seu consentimento para envio de mais informação.

Encontre o melhor
Prestador Medicare perto de si

Código Postal inválido

Pesquise entre os mais de 17 500 Prestadores
da Rede de Saúde Medicare.

Artigos relacionados:
Ver mais
1 presente à escolha

Oferta exclusiva Online

1 presente de boas-vindas à escolha

Aderir Online
Cartão Platinium Mais Vida
Quer aderir? Ligamos grátis! Esclareça as suas dúvidas com a nossa
equipa, sem compromisso.
Precisamos do seu consentimento para envio de mais informação.
Formulário enviado Obrigado pelo seu contacto. Será contactado em breve pela nossa equipa de especialistas.