mulher triste a olhar pela janela

Como lidar com a pandemia: guia de sobrevivência

7 mins. leitura

O contexto de pandemia em que o mundo vive desde o início de 2020 tem sido um enorme desafio para a generalidade da população mundial.

O convívio com uma doença nova como esta e as ações de saúde pública implementadas, tais como o distanciamento social e o confinamento, podem provocar uma sensação de isolamento e solidão, contribuindo para aumentar os níveis de stress e ansiedade em cada um de nós.

No entanto, tendo em conta que estas ações são necessárias para evitar a propagação da Covid-19, adotar as medidas recomendadas de proteção contra o vírus e aprender a lidar com o stress de uma forma saudável tornar-nos-á a todos mais fortes, tanto do ponto de vista individual, como em termos de comunidade.


Minimizar o impacto da pandemia

O stress e suas consequências

Em algumas pessoas, o stress durante uma situação de pandemia pode ter várias consequências:

  • Medo e preocupação com a própria saúde e a dos seus entes queridos, a situação financeira ou emprego, ou a perda dos serviços de apoio de que depende;
  • Mudanças nos padrões de sono ou da alimentação;
  • Dificuldades em dormir ou em concentrar-se;
  • Agravamento dos problemas de saúde crónicos;
  • Agravamento dos problemas de saúde mental;
  • Aumento do consumo de tabaco, e/ou álcool, e outras substâncias.

A forma como cada pessoa responde ao stress durante a pandemia pode depender de vários fatores, nomeadamente:

  • Da história de vida pessoal;
  • Do tipo de apoio da família e amigos;
  • Da situação financeira;
  • Dos antecedentes emocionais e de saúde física;
  • Da comunidade onde vive;

Como lidar com a pandemia: adapte-se à nova realidade

A necessidade de adaptar os comportamentos diários à realidade de uma pandemia como a atual exige que cada pessoa esteja consciente de que está a proteger-se a si própria e, também, aos outros.

É importante procurar atividades que aumentem o bem-estar e, em simultâneo, minimizem o risco em todas as situações.

Nesta tarefa de adaptação à nova realidade, há três passos importantes para ajudar a ultrapassar as dificuldades:

  • Comprometa-se!
    Cada um de nós deve ter sempre presente que é parte da solução para ultrapassar a situação atual. Usar máscara, lavar as mãos com frequência, manter o distanciamento social e respeitar as regras de confinamento, por exemplo, são o seu contributo precioso para se proteger a si e aos outros.
  • Repita!
    Muitos dos nossos comportamentos têm de ser repetidos até se tornarem num hábito e serem feitos sem esforço. Portanto, a solução não é desistir, mas sim repetir.
  • Tenha sempre à mão um kit de higienização!
    Para evitar os esquecimentos, nada como ter sempre à mão, desinfetante e máscara (na mala, no carro, na entrada da casa). Isso vai tornar-se num hábito positivo e não numa obsessão.

Se já esteve doente

Os tempos atuais são marcados pela incerteza, dúvidas e preocupações. Mesmo quem já esteve infetado com o novo coronavírus e recuperou, pode continuar a viver com receios que lhe causam desconforto, stress e ansiedade.

Saber se é seguro estar com outras pessoas, por que razão não consegue deixar de pensar na doença, ou se não seria suposto sentir-se totalmente recuperado(a), são questões frequentes.

Voltar ao "normal" pode, aliás, demorar semanas ou meses, pelo que é importante estar preparado para viver com alguns sintomas físicos mais persistentes.

Por outro lado, uma vivência com a Covid-19 extremamente stressante pode deixar marcas psicológicas, como o receio de estigmatização, medo e insegurança, tristeza e frustração por ainda não conseguir fazer algumas tarefas, pesadelos, lembranças e pensamentos recorrentes, entre outras.

A recuperação deve, no entanto, ser encarada como um momento de alegria e celebração, vivida em simultâneo com os necessários cuidados com a saúde física e psicológica.

Eis algumas sugestões para conviver da melhor forma com a sua recuperação:

  • Aceite os avanços e recuos da recuperação.
    Procure aceitar que a recuperação leva o seu tempo e que podem ocorrer avanços e recuos na forma como se sente.
  • Aceite que esteve doente e está agora em recuperação.
    Se tiver vontade, chore. Viva um dia de cada vez. Faça atividades que sinta que podem ajudar nos momentos mais difíceis (ver filmes, ler, etc.).
  • Descanse o máximo que lhe for possível.
    Não tenha pressa em recuperar. Mais importante do que recuperar rápido é recuperar bem.
  • Dê um passo de cada vez.
    Retome a sua vida normal começando por pequenas decisões ou tarefas menos exigentes. Estabeleça com o seu patrão um plano de retorno à atividade profissional em conformidade com as recomendações médicas.
  • Retome os contactos.
    Permita que os outros se preocupem consigo e o(a) apoiem. Retome os contactos com familiares, amigos e colegas que lhe transmitam confiança e junto de quem possa expressar abertamente os seus pensamentos.
  • Partilhe a sua experiência,
    Se não for desconfortável para si, procure partilhar a sua experiência com outros. Ajude-os e sinta que a sua experiência é útil para que eles se sintam melhor.
  • Utilize o humor.
    O humor em relação ao que viveu ajuda a controlar melhor os pensamentos e sentimentos, alivia tensões, contribui para diminuir o stress e a ansiedade, aumentando o bem-estar.
  • Relaxe.
    Reserve, todos os dias, momentos de relaxamento para si e para a sua família. Ouça música de olhos fechados, utilize técnicas de relaxamento ou outra atividade que o(a) acalme. Realize atividades que lhe deem prazer.
  • Peça ajuda.
    Não tenha medo de pedir ajuda numa fase difícil como esta. Pedir ajuda é um ato de coragem e não de fraqueza. Pode, por exemplo, ligar para a Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS24 ou procurar um psicólogo.

Evite os exageros

A sensação de vulnerabilidade perante o novo coronavírus, a constante proliferação de notícias nos órgãos de comunicação social, o inundar de informações falsas nas redes sociais e as restrições à nossa vida habitual impostas pelo Estado de Emergência podem conduzir a uma situação de medo exagerado.

Para a manutenção de uma boa saúde psicológica, é, por isso, fundamental que cada pessoa desenvolva estratégias que lhe permitam regular a ansiedade e combater os exageros no comportamento diário.

Seguem-se alguns conselhos que deve seguir:

  • Consulte apenas informação credível sobre a doença, disponibilizada pelas fontes oficiais;
  • Não pesquise informação mais do que uma ou duas vezes por dia. É mais do que suficiente.
  • Procure as boas notícias, nomeadamente, sobre pessoas que recuperaram. Foque-se no positivo e não no negativo.
  • Controle os seus pensamentos automáticos (por exemplo, "será que toquei em algum objeto contaminado?", "será que lavei corretamente as mãos?", "será que as autoridades nos estão a enganar ou a esconder informação?").
  • Evite comportamentos de 8 ou 80 (por exemplo, lavar as mãos frequentemente não significa fazê-lo de cinco em cinco minutos).
  • Concentre-se no que pode controlar.
  • Procure ajuda sempre se estiver a sentir demasiado ansioso ou com um medo exagerado.

O que fazer em situação de isolamento

As situações de isolamento, ou mesmo as de confinamento, contribuem para evitar a propagação do vírus, mantendo a sua segurança e a dos outros.

Se estiver a experienciar uma situação de isolamento deve:

  • Manter-se informado e compreender o risco, mas evite expor-se a notícias que possam aumentar a sua ansiedade e preocupação.
  • Pedir ajuda para se sentir seguro e confortável.
  • Manter o contacto com amigos e familiares. Seja por telefone, e-mail ou redes sociais, falar com pessoas de quem gosta é uma das melhores formas de reduzir a ansiedade.
  • Realizar atividades de que gosta e relaxar. Leia, veja filmes ou séries, faça coisas para as quais não costuma ter tempo.
  • Mantenha as suas rotinas e atividades habituais sempre que possível. Levante-se à hora normal, vista-se e faça as suas refeições no horário normal.
  • Faça exercício físico (exercícios simples no chão, dança, ioga).
  • Tenha uma alimentação equilibrada.
  • Lembre-se de que tal como lidou com situações difíceis no passado, também vai ser capaz de lidar com esta.
  • Mantenha uma atitude positiva.

Alimentação

Embora não existam, ainda, grandes evidências científicas acerca da relação entre o novo coronavírus e a alimentação, é certo que um estado nutricional e de hidratação adequados contribuem, de um modo geral, para um sistema imunitário adequado e uma melhor recuperação das pessoas doentes.

Por outro lado, o isolamento preventivo devido à Covid-19 pode contribuir para alterações no comportamento de compra e de consumo de alimentos.

Numa situação de isolamento, é muito importante um planeamento adequado dos alimentos a adquirir, de forma a otimizar a ida ao supermercado – evitando deslocações repetidas – e a evitar o açambarcamento desnecessário.

Para o planeamento das compras, a pessoa deve fazer uma lista de compras devidamente organizada. Para a elaboração desta lista deve seguir os seguintes passos:

  1. Verificar os alimentos que tem disponíveis em casa;
  2. Calcular que refeições pode ainda preparar com os alimentos que tem em casa;
  3. Verificar que alimentos necessita de comprar adicionalmente para as refeições que ainda estão em falta;
  4. Planear as refeições que vai fazer usando os alimentos que tem em casa;
  5. Depois de planear as refeições que pretende, faça a lista de compras.

No momento da compra, é importante que:

  • Adquira apenas o que precisa;
  • Opte por alimentos que tenham um prazo de validade mais longo;
  • Garanta que o seu cesto de compras tem um bom equilíbrio entre alimentos com menor e maior durabilidade;
  • Prefira alimentos de elevado valor nutricional;
  • Assegure a compra de produtos frescos, como frutas e hortícolas, preferindo os de maior durabilidade e/ou produtos congelados para o caso dos hortícolas;

Entre os alimentos de maior durabilidade e valor nutricional estão, por exemplo:

  • Cereais de pequeno-almoço;
  • Pão;
  • Cenoura, cebola, courgette, abóbora, brócolos, couve-flor, feijão verde, produtos hortícolas congelados;
  • Maçã, pêra, laranja, tangerina;
  • Ovos;
  • Conservas de peixe;
  • Peixes congelados;
  • Peixe fresco (que deve ser consumido em 2/3 dias após a compra);
  • Carne congelada;
  • Carne fresca (que deve ser consumida em 2/3 dias após a compra);
  • Leguminosas secas ou em conserva (soja, ervilhas, feijão, lentilhas, grão de bico, fava);
  • Leite;
  • Água;
  • Frutos oleaginosos (nozes, amêndoas, avelãs);
  • Café;
  • Tomate pelado;
  • Compotas.

Para seguir uma alimentação saudável durante este período de pandemia, é recomendável:

  • Comer mais fruta e hortícolas;
  • Beber água ao longo do dia e sem açúcar;
  • Coma feijão, grão e ervilhas;
  • Manter as rotinas diárias saudáveis, evitando snacks com excesso de açúcar e sal ao longo do dia;
  • Siga os princípios da Roda dos Alimentos.

Aviso: O Blog Mais Saúde é um espaço meramente informativo. A Medicare recomenda sempre a consulta de um profissional de saúde para diagnóstico ou tratamento, não devendo nunca este Blog ser considerado substituto de diagnóstico médico. Encontre aqui profissionais de saúde perto de si.

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NOME DO PRODUTO RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO
Plano de Saúde
Platinium
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NIF 513 361 715
Plano de Saúde
Platinium Mais
Plano de Saúde
Platinium Mais Vida
Plano de Saúde
Sénior
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Medicare Auto
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A Politica de Privacidade é atualizada com base regular, pelo que caso algum Produto comercializado não constar no Quadro, a Entidade responsável pelo tratamento será uma das que se encontram descritas (MED&CR - SERVIÇOS DE GESTÃO DE CARTÕES DE SAÚDE, UNIPESSOAL, LDA. OU GESTICLUB, UNIPESSOAL LDA.), conforme mencionado nas Condições Particulares emitidas.

2. EM QUE SITUAÇÕES SÃO RECOLHIDOS DIRETAMENTE OS SEUS DADOS PESSOAIS?

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  • seja Cliente e adira aos Planos de Saúde, Produtos e Serviços do Grupo Medicare;
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3. EM QUE SITUAÇÕES SÃO RECOLHIDOS INDIRETAMENTE (ATRAVÉS DOS NOSSOS PARCEIROS) OS SEUS DADOS PESSOAIS?

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  • solicite a oferta de 6 mensalidades de um Plano de Saúde Medicare através do registo no website de um dos nossos Parceiros.

No âmbito da atividade da Medicare, os nossos Parceiros poderão disponibilizar-nos os seus dados pessoais após a obtenção de consentimento válido para efeito. A informação sobre a origem dos dados (entidade que procedeu à recolha dos seus dados) é lhe prestada no primeiro contacto que mantiver com a Medicare.


4. FINALIDADES DO TRATAMENTO E FUNDAMENTO DE LICITUDE

Os seus dados pessoais serão tratados pela Medicare para as seguintes finalidades e com os seguintes fundamentos:

Finalidade

Comercialização de produtos

Descrição

Gestão da relação contratual entre os Clientes e a Medicare (por exemplo, para efeitos de prestação de esclarecimentos solicitados relativamente a preços, procedimentos e/ou possíveis upgrades);

Gestão e execução da prestação de Serviços e comercialização de Produtos

Gestão de faturação, cobrança e pagamentos

Gravação de chamadas para prova de transação comercial e comunicações no âmbito da relação contratual

Apoio ao Cliente

Controlo de qualidade

Fundamento de licitude

Execução do contrato e diligências pré-contratuais

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Gestão da relação com o titular dos dados

Descrição

Envio da informação solicitada relativamente aos Planos de Saúde, Produtos e Serviços; gestão dos seus pedidos de contacto para prestação de informação; e gestão da adesão aos referidos Planos;

Gestão de contactos, informações ou reclamações

Gravação de chamadas para monitorização da qualidade de serviço

Fundamento de licitude

Execução do contrato ou diligências pré-contratuais

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Gestão de processos e contencioso (incluindo recuperação de crédito)

Descrição

Gestão de processos e contencioso (incluindo o processo de recuperação de créditos)

Fundamento de licitude

Execução do contrato

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Cumprimento de obrigações legais

Descrição

Resposta e reporte a autoridades judiciárias, administração tributária, de regulação e de supervisão

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Controlo de fraude

Descrição

Identificação e deteção de situações de fraude

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais

Interesse legítimo em implementar mecanismos de combate à fraude

Finalidade

Marketing

Descrição

Envio de comunicações não solicitadas, caso tenha prestado o seu consentimento expresso e nos termos previstos no formulários de contacto/adesão preenchidos, no contexto de iniciativas de (i) Marketing Direto no contexto de campanhas, promoções e publicidade da Medicare, demais entidades do Grupo e Parceiros comerciais, designadamente através de utilização de sistemas automatizados de chamada e comunicação que não dependam da intervenção humana, (aparelhos de chamada automática), aparelhos de telecópia ou correio eletrónico, incluindo SMS (serviço de mensagens curtas), EMS (serviço de mensagens melhoradas), MMS (serviço de mensagens multimédia) e outros tipos de aplicações similares; bem como de (ii) estudos de mercado, inquéritos de avaliação e satisfação.

Poderá a qualquer momento exercer o seu direito de opt-out relativamente a estas comunicações;

Fundamento de licitude

Consentimento

Finalidade

Utilização do Canal Interno de Denúncias

Descrição

Gestão e seguimento das denúncias apresentadas no Canal Interno de Denúncias, nos termos previstos da Lei n. º 93/2021, de 20 de dezembro.

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais


5. DESTINATÁRIOS DOS DADOS PESSOAIS

Os dados pessoais recolhidos e/ou tratados pela Medicare, no âmbito das finalidades supra elencadas, podem ser disponibilizados às empresas do respetivo Grupo e empresas parceiras, nos termos indicados nos formulários de contacto/adesão preenchidos pelos Utilizadores.
A Medicare pode recorrer a entidades terceiras que têm acesso aos seus dados pessoais. Estas entidades - entidades subcontratantes - podem ter acesso a dados pessoais, seguindo, para o efeito, as instruções da Medicare, estando as mesmas sujeitas a obrigações específicas de segurança, qualidade e proteção da integridade dos dados tratados, nos termos previstos na lei. Estas entidades são essencialmente Parceiros ou Fornecedores de bens e Prestadores de Serviços, nos quais se inclui a contratação intragrupo, bem como Prestadores de Serviços Informáticos, arquivo, apoio à atividade de backoffice, contact centers e outros.
Os dados poderão ainda ser comunicados a terceiros, quando a transmissão seja efetuada no âmbito do cumprimento de uma obrigação legal, de uma deliberação de uma autoridade judicial ou administrativa competente, e/ou no contexto do exercício de direitos ou interesses em sede judicial; ou para a prossecução de finalidades expressamente previstas por lei.
A Medicare pode ainda transmitir dados pessoais a entidades terceiras, quando tais comunicações de dados sejam necessárias ou adequadas (i) à luz da lei aplicável, (ii) no cumprimento de obrigações legais/ordens judiciais, (iii) para responder a solicitações de autoridades públicas ou governamentais, ou (iv) quando nos tiver dado o seu consentimento.


6. DIREITOS DOS UTILIZADORES

Nos termos da legislação aplicável, pode exercer os seguintes direitos:

  • Direito de Acesso: obter a confirmação de quais são os seus dados pessoais que são tratados bem como obter cópia dos dados pessoais em fase de tratamento.
  • Direito de Retificação: solicitar a retificação dos seus dados pessoais que se encontrem inexatos ou solicitar que os dados pessoais incompletos sejam completados.
  • Direito ao Apagamento: obter o apagamento dos seus dados pessoais, desde que não se verifiquem fundamentos válidos para a sua conservação.
  • Direito à Limitação do Tratamento: solicitar a limitação do tratamento dos seus dados pessoais, solicitando a suspensão do tratamento ou a limitação do âmbito do tratamento a certas categorias de dados ou finalidades de tratamento.
  • Direito de Portabilidade: receber os dados que nos forneceu em formato digital de uso corrente e de leitura automática ou de solicitar a transmissão direta dos seus dados para outra entidade que passe a ser o novo responsável pelos seus dados pessoais.
  • Direito de Oposição: opor-se, a qualquer momento, a um tratamento de dados, como por exemplo no caso de tratamento de dados para fins de Marketing; à tomada de decisões com base no tratamento exclusivamente automatizado: não ficar sujeito a nenhuma decisão tomada exclusivamente com base num tratamento automatizado, incluindo a definição de perfis, que produza efeitos na sua esfera jurídica ou que o afete significativamente de forma similar.

O exercício dos seus direitos deve ser feito através do Formulário disponível aqui. Nos termos da lei, é ainda garantido ao titular dos dados o direito de, através dos referidos meios, sem quaisquer custos ou consequências, a qualquer momento, retirar o seu consentimento para o tratamento dos dados para as finalidades indicadas, sempre que o tratamento seja efetuado com base no consentimento. O exercício deste direito não invalida, no entanto, o tratamento efetuado até essa data com base no consentimento previamente dado.
Sem prejuízo de qualquer outra via de recurso administrativo ou judicial, o titular dos dados tem o direito de apresentar reclamação a uma autoridade de controlo, nomeadamente a Comissão Nacional de Proteção de Dados, em caso de incumprimento pela Medicare das obrigações que lhe são aplicáveis em matéria de privacidade.


7. DURANTE QUANTO TEMPO CONSERVAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?

Os seus dados pessoais são recolhidos e tratados no estrito cumprimento da legislação aplicável, sendo armazenados em bases de dados, próprias para o efeito e conservados durante o período de tempo necessário para assegurar a gestão adequada das obrigações, direitos e interesses associados à respetiva recolha. Nessa medida:

  • os dados pessoais tratados estritamente para efeitos de disponibilização de informações quanto a Planos Medicare serão conservados enquanto se justificar, para efeitos de confirmação da intenção de contratação (sendo eliminados antes de decorrido esse prazo, mediante pedido do titular);
  • os dados pessoais tratados no contexto da celebração e gestão de contratos entre os Clientes e a Medicare serão conservados durante a vigência da sua relação contratual com a Medicare;
  • os dados pessoais tratados, mediante consentimento, para o envio de informações comerciais e promocionais no contexto de iniciativas de Marketing direto serão conservados enquanto se mantiver o interesse do titular dos dados na receção dos mesmos, sendo eliminados em caso de exercício pelo seu titular dos direitos de opt-out, oposição, apagamento ou se retirar o consentimento.

Sem prejuízo dos prazos acima indicados, os dados pessoais tratados pela Medicare poderão ser conservados pelo período de tempo necessário para fazer face a obrigações fiscais, legais e judiciais, nos termos legalmente aplicáveis.


8. QUAIS AS MEDIDAS DE SEGURANÇA ADOTADAS?

A Medicare desenvolve os seus melhores esforços para proteger os seus dados pessoais contra acessos não autorizados, quer diretamente, quer através das entidades por si subcontratadas.
Para o efeito, a Medicare emprega sistemas de segurança, regras e outros procedimentos, de modo a garantir a proteção dos dados pessoais, bem como para prevenir o acesso não autorizado aos dados, o uso impróprio, a sua divulgação, perda ou destruição.
É, no entanto, da responsabilidade titulares dos dados, garantir e assegurar que os dispositivos e equipamentos utilizados para aceder aos websites e plataformas se encontram adequadamente protegidos contra softwares nocivos, vírus informáticos e worms.
Os links constantes do nosso website poderão conduzir a outros sites, que poderão por sua vez conter funcionalidades sujeitas à disponibilização e tratamento de dados pessoais. A Medicare não se responsabiliza, aprova ou por qualquer forma apoia ou subscreve o conteúdo desses sites, dos sites com eles ligados ou neles referidos, nem tem qualquer controlo sobre os termos de tratamento de dados levados a cabo por estas entidades.


9. Regime Geral de Proteção dos Denunciantes de Infrações

A Medicare de acordo com a Lei n.º 93/2021, de 20 de dezembro a qual estabelece o regime geral de proteção de denunciantes de infrações, transpondo a Diretiva (UE) 2019/1937 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de outubro de 2019, relativa à proteção das pessoas que denunciam violações do direito da União, disponibiliza o seu Canal Interno de Denúncias, assumindo o compromisso de indagar as providências necessárias para apurar, prevenir e punir condutas inadequadas, garantindo a não retaliação contra aqueles que denunciem, de boa-fé, irregularidades, atividades ilegais, prejudiciais e criminosas, bem como condutas inadequadas ou incumprimento das normas que violem os princípios da presente legislação vigente.
Adicionalmente, alertamos que este canal não deve ser utilizado para o envio de outro tipo de comunicações que não as que estejam dentro das categorias assinaladas pelo Decreto-Lei n.º 93/2021.


10. CONTACTE-NOS PARA QUESTÕES E SUGESTÕES

Caso tenha alguma dúvida ou questão sobre a forma como a Medicare trata os seus dados pessoais e com o exercício dos direitos que lhe são conferidos pela legislação aplicável e, em especial, referidos na presente Política, poderá contactar-nos através do Formulário disponível aqui.


NOTA: ALTERAÇÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

A Medicare reserva-se o direito de, a todo o momento, e sem aviso prévio, alterar os presentes termos de tratamento de dados pessoais. Essas alterações serão devidamente publicitadas no website e em quaisquer plataformas, em formato facilmente visível, para facilidade dos titulares dos dados.


(1) MED&CR - Sistemas de Gestão de Cartões de Saúde Unipessoal, Lda.; Callmedia - Serviços Publicitários, Lda.; e Gesticlub Unipessoal Lda.


Data de atualização: 2022-08-09