Como manter a saúde mental

Como manter a saúde mental durante o isolamento

5 mins. leitura

Preservar a saúde mental em isolamento pode ser um desafio. Psiquiatras e outros especialistas têm alertado para as consequências psicológicas da quarentena, em particular nos indivíduos que já sofrem de problemas psiquiátricos.

Além do confinamento, o afastamento físico dos entes queridos, a perda de liberdade, a incerteza em relação ao futuro e a monotonia podem levar a situações limite, como o suicídio ou a violência (contra si ou contra outros). Assim, perceba o que pode e deve fazer para manter a saúde mental em isolamento.


Saúde mental em isolamento: um bem essencial

Entre os vários desafios que o novo coronavírus trouxe está a incerteza em relação a tudo, nomeadamente ao futuro. Essa circunstância cria instabilidade, confusão, preocupação e tristeza em todos, particularmente em pessoas com um perfil mais ansioso.

Por essa razão, é natural que, neste contexto, alguns quadros depressivos se possam agravar.

Portanto, tenha ou não algum transtorno psiquiátrico, deve adotar algumas medidas para conservar a saúde mental em isolamento.


Guia Prático Saúde Mental - Medicare

Dicas para cuidar da saúde mental em isolamento


1. Aceite os seus sentimentos e emoções

Como já dissemos, nesta situação, é natural sentir-se deprimido, nervoso, confuso, angustiado, assustado ou, mesmo, revoltado, entre outros sentimentos negativos. Em vez de reprimir estas emoções, é importante falar sobre elas e verbalizá-las. Isso ajudará a exteriorizar os sentimentos e a tranquilizar-se.

2. Não ceda à solidão

Estar em isolamento não significa que não possa contactar por meios não presenciais com os seus amigos e familiares. Use as redes sociais e as chamadas ou videochamadas para ir falando e vendo as pessoas de quem mais gosta.

3. Cuide de si

Comer bem, dormir e praticar exercício são 3 passos essenciais que em muito contribuem para o seu bem-estar físico e mental. Deve evitar fumar ou beber álcool, pois isso não ajudará em nada a lidar com os sentimentos negativos suscitados por esta situação de isolamento.

4. Modere o consumo de notícias

Deve limitar o tempo dedicado a ouvir notícias, nomeadamente sobre o novo coronavírus. Além disso, não se esqueça de filtrar a informação que consome e centrar-se nas notícias que usam fontes oficiais, como a Organização Mundial de Saúde, o Serviço Nacional de Saúde ou a Direção-Geral da Saúde.

5. Planeie atividades estimulantes e prazerosas

Se está com tempo livre, aproveite para fazer aquilo de que mais gosta e para que não costuma ter tempo. Ler, ver filmes, dançar, pintar, escrever... são apenas algumas das tarefas que podem ocupar produtivamente o seu dia e, também, a sua mente.

6. Tenha rotinas

Crie um horário, como se estivesse a trabalhar. Defina horas para se levantar e para se deitar. Almoce e jante a horas adequadas. Isso vai ajudar a manter a sua mente disciplinada e a respeitar o seu ritmo biológico.

7. Procure ter uma atitude positiva

Esta é, talvez, uma das medidas mais difíceis de adotar, mas é realmente muito importante. Confie nos organismos oficiais e nas recomendações que eles transmitem.

Viaje até ao passado e recorde momentos difíceis que também foi capaz de ultrapassar. Recorra a técnicas que o ajudem a ganhar mais confiança e motivação. Isso é fundamental!

8. Esteja atento às crianças e aos idosos

O isolamento é ainda mais difícil para os mais novos e para os mais velhos, por isso, é preciso ter um cuidado especial com estas faixas etárias. Mantenha as crianças ativas e estimuladas com atividades físicas e didáticas, adequadas à idade.

Quanto aos séniores, vá mantendo o contacto telefónico e incentive-os a realizarem algumas tarefas benéficas para o seu corpo e mente.

9. Peça ajuda, se precisar

Pedir ajuda nunca é motivo de vergonha, nem muito menos sinal de fraqueza. Portanto, se sente que não está a conseguir lidar com os seus sentimentos e emoções, nem com esta circunstância de isolamento, contacte um profissional de saúde habilitado para o auxiliar. Há vários psicólogos e psiquiatras disponíveis através de vídeo-consulta online.

10. Esteja atento ao seu corpo

Mais do que nunca é importante ser vigilante em relação à sua saúde. Portanto, se detetar sintomas compatíveis com a COVID-19, mantenha a calma, isole-se e contacte de imediato a linha de saúde 24 (808 24 24 24).


Cuidados especiais

Quem sofre de alguns distúrbios psiquiátricos deve ter cuidados redobrados nesta altura e manter um contacto próximo com o médico que o acompanha, pois pode haver a necessidade de fazer ajustes na medicação, por exemplo.

Existem ainda algumas patologias que se podem agravar neste contexto de isolamento e de pandemia:

Transtorno obsessivo compulsivo (TOC)

Segundo os especialistas, quem sofre de transtorno obsessivo compulsivo fica particularmente vulnerável neste contexto.

Num momento em que é pedido um reforço das medidas de higiene, muitos dos pacientes com TOC podem começar a desenvolver novas obsessões ou a agravar aquelas que já têm, até porque 25% dos doentes com TOC já possuem obsessões com a limpeza e a higiene, lavando constantemente as mãos com receio de contaminações.

Toda esta circunstância pode intensificar esses comportamentos obsessivos e, por isso, é muito importante que estes indivíduos mantenham o contacto com o seu médico.


Ataques de pânico

Por um lado, o isolamento e, por outro lado, o medo do contágio pelo novo coronavírus podem potenciar a ocorrência de ataques de pânico, tornando-os cada vez mais frequentes, mesmo em pessoas que nunca os tenham tido.

O excesso de preocupação e receio gerado pela pandemia “abre caminho” a estas reações que, se não forem de imediato reportadas e vigiadas por um médico, podem evoluir e continuar a acontecer, mesmo depois da pandemia estar controlada.


Conclusão

Num momento em que a saúde física de todos nós está na ordem do dia, importa não esquecer as emoções e os sentimentos.

Preservar a saúde mental em isolamento é difícil, mas possível. Para isso, é preciso ser disciplinado e entender que ter uma rotina saudável é tão importante para o cérebro, como lavar as mãos é importante para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

Nesta fase, mais do que nunca, é imperativo cuidarmos de nós e dos nossos, seguindo a máxima de “corpo são em mente sã”. Portanto, se sente que não está a conseguir fazê-lo, recorra aos muitos profissionais de saúde que, através de vídeo-consultas, estão ao dispor para o ajudar.

Aviso: O Blog Mais Saúde é um espaço meramente informativo. A Medicare recomenda sempre a consulta de um profissional de saúde para diagnóstico ou tratamento, não devendo nunca este Blog ser considerado substituto de diagnóstico médico. Encontre aqui profissionais de saúde perto de si.

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1. QUEM É O RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO DOS SEUS DADOS PESSOAIS?

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NOME DO PRODUTO RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO
Plano de Saúde
Platinium
MED&CR - SERVIÇOS DE GESTÃO DE CARTÕES DE SAÚDE, UNIPESSOAL, LDA.
NIF 513 361 715
Plano de Saúde
Platinium Mais
Plano de Saúde
Platinium Mais Vida
Plano de Saúde
Sénior
Plano de Saúde Animal
Vetecare Platinium
GESTICLUB, UNIPESSOAL LDA.
NIF 514 364 190
Plano Automóvel
Medicare Auto
Plano Alimentar
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2. EM QUE SITUAÇÕES SÃO RECOLHIDOS DIRETAMENTE OS SEUS DADOS PESSOAIS?

A presente Política de Privacidade explica o modo como os seus dados pessoais são recolhidos diretamente pela Medicare e utilizados por esta, caso:

  • seja Cliente e adira aos Planos de Saúde, Produtos e Serviços do Grupo Medicare;
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  • efetue registo para receber as nossas newsletters;
  • aceda e utilize os nossos websites, páginas online de entrada no website (landing pages) ou outros Produtos e Serviços Digitais;
  • solicite a oferta de 6 mensalidades de um Plano de Saúde Medicare através do registo numa página online de entrada no website (landing page);
  • apresente uma denúncia através do Canal Interno de Denúncias;
  • nos contacte relativamente a qualquer dos pontos anteriores.

3. EM QUE SITUAÇÕES SÃO RECOLHIDOS INDIRETAMENTE (ATRAVÉS DOS NOSSOS PARCEIROS) OS SEUS DADOS PESSOAIS?

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No âmbito da atividade da Medicare, os nossos Parceiros poderão disponibilizar-nos os seus dados pessoais após a obtenção de consentimento válido para efeito. A informação sobre a origem dos dados (entidade que procedeu à recolha dos seus dados) é lhe prestada no primeiro contacto que mantiver com a Medicare.


4. FINALIDADES DO TRATAMENTO E FUNDAMENTO DE LICITUDE

Os seus dados pessoais serão tratados pela Medicare para as seguintes finalidades e com os seguintes fundamentos:

Finalidade

Comercialização de produtos

Descrição

Gestão da relação contratual entre os Clientes e a Medicare (por exemplo, para efeitos de prestação de esclarecimentos solicitados relativamente a preços, procedimentos e/ou possíveis upgrades);

Gestão e execução da prestação de Serviços e comercialização de Produtos

Gestão de faturação, cobrança e pagamentos

Gravação de chamadas para prova de transação comercial e comunicações no âmbito da relação contratual

Apoio ao Cliente

Controlo de qualidade

Fundamento de licitude

Execução do contrato e diligências pré-contratuais

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Gestão da relação com o titular dos dados

Descrição

Envio da informação solicitada relativamente aos Planos de Saúde, Produtos e Serviços; gestão dos seus pedidos de contacto para prestação de informação; e gestão da adesão aos referidos Planos;

Gestão de contactos, informações ou reclamações

Gravação de chamadas para monitorização da qualidade de serviço

Fundamento de licitude

Execução do contrato ou diligências pré-contratuais

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Gestão de processos e contencioso (incluindo recuperação de crédito)

Descrição

Gestão de processos e contencioso (incluindo o processo de recuperação de créditos)

Fundamento de licitude

Execução do contrato

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Cumprimento de obrigações legais

Descrição

Resposta e reporte a autoridades judiciárias, administração tributária, de regulação e de supervisão

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Controlo de fraude

Descrição

Identificação e deteção de situações de fraude

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais

Interesse legítimo em implementar mecanismos de combate à fraude

Finalidade

Marketing

Descrição

Envio de comunicações não solicitadas, caso tenha prestado o seu consentimento expresso e nos termos previstos no formulários de contacto/adesão preenchidos, no contexto de iniciativas de (i) Marketing Direto no contexto de campanhas, promoções e publicidade da Medicare, demais entidades do Grupo e Parceiros comerciais, designadamente através de utilização de sistemas automatizados de chamada e comunicação que não dependam da intervenção humana, (aparelhos de chamada automática), aparelhos de telecópia ou correio eletrónico, incluindo SMS (serviço de mensagens curtas), EMS (serviço de mensagens melhoradas), MMS (serviço de mensagens multimédia) e outros tipos de aplicações similares; bem como de (ii) estudos de mercado, inquéritos de avaliação e satisfação.

Poderá a qualquer momento exercer o seu direito de opt-out relativamente a estas comunicações;

Fundamento de licitude

Consentimento

Finalidade

Utilização do Canal Interno de Denúncias

Descrição

Gestão e seguimento das denúncias apresentadas no Canal Interno de Denúncias, nos termos previstos da Lei n. º 93/2021, de 20 de dezembro.

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais


5. DESTINATÁRIOS DOS DADOS PESSOAIS

Os dados pessoais recolhidos e/ou tratados pela Medicare, no âmbito das finalidades supra elencadas, podem ser disponibilizados às empresas do respetivo Grupo e empresas parceiras, nos termos indicados nos formulários de contacto/adesão preenchidos pelos Utilizadores.
A Medicare pode recorrer a entidades terceiras que têm acesso aos seus dados pessoais. Estas entidades - entidades subcontratantes - podem ter acesso a dados pessoais, seguindo, para o efeito, as instruções da Medicare, estando as mesmas sujeitas a obrigações específicas de segurança, qualidade e proteção da integridade dos dados tratados, nos termos previstos na lei. Estas entidades são essencialmente Parceiros ou Fornecedores de bens e Prestadores de Serviços, nos quais se inclui a contratação intragrupo, bem como Prestadores de Serviços Informáticos, arquivo, apoio à atividade de backoffice, contact centers e outros.
Os dados poderão ainda ser comunicados a terceiros, quando a transmissão seja efetuada no âmbito do cumprimento de uma obrigação legal, de uma deliberação de uma autoridade judicial ou administrativa competente, e/ou no contexto do exercício de direitos ou interesses em sede judicial; ou para a prossecução de finalidades expressamente previstas por lei.
A Medicare pode ainda transmitir dados pessoais a entidades terceiras, quando tais comunicações de dados sejam necessárias ou adequadas (i) à luz da lei aplicável, (ii) no cumprimento de obrigações legais/ordens judiciais, (iii) para responder a solicitações de autoridades públicas ou governamentais, ou (iv) quando nos tiver dado o seu consentimento.


6. DIREITOS DOS UTILIZADORES

Nos termos da legislação aplicável, pode exercer os seguintes direitos:

  • Direito de Acesso: obter a confirmação de quais são os seus dados pessoais que são tratados bem como obter cópia dos dados pessoais em fase de tratamento.
  • Direito de Retificação: solicitar a retificação dos seus dados pessoais que se encontrem inexatos ou solicitar que os dados pessoais incompletos sejam completados.
  • Direito ao Apagamento: obter o apagamento dos seus dados pessoais, desde que não se verifiquem fundamentos válidos para a sua conservação.
  • Direito à Limitação do Tratamento: solicitar a limitação do tratamento dos seus dados pessoais, solicitando a suspensão do tratamento ou a limitação do âmbito do tratamento a certas categorias de dados ou finalidades de tratamento.
  • Direito de Portabilidade: receber os dados que nos forneceu em formato digital de uso corrente e de leitura automática ou de solicitar a transmissão direta dos seus dados para outra entidade que passe a ser o novo responsável pelos seus dados pessoais.
  • Direito de Oposição: opor-se, a qualquer momento, a um tratamento de dados, como por exemplo no caso de tratamento de dados para fins de Marketing; à tomada de decisões com base no tratamento exclusivamente automatizado: não ficar sujeito a nenhuma decisão tomada exclusivamente com base num tratamento automatizado, incluindo a definição de perfis, que produza efeitos na sua esfera jurídica ou que o afete significativamente de forma similar.

O exercício dos seus direitos deve ser feito através do Formulário disponível aqui. Nos termos da lei, é ainda garantido ao titular dos dados o direito de, através dos referidos meios, sem quaisquer custos ou consequências, a qualquer momento, retirar o seu consentimento para o tratamento dos dados para as finalidades indicadas, sempre que o tratamento seja efetuado com base no consentimento. O exercício deste direito não invalida, no entanto, o tratamento efetuado até essa data com base no consentimento previamente dado.
Sem prejuízo de qualquer outra via de recurso administrativo ou judicial, o titular dos dados tem o direito de apresentar reclamação a uma autoridade de controlo, nomeadamente a Comissão Nacional de Proteção de Dados, em caso de incumprimento pela Medicare das obrigações que lhe são aplicáveis em matéria de privacidade.


7. DURANTE QUANTO TEMPO CONSERVAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?

Os seus dados pessoais são recolhidos e tratados no estrito cumprimento da legislação aplicável, sendo armazenados em bases de dados, próprias para o efeito e conservados durante o período de tempo necessário para assegurar a gestão adequada das obrigações, direitos e interesses associados à respetiva recolha. Nessa medida:

  • os dados pessoais tratados estritamente para efeitos de disponibilização de informações quanto a Planos Medicare serão conservados enquanto se justificar, para efeitos de confirmação da intenção de contratação (sendo eliminados antes de decorrido esse prazo, mediante pedido do titular);
  • os dados pessoais tratados no contexto da celebração e gestão de contratos entre os Clientes e a Medicare serão conservados durante a vigência da sua relação contratual com a Medicare;
  • os dados pessoais tratados, mediante consentimento, para o envio de informações comerciais e promocionais no contexto de iniciativas de Marketing direto serão conservados enquanto se mantiver o interesse do titular dos dados na receção dos mesmos, sendo eliminados em caso de exercício pelo seu titular dos direitos de opt-out, oposição, apagamento ou se retirar o consentimento.

Sem prejuízo dos prazos acima indicados, os dados pessoais tratados pela Medicare poderão ser conservados pelo período de tempo necessário para fazer face a obrigações fiscais, legais e judiciais, nos termos legalmente aplicáveis.


8. QUAIS AS MEDIDAS DE SEGURANÇA ADOTADAS?

A Medicare desenvolve os seus melhores esforços para proteger os seus dados pessoais contra acessos não autorizados, quer diretamente, quer através das entidades por si subcontratadas.
Para o efeito, a Medicare emprega sistemas de segurança, regras e outros procedimentos, de modo a garantir a proteção dos dados pessoais, bem como para prevenir o acesso não autorizado aos dados, o uso impróprio, a sua divulgação, perda ou destruição.
É, no entanto, da responsabilidade titulares dos dados, garantir e assegurar que os dispositivos e equipamentos utilizados para aceder aos websites e plataformas se encontram adequadamente protegidos contra softwares nocivos, vírus informáticos e worms.
Os links constantes do nosso website poderão conduzir a outros sites, que poderão por sua vez conter funcionalidades sujeitas à disponibilização e tratamento de dados pessoais. A Medicare não se responsabiliza, aprova ou por qualquer forma apoia ou subscreve o conteúdo desses sites, dos sites com eles ligados ou neles referidos, nem tem qualquer controlo sobre os termos de tratamento de dados levados a cabo por estas entidades.


9. Regime Geral de Proteção dos Denunciantes de Infrações

A Medicare de acordo com a Lei n.º 93/2021, de 20 de dezembro a qual estabelece o regime geral de proteção de denunciantes de infrações, transpondo a Diretiva (UE) 2019/1937 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de outubro de 2019, relativa à proteção das pessoas que denunciam violações do direito da União, disponibiliza o seu Canal Interno de Denúncias, assumindo o compromisso de indagar as providências necessárias para apurar, prevenir e punir condutas inadequadas, garantindo a não retaliação contra aqueles que denunciem, de boa-fé, irregularidades, atividades ilegais, prejudiciais e criminosas, bem como condutas inadequadas ou incumprimento das normas que violem os princípios da presente legislação vigente.
Adicionalmente, alertamos que este canal não deve ser utilizado para o envio de outro tipo de comunicações que não as que estejam dentro das categorias assinaladas pelo Decreto-Lei n.º 93/2021.


10. CONTACTE-NOS PARA QUESTÕES E SUGESTÕES

Caso tenha alguma dúvida ou questão sobre a forma como a Medicare trata os seus dados pessoais e com o exercício dos direitos que lhe são conferidos pela legislação aplicável e, em especial, referidos na presente Política, poderá contactar-nos através do Formulário disponível aqui.


NOTA: ALTERAÇÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

A Medicare reserva-se o direito de, a todo o momento, e sem aviso prévio, alterar os presentes termos de tratamento de dados pessoais. Essas alterações serão devidamente publicitadas no website e em quaisquer plataformas, em formato facilmente visível, para facilidade dos titulares dos dados.


(1) MED&CR - Sistemas de Gestão de Cartões de Saúde Unipessoal, Lda.; Callmedia - Serviços Publicitários, Lda.; e Gesticlub Unipessoal Lda.


Data de atualização: 2022-08-09