Erros mais comuns na utilizacao de máscaras

10 erros mais comuns na utilização de máscaras

5 mins. leitura

Segundo a Lei de Bases da Proteção Civil, no passado dia 03 de maio, o nosso país transitou de um Estado de Emergência para uma situação de calamidade. Esta mudança surgiu a par de um plano de desconfinamento que vai ser implementado em 3 datas (04 de maio, 18 de maio e 01 junho).

Essas fases correspondem a um desconfinamento cada vez maior, que se irá traduzir na abertura de cada vez mais serviços e espaços.

Porém, as medidas de higiene, segurança e contenção que conhecemos e aplicámos até agora devem e têm de continuar a ser postas em prática, de modo a evitar um aumento da transmissão do novo coronavírus. Entre essas medidas de proteção está o uso de máscara e é sobre isso que lhe vamos falar.


Erros na utilização de máscaras: o que não deve mesmo fazer

De acordo com as medidas gerais do plano de desconfinamento, desde o dia 04 de maio, é obrigatório o uso de máscara em transportes públicos; escolas; comércio e outros locais fechados com múltiplas pessoas.

Isso significa que todos nós devemos habituar a utilizar este acessório, a pô-lo e a retirá-lo da forma mais correta, de maneira a que ele seja seguro e eficaz para nós e para os outros.

Independentemente de serem máscaras cirúrgicas ou comunitárias, a forma de colocação e remoção das máscaras é semelhante e deve ser rigorosamente cumprida, de forma a que estejamos, realmente, a proteger-nos de uma possível contaminação pelo novo coronavírus.

Se, à primeira vista, pôr e tirar uma máscara possa parecer uma tarefa fácil, isso pode não ser exatamente assim, caso tenhamos em consideração o facto de que essa máscara pode estar contaminada com o novo coronavírus.

Portanto, atente nos erros que deve mesmo evitar e perceba como usar a máscara de proteção, corretamente.

1. Usar a máscara apenas a tapar a boca

Uma máscara que só cubra a boca não é eficaz, pois não o protege nem a si, nem aos outros, visto que o nariz também é um possível canal de entrada e saída de partículas virais. Além disso, tocar com o nariz na própria máscara, pode ser uma forma de contaminação, se a máscara possuir germes ou outras gotículas.


2. Deixar que a máscara contacte com outras partes do nosso corpo ou objetos

Basicamente, se a parte interna da máscara (que vai estar em contacto com o nosso nariz e boca) tocar numa zona do nosso corpo contaminada pelo vírus (como o cabelo, a testa, o queixo, o pescoço, as mãos,...), isso significa que o interior da máscara irá levar ao nariz e à boca gotículas virais, potenciando a infeção.

Logo, andar com a máscara pendurada ao pescoço ou fixa no queixo (ainda que por pouco tempo) não é seguro.


3. Ter uma máscara demasiado larga

Independentemente do tipo (cirúrgica ou comunitária), a máscara não deve ficar demasiado larga, de modo a dificultar a entrada de bactérias e germes pelas folgas laterais ou mesmo pela zona do nariz.

Assim, ela não deve apertar, mas também não deve ficar folgada ao ponto de escorregar ou cair. Deve sentir-se confortável, sem subestimar as questões de segurança.


4. Tapar só a ponta do nariz com a máscara

Como já referimos, é importante que a máscara cubra não só a boca como uma parte significativa do nariz (não apenas a sua extremidade). Ela deve tapar a própria cana do nariz, caso contrário irá permitir a entrada de ar, impurezas e gotículas virais.


5. Não cobrir o queixo

Para uma proteção mais eficaz e uma melhor fixação da máscara ao rosto, ela deve terminar na zona do queixo, formando uma espécie de zona de encaixe, evitando as folgas que permitem a entrada de gotículas.


6. Não limpar a máscara reutilizável

O facto de uma máscara ser reutilizável, não significa que não a deva higienizar correta e regularmente.

As máscaras de tecido podem ser lavadas na máquina de lavar a roupa (de preferência a 60ºC) ou numa bacia com água a ferver e um pouco de detergente ou sabão.

Contudo, o mais prudente é seguir sempre as recomendações do fabricante de cada tipo de máscara.


7. Não pousar a máscara sobre superfícies que não estejam descontaminadas

Para lavar os dentes, beber água ou comer, é natural que tenha de retirar a máscara e pousá-la em algum local.

Contudo, o ideal é que tenha sempre consigo um saco de transporte, devidamente esterilizado, para a colocar. Caso contrário, deve sempre pousá-la ou guardá-la numa superfície que tenha a certeza que foi devidamente desinfetada.


8. Não trocar a máscara com a devida frequência

Dependendo do nível de humidade da zona interna da máscara, este acessório deve ser trocado após 2 a 6 horas de uso. Por isso, por exemplo, caso tenha de enfrentar um dia de trabalho de máscara, deve considerar usar 2 a 4 máscaras.


9. Tocar no exterior da máscara com as mãos

Um dos erros mais graves, mas também mais comuns, é mesmo o de tocar com as mãos na zona exterior da máscara e é fácil perceber por que é um erro crasso. Se a parte externa da máscara estiver contaminada, ao tocar nela, as nossas mãos vão também ficar imediatamente contaminadas.

A partir daí o processo de contágio torna-se muito mais provável para nós e para os outros.


10. Não pôr nem tirar corretamente a máscara

Não lavar as mãos antes e depois de pôr a máscara e de a tirar são alguns dos erros que, habitualmente, são cometidos no momento de proceder à colocação ou remoção da máscara.

Além disso, trocar o lado interno pelo externo também é um erro regular e que deve ser evitado.

Finalmente, apesar das máscaras cirúrgicas e comunitárias se colocarem do mesmo modo, o seu fim deve ser distinto. É que enquanto as primeiras são descartáveis, as segundas podem ser laváveis. Mas, sobre isto, falaremos mais em pormenor de seguida.


Como colocar e retirar corretamente a máscara

Apontados os erros na colocação, manuseamento e remoção da máscara, importa explicar como, então, deve ser levado a cabo todo este processo que, para muitos, passou a ser uma rotina diária. Importa lembrar que, segundo a Organização Mundial da Saúde, o uso incorreto da máscara pode acarretar mais riscos para a saúde do que não a usar de todo.

Para que ela seja segura, protetora e eficaz, desde que a coloca até que a retira, deve seguir os próximos passos:

  1. Lavar bem as mãos, antes de pôr a máscara.
  2. Colocar o lado branco (interno) da máscara virado para a cara e ajustar bem, tapando tanto a boca como o nariz, ajustando a máscara acima ao nível dos ossos nasais e por baixo 1. do queixo.
  3. Quando quiser retirar, deve novamente lavar bem as mãos.
  4. Remover a máscara, segurando apenas os elásticos.
  5. Descartar a máscara (se for descartável) ou lavá-la (se for reutilizável).
  6. Finalizar, lavando novamente as mãos.

Nota: Segundo a Direção-Geral da Saúde, a máscara pode promover uma falsa sensação de segurança em quem a usa. Isto é, há pessoas que, utilizando máscara, não cumprem o distanciamento social, por exemplo, o que é um erro que deve ser evitado ao máximo.

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Plano de Saúde
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Plano de Saúde
Platinium Mais Vida
Plano de Saúde
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Finalidade

Comercialização de produtos

Descrição

Gestão da relação contratual entre os Clientes e a Medicare (por exemplo, para efeitos de prestação de esclarecimentos solicitados relativamente a preços, procedimentos e/ou possíveis upgrades);

Gestão e execução da prestação de Serviços e comercialização de Produtos

Gestão de faturação, cobrança e pagamentos

Gravação de chamadas para prova de transação comercial e comunicações no âmbito da relação contratual

Apoio ao Cliente

Controlo de qualidade

Fundamento de licitude

Execução do contrato e diligências pré-contratuais

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Gestão da relação com o titular dos dados

Descrição

Envio da informação solicitada relativamente aos Planos de Saúde, Produtos e Serviços; gestão dos seus pedidos de contacto para prestação de informação; e gestão da adesão aos referidos Planos;

Gestão de contactos, informações ou reclamações

Gravação de chamadas para monitorização da qualidade de serviço

Fundamento de licitude

Execução do contrato ou diligências pré-contratuais

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Gestão de processos e contencioso (incluindo recuperação de crédito)

Descrição

Gestão de processos e contencioso (incluindo o processo de recuperação de créditos)

Fundamento de licitude

Execução do contrato

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Cumprimento de obrigações legais

Descrição

Resposta e reporte a autoridades judiciárias, administração tributária, de regulação e de supervisão

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Controlo de fraude

Descrição

Identificação e deteção de situações de fraude

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais

Interesse legítimo em implementar mecanismos de combate à fraude

Finalidade

Marketing

Descrição

Envio de comunicações não solicitadas, caso tenha prestado o seu consentimento expresso e nos termos previstos no formulários de contacto/adesão preenchidos, no contexto de iniciativas de (i) Marketing Direto no contexto de campanhas, promoções e publicidade da Medicare, demais entidades do Grupo e Parceiros comerciais, designadamente através de utilização de sistemas automatizados de chamada e comunicação que não dependam da intervenção humana, (aparelhos de chamada automática), aparelhos de telecópia ou correio eletrónico, incluindo SMS (serviço de mensagens curtas), EMS (serviço de mensagens melhoradas), MMS (serviço de mensagens multimédia) e outros tipos de aplicações similares; bem como de (ii) estudos de mercado, inquéritos de avaliação e satisfação.

Poderá a qualquer momento exercer o seu direito de opt-out relativamente a estas comunicações;

Fundamento de licitude

Consentimento

Finalidade

Utilização do Canal Interno de Denúncias

Descrição

Gestão e seguimento das denúncias apresentadas no Canal Interno de Denúncias, nos termos previstos da Lei n. º 93/2021, de 20 de dezembro.

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais


5. DESTINATÁRIOS DOS DADOS PESSOAIS

Os dados pessoais recolhidos e/ou tratados pela Medicare, no âmbito das finalidades supra elencadas, podem ser disponibilizados às empresas do respetivo Grupo e empresas parceiras, nos termos indicados nos formulários de contacto/adesão preenchidos pelos Utilizadores.
A Medicare pode recorrer a entidades terceiras que têm acesso aos seus dados pessoais. Estas entidades - entidades subcontratantes - podem ter acesso a dados pessoais, seguindo, para o efeito, as instruções da Medicare, estando as mesmas sujeitas a obrigações específicas de segurança, qualidade e proteção da integridade dos dados tratados, nos termos previstos na lei. Estas entidades são essencialmente Parceiros ou Fornecedores de bens e Prestadores de Serviços, nos quais se inclui a contratação intragrupo, bem como Prestadores de Serviços Informáticos, arquivo, apoio à atividade de backoffice, contact centers e outros.
Os dados poderão ainda ser comunicados a terceiros, quando a transmissão seja efetuada no âmbito do cumprimento de uma obrigação legal, de uma deliberação de uma autoridade judicial ou administrativa competente, e/ou no contexto do exercício de direitos ou interesses em sede judicial; ou para a prossecução de finalidades expressamente previstas por lei.
A Medicare pode ainda transmitir dados pessoais a entidades terceiras, quando tais comunicações de dados sejam necessárias ou adequadas (i) à luz da lei aplicável, (ii) no cumprimento de obrigações legais/ordens judiciais, (iii) para responder a solicitações de autoridades públicas ou governamentais, ou (iv) quando nos tiver dado o seu consentimento.


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Nos termos da legislação aplicável, pode exercer os seguintes direitos:

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  • Direito à Limitação do Tratamento: solicitar a limitação do tratamento dos seus dados pessoais, solicitando a suspensão do tratamento ou a limitação do âmbito do tratamento a certas categorias de dados ou finalidades de tratamento.
  • Direito de Portabilidade: receber os dados que nos forneceu em formato digital de uso corrente e de leitura automática ou de solicitar a transmissão direta dos seus dados para outra entidade que passe a ser o novo responsável pelos seus dados pessoais.
  • Direito de Oposição: opor-se, a qualquer momento, a um tratamento de dados, como por exemplo no caso de tratamento de dados para fins de Marketing; à tomada de decisões com base no tratamento exclusivamente automatizado: não ficar sujeito a nenhuma decisão tomada exclusivamente com base num tratamento automatizado, incluindo a definição de perfis, que produza efeitos na sua esfera jurídica ou que o afete significativamente de forma similar.

O exercício dos seus direitos deve ser feito através do Formulário disponível aqui. Nos termos da lei, é ainda garantido ao titular dos dados o direito de, através dos referidos meios, sem quaisquer custos ou consequências, a qualquer momento, retirar o seu consentimento para o tratamento dos dados para as finalidades indicadas, sempre que o tratamento seja efetuado com base no consentimento. O exercício deste direito não invalida, no entanto, o tratamento efetuado até essa data com base no consentimento previamente dado.
Sem prejuízo de qualquer outra via de recurso administrativo ou judicial, o titular dos dados tem o direito de apresentar reclamação a uma autoridade de controlo, nomeadamente a Comissão Nacional de Proteção de Dados, em caso de incumprimento pela Medicare das obrigações que lhe são aplicáveis em matéria de privacidade.


7. DURANTE QUANTO TEMPO CONSERVAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?

Os seus dados pessoais são recolhidos e tratados no estrito cumprimento da legislação aplicável, sendo armazenados em bases de dados, próprias para o efeito e conservados durante o período de tempo necessário para assegurar a gestão adequada das obrigações, direitos e interesses associados à respetiva recolha. Nessa medida:

  • os dados pessoais tratados estritamente para efeitos de disponibilização de informações quanto a Planos Medicare serão conservados enquanto se justificar, para efeitos de confirmação da intenção de contratação (sendo eliminados antes de decorrido esse prazo, mediante pedido do titular);
  • os dados pessoais tratados no contexto da celebração e gestão de contratos entre os Clientes e a Medicare serão conservados durante a vigência da sua relação contratual com a Medicare;
  • os dados pessoais tratados, mediante consentimento, para o envio de informações comerciais e promocionais no contexto de iniciativas de Marketing direto serão conservados enquanto se mantiver o interesse do titular dos dados na receção dos mesmos, sendo eliminados em caso de exercício pelo seu titular dos direitos de opt-out, oposição, apagamento ou se retirar o consentimento.

Sem prejuízo dos prazos acima indicados, os dados pessoais tratados pela Medicare poderão ser conservados pelo período de tempo necessário para fazer face a obrigações fiscais, legais e judiciais, nos termos legalmente aplicáveis.


8. QUAIS AS MEDIDAS DE SEGURANÇA ADOTADAS?

A Medicare desenvolve os seus melhores esforços para proteger os seus dados pessoais contra acessos não autorizados, quer diretamente, quer através das entidades por si subcontratadas.
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9. Regime Geral de Proteção dos Denunciantes de Infrações

A Medicare de acordo com a Lei n.º 93/2021, de 20 de dezembro a qual estabelece o regime geral de proteção de denunciantes de infrações, transpondo a Diretiva (UE) 2019/1937 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de outubro de 2019, relativa à proteção das pessoas que denunciam violações do direito da União, disponibiliza o seu Canal Interno de Denúncias, assumindo o compromisso de indagar as providências necessárias para apurar, prevenir e punir condutas inadequadas, garantindo a não retaliação contra aqueles que denunciem, de boa-fé, irregularidades, atividades ilegais, prejudiciais e criminosas, bem como condutas inadequadas ou incumprimento das normas que violem os princípios da presente legislação vigente.
Adicionalmente, alertamos que este canal não deve ser utilizado para o envio de outro tipo de comunicações que não as que estejam dentro das categorias assinaladas pelo Decreto-Lei n.º 93/2021.


10. CONTACTE-NOS PARA QUESTÕES E SUGESTÕES

Caso tenha alguma dúvida ou questão sobre a forma como a Medicare trata os seus dados pessoais e com o exercício dos direitos que lhe são conferidos pela legislação aplicável e, em especial, referidos na presente Política, poderá contactar-nos através do Formulário disponível aqui.


NOTA: ALTERAÇÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

A Medicare reserva-se o direito de, a todo o momento, e sem aviso prévio, alterar os presentes termos de tratamento de dados pessoais. Essas alterações serão devidamente publicitadas no website e em quaisquer plataformas, em formato facilmente visível, para facilidade dos titulares dos dados.


(1) MED&CR - Sistemas de Gestão de Cartões de Saúde Unipessoal, Lda.; Callmedia - Serviços Publicitários, Lda.; e Gesticlub Unipessoal Lda.


Data de atualização: 2022-08-09