rapariga a comer chocolate com borbulhas na cara

O chocolate provoca acne: facto ou mito?

3 mins. leitura

A acne é uma doença de pele muito associada à adolescência. Porém, ela também se pode manifestar na idade adulta, com particular incidência na face, pescoço e tronco.

O surgimento da acne pode estar relacionada com causas hormonais, genéticas, inflamatórias e, também, segundo alguns estudos e especialistas, com certos hábitos alimentares. Por isso, surge a pergunta: será verdade que o chocolate provoca acne?


Qual a relação entre a acne e a alimentação?

É frequente lermos ou ouvirmos dizer que certos alimentos provocam acne. Porém, será que essa relação é real ou não passa de um mito?

De um modo geral, podemos dizer que muitos estudos não são conclusivos no que respeita à relação causa-efeito entre a alimentação e o aparecimento da acne. Contudo, algumas pesquisas mostram que certas dietas, nomeadamente se forem ricas em açúcar, leite e derivados, podem agravar as lesões acneicas.

A explicação para isso está no facto destes ingredientes contribuírem para uma maior produção de sebo e síntese de androgénios.


Então, será que o chocolate provoca acne?

A resposta a esta pergunta ainda não é clara, pois existem vários estudos que se debruçam sobre esta questão, sem ainda assim conseguirem chegar a respostas universais e inequívocas.

Por um lado, há pesquisas feitas com voluntários que dão conta de que o consumo de chocolate tem, efetivamente, um papel a dizer no agravamento de quadros acneicos, nomeadamente, aumentando o número de borbulhas e de pontos negros, e piorando manifestações caraterísticas da acne inflamatória, como é o caso das pápulas e das pústulas vermelhas.

mulher deitada na cama com botija de água quente

Fonte: The impact of chocolate consumption on acne vulgaris in college students: A randomized crossover study


mulher deitada na cama com botija de água quente

Porém, existem especialistas que não atribuem qualquer crédito às conclusões destas investigações, defendendo que não é o chocolate em si que provoca acne, mas sim alguns comportamentos associados, como comer chocolates e outras doçarias em detrimento de alimentos bons e saudáveis para a pele, como frutas e legumes.

Além disso, e apesar do chocolate possuir substâncias pró-inflamatórias, como o açúcar por exemplo, as investigações até ao momento realizadas sobre a relação entre este alimento e a acne têm por base amostras muito pequenas e, por isso, insuficientes para partir para conclusões mais generalizadas.

Assim, é importante avaliar se o indivíduo, além de consumir chocolate, não reúne fatores de risco conhecidos da doença, como é o caso:

  • Da poluição ambiental e do fumo do tabaco;
  • Do uso de produtos dermatológicos agressivos;
  • Da toma de determinada medicação;
  • Do estilo de vida praticado;
  • Do stress.
mulher deitada na cama com botija de água quente

Chocolate provoca acne: conclusões

Somando as duas perspetivas, podemos chegar a uma conclusão entre ambas, dizendo que o chocolate não provoca acne, mas pode agravar quadros acneicos, ainda que de forma indireta, principalmente em pessoas com predisposição para tal.

Na prática, isto significa que não é o chocolate em si que causa acne, mas antes, uma dieta com um índice glicémico alto e rica em hidratos de carbono refinados, em açúcar e em produtos processados.

É que o consumo excessivo deste género de ingredientes vai causar um pico de açúcar no sangue, aumentar a produção de insulina e, por conseguinte, incrementar a produção de sebo, agravando os sintomas da acne.

Assim, apesar de não ser possível afirmar com total certeza de que “este ou aquele alimento” é capaz de provocar acne, é sempre recomendável evitar uma alimentação rica em açúcares e outros hidratos de carbono, pois é factual que isso aumenta a produção de sebo, contribuindo para uma resposta inflamatória que pode prejudicar o quadro de acne.

Quanto ao chocolate em concreto, dê preferência ao negro e procure ingeri-lo em quantidades moderadas e integrado numa dieta saudável e equilibrada.

Aviso: O Blog Mais Saúde é um espaço meramente informativo. A Medicare recomenda sempre a consulta de um profissional de saúde para diagnóstico ou tratamento, não devendo nunca este Blog ser considerado substituto de diagnóstico médico. Encontre aqui profissionais de saúde perto de si.

Contribua com sugestões de melhoria através do nosso formulário online.

Este artigo foi útil?

Obrigado pelo seu feedback.

Partilhe este artigo:

Obrigado pela sua preferência.

Irá receber no seu email as melhores dicas de Saúde e Bem-estar.
Pode em qualquer momento alterar ou retirar o(s) consentimento(s) prestado(s).

Receba as melhores dicas
de Saúde e Bem-estar

Precisamos do seu consentimento para envio de mais informação.

Encontre o melhor
Prestador Medicare perto de si

Código Postal inválido

Pesquise entre os mais de 17 500 Prestadores
da Rede de Saúde Medicare.

Artigos relacionados:
Ver mais
1 presente à escolha

Oferta exclusiva Online

1 presente de boas-vindas à escolha

Aderir Online
Cartão Platinium Mais Vida
Quer aderir? Ligamos grátis! Esclareça as suas dúvidas com a nossa
equipa, sem compromisso.
Precisamos do seu consentimento para envio de mais informação.
Formulário enviado Obrigado pelo seu contacto. Será contactado em breve pela nossa equipa de especialistas.