mulher a tocar o rosto e com um abacate na mão

12 alimentos bons para a pele que deve incluir na sua alimentação

5 mins. leitura

Já sabemos que a nossa dieta alimentar influencia quer positiva, quer negativamente a nossa saúde. Uma alimentação equilibrada contribui para um coração mais saudável. Por outro lado, ingerir certos alimentos pode causar problemas e doenças, como é o caso da diabetes ou do colesterol. Por isso, naturalmente que também há alimentos bons para a pele.

Fique a conhecer uma dúzia deles e passe a incluí-los na sua dieta diária.


12 alimentos bons para a pele que deve conhecer

Estes alimentos têm em comum substâncias e compostos que potenciam a boa saúde da pele. Falamos de vitaminas, nutrientes, minerais, antioxidantes, e uma série de propriedades que contribuem para uma pele mais bonita e saudável.

Com a ajuda destes ingredientes, conseguirá ter uma pele mais hidratada, elástica, firme e macia, ao mesmo tempo que previne os danos causados pelos radicais livres, como a inflamação, a vermelhidão e o envelhecimento.

Tome nota e comece hoje a cuidar mais e melhor da sua pele, através da alimentação. Para além destes alimentos, deve também ter em conta a sua ingestão hídrica diária. É fundamental que ingira cerca de 1,5 a 2L de água por dia para manter a pele hidratada.


1. Peixes gordos

Peixes como o salmão, a cavala ou o arenque são bons para a pele, pois são ricos em ácidos gordos, como o ómega-3; em antioxidantes, como a vitamina E; e em minerais, como o zinco.

Estes ácidos gordos, antioxidantes e minerais contribuem para uma pele mais firme, flexível e hidratada. Além disso, também diminuem a inflamação, prevenindo a vermelhidão ou o acne.

O ómega-3 contribui ainda para proteger a pele dos raios UV. A vitamina E protege a pele dos radicais livres. E o zinco contribui para a produção de novas células da pele e para uma melhor cicatrização da mesma, evitando lesões.

Os peixes gordos são especialmente benéficos para quem sofre de doenças inflamatórias e autoimunes, como a psoríase e o lúpus. Recomenda-se, idealmente, o seu consumo de duas a três vezes por semana (devendo cada caso ser analisado individualmente), e evitar cozinhar a temperaturas muito elevadas, para não se perderem os nutrientes mais importantes.

mulher com morango na mão

2. Abacate

O abacate possui muitas gorduras saudáveis, que tornam a pele mais flexível, elástica e hidratada. Outras substâncias presentes no abacate protegem a pele dos danos causados pelo sol, como as rugas ou as marcas do envelhecimento.

Além disso, o abacate possui vitamina E, um antioxidante que defende a pele dos danos oxidativos.

O abacate também contém vitamina C, que contribui para a criação de colágeno, o que torna a pele mais forte e saudável, e que é um antioxidante que evita os danos oxidativos e as marcas de envelhecimento provocadas pelo sol.


3. Nozes

As nozes são ricas em gorduras essenciais, zinco, vitamina E, selénio e proteínas, nutrientes muito benéficos para a pele.

Além disso, possuem ómega-3, o que contribui para diminuir a inflamação na pele. O zinco protege a pele, ajudando a combater as bactérias e acelerando o processo de cicatrização de feridas.

A vitamina E e o selénio são outros componentes importantes para a pele, já que têm um papel como antioxidante.


4. Sementes de girassol

As sementes de girassol são ricas em nutrientes que melhoram a saúde da pele. Este alimento possui componentes antioxidantes e protetores da pele, como é o caso da vitamina E, selénio, zinco e ácido fólico.

mulher a comer salada da taça

5. Batata-doce

A batata-doce possui betacaroteno, que protege a pele dos danos solares. Este é um antioxidante que melhora ainda a saúde e o aspeto da pele, evita as queimaduras solares e a morte celular e previne a pele seca e envelhecida.


6. Pimento vermelho e amarelo

O pimento também é rico em betacaroteno e em vitamina C. Estes são poderosos antioxidantes. A vitamina C também contribui para a produção de colagénio, uma proteína que torna a pele mais forte e firme e que previne a pele seca e envelhecida.


7. Brócolos

Os brócolos são ricos em vitaminas e minerais, como o zinco e as vitaminas A e C, importantes para a saúde da pele. Além disso, este alimento possui luteína, um carotenoide que defende a pele dos danos oxidativos, que tornam a pele seca e envelhecida.

Este vegetal contém ainda sulforafano, que é capaz de prevenir certos tipos de cancro, como o cancro de pele. Este composto também protege a pele dos danos provocados pelo sol, como as queimaduras solares, neutralizando a ação dos radicais livres e diminuindo o número de células da pele mortas. O sulforafano também ajuda a manter os níveis de colagénio da pele.

mulher a comer salada

8. Tomate

O tomate é rico em vitamina C e em carotenoides, como o licopeno, que protegem a pele dos danos causados pelo sol, evitando o envelhecimento da pele e mantendo a pele saudável.

Para melhorar a absorção dos carotenóides, combine o tomate com uma fonte de gordura, como o queijo ou o azeite.


9. Soja

A soja possui isoflavonas, capazes de evitar as rugas e a secura da pele, devido ao colagénio que fortalece a elasticidade da pele e a protege dos danos provocados pelos raios ultravioleta. Assim, este alimento diminui o risco de desenvolver cancro de pele.


10. Chocolate negro

O cacau possui antioxidantes que protegem a pele das queimaduras solares, previne o aparecimento das rugas e melhora a espessura, a hidratação, o fluxo sanguíneo e a textura da pele.

Assim, o chocolate negro (com pelo menos 70% de cacau) contribui para uma pele menos áspera, rugosa e escamosa; mais resistente à radiação UV e às queimaduras solares; e mais bem nutrida.


11. Chá verde

O chá verde contém catequinas que funcionam como antioxidantes que protegem a pele dos danos causados pelo sol, diminuindo a vermelhidão, a secura e o envelhecimento da pele.

Além disso, possui também uma grande quantidade de antioxidantes, como é o caso dos flavonoides, que melhoram a hidratação, a espessura e a elasticidade da pele, uma vez que combatem os radicais livres.


12. Uvas pretas

As uvas pretas são particularmente ricas em resveratrol, um poderoso antioxidante que atrasa o processo de envelhecimento da pele, evitando que os radicais livres danifiquem a pele.

Para isso, deve consumir as uvas com pele, já que é aí que se encontra grande parte desta substância.

Cuide bem da sua pele e faça as escolhas alimentares certas!

Aviso: O Blog Mais Saúde é um espaço meramente informativo. A Medicare recomenda sempre a consulta de um profissional de saúde para diagnóstico ou tratamento, não devendo nunca este Blog ser considerado substituto de diagnóstico médico. Encontre aqui profissionais de saúde perto de si.

Contribua com sugestões de melhoria através do nosso formulário online.

Partilhe este artigo:

Obrigado pela sua preferência.

Irá receber no seu email as melhores dicas de Saúde e Bem-estar.
Pode em qualquer momento alterar ou retirar o(s) consentimento(s) prestado(s).

Receba as melhores dicas
de Saúde e Bem-estar

Precisamos do seu consentimento para envio de mais informação.
Artigos relacionados:
Ver mais