mulher sentada na cama com braços cruzados

Como minimizar os efeitos da retenção de líquidos

4 mins. leitura

A retenção de líquidos deve-se ao desequilíbrio dos mecanismos responsáveis pela regulação de líquido no nosso organismo, culminando na acumulação de fluidos no tecido subcutâneo.

Essa acumulação pode provocar edema e a sua causa mais frequente é a insuficiência venosa, ou seja, as veias não conseguem transportar o sangue das extremidades para o coração. Quando a origem do problema não é identificada, estamos perante o chamado edema idiopático.

Este problema é mais comum no género feminino, sobretudo devido às alterações hormonais a que as mulheres estão sujeitas. Fique a conhecer os sintomas, tratamentos e as formas de prevenção deste problema.


Retenção de líquidos: sintomas, tratamentos e prevenção

Sintomas

A retenção de líquidos costuma estar associada a um desequilíbrio hormonal, por isso, ela é mais frequente nas mulheres na fase pré-menstrual, na gravidez e na menopausa, devido às mutações nos níveis de estrogénio e de progesterona.

Na prática, os líquidos saem dos vasos sanguíneos e vão-se acumulando no espaço que envolve os tecidos e os órgãos do corpo, principalmente, em regiões como as pernas, os tornozelos, as mãos, os pés e o abdómen.

Consequentemente, a pessoa pode sentir:

  • Cansaço;
  • Cãibras;
  • Mal-estar;
  • Desconforto nas zonas atingidas;
  • Ter edema e distensão abdominal;
  • Registar um aumento de peso que pode superar os 2kg a 3kg.

Para verificar se sofre de retenção de líquidos, pode experimentar comprimir a pele por alguns minutos. Se a zona demorar a recuperar a coloração e a forma normais ou sentir dor, é sinal de que, provavelmente, faz retenção de líquidos.


Causas

Apesar da insuficiência venosa ser a razão mais frequente para a retenção de líquidos, há muitas outras causas possíveis para este problema, como por exemplo:

  • Erros alimentares;
  • Fatores hormonais;
  • Hereditariedade;
  • Ingestão excessiva de sal;
  • Carência de algumas vitaminas e sais minerais (como magnésio e potássio);
  • Sedentarismo;
  • Excesso de peso;
  • Alguns fármacos;
  • Doenças renais, da tiróide (hipotiroidismo), cardíacas (insuficiência cardíaca), falência hepática ou de má circulação sanguínea;
  • Vestir roupa muito apertada;
  • Passar muito tempo em pé ou sentado;
  • Estar sujeito a muito stress ou ansiedade;
  • Frequentar ambientes com temperaturas muito elevadas.

Tratamento e prevenção

O tratamento para a retenção de líquidos pode exigir a toma de fármacos diuréticos, o uso de meias de compressão elástica, massagens e fisioterapia, de modo a estimular a drenagem venosa e linfática.

Além disso, é essencial a mudança de alguns hábitos e comportamentos, nomeadamente, no que respeita à alimentação. Eis algumas medidas que deve adotar.

Aumentar a ingestão de água

Beber entre 1,5 ou 2 litros de água por dia para desintoxicar o organismo.

Aumentar a ingestão hídrica através de outros alimentos

Consumir infusões, chás (verde, cavalinha, funcho, erva-príncipe e dente-de-leão) e alimentos ricos em água como os vegetais (pepino e aipo que têm ação diurética e anti-celulítica) e as frutas (papaia, melancia, abacaxi).

Estas frutas, em particular, têm propriedades que regulam a pressão arterial, mantêm o equilíbrio hídrico, controlam os níveis de glicemia no sangue e, têm propriedades anti-inflamatórias.

Diminuir o consumo de sal e dar preferência a ervas aromáticas

Reduzir o consumo de sal (não ultrapassando o consumo de 5g de sal diários), evitando produtos com compostos como: sódio, Na+, glutamatomonosodico, bicarbonato de sódio, bissulfato de sódio, fosfato dissodico, hidróxido de sódio, propionato de sódio.

Usar mais ervas aromáticas como é o caso do estragão, funcho ou salsa, ou especiarias, como o açafrão-da-Índia em substituição do sal.

Evitar produtos processados e industrializados

Evitar o consumo de alimentos processados, ricos em gorduras trans e açúcares simples bem como de caldos industriais, sopas instantâneas, comida pré-confecionada, batatas-fritas, molhos, enchidos ou conservas.

Aumentar o consumo de alimentos ricos em fibra

Dar preferência a alimentos ricos em fibras (como romã, morangos, feijão, alcachofra, entre outros) para melhorar o funcionamento intestinal.

Dar preferência a alimentos ricos em magnésio e potássio

Privilegiar o consumo de alimentos ricos em magnésio (como cereais integrais, avelãs, nozes e amêndoas) e em potássio (como leguminosas e hortofrutícolas).

Evitar o consumo de álcool

Reduzir ou abolir o consumo de bebidas alcoólicas.

Praticar atividade física com regularidade

Deve optar por praticar exercício físico com alguma regularidade e de preferência pôr em prática alguns exercícios específicos para combater a retenção de líquidos como é o caso dos seguintes exemplos:


Exercício 1
  1. Deitar-se e elevar as pernas acima da altura do tronco;
  2. Mover as pontas e os dedos dos pés para trás e para a frente;
  3. Colocar um elástico na base dos pés, puxando a ponta do pé e empurrando o calcanhar.

Exercício 2
  1. Pôr-se ora na ponta dos pés, ora nos calcanhares.

Exercício 3
  1. Fazer movimentos circulares com os punhos, usando uma bola entre as mãos, enquanto o cotovelo está apoiado.

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