crianças a apanhar sol protegidas

Sabe os cuidados que deve ter na exposição solar?

5 mins. leitura

O corpo humano não foi feito para “derreter” ao sol. Apesar dos inúmeros benefícios da luz solar, a verdade é que ela transporta consigo radiação ultravioleta (UV) potencialmente perigosa. Independentemente da idade ou do tom natural de pele, é por isso importante conhecer os riscos inerentes à exposição solar e saber como proteger-se dos malefícios do sol. Aprenda como aproveitar da melhor forma as inúmeras coisas boas que ele tem para lhe oferecer.


Benefícios e perigos da exposição solar

O bem que o sol nos faz

A luz solar é extremamente importante para a nossa sobrevivência e bem-estar físico e mental. Desde logo, ajuda a manter os nossos padrões de sono para que possamos ficar acordados durante o dia e dormir profundamente à noite.

Contribui, também, para que a nossa pele produza vitamina D. Esta é fundamental no processo de absorção de cálcio e no metabolismo ósseo, contribuindo para a saúde dos ossos.

Apanhar muito pouco sol, especialmente nos meses de inverno, pode, inclusivamente, provocar nalgumas pessoas uma forma de depressão conhecida como perturbação afetiva sazonal.

Mas, não há bela sem senão. Uma má gestão da exposição ao sol pode inverter tudo isto e transformar-se numa fonte de problemas que, em último caso, levam à morte por cancro na pele.

Moderação é, por isso, a palavra-chave quando se trata de exposição solar.


Os raios ultravioleta

A luz do sol viaja até à Terra sob a forma de uma mistura de raios (ou ondas) visíveis e invisíveis.

As chamadas ondas longas, como as ondas de rádio, são inofensivas para as pessoas. Mas as ondas mais curtas, como os raios ultravioleta (UV), podem causar problemas sérios.

Existem três tipos de raios ultravioleta: UVA, UVB e UVC. Para melhor compreender os riscos da exposição ao sol e as necessidades de se proteger devidamente, conheça as características de cada um deles:

  • Os raios UVA são os de maior espectro e incidem na Terra de igual maneira durante todo o dia e em todas as estações do ano, incluindo dias nublados e com baixa luminosidade. Este tipo de raios é o que penetra mais profundamente na pele. Embora não causem queimaduras, podem danificar as fibras de colágeno e elastina (duas importantes proteínas), causando envelhecimento precoce.
  • Os raios UVB têm um comprimento de onda menor e são parcialmente absorvidos pela camada de ozono. Por essa razão, apresentam uma maior incidência durante os meses de verão, principalmente no período entre as 10h00 e as 16h00. São estes raios que provocam vermelhidão e queimaduras na pele. Além dessas complicações, sempre desagradáveis, uma exposição em demasia aos raios UVB pode provocar o aparecimento de sardas e manchas na pele. Aumenta, também, o risco de desenvolvimento de cancro e de danos nos olhos (catarata e cegueira, por exemplo). Podem, ainda, danificar o nosso ADN e afetar o sistema imunitário da pele.
  • Os raios UVC são os que têm menor comprimento de onda e, apesar de muito prejudiciais para a biosfera, são quase totalmente absorvidos pela camada de ozono.

O índice ultravioleta varia entre 1 a 2, significando que o risco à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado) e 8 a 10 (muito elevado). Superior a 11 significa que o risco é extremo. Há aplicações no telemóvel, por exemplo, que permitem consultar diariamente o índice ultravioleta.


As melhores horas para apanhar sol

Como já vimos, o sol pode ser perigoso, mas também tem muitos benefícios. A exposição solar deve, por isso, existir, embora com moderação e lembrando que os raios ultravioleta, embora mais perigosos nos meses de verão, podem causar danos na pele em qualquer estação do ano ou temperatura. E, também, em qualquer pessoa.

Siga os conselhos do relógio solar:

  • Horas apropriadas para a exposição solar: antes das 11h00 ou depois das 17h00;
  • Perigo intermédio (evite): das 11h00 às 12h00 e das 16h00 às 17h00;
  • Horas perigosas (não se exponha ao sol, desenvolva outras atividades): das 12h00 às 16h00.

Como proteger-se do sol

Para minimizar o risco de vir a sofrer problemas na pele, nomeadamente cancro, siga os seguintes conselhos:

  • No que respeita às crianças, utilize regularmente um protetor solar com um fator de proteção elevado (30 a 50), vista-as com t-shirt e chapéu;
  • Procure a sombra e não se exponha ao sol nas horas de maior calor (entre as 11h00 e as 17h00);
  • Proteja a sua pele e olhos, utilizando uma t-shirt, chapéu e óculos de sol (com proteção lateral e UV);
  • Habitue gradualmente a sua pele ao sol. Evite as queimaduras solares;
  • De duas em duas horas, aplique protetor solar com um fator de proteção elevado (igual ou superior a 30)
  • De preferência, utilize protetores solares que tenham a inscrição “Largo Espectro”, pois significa que oferecem proteção tanto para raios UVB como para raios UVA;
  • Use protetores solares resistentes à água;
  • Deve usar cerca de 30 gramas de protetor solar para cobrir a superfície corporal inteira de uma pessoa de tamanho médio;
  • Aplique o protetor cerca de 30 minutos antes da exposição ao sol. Volte a aplicar após duas horas, após ter ido à água ou mesmo se transpirar;
  • Lembre-se que a água, a neve e a areia aumentam os danos provocados pelos raios ultravioleta;
  • Proteja-se do sol mesmo em dias com muitas nuvens ou de nevoeiro. As nuvens e o nevoeiro não são bons filtros de raios ultravioleta;
  • Leve guarda-sol para a praia e proteja as crianças;
  • Consulte o índice ultravioleta no dia em que vai para a praia;
  • Tecidos com tecedura justa bloqueiam melhor o sol do que tecidos largo;
  • Pode usar roupas de alta proteção solar, disponíveis no mercado. Este tipo de vestuário é etiquetado com o fator de proteção ultravioleta (FPU), seguido de um número que identifica o nível de proteção (semelhante ao rótulo de um protetor solar);
  • Verifique a medicação que está a tomar. Pergunte ao seu médico que algum dos medicamentos pode aumentar a sensibilidade da sua pele à luz solar;
  • Evite o recurso a solários;
  • Se a sua pele está a sofrer uma descamação (a “descascar”) após uma queimadura solar, ela estará ainda mais sensível ao sol ao longo das semanas seguintes. Por isso, tenha cuidados redobrados.

Sintomas de problemas

Bastam 15 minutos de exposição solar para apanhar o chamado “escaldão”, embora possa não o sentir de imediato. A vermelhidão da pele e o desconforto podem apenas surgir algumas horas depois.

Caso não utilize proteção e se exponha ao sol em horas perigosas e durante bastante tempo, os riscos são elevadíssimos. Ainda mais se tiver uma cor de pele clara e pouco cabelo.

Seguem-se alguns dos sintomas a que qualquer pessoa deve estar particularmente atenta:

  • Vermelhidão e bolhas na pele
  • Dor e formigueiro
  • Inchaço
  • Dor de cabeça
  • Febre e calafrios
  • Náuseas
  • Tonturas
  • Desidratação

Tratamento para as queimaduras solares

Se sofrer uma queimadura solar pode fazer o seguinte:

  • Saia imediatamente do sol;
  • Tome um duche (não frio) ou banho;
  • Aplique compressas frias para acalmar e refrescar a pele;
  • Pode ser recomendável tomar um medicamento anti-inflamatório não esteroide;
  • Aplique creme hidratante em camada espessa, várias vezes por dia;
  • Se sair de casa, cubra totalmente as áreas queimadas.

Recorra imediatamente ao médico em caso de:

  • Aparecimento de bolhas na pele
  • Edema facial
  • Febre e arrepios
  • Má disposição no estômago
  • Dor de cabeça, confusão ou desmaio
  • Sintomas de desidratação

Faça do sol o seu aliado e não o seu inimigo: proteja-se!

Aviso: O Blog Mais Saúde é um espaço meramente informativo. A Medicare recomenda sempre a consulta de um profissional de saúde para diagnóstico ou tratamento, não devendo nunca este Blog ser considerado substituto de diagnóstico médico. Encontre aqui profissionais de saúde perto de si.

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Platinium
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Plano de Saúde
Platinium Mais
Plano de Saúde
Platinium Mais Vida
Plano de Saúde
Sénior
Plano de Saúde Animal
Vetecare Platinium
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NIF 514 364 190
Plano Automóvel
Medicare Auto
Plano Alimentar
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4. FINALIDADES DO TRATAMENTO E FUNDAMENTO DE LICITUDE

Os seus dados pessoais serão tratados pela Medicare para as seguintes finalidades e com os seguintes fundamentos:

Finalidade

Comercialização de produtos

Descrição

Gestão da relação contratual entre os Clientes e a Medicare (por exemplo, para efeitos de prestação de esclarecimentos solicitados relativamente a preços, procedimentos e/ou possíveis upgrades);

Gestão e execução da prestação de Serviços e comercialização de Produtos

Gestão de faturação, cobrança e pagamentos

Gravação de chamadas para prova de transação comercial e comunicações no âmbito da relação contratual

Apoio ao Cliente

Controlo de qualidade

Fundamento de licitude

Execução do contrato e diligências pré-contratuais

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Gestão da relação com o titular dos dados

Descrição

Envio da informação solicitada relativamente aos Planos de Saúde, Produtos e Serviços; gestão dos seus pedidos de contacto para prestação de informação; e gestão da adesão aos referidos Planos;

Gestão de contactos, informações ou reclamações

Gravação de chamadas para monitorização da qualidade de serviço

Fundamento de licitude

Execução do contrato ou diligências pré-contratuais

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Gestão de processos e contencioso (incluindo recuperação de crédito)

Descrição

Gestão de processos e contencioso (incluindo o processo de recuperação de créditos)

Fundamento de licitude

Execução do contrato

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Cumprimento de obrigações legais

Descrição

Resposta e reporte a autoridades judiciárias, administração tributária, de regulação e de supervisão

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Controlo de fraude

Descrição

Identificação e deteção de situações de fraude

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais

Interesse legítimo em implementar mecanismos de combate à fraude

Finalidade

Marketing

Descrição

Envio de comunicações não solicitadas, caso tenha prestado o seu consentimento expresso e nos termos previstos no formulários de contacto/adesão preenchidos, no contexto de iniciativas de (i) Marketing Direto no contexto de campanhas, promoções e publicidade da Medicare, demais entidades do Grupo e Parceiros comerciais, designadamente através de utilização de sistemas automatizados de chamada e comunicação que não dependam da intervenção humana, (aparelhos de chamada automática), aparelhos de telecópia ou correio eletrónico, incluindo SMS (serviço de mensagens curtas), EMS (serviço de mensagens melhoradas), MMS (serviço de mensagens multimédia) e outros tipos de aplicações similares; bem como de (ii) estudos de mercado, inquéritos de avaliação e satisfação.

Poderá a qualquer momento exercer o seu direito de opt-out relativamente a estas comunicações;

Fundamento de licitude

Consentimento

Finalidade

Utilização do Canal Interno de Denúncias

Descrição

Gestão e seguimento das denúncias apresentadas no Canal Interno de Denúncias, nos termos previstos da Lei n. º 93/2021, de 20 de dezembro.

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais


5. DESTINATÁRIOS DOS DADOS PESSOAIS

Os dados pessoais recolhidos e/ou tratados pela Medicare, no âmbito das finalidades supra elencadas, podem ser disponibilizados às empresas do respetivo Grupo e empresas parceiras, nos termos indicados nos formulários de contacto/adesão preenchidos pelos Utilizadores.
A Medicare pode recorrer a entidades terceiras que têm acesso aos seus dados pessoais. Estas entidades - entidades subcontratantes - podem ter acesso a dados pessoais, seguindo, para o efeito, as instruções da Medicare, estando as mesmas sujeitas a obrigações específicas de segurança, qualidade e proteção da integridade dos dados tratados, nos termos previstos na lei. Estas entidades são essencialmente Parceiros ou Fornecedores de bens e Prestadores de Serviços, nos quais se inclui a contratação intragrupo, bem como Prestadores de Serviços Informáticos, arquivo, apoio à atividade de backoffice, contact centers e outros.
Os dados poderão ainda ser comunicados a terceiros, quando a transmissão seja efetuada no âmbito do cumprimento de uma obrigação legal, de uma deliberação de uma autoridade judicial ou administrativa competente, e/ou no contexto do exercício de direitos ou interesses em sede judicial; ou para a prossecução de finalidades expressamente previstas por lei.
A Medicare pode ainda transmitir dados pessoais a entidades terceiras, quando tais comunicações de dados sejam necessárias ou adequadas (i) à luz da lei aplicável, (ii) no cumprimento de obrigações legais/ordens judiciais, (iii) para responder a solicitações de autoridades públicas ou governamentais, ou (iv) quando nos tiver dado o seu consentimento.


6. DIREITOS DOS UTILIZADORES

Nos termos da legislação aplicável, pode exercer os seguintes direitos:

  • Direito de Acesso: obter a confirmação de quais são os seus dados pessoais que são tratados bem como obter cópia dos dados pessoais em fase de tratamento.
  • Direito de Retificação: solicitar a retificação dos seus dados pessoais que se encontrem inexatos ou solicitar que os dados pessoais incompletos sejam completados.
  • Direito ao Apagamento: obter o apagamento dos seus dados pessoais, desde que não se verifiquem fundamentos válidos para a sua conservação.
  • Direito à Limitação do Tratamento: solicitar a limitação do tratamento dos seus dados pessoais, solicitando a suspensão do tratamento ou a limitação do âmbito do tratamento a certas categorias de dados ou finalidades de tratamento.
  • Direito de Portabilidade: receber os dados que nos forneceu em formato digital de uso corrente e de leitura automática ou de solicitar a transmissão direta dos seus dados para outra entidade que passe a ser o novo responsável pelos seus dados pessoais.
  • Direito de Oposição: opor-se, a qualquer momento, a um tratamento de dados, como por exemplo no caso de tratamento de dados para fins de Marketing; à tomada de decisões com base no tratamento exclusivamente automatizado: não ficar sujeito a nenhuma decisão tomada exclusivamente com base num tratamento automatizado, incluindo a definição de perfis, que produza efeitos na sua esfera jurídica ou que o afete significativamente de forma similar.

O exercício dos seus direitos deve ser feito através do Formulário disponível aqui. Nos termos da lei, é ainda garantido ao titular dos dados o direito de, através dos referidos meios, sem quaisquer custos ou consequências, a qualquer momento, retirar o seu consentimento para o tratamento dos dados para as finalidades indicadas, sempre que o tratamento seja efetuado com base no consentimento. O exercício deste direito não invalida, no entanto, o tratamento efetuado até essa data com base no consentimento previamente dado.
Sem prejuízo de qualquer outra via de recurso administrativo ou judicial, o titular dos dados tem o direito de apresentar reclamação a uma autoridade de controlo, nomeadamente a Comissão Nacional de Proteção de Dados, em caso de incumprimento pela Medicare das obrigações que lhe são aplicáveis em matéria de privacidade.


7. DURANTE QUANTO TEMPO CONSERVAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?

Os seus dados pessoais são recolhidos e tratados no estrito cumprimento da legislação aplicável, sendo armazenados em bases de dados, próprias para o efeito e conservados durante o período de tempo necessário para assegurar a gestão adequada das obrigações, direitos e interesses associados à respetiva recolha. Nessa medida:

  • os dados pessoais tratados estritamente para efeitos de disponibilização de informações quanto a Planos Medicare serão conservados enquanto se justificar, para efeitos de confirmação da intenção de contratação (sendo eliminados antes de decorrido esse prazo, mediante pedido do titular);
  • os dados pessoais tratados no contexto da celebração e gestão de contratos entre os Clientes e a Medicare serão conservados durante a vigência da sua relação contratual com a Medicare;
  • os dados pessoais tratados, mediante consentimento, para o envio de informações comerciais e promocionais no contexto de iniciativas de Marketing direto serão conservados enquanto se mantiver o interesse do titular dos dados na receção dos mesmos, sendo eliminados em caso de exercício pelo seu titular dos direitos de opt-out, oposição, apagamento ou se retirar o consentimento.

Sem prejuízo dos prazos acima indicados, os dados pessoais tratados pela Medicare poderão ser conservados pelo período de tempo necessário para fazer face a obrigações fiscais, legais e judiciais, nos termos legalmente aplicáveis.


8. QUAIS AS MEDIDAS DE SEGURANÇA ADOTADAS?

A Medicare desenvolve os seus melhores esforços para proteger os seus dados pessoais contra acessos não autorizados, quer diretamente, quer através das entidades por si subcontratadas.
Para o efeito, a Medicare emprega sistemas de segurança, regras e outros procedimentos, de modo a garantir a proteção dos dados pessoais, bem como para prevenir o acesso não autorizado aos dados, o uso impróprio, a sua divulgação, perda ou destruição.
É, no entanto, da responsabilidade titulares dos dados, garantir e assegurar que os dispositivos e equipamentos utilizados para aceder aos websites e plataformas se encontram adequadamente protegidos contra softwares nocivos, vírus informáticos e worms.
Os links constantes do nosso website poderão conduzir a outros sites, que poderão por sua vez conter funcionalidades sujeitas à disponibilização e tratamento de dados pessoais. A Medicare não se responsabiliza, aprova ou por qualquer forma apoia ou subscreve o conteúdo desses sites, dos sites com eles ligados ou neles referidos, nem tem qualquer controlo sobre os termos de tratamento de dados levados a cabo por estas entidades.


9. Regime Geral de Proteção dos Denunciantes de Infrações

A Medicare de acordo com a Lei n.º 93/2021, de 20 de dezembro a qual estabelece o regime geral de proteção de denunciantes de infrações, transpondo a Diretiva (UE) 2019/1937 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de outubro de 2019, relativa à proteção das pessoas que denunciam violações do direito da União, disponibiliza o seu Canal Interno de Denúncias, assumindo o compromisso de indagar as providências necessárias para apurar, prevenir e punir condutas inadequadas, garantindo a não retaliação contra aqueles que denunciem, de boa-fé, irregularidades, atividades ilegais, prejudiciais e criminosas, bem como condutas inadequadas ou incumprimento das normas que violem os princípios da presente legislação vigente.
Adicionalmente, alertamos que este canal não deve ser utilizado para o envio de outro tipo de comunicações que não as que estejam dentro das categorias assinaladas pelo Decreto-Lei n.º 93/2021.


10. CONTACTE-NOS PARA QUESTÕES E SUGESTÕES

Caso tenha alguma dúvida ou questão sobre a forma como a Medicare trata os seus dados pessoais e com o exercício dos direitos que lhe são conferidos pela legislação aplicável e, em especial, referidos na presente Política, poderá contactar-nos através do Formulário disponível aqui.


NOTA: ALTERAÇÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

A Medicare reserva-se o direito de, a todo o momento, e sem aviso prévio, alterar os presentes termos de tratamento de dados pessoais. Essas alterações serão devidamente publicitadas no website e em quaisquer plataformas, em formato facilmente visível, para facilidade dos titulares dos dados.


(1) MED&CR - Sistemas de Gestão de Cartões de Saúde Unipessoal, Lda.; Callmedia - Serviços Publicitários, Lda.; e Gesticlub Unipessoal Lda.


Data de atualização: 2022-08-09