mulher a fazer verniz gel na esteticista

As unhas de gel são perigosas para a saúde?

4 mins. leitura

Antes de descobrirmos se as unhas de gel são perigosas para a saúde, convém explicar em que consiste este tipo de técnica de unhas.

As unhas de gel são uma técnica de manicure em que é aplicado um gel sobre as unhas, as quais são posteriormente expostas a um catalisador com lâmpadas, sendo que para retirar esse gel é necessário recorrer a um profissional capacitado, que primeiramente vai polir as unhas, até à sua retirada total.

Apesar do efeito final ser visualmente atrativo, além de prático para a mulher, será que todo este processo danifica as unhas? É a esta pergunta que procuraremos responder em seguida.


Fact-check: as unhas de gel são perigosas? Saiba o que diz a evidência científica

De acordo com os especialistas, nomeadamente os dermatologistas, tanto a aplicação do gel, como do gelinho, são procedimentos potencialmente agressivos e danosos para as unhas, na medida em que a sua execução implica a raspagem das unhas. Além disso, o recurso demasiado frequente a esta técnica pode contribuir para a interrupção do crescimento da unha.

Ainda segundo a evidência científica, quem sofre de problemas de pele, como é o caso da psoríase, por exemplo, deve evitar o uso de unhas de gel, pois esta técnica pode desencadear uma crise.

Quem tem unhas de gel também está mais suscetível ao desenvolvimento de infeções fúngicas, virais ou bacterianas.


Radiação UV

Além dos produtos aplicados nas unhas, há que equacionar o efeito das lâmpadas usadas na secagem das unhas e solidificação, as quais emitem radiação UV, nomeadamente a UVA. Esta radiação pode contribuir para o envelhecimento e para o aparecimento de cancro de pele, sendo o seu efeito cumulativo.

Embora segundo a Skin Cancer Foundation este risco seja diminuto, a Academia Americana de Dermatologia defende que esta radiação UV é cerca de quatro vezes mais forte do que a radiação UV da luz solar. Logo, há que moderar a exposição a esta radiação.


Enfraquecimento das unhas

Segundo uma pesquisa publicada no Journal of Cosmetic Dermatology, o gel pode tornar as unhas mais finas, fracas e quebradiças. A causa para isso estará, provavelmente, relacionada com os componentes do gel, bem como os procedimentos necessários à aplicação e retirada do gel.


Eczema de contato

Os procedimentos associados à aplicação ou remoção das unhas de gel obrigam ao uso de certas substâncias que podem criar na unha ou na pele que lhe está próxima um eczema que pode ser de origem alérgica ou irritativa.


Outras doenças

As unhas podem dar sinais importantes quanto ao estado da nossa saúde. Assim, se estiverem sempre “escondidas” pelo gel, torna-se mais difícil detectar esses sinais de alerta. Além disso, pacientes com doenças de pele já conhecidas, como a psoríase, podem apresentar exacerbação do quadro com o uso dessa técnica de manicure, devido aos produtos utilizados.


mulher a fazer verniz gel na esteticista

Cuidados a ter

De acordo com os especialistas, pelas razões expostas anteriormente, o recurso a unhas de gel não deve ser muito frequente, sob pena de prejudicar, severamente, o estado das suas unhas.

Por isso, o conselho é para que, após fazer as unhas de gel e as retirar, não volte logo a aplicá-las, dedicando-se antes a tratá-las, sem lhes aplicar qualquer produto mais agressivo, como um verniz, por exemplo, e hidratando-as com creme, de modo a fortalecê-las.

Além disso, sempre que for realizada esta técnica, recomenda-se o uso de luvas sem dedos ou a aplicação nas mãos de protetor solar (com SPF igual ou superior a 30, proteção UVA/UVB e resistente à água), de modo a evitar os danos causados pela radiação UV.


Conclusão

Terminamos a responder à pergunta com que começámos este artigo. São as unhas de gel perigosas para a saúde? Sim, são, na medida em que são vários os danos que podem provocar nas unhas.

No entanto, os especialistas não proíbem o recurso a este procedimento, desde que seja feito com todos os cuidados de higiene e periodicamente, isto é, de forma pouco frequente. Além disso, o uso das unhas de gel não está aconselhado a pessoas sensíveis à radiação UV e/ou com doenças autoimunes.

No caso de unhas danificadas, deve consultar o seu médico Dermatologista com a maior brevidade possível.

Aviso: O Blog Mais Saúde é um espaço meramente informativo. A Medicare recomenda sempre a consulta de um profissional de saúde para diagnóstico ou tratamento, não devendo nunca este Blog ser considerado substituto de diagnóstico médico. Encontre aqui profissionais de saúde perto de si.

Contribua com sugestões de melhoria através do nosso formulário online.

Este artigo foi útil?

Obrigado pelo seu feedback.

Partilhe este artigo:

Obrigado pela sua preferência.

Irá receber no seu email as melhores dicas de Saúde e Bem-estar.
Pode em qualquer momento alterar ou retirar o(s) consentimento(s) prestado(s).

Receba as melhores dicas
de Saúde e Bem-estar

Precisamos do seu consentimento para envio de mais informação.

Encontre o melhor
Prestador Medicare perto de si

Código Postal inválido

Pesquise entre os mais de 17 500 Prestadores
da Rede de Saúde Medicare.

Artigos relacionados:
Ver mais
1 presente à escolha

Oferta exclusiva Online

1 presente de boas-vindas à escolha

Aderir Online
Cartão Platinium Mais Vida
Quer aderir? Ligamos grátis! Esclareça as suas dúvidas com a nossa
equipa, sem compromisso.
Precisamos do seu consentimento para envio de mais informação.
Formulário enviado Obrigado pelo seu contacto. Será contactado em breve pela nossa equipa de especialistas.