mulher a coçar o braço com vermelhidão

Alergia a insetos: cuidados a ter, como evitar e tratar

5 mins. leitura

A alergia a insetos é um problema bastante comum e habitualmente benigno. Na Europa, mais de 95 por cento das reações alérgicas estão relacionadas com picadas de himenópteros, um dos maiores grupos de insetos que existem e no qual se incluem as abelhas e as vespas.

Os venenos destes animais têm uma ação tóxica, pelo que a sua picada pode desencadear reações, mesmo em pessoas sem problema de alergia.

Há, no entanto, muitos outros insetos cuja picada ou mordedura podem gerar uma reação alérgica. É o caso dos mosquitos, moscas, pulgas e percevejos.

Embora a maior parte dos casos de alergia a insetos não seja grave, ou tenha pouca gravidade, em situações extremas, pode causar a morte se não for imediatamente tratado.


Como atuar em caso de alergia a insetos

Causas e sintomas

As reações alérgicas são respostas exageradas, ou inadequadas, do sistema imunológico a uma substância que normalmente é inofensiva.

Entre as alergias mais comuns estão as que têm origem em insetos que, através da sua picada ou mordedura, deixam ficar veneno na nossa pele. Isto acontece, sobretudo, nas épocas de maior calor.

No caso dos himenópteros, entre os quais as abelhas e as vespas, os seus venenos são constituídos por proteínas com ações tóxicas e enzimáticas.

Os sintomas provocados são, normalmente, locais e ligeiros. Entre eles, os mais frequentes são os seguintes:

  • Inchaço no local da picada (até 24 horas se for uma picada até 10 centímetros de diâmetro, ou mais de 24 horas quando se trata de uma picada superior a 10 centímetros de diâmetro);
  • Dor;
  • Comichão;
  • Sensação de queimadura;
  • Vermelhidão.

Nos casos mais graves, estas reações podem ser acompanhadas por fadiga, náuseas e febre.

Quando a picada é na cabeça, sobretudo na região à volta dos olhos, pode ocorrer inchaço das pálpebras.

Se for na face, em especial na boca, a pessoa pode sofrer um angioedema (inchaço) da laringe, com obstrução das vias aéreas (responsáveis pelo transporte de ar até aos pulmões) e, consequentemente, risco de vida.

As situações mais sérias são quando as reações alérgicas são do tipo sistémico.

Nestes casos, habitualmente, surgem alguns minutos após a picada e têm diferentes graus de gravidade:

  • Grau I
    • Comichão generalizada;
    • Urticária;
    • Vermelhidão;
    • Mal-estar geral;
    • Ansiedade.
  • Grau II – um dos anteriores e dois ou mais dos seguintes:
    • Angioedema;
    • Pressão ou aperto torácico;
    • Náuseas;
    • Vómitos;
    • Diarreia;
    • Dor abdominal;
    • Vertigens.
  • Grau III – um dos anteriores e dois ou mais dos seguintes:
    • Falta de ar;
    • Pieira (assobio ao respirar);
    • Estridor (som agudo ao respirar);
    • Dificuldade em engolir ou em falar;
    • Rouquidão;
    • Fraqueza;
    • Confusão;
    • Sensação de morte iminente;
  • Grau IV – um dos anteriores e dois ou mais dos seguintes:
    • Hipotensão arterial (tensão arterial muito baixa);
    • Choque;
    • Perda de consciência (desmaio);
    • Incontinência de esfíncteres;
    • Cianose (cor arroxeada da pele).

Podem ainda ocorrer reações tóxicas quando a pessoa sofre picadas múltiplas e simultâneas, ficando em risco de vida.


O que fazer?

Quando a pessoa sofre uma picada de abelha, geralmente o ferrão fica na pele. Daí que, após a picada, deve ser removido o mais rapidamente possível com as unhas ou utilizando, por exemplo, um cartão de crédito (raspar).

É, também, importante manter o local da picada limpo com água e sabão para evitar que infecione.

A zona não deve ser comprimida, pois se o fizer pode estar a provocar uma injeção adicional de veneno.

De seguida, são habitualmente tomadas as seguintes medidas:

  • Se for uma reação local, aplicação de gelo ou compressas frias no local da picada;
  • Quando se trata de uma reação local maior, é também aplicado um creme corticosteroide. Deverá, ainda, tomar um anti-histamínico oral durante dois a três dias. Para os casos mais graves é recomendável um corticosteroide oral (dois a três dias);
  • Na presença de comichão e/ou angioedema, o tratamento costuma envolver um anti-histamínico oral ou intramuscular e um corticosteroide oral ou endovenoso;
  • Nos casos mais graves, pode ser necessária a toma de adrenalina, oxigénio e medidas específicas de tratamento do choque anafilático.

Os doentes com história de reações sistémicas graves devem ter sempre consigo um dispositivo (caneta ou seringa) de emergência contendo adrenalina para auto-administração. Devem, também, ser portadores de anti-histamínico e corticosteroide.

Sempre que forem picadas, as pessoas com alergia devem tomar imediatamente o anti-histamínico e o corticosteroide.

Se começarem a sentir sintomas de reação alérgica sistémica, devem preparar a aplicação da injeção de adrenalina na face antero-lateral da coxa e através da roupa se necessário.

A vacinação contra o veneno ao qual são alérgicas é o único tratamento eficaz para as pessoas com história de reações alérgicas sistémicas graves.


Diagnóstico

O diagnóstico da alergia a insetos é feito com base na história clínica da pessoa, designadamente, o seu tipo de reação alérgica, e da realização de um conjunto de testes cutâneos (na pele) que permitem identificar o veneno e o inseto em causa.

É também avaliada a presença de anticorpos específicos para o veneno de heminópteros.

Visto que um número significativo de pessoas tem testes positivos sem história de reação à picada, só é aconselhada a realização destes exames se a pessoa já tiver tido um episódio de reação alérgica.


Prevenção

As pessoas com alergia a insetos, em particular quem já teve uma reação à picada de abelha ou de vespa, devem tomar medidas para se protegerem, tendo em conta que, habitualmente, eles só picam quando se sentem ameaçados.

Além disso, é importante saber que os insetos tornam-se mais agressivos com o calor e com cheiros intensos ou perfumados.

Assim, é recomendável:

  • Evitar os locais onde os insetos costumam estar (jardins com flores, árvores de fruto, troncos de árvores caídos, lenha ou caixotes do lixo);
  • Afastar-se de colmeias e ninhos de vespas;
  • Evitar o uso de perfumes ou cosméticos com cheiro intenso;
  • Nunca andar descalço, sobretudo em relvados;
  • Evitar o uso de roupa larga com cores brilhantes e padrões florais;
  • Evitar beber e comer ao ar livre;
  • Não fazer movimentos bruscos nem enxotar quando abelhas ou vespas se aproximam;
  • Se a pessoa for atacada, deve proteger a cara com os braços ou uma peça de roupa;
  • Usar capacete e luvas quando andar de bicicleta ou moto;
  • Inspecionar o carro antes de entrar e manter as janelas fechadas;
  • Se já tiver sofrido uma reação alérgica grave, andar sempre com o dispositivo de adrenalina (nunca o deixar no carro ou em casa).

Aviso: O Blog Mais Saúde é um espaço meramente informativo. A Medicare recomenda sempre a consulta de um profissional de saúde para diagnóstico ou tratamento, não devendo nunca este Blog ser considerado substituto de diagnóstico médico.

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Plano de Saúde
Platinium Mais
Plano de Saúde
Platinium Mais Vida
Plano de Saúde
Sénior
Plano de Saúde Animal
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Gestão e execução da prestação de Serviços e comercialização de Produtos

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Fundamento de licitude

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Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

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Gravação de chamadas para monitorização da qualidade de serviço

Fundamento de licitude

Execução do contrato ou diligências pré-contratuais

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Gestão de processos e contencioso (incluindo recuperação de crédito)

Descrição

Gestão de processos e contencioso (incluindo o processo de recuperação de créditos)

Fundamento de licitude

Execução do contrato

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Cumprimento de obrigações legais

Descrição

Resposta e reporte a autoridades judiciárias, administração tributária, de regulação e de supervisão

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Controlo de fraude

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Identificação e deteção de situações de fraude

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais

Interesse legítimo em implementar mecanismos de combate à fraude

Finalidade

Marketing

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Poderá a qualquer momento exercer o seu direito de opt-out relativamente a estas comunicações;

Fundamento de licitude

Consentimento

Finalidade

Utilização do Canal Interno de Denúncias

Descrição

Gestão e seguimento das denúncias apresentadas no Canal Interno de Denúncias, nos termos previstos da Lei n. º 93/2021, de 20 de dezembro.

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais


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Os dados poderão ainda ser comunicados a terceiros, quando a transmissão seja efetuada no âmbito do cumprimento de uma obrigação legal, de uma deliberação de uma autoridade judicial ou administrativa competente, e/ou no contexto do exercício de direitos ou interesses em sede judicial; ou para a prossecução de finalidades expressamente previstas por lei.
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  • Direito ao Apagamento: obter o apagamento dos seus dados pessoais, desde que não se verifiquem fundamentos válidos para a sua conservação.
  • Direito à Limitação do Tratamento: solicitar a limitação do tratamento dos seus dados pessoais, solicitando a suspensão do tratamento ou a limitação do âmbito do tratamento a certas categorias de dados ou finalidades de tratamento.
  • Direito de Portabilidade: receber os dados que nos forneceu em formato digital de uso corrente e de leitura automática ou de solicitar a transmissão direta dos seus dados para outra entidade que passe a ser o novo responsável pelos seus dados pessoais.
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O exercício dos seus direitos deve ser feito através do Formulário disponível aqui. Nos termos da lei, é ainda garantido ao titular dos dados o direito de, através dos referidos meios, sem quaisquer custos ou consequências, a qualquer momento, retirar o seu consentimento para o tratamento dos dados para as finalidades indicadas, sempre que o tratamento seja efetuado com base no consentimento. O exercício deste direito não invalida, no entanto, o tratamento efetuado até essa data com base no consentimento previamente dado.
Sem prejuízo de qualquer outra via de recurso administrativo ou judicial, o titular dos dados tem o direito de apresentar reclamação a uma autoridade de controlo, nomeadamente a Comissão Nacional de Proteção de Dados, em caso de incumprimento pela Medicare das obrigações que lhe são aplicáveis em matéria de privacidade.


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Os seus dados pessoais são recolhidos e tratados no estrito cumprimento da legislação aplicável, sendo armazenados em bases de dados, próprias para o efeito e conservados durante o período de tempo necessário para assegurar a gestão adequada das obrigações, direitos e interesses associados à respetiva recolha. Nessa medida:

  • os dados pessoais tratados estritamente para efeitos de disponibilização de informações quanto a Planos Medicare serão conservados enquanto se justificar, para efeitos de confirmação da intenção de contratação (sendo eliminados antes de decorrido esse prazo, mediante pedido do titular);
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Sem prejuízo dos prazos acima indicados, os dados pessoais tratados pela Medicare poderão ser conservados pelo período de tempo necessário para fazer face a obrigações fiscais, legais e judiciais, nos termos legalmente aplicáveis.


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9. Regime Geral de Proteção dos Denunciantes de Infrações

A Medicare de acordo com a Lei n.º 93/2021, de 20 de dezembro a qual estabelece o regime geral de proteção de denunciantes de infrações, transpondo a Diretiva (UE) 2019/1937 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de outubro de 2019, relativa à proteção das pessoas que denunciam violações do direito da União, disponibiliza o seu Canal Interno de Denúncias, assumindo o compromisso de indagar as providências necessárias para apurar, prevenir e punir condutas inadequadas, garantindo a não retaliação contra aqueles que denunciem, de boa-fé, irregularidades, atividades ilegais, prejudiciais e criminosas, bem como condutas inadequadas ou incumprimento das normas que violem os princípios da presente legislação vigente.
Adicionalmente, alertamos que este canal não deve ser utilizado para o envio de outro tipo de comunicações que não as que estejam dentro das categorias assinaladas pelo Decreto-Lei n.º 93/2021.


10. CONTACTE-NOS PARA QUESTÕES E SUGESTÕES

Caso tenha alguma dúvida ou questão sobre a forma como a Medicare trata os seus dados pessoais e com o exercício dos direitos que lhe são conferidos pela legislação aplicável e, em especial, referidos na presente Política, poderá contactar-nos através do Formulário disponível aqui.


NOTA: ALTERAÇÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

A Medicare reserva-se o direito de, a todo o momento, e sem aviso prévio, alterar os presentes termos de tratamento de dados pessoais. Essas alterações serão devidamente publicitadas no website e em quaisquer plataformas, em formato facilmente visível, para facilidade dos titulares dos dados.


(1) MED&CR - Sistemas de Gestão de Cartões de Saúde Unipessoal, Lda.; Callmedia - Serviços Publicitários, Lda.; e Gesticlub Unipessoal Lda.


Data de atualização: 2022-08-09