Ligamos
grátis
jovem deitada na toalha de praia a aplicar protetor

Como escolher o melhor protetor solar: dicas importantes

5 mins. leitura

Com a aproximação do calor, das férias e das idas à praia, o protetor solar apresenta-se como um produto ainda mais imprescindível. No entanto, segundo os especialistas, ele deve ser usado durante todo o ano, mesmo nos dias nublados e encobertos. Por esse motivo, saber escolher o melhor protetor solar é essencial para garantir a devida proteção solar.

O sol é uma fonte inesgotável de energia e tem diversos benefícios para a nossa saúde, humor e organismo, até porque contribui para a síntese da vitamina D, para a prevenção de certas doenças e para a melhoria da absorção de cálcio.

Contudo, uma exposição solar prolongada ou desprotegida pode trazer consequências negativas, como queimaduras solares, envelhecimento da pele e até cancro cutâneo.


Aprender a escolher o melhor protetor solar

Há várias formas de protegermos a pele da radiação solar:

  • Preferir a sombra;
  • Não nos expormos ao sol entre as 11h e as 17h;
  • Optar por roupa que proteja e acessórios como o boné/chapéu e os óculos de sol, por exemplo.

Contudo, o protetor solar é, sem dúvida, um dos principais meios de conseguir defender a pele dos raios ultravioletas.

Hoje em dia, já é possível encontrar no mercado uma grande variedade de protetores solares, com diferentes texturas, FPS (fator de proteção solar) e outras caraterísticas que nos podem deixar na dúvida quanto ao melhor protetor solar a aplicar na nossa pele.


Radiação UVA e UVB

Um aspeto a ter em conta no momento de escolher o melhor protetor solar para si é optar por um que defenda tanto da radiação UVA, como da radiação UVB.

  • UVA: a radiação UVA é responsável pelo envelhecimento da pele e pelas rugas e manchas de idade;
  • UVB: a radiação UVB pode causar ainda mais danos na pele, como queimaduras, que podem, mais tarde, originar cancro de pele.
escolher melhor protetor solar

Fator FPS

O fator de proteção solar é outro aspeto que deve considerar no momento de escolher o melhor protetor solar para a sua pele. Basicamente, quanto mais elevado for o FPS, maior a sua capacidade de filtrar a radiação solar.

De acordo com os especialistas, um protetor solar deve ter um FPS de pelo menos 30, sendo que o ideal é escolher um com FPS 50+, independentemente do tipo e da cor da pele.


Fator PPD (Persistant Pigment Darkening) ou FPUVA (Fator de Proteção UVA)

A radiação UVA é a principal causadora do fotoenvelhecimento cutâneo. A função deste fator é a de quantificar a proteção oferecida por um protetor contra a radiação UVA.


Textura

O protetor solar pode ainda apresentar diferentes texturas: spray, loção, gel ou creme. Estas diferentes texturas apenas se relacionam com a forma mais ou menos prática como o protetor solar é aplicado na pele.

Assim, neste caso, pode selecionar a textura do protetor solar de acordo com o seu gosto, tendo em conta que o spray e a loção são de mais fácil aplicação, enquanto o creme pode ser mais adequado para peles secas ou zonas do corpo como o rosto.

Outra opção é, ainda, o gel, apto para o couro cabeludo, e o stick indicado para a região dos lábios.


Tipos de filtros

Além do tipo de radiação, FPS e textura, há ainda a considerar os tipos de filtros, no momento de escolher o melhor protetor solar. Basicamente, existem dois tipos de filtros: os químicos e os minerais.

Apesar do protetor solar mineral ter uma cor branca e uma textura mais densa e espessa, ele proporciona uma proteção imediata, ao contrário do que acontece com os protetores solares químicos, geralmente mais leves e fluidos.

  • Filtros químicos: os protetores solares com filtros químicos (como os cinamatos, salicilatos e benzofenonas) são capazes de absorver as radiações ultravioletas e transformá-las em calor;
  • Filtros minerais ou físicos: já os filtros minerais, como é o caso do dióxido de titânio e do óxido de zinco, são capazes de proteger a pele dos raios UV, ao mesmo tempo que refletem a luz solar.

Tendo em conta as suas caraterísticas, os protetores solares minerais são especialmente recomendados para bebés (até aos dois anos de idade) e pessoas com peles sensíveis, como, por exemplo: com rosácea, dermatite, alergias, pele oleosa, reativa, sensível ou intolerante ao sol.


Como aplicar o protetor solar?

Após escolher o melhor protetor solar mais indicado para si, há que ter alguns cuidados na forma como aplica o protetor na pele. Assim, deve cumprir os seguintes passos:

  • Colocar o protetor solar, cerca de 30 minutos antes da exposição solar;
  • Aplicar o protetor solar em todas as zonas do corpo, sem esquecer o pescoço, os pés, as orelhas e a cabeça;
  • Utilizar o protetor solar, mesmo nos dias nublados ou à sombra;
  • Não esquecer de usar um stick labial com FPS de, pelo menos, 30;
  • Reaplicar o protetor solar de duas em duas horas ou sempre que for à água.

Um fator a destacar é referente ao armazenamento do protetor solar. Não é incomum usarmos o mesmo protetor por dois ou mais verões. Contudo, esta prática não é recomendada.

Além da importância de verificar a validade, os ativos contidos podem deteriorar-se com o tempo, comprometendo a proteção. Por isso, deve verificar na embalagem qual o tempo de validade após a abertura.


Mas, afinal, qual é o melhor protetor solar para si?

Em suma, não existe apenas um protetor solar recomendado. Tudo depende do seu gosto e, também, do seu tipo de pele.

No caso das crianças ou das pessoas com pele sensível, aconselha-se a escolha de um protetor solar mineral, cuja textura pode variar em função da sua preferência.

Quanto ao FPS, é sempre preferível optar por um FPS superior a 30, pois garante uma uma proteção mais profunda e eficaz a todos os tipos de pele.

Aviso: O Blog Mais Saúde é um espaço meramente informativo. A Medicare recomenda sempre a consulta de um profissional de saúde para diagnóstico ou tratamento, não devendo nunca este Blog ser considerado substituto de diagnóstico médico. Encontre aqui profissionais de saúde perto de si.

Partilhe este artigo:

Obrigado pela sua preferência.

Irá receber no seu email as melhores dicas de Saúde e Bem-estar.
Pode em qualquer momento alterar ou retirar o(s) consentimento(s) prestado(s).

Receba as melhores dicas
de Saúde e Bem-estar

Precisamos do seu consentimento para envio de mais informação.
Artigos relacionados:
Ver mais