mulher sorridente na praia a aplicar protetor solar

O ABC da proteção solar: todos os cuidados que deve ter

4 mins. leitura

O sol é fundamental para a nossa sobrevivência e bem-estar físico e mental. Os seus benefícios são inúmeros, mas não deixa de ser um “amigo” que exige cuidados especiais, especialmente no que diz respeito à proteção solar.

A luz solar transporta raios ultravioleta que são perigosos e podem provocar danos nos olhos e na pele, como manchas e rugas, ou mesmo cancro. A única forma de reduzir os riscos é através da adoção de medidas de proteção solar no dia a dia e não apenas quando a pessoa vai à praia.


Métodos de proteção solar

Óculos de Sol

Os olhos devem ser protegidos com óculos de sol que contenham filtros UVA e UVB, dois tipos de raios ultravioleta (UV). Lembre-se sempre que mesmo lentes muito escuras podem não conter proteção, pelo que deve ler atentamente as caraterísticas dos óculos que está a comprar.

Para o uso geral, é recomendada a utilização de lentes com categoria três de proteção. Em atividades de risco elevado, como montanhismo ou desportos náuticos, deve optar por lentes de categoria quatro.

É, ainda, recomendada a utilização de proteção lateral nos óculos de sol, sobretudo no caso das crianças.

A não utilização de óculos de sol aumenta o risco de doenças dos olhos, nomeadamente fotoqueratite (queimadura ocular), fotoconjuntivite (inflamação da conjuntiva) ou pterigium (doença degenerativa da conjuntiva).

Além disso, os raios ultravioleta são, também, um fator de risco para o desenvolvimento de cataratas, bem como de infeções provocadas por vírus, bactérias e fungos, pois diminuem a eficácia do sistema imunitário.


Roupa adequada

A melhor forma de proteger a pele da exposição solar é através da utilização de roupa adequada, designadamente calças e camisas/camisolas leves e de manga comprida.

Ao selecionar a roupa que vai usar, deve evitar tecidos com trama solta ou aberta, tais como rendas. Deve também optar por roupas de cores escuras, pois oferecem maior proteção do que as claras.

Além disso, na piscina ou na praia, não se esqueça que a roupa seca também protege mais do que a roupa molhada.

Para uma proteção solar adequada, escolha vestuário com indicação na respetiva etiqueta, do número de fator de proteção ultravioleta (UPF).


Protetor solar

As zonas da pele que não estejam cobertas por roupa devem ser protegidas com um protetor solar que contenha filtros UVA e UVB. De preferência, utilize protetores solares com a descrição “Largo Espectro”.

Para as primeiras exposições ao sol, que devem ser progressivas, é recomendado um fator de proteção solar (FPS ou SPF) de cerca de 30.

O protetor solar deve ser aplicado antes da exposição solar e, pelo menos, de duas em duas horas. É importante ressaltar a necessidade de aplicação em determinadas áreas do corpo comumente esquecidas, nomeadamente, lábios, orelhas e pés.

Se vai para a praia ou piscina, opte por protetores solares resistentes à água. Aplique o protetor sempre que regressar do banho.

Quando andar descalço ou estiver a usar sandálias ou chinelos, não se esqueça de aplicar protetor solar nos pés e em toda a pele exposta.


Atenção à hora

Aproveite o melhor que o sol tem para lhe dar. Para isso, deve escolher as horas menos perigosas para a exposição, seguindo os conselhos do relógio solar:

  • Horas apropriadas: antes das 11h00 ou depois das 17h00;
  • Perigo intermédio (evite): das 11h00 às 12h00 e das 16h00 às 17h00;
  • Horas perigosas (não se exponha ao sol, desenvolva outras atividades): das 12h00 às 16h00.

Procure sombra

A sombra pode ser a sua melhor amiga quando tem que andar no exterior durante as horas mais perigosas. Na rua deve, por isso, tentar caminhar pelo lado sombreado.

Se estiver a repousar ao ar livre, sente-se por baixo de um toldo, guarda-sol ou até de uma árvore. Mesmo assim, aplique protetor solar.


Use chapéu

A forma mais eficaz de proteger a cabeça, rosto e pescoço é o uso de chapéu.

Escolha um que tenha abas largas, pois aumentará a proteção das orelhas e pescoço.

Evite os chapéus de palha com buracos e os bonés, pois estes não são tão eficazes na proteção ao ar livre.

mulher sorridente na praia a aplicar protetor solar

Cuidados com as crianças

No caso das crianças, os cuidados devem ser ainda maiores e respeitar as seguintes recomendações gerais:

  • Evitar a exposição solar nas horas de perigo;
  • Não utilizar qualquer protetor solar em idades inferiores a seis meses, pois não está recomendado. Deve, por isso, evitar a exposição da criança do sol;
  • Em crianças a partir dos seis meses deve utilizar sempre um protetor solar com um fator de proteção solar (SPF) alto ou muito alto, preferencialmente acima de 50;
  • Entre os seis meses e os dois anos, devem ser usados protetores solares minerais (filtros físicos ou inorgânicos);
  • A partir dos dois anos, deve ser utilizado um protetor pediátrico de espetro mais amplo de proteção UV;
  • O protetor solar deve ser aplicado em todo o corpo da criança, mesmo por baixo do fato de banho;
  • Aplicar a fotoproteção sempre de duas em duas horas, ou mais frequentemente se a criança estiver na água;
  • Lembre-se que a radiação UV reflete na maioria das superfícies, pelo que a aplicação de protetor solar deve ser feita mesmo se a criança estiver protegida por uma sombra.

Mantenha a sua pele protegida e aproveite o que de melhor o sol lhe pode oferecer!

Aviso: O Blog Mais Saúde é um espaço meramente informativo. A Medicare recomenda sempre a consulta de um profissional de saúde para diagnóstico ou tratamento, não devendo nunca este Blog ser considerado substituto de diagnóstico médico. Encontre aqui profissionais de saúde perto de si.

Partilhe este artigo:

Obrigado pela sua preferência.

Irá receber no seu email as melhores dicas de Saúde e Bem-estar.
Pode em qualquer momento alterar ou retirar o(s) consentimento(s) prestado(s).

Receba as melhores dicas
de Saúde e Bem-estar

Precisamos do seu consentimento para envio de mais informação.
Artigos relacionados:
Ver mais

Pedido enviado Falaremos consigo
assim que possível

Quer aderir? Ligamos grátis
Precisamos do seu consentimento para o contactar.