sementes e frutos secos em tigelas

10 alimentos para reforçar o sistema imunitário

3 mins. leitura

O truque para uma alimentação capaz de contribuir para reforçar o sistema imunitário está na variedade dos alimentos, aliada a um estilo de vida saudável (exercício físico, sono adequado, redução do stress).

Uma alimentação equilibrada significa, assim, o consumo de alimentos variados que assegurem a presença de diferentes nutrientes. Entre eles, os fornecedores de energia (hidratos de carbono, proteínas e lípidos), as vitaminas (A, B6, B12, C e D), os minerais (cobre, ferro, selénio, zinco) e a água.

Manter o sistema imunitário forte significa proteger o nosso corpo das agressões do exterior, sobretudo em épocas mais suscetíveis para a ocorrência de gripes.

Importa, contudo, sublinhar que a alimentação não tem qualquer papel na proteção contra a Covid-19, pelo que o distanciamento social e as práticas adequadas de higiene, continuam a ser a única forma de reduzir os riscos.


Bons alimentos para reforçar o sistema imunitário

Frutas cítricas

Quase todas as frutas cítricas são ricas em vitamina C. Esta é importante para a produção de linfócitos, auxiliando o organismo na produção de anticorpos, que desempenham um papel fundamental no combate às infeções.

Eis algumas das frutas cítricas mais comuns:

  • Laranja
  • Clementina
  • Tangerina
  • Limão
  • Lima
  • Uvas

Uma vez que o corpo não produz nem armazena vitamina C, para a maioria dos adultos é recomendável a ingestão de 75 miligramas por dia (homens) ou 90 miligramas diárias (mulheres).


Kiwi

O kiwi é uma das frutas com maior concentração de antioxidantes, polifenóis (neutralizam os radicais livres), vitamina C e magnésio. Além disso, as suas fibras têm uma grande capacidade para reter água, por isso, ajudam na formação do bolo fecal e equilibram o trânsito intestinal.


Papaia

A papaia é outra fruta rica em vitamina C. Uma papaia de tamanho médio tem o dobro das nossas necessidades diárias. Além disso, possui uma enzima digestiva chamada papaína, que tem propriedades anti-inflamatórias.


Pimentos vermelhos

Os pimentos vermelhos contêm quase três vezes mais vitamina C do que as laranjas. Têm, ainda, uma grande quantidade de betacaroteno, um antioxidante que o organismo converte em vitamina A.


Brócolos

Os brócolos são muito ricos em vitaminas (A, C e E), fibra e minerais. O segredo é cozinhá-los o mínimo possível (ao vapor é o melhor) para manter a maioria dos seus nutrientes.


Gengibre

O gengibre é um bom alimento para o alívio das dores de garganta e a recuperação de doenças inflamatórias. É também uma fonte de minerais, incluindo magnésio, cálcio e potássio. Além disso, possui vitamina C e B6.


Espinafres

Os espinafres são um alimento muito interessante do ponto de vista nutricional. Ricos em vitamina A e C (que possuem ação antioxidante), vitamina K e complexo B. Também são uma fonte de fósforo, ferro e potássio. São mais saudáveis quando cozinhados o mínimo possível, pois assim mantêm a maior parte dos seus nutrientes.


Iogurte

Os iogurtes são um excelente alimento, sobretudo se forem sem açúcar. Se preferir, pode adoçá-los, acrescentando-lhes frutas ou um pouco de mel. Podem, também, ser uma boa fonte de vitamina D, pelo que deverá escolher marcas que contenham este nutriente.


Amêndoas

As amêndoas são ricas em vitamina E e B3. A vitamina E é lipossolúvel, o que significa que requer a presença de gordura para ser absorvida corretamente. As nozes, tal como as amêndoas, são ricas em vitamina E e também têm gorduras saudáveis.


Cogumelos

Em geral, os cogumelos são ricos em fibras, vitaminas e minerais. Os seus benefícios nutricionais variam dependendo do tipo de cogumelo. São, no entanto, particularmente ricos em:

  • selénio (antioxidante);
  • betaglucanos (estimulantes naturais do sistema imunitário);
  • vitaminas B e D (cogumelos shitake);
  • cobre;
  • potássio.

Ovo

O ovo é um importante alimento importante para o sistema imunológico, Além de ser rico em vitamina A e D, também é uma boa fonte de triptofano, um aminoácido essencial utilizado pelo cérebro para produzir o neurotransmissor serotonina, fundamental nos processos bioquímicos do sono e do humor e bem-estar.

Alimente-se bem e cuide da sua saúde!

Aviso: O Blog Mais Saúde é um espaço meramente informativo. A Medicare recomenda sempre a consulta de um profissional de saúde para diagnóstico ou tratamento, não devendo nunca este Blog ser considerado substituto de diagnóstico médico. Encontre aqui profissionais de saúde perto de si.

Partilhe este artigo:

Obrigado pela sua preferência.

Irá receber no seu email as melhores dicas de Saúde e Bem-estar.
Pode em qualquer momento alterar ou retirar o(s) consentimento(s) prestado(s).

Receba as melhores dicas
de Saúde e Bem-estar

Precisamos do seu consentimento para envio de mais informação.
Artigos relacionados:
Ver mais

Pedido enviado Falaremos consigo
assim que possível

Quer aderir? Ligamos grátis
Precisamos do seu consentimento para o contactar.
 
Condições
da campanha

Campanha Medicare

Silver Familiar


Se aceitar esta oferta, está a aderir ao Plano de Saúde Medicare Silver Familiar.
Termos e condições da campanha:


Acesso a Rede Médica Medicare (1)

Consultas, exames e/ou tratamentos médicos com descontos dos prestadores.
Consulte www.medicare.pt para mais informações sobre as condições.


Acesso a Rede de Medicina Dentária Medicare (1)

Consultas e tratamentos dentários com descontos dos prestadores.
Consulte www.medicare.pt para mais informações sobre as condições.


3 (três) atos dentários grátis (2):

  • Check up dentário;
  • Limpeza dentária (destartarização);
  • Extração de dentes (3)

(1) A Medicare não é uma entidade prestadora de serviços de saúde.
(2) Estes atos/tratamentos gratuitos podem estar incluídos em planos de tratamentos dentários. Sujeito a confirmação junto do prestador de cuidados de saúde. Aconselha-se a realização de uma consulta de diagnóstico.
(3) Exodontia de dente decíduo, monorradicular ou multirradicular e supranumerário.


Oferta das mensalidades

Oferta das mensalidades referentes ao Plano de Saúde Medicare Silver Familiar pelo período de 6 (seis) meses a contar da data de subscrição, findos os quais, os benefícios associados, caducam automaticamente.


Custo dos serviços

Os serviços médicos prestados pelos Prestadores têm custo para o Cliente e/ou Beneficiário(s), com exceção dos atos médicos gratuitos ou sem custo associado, podendo os descontos e reduções ascender até 30% sobre o preço de tabela de cada Prestador. A percentagem de desconto acima referida é meramente indicativa não constituindo uma obrigação para todos os Prestadores da Rede Medicare, nem para a Medicare.


Beneficiários

Cada plano pode ter até 6 (seis) beneficiários, desde que subscritos na data de adesão à oferta. Só serão admitidos titulares do plano que nunca tenham aceite uma oferta Medicare.


O Plano Silver Familiar tem um custo de:

Campanha Medicare Silver Familiar
1 OU 2 BENEFICIÁRIOS S/ CUSTOS
3 OU 4 BENEFICIÁRIOS
5 OU 6 BENEFICIÁRIOS

Na consulta:

Deverá fazer-se acompanhar da respetiva credencial. Após a consulta, deverá efetuar o pagamento dos atos de que beneficiou de acordo com a tabela de preços acordada com a Medicare. A responsabilidade por todos os serviços acima descritos é dos Prestadores, não prestando a Medicare qualquer serviço de saúde.


Limite da campanha:

Esta campanha tem o limite de 300 ofertas por dia por cada distrito de Portugal.


Término da campanha:

Dada a situação atual da pandemia de COVID-19, a Medicare prolongou a campanha Medicare Silver Familiar. A campanha termina em 30 de Abril de 2021, e as ofertas podem ser utilizadas até à data de validade do plano subscrito pelo titular.

Para mais informações sobre as condições de adesão aos Planos Medicare, por favor consulte as Condições Gerais de Adesão ao Serviço Medicare.