Mulher a assoar o nariz

Saiba os cuidados que deve ter para curar uma gripe

4 mins. leitura

Toda a gente, ao longo da vida, já teve um desconforto provocado por uma gripe. Trata-se de uma infeção causada por um dos vírus da gripe, que afeta sobretudo as vias respiratórias e ocorre com mais frequência nos meses de inverno.

A gripe comum é provocada pelo vírus influenza e é altamente contagiosa. Geralmente não é grave e desaparece ao fim de alguns dias.

Pode, no entanto, ser perigosa em grupos de risco como os idosos e doentes crónicos devido a eventuais complicações, designadamente a pneumonia.


Aprenda a lidar com a gripe

Transmissão e sintomas

O vírus da gripe é transmitido de uma pessoa infetada para outra, através de gotículas de saliva, expulsas sobretudo ao tossir e ao espirrar. Também pode acontecer por via do contacto direto com partes do corpo ou superfícies contaminadas, nomeadamente, através das mãos.

A partir do momento em que a pessoa é infetada, é habitual decorrerem dois dias até ao aparecimento dos sintomas. O período de incubação pode, no entanto, variar entre um a cinco dias.

Nos adultos e em crianças mais velhas os sintomas habituais são:

  • Febre alta (38º - 40º axilar);
  • Dores musculares e articulares;
  • Dor de cabeça;
  • Dor de garganta;
  • Tosse seca;
  • Corrimento nasal e nariz entupido;
  • Sensação de mal-estar em todo o corpo;
  • Inflamação nos olhos.

Nos bebés, a gripe manifesta-se através de:

  • Febre;
  • Sonolência;
  • Náuseas;
  • Vómitos;
  • Diarreia;
  • Dificuldades respiratórias;
  • Otites.

A febre é, habitualmente, mais elevada nas crianças.

Guia Prático Doenças de Inverno - Medicare

Os sinais e sintomas principais tendem a desaparecer ao fim de alguns dias, mas a tosse e a sensação de fadiga podem prolongar-se durante uma a duas semanas.

De realçar, ainda, que a gripe é uma doença diferente da constipação, pois os vírus que as causam são diferentes.

Por outro lado, ao contrário da gripe, os sintomas da constipação limitam-se às vias respiratórias superiores (nariz entupido, espirros, olhos húmidos, irritação da garganta e dor de cabeça) e atenuam-se com repouso, ingestão de líquidos e não exposição ao frio e a ambientes com fumo, seja fumador ou não. A utilização de soro fisiológico ajuda a atenuar os sintomas de obstrução nasal.

Numa constipação, raramente, ocorre febre alta ou dores no corpo e os sintomas aparecem de forma gradual. Na gripe, o início é súbito.


Complicações e grupos de risco

A maioria dos sintomas da gripe melhora ao fim de alguns dias, embora alguns deles possam prolongar-se, ocasionalmente, durante semanas.

Existem casos, porém, em que a gripe pode dar origem a problemas de saúde graves. O mais comum é a pneumonia, que ocorre quando o vírus se dissemina dentro dos pulmões.

As pessoas com mais elevado risco de complicações e, eventualmente, morte, causada pela gripe são as seguintes:

  • Crianças com menos de dois anos de idade (risco muito elevado);
  • Crianças com menos de cinco anos (risco elevado);
  • Adultos com mais de 65 anos de idade;
  • Pessoas com doenças crónicas (sobretudo no coração, pulmões, rins, fígado ou imunodeprimidos);
  • Pessoas com diabetes mellitus;
  • Pessoas com obesidade extrema;
  • Mulheres que estejam no segundo ou no terceiro trimestre da gravidez ou também até duas semanas após o parto;

O que fazer?

Em caso de gripe, a prioridade deve ser o alívio dos sintomas e a redução do risco de contágio a outros indivíduos.

As pessoas com gripe devem adotar as seguintes medidas, para que possam melhorar a sua condição:

  • Ficar em casa em repouso;
  • Não se agasalhar demasiado;
  • Medir a temperatura ao longo do dia;
  • Se tiver febre, tomar paracetamol ou ibuprofeno;
  • Nunca dar ácido acetilsalicílico (aspirina) às crianças, pois pode ser muito perigoso.
  • No caso das crianças podem ser usados o paracetamol e o ibuprofeno;
  • Se estiver grávida ou a amamentar, não tomar medicamentos sem falar antes com o médico;
  • Utilizar soro fisiológico para ajudar a descongestionar o nariz;
  • Não tomar antibióticos sem indicação médica, pois são ineficazes nas infeções virais;
  • Beber muitos líquidos (água e sumos de fruta);
  • Se viver sozinho, especialmente se tiver limitações de mobilidade ou estiver doente, deve pedir a alguém que lhe telefone regularmente para saber como está.

Normalmente, a gripe cura espontaneamente, não sendo, por isso, necessário nada mais do que medidas para baixar a febre e aliviar os sintomas.

Contudo, quando se trata de doentes de risco é muito importante consultar o médico e seguir as suas indicações.


Cuidados a ter

Tratando-se de uma doença altamente contagiosa, a gripe impõe cuidados de forma a evitar a sua propagação.

Alguns conselhos:

  • Sempre que tossir ou espirrar, tape o nariz e a boca com um lenço de papel ou com o antebraço. Nunca com a mão;
  • Utilize os lenços de papel apenas uma vez;
  • Deite ao lixo os lenços de papel usados;
  • Lave e desinfete as mãos com frequência;
  • Se estiver com sintomas de gripe, guarde uma distância social quando falar com outras pessoas (no mínimo, um metro);
  • Fique em casa se sentir sintomas de gripe. Evite contagiar os seus colegas de trabalho;
  • Evite tocar no nariz, olhos e boca, especialmente se não tiver as mãos lavadas e desinfetadas;
  • Reforce a desinfeção das superfícies e objetos mais sujeitos ao contacto com as mãos, designadamente equipamentos, utensílios, bancadas de trabalho e manípulos de portas.

Prevenção

É difícil evitar a gripe, mas não impossível.

A forma mais comum de prevenção é a vacina anual, que permite diminuir o risco de infeção e de complicações decorrentes da gripe.

A vacinação contra a gripe é particularmente importante para as pessoas que pertencem aos grupos de risco, nomeadamente:

  • Idosos (65 anos ou mais);
  • Doentes crónicos;
  • Diabéticos em tratamento;
  • Grávidas;
  • Outras doenças que diminuam a resistência às infeções.

No entanto, a vacina da gripe deve ser evitada por pessoas com alergias graves ao ovo ou que tenham tido uma reação alérgica grave a uma dose anterior desta vacina.

A vacinação deve ser feita até ao final de cada ano. Pode, no entanto, ser tomada durante todo o outono e inverno, de acordo com a campanha nacional de vacinação.

Além da vacina, a prevenção passa, também, por evitar o contacto com pessoas infetadas e lavar/desinfetar as mãos com frequência.

Aviso: O Blog Mais Saúde é um espaço meramente informativo. A Medicare recomenda sempre a consulta de um profissional de saúde para diagnóstico ou tratamento, não devendo nunca este Blog ser considerado substituto de diagnóstico médico. Encontre aqui profissionais de saúde perto de si.

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Plano de Saúde
Platinium Mais
Plano de Saúde
Platinium Mais Vida
Plano de Saúde
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4. FINALIDADES DO TRATAMENTO E FUNDAMENTO DE LICITUDE

Os seus dados pessoais serão tratados pela Medicare para as seguintes finalidades e com os seguintes fundamentos:

Finalidade

Comercialização de produtos

Descrição

Gestão da relação contratual entre os Clientes e a Medicare (por exemplo, para efeitos de prestação de esclarecimentos solicitados relativamente a preços, procedimentos e/ou possíveis upgrades);

Gestão e execução da prestação de Serviços e comercialização de Produtos

Gestão de faturação, cobrança e pagamentos

Gravação de chamadas para prova de transação comercial e comunicações no âmbito da relação contratual

Apoio ao Cliente

Controlo de qualidade

Fundamento de licitude

Execução do contrato e diligências pré-contratuais

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Gestão da relação com o titular dos dados

Descrição

Envio da informação solicitada relativamente aos Planos de Saúde, Produtos e Serviços; gestão dos seus pedidos de contacto para prestação de informação; e gestão da adesão aos referidos Planos;

Gestão de contactos, informações ou reclamações

Gravação de chamadas para monitorização da qualidade de serviço

Fundamento de licitude

Execução do contrato ou diligências pré-contratuais

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Gestão de processos e contencioso (incluindo recuperação de crédito)

Descrição

Gestão de processos e contencioso (incluindo o processo de recuperação de créditos)

Fundamento de licitude

Execução do contrato

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Cumprimento de obrigações legais

Descrição

Resposta e reporte a autoridades judiciárias, administração tributária, de regulação e de supervisão

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Controlo de fraude

Descrição

Identificação e deteção de situações de fraude

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais

Interesse legítimo em implementar mecanismos de combate à fraude

Finalidade

Marketing

Descrição

Envio de comunicações não solicitadas, caso tenha prestado o seu consentimento expresso e nos termos previstos no formulários de contacto/adesão preenchidos, no contexto de iniciativas de (i) Marketing Direto no contexto de campanhas, promoções e publicidade da Medicare, demais entidades do Grupo e Parceiros comerciais, designadamente através de utilização de sistemas automatizados de chamada e comunicação que não dependam da intervenção humana, (aparelhos de chamada automática), aparelhos de telecópia ou correio eletrónico, incluindo SMS (serviço de mensagens curtas), EMS (serviço de mensagens melhoradas), MMS (serviço de mensagens multimédia) e outros tipos de aplicações similares; bem como de (ii) estudos de mercado, inquéritos de avaliação e satisfação.

Poderá a qualquer momento exercer o seu direito de opt-out relativamente a estas comunicações;

Fundamento de licitude

Consentimento

Finalidade

Utilização do Canal Interno de Denúncias

Descrição

Gestão e seguimento das denúncias apresentadas no Canal Interno de Denúncias, nos termos previstos da Lei n. º 93/2021, de 20 de dezembro.

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais


5. DESTINATÁRIOS DOS DADOS PESSOAIS

Os dados pessoais recolhidos e/ou tratados pela Medicare, no âmbito das finalidades supra elencadas, podem ser disponibilizados às empresas do respetivo Grupo e empresas parceiras, nos termos indicados nos formulários de contacto/adesão preenchidos pelos Utilizadores.
A Medicare pode recorrer a entidades terceiras que têm acesso aos seus dados pessoais. Estas entidades - entidades subcontratantes - podem ter acesso a dados pessoais, seguindo, para o efeito, as instruções da Medicare, estando as mesmas sujeitas a obrigações específicas de segurança, qualidade e proteção da integridade dos dados tratados, nos termos previstos na lei. Estas entidades são essencialmente Parceiros ou Fornecedores de bens e Prestadores de Serviços, nos quais se inclui a contratação intragrupo, bem como Prestadores de Serviços Informáticos, arquivo, apoio à atividade de backoffice, contact centers e outros.
Os dados poderão ainda ser comunicados a terceiros, quando a transmissão seja efetuada no âmbito do cumprimento de uma obrigação legal, de uma deliberação de uma autoridade judicial ou administrativa competente, e/ou no contexto do exercício de direitos ou interesses em sede judicial; ou para a prossecução de finalidades expressamente previstas por lei.
A Medicare pode ainda transmitir dados pessoais a entidades terceiras, quando tais comunicações de dados sejam necessárias ou adequadas (i) à luz da lei aplicável, (ii) no cumprimento de obrigações legais/ordens judiciais, (iii) para responder a solicitações de autoridades públicas ou governamentais, ou (iv) quando nos tiver dado o seu consentimento.


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Nos termos da legislação aplicável, pode exercer os seguintes direitos:

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  • Direito ao Apagamento: obter o apagamento dos seus dados pessoais, desde que não se verifiquem fundamentos válidos para a sua conservação.
  • Direito à Limitação do Tratamento: solicitar a limitação do tratamento dos seus dados pessoais, solicitando a suspensão do tratamento ou a limitação do âmbito do tratamento a certas categorias de dados ou finalidades de tratamento.
  • Direito de Portabilidade: receber os dados que nos forneceu em formato digital de uso corrente e de leitura automática ou de solicitar a transmissão direta dos seus dados para outra entidade que passe a ser o novo responsável pelos seus dados pessoais.
  • Direito de Oposição: opor-se, a qualquer momento, a um tratamento de dados, como por exemplo no caso de tratamento de dados para fins de Marketing; à tomada de decisões com base no tratamento exclusivamente automatizado: não ficar sujeito a nenhuma decisão tomada exclusivamente com base num tratamento automatizado, incluindo a definição de perfis, que produza efeitos na sua esfera jurídica ou que o afete significativamente de forma similar.

O exercício dos seus direitos deve ser feito através do Formulário disponível aqui. Nos termos da lei, é ainda garantido ao titular dos dados o direito de, através dos referidos meios, sem quaisquer custos ou consequências, a qualquer momento, retirar o seu consentimento para o tratamento dos dados para as finalidades indicadas, sempre que o tratamento seja efetuado com base no consentimento. O exercício deste direito não invalida, no entanto, o tratamento efetuado até essa data com base no consentimento previamente dado.
Sem prejuízo de qualquer outra via de recurso administrativo ou judicial, o titular dos dados tem o direito de apresentar reclamação a uma autoridade de controlo, nomeadamente a Comissão Nacional de Proteção de Dados, em caso de incumprimento pela Medicare das obrigações que lhe são aplicáveis em matéria de privacidade.


7. DURANTE QUANTO TEMPO CONSERVAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?

Os seus dados pessoais são recolhidos e tratados no estrito cumprimento da legislação aplicável, sendo armazenados em bases de dados, próprias para o efeito e conservados durante o período de tempo necessário para assegurar a gestão adequada das obrigações, direitos e interesses associados à respetiva recolha. Nessa medida:

  • os dados pessoais tratados estritamente para efeitos de disponibilização de informações quanto a Planos Medicare serão conservados enquanto se justificar, para efeitos de confirmação da intenção de contratação (sendo eliminados antes de decorrido esse prazo, mediante pedido do titular);
  • os dados pessoais tratados no contexto da celebração e gestão de contratos entre os Clientes e a Medicare serão conservados durante a vigência da sua relação contratual com a Medicare;
  • os dados pessoais tratados, mediante consentimento, para o envio de informações comerciais e promocionais no contexto de iniciativas de Marketing direto serão conservados enquanto se mantiver o interesse do titular dos dados na receção dos mesmos, sendo eliminados em caso de exercício pelo seu titular dos direitos de opt-out, oposição, apagamento ou se retirar o consentimento.

Sem prejuízo dos prazos acima indicados, os dados pessoais tratados pela Medicare poderão ser conservados pelo período de tempo necessário para fazer face a obrigações fiscais, legais e judiciais, nos termos legalmente aplicáveis.


8. QUAIS AS MEDIDAS DE SEGURANÇA ADOTADAS?

A Medicare desenvolve os seus melhores esforços para proteger os seus dados pessoais contra acessos não autorizados, quer diretamente, quer através das entidades por si subcontratadas.
Para o efeito, a Medicare emprega sistemas de segurança, regras e outros procedimentos, de modo a garantir a proteção dos dados pessoais, bem como para prevenir o acesso não autorizado aos dados, o uso impróprio, a sua divulgação, perda ou destruição.
É, no entanto, da responsabilidade titulares dos dados, garantir e assegurar que os dispositivos e equipamentos utilizados para aceder aos websites e plataformas se encontram adequadamente protegidos contra softwares nocivos, vírus informáticos e worms.
Os links constantes do nosso website poderão conduzir a outros sites, que poderão por sua vez conter funcionalidades sujeitas à disponibilização e tratamento de dados pessoais. A Medicare não se responsabiliza, aprova ou por qualquer forma apoia ou subscreve o conteúdo desses sites, dos sites com eles ligados ou neles referidos, nem tem qualquer controlo sobre os termos de tratamento de dados levados a cabo por estas entidades.


9. Regime Geral de Proteção dos Denunciantes de Infrações

A Medicare de acordo com a Lei n.º 93/2021, de 20 de dezembro a qual estabelece o regime geral de proteção de denunciantes de infrações, transpondo a Diretiva (UE) 2019/1937 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de outubro de 2019, relativa à proteção das pessoas que denunciam violações do direito da União, disponibiliza o seu Canal Interno de Denúncias, assumindo o compromisso de indagar as providências necessárias para apurar, prevenir e punir condutas inadequadas, garantindo a não retaliação contra aqueles que denunciem, de boa-fé, irregularidades, atividades ilegais, prejudiciais e criminosas, bem como condutas inadequadas ou incumprimento das normas que violem os princípios da presente legislação vigente.
Adicionalmente, alertamos que este canal não deve ser utilizado para o envio de outro tipo de comunicações que não as que estejam dentro das categorias assinaladas pelo Decreto-Lei n.º 93/2021.


10. CONTACTE-NOS PARA QUESTÕES E SUGESTÕES

Caso tenha alguma dúvida ou questão sobre a forma como a Medicare trata os seus dados pessoais e com o exercício dos direitos que lhe são conferidos pela legislação aplicável e, em especial, referidos na presente Política, poderá contactar-nos através do Formulário disponível aqui.


NOTA: ALTERAÇÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

A Medicare reserva-se o direito de, a todo o momento, e sem aviso prévio, alterar os presentes termos de tratamento de dados pessoais. Essas alterações serão devidamente publicitadas no website e em quaisquer plataformas, em formato facilmente visível, para facilidade dos titulares dos dados.


(1) MED&CR - Sistemas de Gestão de Cartões de Saúde Unipessoal, Lda.; Callmedia - Serviços Publicitários, Lda.; e Gesticlub Unipessoal Lda.


Data de atualização: 2022-08-09