mulher com os olhos vermelhos

O que dizem os seus olhos... vermelhos?

3 mins. leitura

Indíce
  1. 1. Olhos vermelhos: Porquê?
  2. 2. Causas Comuns
  3. 3. Tratamento
  4. 4. Como prevenir

De uma irritação momentânea provocada por fumo ou pó, passando por doenças que precisam de cuidados médicos, como a conjuntivite, as causas de olhos vermelhos podem ser diversas.

Mas, afinal, como saber o que se passa e como resolver casos de vermelhidão nos olhos? Esclarecemos, a seguir.


O que acontece para os olhos ficarem vermelhos?

Os olhos ficam vermelhos porque há uma reação inflamatória na membrana (a conjuntiva) que reveste a parte interna das pálpebras e a parte branca do olho (a esclera), levando à dilatação dos vasos sanguíneos. Esta irritação pode afetar apenas um dos olhos ou ambos.


Olhos vermelhos: quais as causas mais comuns?

Existem muitas causas possíveis para a vermelhidão dos olhos. Algumas não representam consequências de maior. Já outras podem ser motivo de preocupação ou até de emergência médica.


Conjuntivite

A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, com várias origens: infeções bacterianas ou virais, alergias ou irritações dos olhos. É uma situação comum, sobretudo nas crianças. Como é contagiosa, é importante lavar frequentemente as mãos e não esfregar os olhos.

Se, além de olhos vermelhos, tem sintomas como sensibilidade à luz, crostas nas pálpebras e pestanas, secreção branca, amarela ou verde nos olhos, lacrimejo, sensação de calor ou de ter grãos de areia nos olhos e comichão, deve consultar o seu médico.

rapariga sente desconforto nos olhos enquanto olha para o telemóvel

Fadiga ocular

Os olhos vermelhos são, muitas vezes, um sintoma de fadiga ocular. Ou seja, de que estão a ser sujeitos a um grande esforço pelo excesso de exposição a ecrãs de televisão, telemóvel ou computador. Este esforço também faz com que fiquem mais secos.


Hemorragia subconjuntival

Os vasos sanguíneos sob a superfície do olho podem romper-se em resultado de grandes esforços, espirros fortes ou esfregar os olhos com muita força. Esta situação é indolor e geralmente inofensiva, sendo comum em pessoas que tomam medicação para tornar o sangue mais fino.


Glaucoma

A vermelhidão ocular é um dos sintomas do glaucoma, uma das principais causas de cegueira em pessoas com mais de 60 anos e uma condição que exige acompanhamento médico.


Uveíte

Esta doença carateriza-se por uma inflamação interna do olho que afeta a úvea (camada pigmentada do globo ocular). Dor ocular, vermelhidão do olho, pontos flutuantes e perda de visão são alguns sintomas de uveítes.


Irritação na córnea

Os olhos ficam vermelhos, porque a córnea (a camada transparente na frente da íris e da pupila) está arranhada ou irritada. Isto pode ser provocado por objetos estranhos no olho, como grãos de areia, partículas de pó ou lentes de contacto.


Alergias e irritações

Pólen, pelos de animais, pó e bolor podem causar alergias e irritações oculares, que, além de vermelhidão, podem originar comichão, lacrimejo ou sensação de queimadura.

O cloro das piscinas, o fumo do cigarro e até alguns perfumes também podem irritar os olhos e fazer com que fiquem vermelhos.


Episclerite

A episclerite é uma inflamação dos vasos sanguíneos da episclera, que consiste numa fina camada de tecido transparente na parte branca do olho. A vermelhidão pode afetar todo o olho ou apenas uma parte.


mulher a colocar gotas nos olhos

Como tratar os olhos vermelhos

O tratamento para olhos vermelhos depende da causa, havendo situações que se resolvem sem medicação ou intervenção médica.

Existem remédios caseiros que podem ajudar a aliviar os sintomas, como repouso, compressas frias, lavar suavemente as pálpebras ou massajar levemente. Descongestionantes e anti-histamínicos podem contribuir para atenuar a comichão e a vermelhidão causadas por alergias.

No entanto, deve consultar um médico se os olhos estão vermelhos há alguns dias ou se o problema afetar crianças com menos de dois anos.

Se sentir dor, se usar lentes de contacto ou se a vermelhidão acontecer num bebé recém-nascido, deve falar com um médico o mais rapidamente possível.

A situação é urgente e pode ser grave se, além de vermelhidão, sentir alterações na acuidade da visão, dor nos olhos, dores de cabeça fortes e enjoos. Também é necessário procurar ajuda médica com urgência, se os olhos apresentarem um tom vermelho-escuro ou se uma pupila estiver mais dilatada do que a outra.


Como prevenir a vermelhidão nos olhos

Há alguns cuidados que pode adotar, para prevenir a vermelhidão nos olhos, nomeadamente:

  • Não esfregue nem coce os olhos;
  • Se usa lentes de contacto, lave as mãos antes de as retirar e colocar e desinfete-as com uma solução apropriada;
  • Não use maquilhagem de outras pessoas;
  • Evite a exposição aos fumos como o do tabaco;
  • Não passe muito tempo em locais com ar condicionado;
  • Verifique regularmente os filtros do ar condicionado;
  • Faça pausas frequentes quando está a usar o computador ou outros ecrãs;
  • Não partilhe toalhas ou panos;
  • Troque a roupa de cama com frequência
  • Use óculos de sol, sobretudo quando está muito sol ou vento.

Aviso: O Blog Mais Saúde é um espaço meramente informativo. A Medicare recomenda sempre a consulta de um profissional de saúde para diagnóstico ou tratamento, não devendo nunca este Blog ser considerado substituto de diagnóstico médico.

Encontre aqui profissionais de saúde perto de si.

Contribua com sugestões de melhoria através do nosso formulário online.

Este artigo foi útil?

Obrigado pelo seu feedback.

Partilhe este artigo:

Obrigado pela sua preferência.

Irá receber no seu email as melhores dicas de Saúde e Bem-estar.
Pode em qualquer momento alterar ou retirar o(s) consentimento(s) prestado(s).

Receba as melhores dicas
de Saúde e Bem-estar

Precisamos do seu consentimento para envio de mais informação.

Encontre o melhor
Prestador Medicare perto de si

Código Postal inválido

Pesquise entre os mais de 17 500 Prestadores
da Rede de Saúde Medicare.

Artigos relacionados:
Ver mais
Política de Privacidade