mãe e filha a rir enquanto brincam às cavalitas

Benefícios do riso para a saúde: saiba quais são

4 mins. leitura

Indíce
  1. 1. Os beneficios do riso
  2. 2. Diminui o Stress?
  3. 3. A qualidade do sono
  4. 4. Perdemos peso?
  5. 5. Estratégias para Rir

Rir, além da componente social que aproxima pessoas e contribui para um estado geral de felicidade, ajuda também na redução da dor e fortalecimento do sistema imunológico. Os benefícios do riso não se ficam, por isso, pela melhoria da saúde mental, como se estendem também à saúde física.

Mesmo que não tenhamos memória disso, o riso faz parte das nossas vidas praticamente desde que nascemos. Os bebés começam a rir por volta dos 17 dias e, aos quatro meses, fazem-no como resposta física a estímulos sociais.

Rir é também importante para a forma como se processam as emoções, para manter uma perspetiva positiva da vida e para gerir o stress. Mas ainda há mais vantagens para a saúde associadas ao riso. Fique a saber quais.


duas amigas com sorrisos contagiantes

8 benefícios do riso para a saúde

O riso é a linguagem universal que une pessoas e contribui para a sua boa disposição e felicidade. Mas sabia que rir traz também vários benefícios para a saúde? A ciência já demonstrou que o riso pode ajudar a melhorar a saúde física e mental de uma forma geral.


1. Fortalece o sistema imunitário

O riso liberta substâncias químicas no cérebro, chamadas de citocinas, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, além de aumentar a produção de glóbulos brancos. Estas células são as responsáveis por proteger o corpo e combater doenças e infeções.


2. Diminui o stress e a ansiedade

Rir pode ajudar a reduzir os níveis das hormonas do stress, como a adrenalina e o cortisol, ajudando a relaxar o corpo e a mente e contribuindo para o bom humor e saúde mental.


3. Alivia a dor

Dar umas gargalhadas aumenta a produção cerebral de endorfinas, substâncias químicas que atuam como analgésicos naturais. Estas substâncias aumentam a sensação de bem-estar e reduzem a sensação de dor.


4. Melhora a saúde cardiovascular

Rir melhora a circulação sanguínea e aumenta o fluxo de oxigénio para o cérebro e para os músculos, contribuindo para a redução do risco de doenças cardiovasculares, como o enfarte do miocárdio e o acidente vascular cerebral (AVC).


5. Melhora a função respiratória

Rir faz aumentar a quantidade de ar inspirado e expirado, o que estimula o desenvolvimento dos músculos do tórax e abdómen e aumenta a capacidade pulmonar. A frequência cardíaca e os níveis de oxigénio no sangue também aumentam quando rimos.


6. Melhora a qualidade do sono

Por trazer muitos benefícios à saúde física e mental, o riso contribui para melhorar a qualidade do sono, reduzindo o stress e promovendo o relaxamento. O riso pode ainda aumentar o tempo de sono profundo, importante para a recuperação física e mental. Portanto, se tem problemas em dormir, encontrar motivos para rir todos os dias poderá fazer maravilhas pelas suas noites.


7. É um aliado na perda de peso

Embora rir, por si só, não faça emagrecer, pode melhorar o metabolismo, o que, por sua vez, pode ajudar na perda de peso. No entanto, outros fatores, como alimentação saudável e a prática de exercício físico, desempenham também um papel importante no controlo do peso.


8. Melhora a função cognitiva

Rir melhora a função cognitiva e ajuda a proteger contra o declínio cognitivo relacionado com a idade, sendo até utilizado como terapia em pessoas com demência.


grupo de pessoas a praticar yoga do riso

Crie oportunidades para rir e sorrir

Dê o passo inicial para o seu bem-estar, crie oportunidades para rir! Veja filmes de comédia, assista a espetáculos de stand-up, procure os seus amigos e organize noites ou tardes temáticas. Faça passeios com a família e recorde momentos felizes. Também pode considerar ter um animal de estimação com o qual possa interagir e brincar.

E por que não experimentar yoga do riso? Este é um exercício que envolve movimento e respiração com o objetivo de promover a alegria e ajudar a libertar-se dos fatores de stress do quotidiano.


Rir é um bom remédio, mas não chega

Rir é uma parte importante das nossas vidas e um precioso aliado para a saúde. Incorporar na rotina diária algumas gargalhadas, poderá ser exatamente a ajuda de que precisa para melhorar o seu bem-estar.

No entanto, é preciso lembrar que o riso é apenas um dos muitos fatores a ter em conta para uma vida plena e que é sempre importante manter um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta equilibrada, exercício físico regular e realizar exames médicos de rotina.

Aviso: O Blog Mais Saúde é um espaço meramente informativo. A Medicare recomenda sempre a consulta de um profissional de saúde para diagnóstico ou tratamento, não devendo nunca este Blog ser considerado substituto de diagnóstico médico.

Encontre aqui profissionais de saúde perto de si.

Contribua com sugestões de melhoria através do nosso formulário online.

Este artigo foi útil?

Obrigado pelo seu feedback.

Partilhe este artigo:

Obrigado pela sua preferência.

Irá receber no seu email as melhores dicas de Saúde e Bem-estar.
Pode em qualquer momento alterar ou retirar o(s) consentimento(s) prestado(s).

Receba as melhores dicas
de Saúde e Bem-estar

Precisamos do seu consentimento para envio de mais informação.

Encontre o melhor
Prestador Medicare perto de si

Código Postal inválido

Pesquise entre os mais de 17 500 Prestadores
da Rede de Saúde Medicare.

Política de Privacidade