mulher com óculos e máscara

Coronavírus: como proteger os seus olhos

3 mins. leitura

O vírus responsável pela Covid-19 pode entrar no corpo através dos olhos. Embora o risco seja inferior à probabilidade de contaminação pelo nariz ou pela boca, visto que estes têm uma ligação mais direta aos pulmões, devem ser adotadas algumas medidas que reduzam o risco.

No caso dos olhos, os especialistas admitem que quando alguém infetado tosse, espirra ou fala, o vírus pode viajar em pequenas partículas desde a boca ou do nariz até à cara de outra pessoa, entrando em contacto com os olhos.

É também possível que a contaminação ocorra sempre que uma pessoa toca numa superfície contaminada com o coronavírus – como um puxador ou a maçaneta de uma porta – e logo a seguir toca os olhos.

Segundo alguns estudos, a mucosa ocular pode servir não só como porta de entrada, mas também como reservatório do novo coronavírus. Ou seja, o vírus pode entrar e ficar armazenado nos olhos durante algum tempo.

Esses estudos admitem que a permanência do vírus nos olhos poderá estar relacionada com o facto de uma das manifestações prováveis da doença ser a conjuntivite, embora se trate de um sintoma pouco frequente.

Por outro lado, devemos ter sempre em conta que os olhos, o nariz e a boca estão ligados por um circuito, conhecido como sistema nasolacrimal, que transporta lágrimas da superfície do olho para a cavidade nasal e depois para a parte de trás da garganta.

A generalidade dos estudos admite, porém, que é ainda necessária mais investigação sobre a relação entre a infeção pelo novo coronavírus e os olhos.

Mas, como mais vale prevenir do que remediar, é importante adotar alguns comportamentos que reduzam todos os riscos de contaminação.


O coronavírus e os olhos

Medidas preventivas

Na prevenção do coronavírus, a lavagem das mãos (durante pelo menos 20 segundos, com água e sabão), do distanciamento social e do uso adequado de máscara são uma grande ajuda para evitar a contaminação, seja por que via for.

Eis algumas sugestões de prevenção:

  • Não tocar nos olhos
    Se a pessoa sentir os olhos secos ou comichão, deve utilizar, por exemplo, um lenço de papel limpo. Deve também utilizar gotas para hidratação e lubrificação dos olhos, que podem ser utilizadas igualmente nas lentes de contacto.
    Se tem alergias, é recomendável o uso de gotas anti-histamínicas que se encontram à venda sem necessidade de receita médica.
  • Uso de óculos
    As pessoas que têm contacto direto com doentes infetados, tais como profissionais de saúde, ou que estão muito expostas ao contacto com outros indivíduos, podem utilizar óculos de proteção ocular ou uma viseira (para além da máscara).
    No caso dos óculos, são preferíveis os que envolvem toda a superfície da cara, pois impedem que as partículas cheguem aos olhos pelas laterais.
  • Precauções com as lentes de contacto
    O uso de lentes de contacto exige cuidados redobrados. Desde logo, a necessidade de serem higienizadas com frequência, utilizando os líquidos adequados. Além disso, é muito importante lavar bem as mãos antes de colocar ou retirar as lentes.
    De preferência, as lentes de contacto devem ser substituídas por óculos durante a atual fase de pandemia. Tanto mais que os óculos evitam que se toque nos olhos diretamente e oferecem alguma proteção acrescida contra o vírus.

Aviso: O Blog Mais Saúde é um espaço meramente informativo. A Medicare recomenda sempre a consulta de um profissional de saúde para diagnóstico ou tratamento, não devendo nunca este Blog ser considerado substituto de diagnóstico médico. Encontre aqui profissionais de saúde perto de si.

Partilhe este artigo:

Obrigado pela sua preferência.

Irá receber no seu email as melhores dicas de Saúde e Bem-estar.
Pode em qualquer momento alterar ou retirar o(s) consentimento(s) prestado(s).

Receba as melhores dicas
de Saúde e Bem-estar

Precisamos do seu consentimento para envio de mais informação.
Artigos relacionados:
Ver mais

Pedido enviado Falaremos consigo
assim que possível

Quer aderir? Ligamos grátis
Precisamos do seu consentimento para o contactar.