mulher a aplicar protetor solar no braço

O protetor solar não tem validade. Conheça este e outros mitos

5 mins. leitura

Indíce
  1. 1. Mitos sobre o protetor
  2. 2. Dicas para escolher

Apesar das inúmeras campanhas sobre a prevenção do cancro de pele, subsistem ainda muitos mitos sobre o protetor solar, que levam algumas pessoas a descurar os cuidados durante a exposição ao sol.

Fique a conhecer, neste artigo, algumas das ideias formadas à volta da utilização deste produto e a perceber porque não correspondem à verdade.


Mitos sobre o protetor solar

Há quem não use protetor solar por preguiça ou por descuido, mas também há quem não o faça por acreditar que pode causar cancro.

Este é apenas um dos muitos mitos, que servem de justificação para que muitas pessoas continuem a não aplicar protetor solar.

Compilámos algumas das ideias erradas que se formaram e que, de uma maneira ou de outra, vão sendo transmitidas, contribuindo para a desinformação sobre esta matéria.


O protetor solar não tem validade

O protetor solar tem validade como qualquer outro produto cosmético. Habitualmente, é válido até um ano após a abertura, mas é conveniente consultar as indicações inscritas na embalagem.


O protetor solar pode causar cancro

Não existem evidências científicas de que o protetor solar possa causar cancro. Há, contudo, vários estudos que comprovam o efeito nocivo e potencialmente cancerígeno dos raios ultravioleta produzidos pelo sol e também pelos solários.


casal na praia em dia nublado

Não é necessário usar protetor solar quando o céu está nublado ou quando está frio

As nuvens não funcionam como barreira nem protegem dos raios ultravioleta. Mesmo em zonas de frio extremo e com neve, é possível — e muito comum — as pessoas ficarem com queimaduras solares.

No caso da neve, há uma duplicação, já que a pele é atingida diretamente pelos raios do sol e indiretamente quando este reflete na neve, o mesmo acontecendo com o mar ou com a areia.


Quem tem pele escura não precisa de usar protetor solar

A pele escura é tão suscetível às queimaduras solares ou a o utros problemas daí decorrentes como qualquer outra.

O que acontece, na verdade, é que é mais difícil de observar na pele escura a pigmentação provocada pelos raios ultravioleta, ou seja, as manchas avermelhadas a que chamamos queimadura solar.


Se o protetor tiver um fator de proteção solar de 50 ou mais, não preciso de aplicar tantas vezes

Independentemente do fator de proteção solar (FPS), a aplicação deve ser feita a cada duas horas, que é o tempo a partir do qual o produto deixa de fazer efeito.

De resto, e simplificando, o FPS dá uma estimativa do tempo que uma pessoa pode ficar exposta ao sol sem arriscar uma queimadura.


surfista com protetor solar aplicado em parte da cara

Se usar um protetor à prova de água, não preciso de aplicar após o banho ou se transpirar

Antes de mais, convém esclarecer que não existem protetores solares à prova de água. Quando muito, há protetores que resistem à água, mas isso não significa que o efeito persista.

Por isso, se for ao mar ou à piscina, ou se transpirar muito, deve aplicar uma nova camada por hora e não a cada duas horas.


Se a maquilhagem tem FPS, não é preciso usar protetor solar no rosto

Estamos perante mais um mito, porque, desde logo, a maquilhagem não cobre todo o rosto ou o pescoço. Depois, mesmo que use creme hidratante com FPS, é necessário aplicar protetor solar à hora de almoço ou ao fim da tarde, quando sair para fazer uma caminhada, por exemplo.


O uso de protetor solar causa deficiência de vitamina D

Apesar de os raios UVB serem os responsáveis pela produção da vitamina D3 (a forma ativa da vitamina D), a quantidade de raios UVB necessária para que isto aconteça é muito baixa. E, mesmo aplicando corretamente o protetor solar, há sempre lugar a que dois a três por cento de raios UVB penetrem na pele, permitindo a normal produção da vitamina D3.


O protetor solar impede a pessoa de se bronzear

O protetor solar ajuda a proteger a pele dos raios UVA e UVB, impedindo queimaduras, mas não o bronzeado.


mulher sentada na espreguiçadeira a aplicar protetor solar nas pernas

Dicas para escolher o melhor protetor solar

Agora que já desmitificámos algumas ideias concebidas em torno do protetor solar, deixamos algumas dicas a ter em conta na hora de escolher este produto.

  • Opte por um protetor com FPS de 15 a 50 de largo espectro, que protege contra os raios UVB e também contra os UVA. Os raios UVB são os responsáveis pelas queimaduras da pele e pelo cancro, os raios UVA são responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele e por determinados tipos de cancro;
  • Escolha um que seja resistente à água. De qualquer forma, deve aplicá-lo sempre após ir ao banho ou perante uma transpiração intensa;
  • Evite os protetores com FPS superior a 50, já que dão uma falsa sensação de proteção extra, o que pode levar a que tenha a tendência de aplicar menos vezes;
  • Não use protetores em spray ou à base de pó solto. Este tipo de produtos podem causar irritação se inalados e tornam mais difícil de verificar se todas as partes do corpo estão cobertas, podendo provocar queimaduras;
  • Prefira um protetor solar à base de minerais, como o óxido de zinco e/ou dióxido de titânio. Estes produtos são menos propensos a irritar a pele sensível.

Aviso: O Blog Mais Saúde é um espaço meramente informativo. A Medicare recomenda sempre a consulta de um profissional de saúde para diagnóstico ou tratamento, não devendo nunca este Blog ser considerado substituto de diagnóstico médico.

Encontre aqui profissionais de saúde perto de si.

Contribua com sugestões de melhoria através do nosso formulário online.

Este artigo foi útil?

Obrigado pelo seu feedback.

Partilhe este artigo:

Obrigado pela sua preferência.

Irá receber no seu email as melhores dicas de Saúde e Bem-estar.
Pode em qualquer momento alterar ou retirar o(s) consentimento(s) prestado(s).

Receba as melhores dicas
de Saúde e Bem-estar

Precisamos do seu consentimento para envio de mais informação.

Encontre o melhor
Prestador Medicare perto de si

Código Postal inválido

Pesquise entre os mais de 17 500 Prestadores
da Rede de Saúde Medicare.

Artigos relacionados:
Ver mais
1 presente à escolha

ADESÃO ONLINE Presente à escolha

Aderir Online
Cartão Platinium Mais Vida
Quer aderir? Ligamos grátis! Esclareça as suas dúvidas com a nossa
equipa, sem compromisso.
Precisamos do seu consentimento para envio de mais informação.
Formulário enviado Obrigado pelo seu contacto. Será contactado em breve pela nossa equipa de especialistas.
Política de Privacidade