mulher opta por uma maçã em vez de um donuts

21 dias sem açúcar: aceita este desafio?

3 mins. leitura

Indíce
  1. 1. Onde está o açúcar?
  2. 2. O corpo sem açucar
  3. 3. Como funciona o desafio?

Está preparado para abraçar o desafio de 21 dias sem açúcar? Saiba como funciona e quais os benefícios.

Reduzir o consumo de açúcar nem sempre é fácil. No entanto, de forma gradual e com perseverança, é possível mudar a sua dieta e ganhar em saúde. O desafio 21 dias sem açúcar pode ser um ótimo ponto de partida.

Enquanto principal fonte de energia, o açúcar desempenha um papel importante no organismo. Mas, como diz o ditado, “tudo o que é de mais é erro”.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ingestão recomendada de açúcar adicionado não deve exceder 10% do total das calorias diárias. Isto significa que, para uma dieta de 2 mil calorias, a ingestão de açúcar adicionado deve ser, no máximo, de 50 gramas por dia.

A OMS indica, ainda, que uma redução adicional para 5% do total de calorias diárias é benéfica para a saúde.


Onde está o açúcar?

Nem todo o açúcar é igual ou tem consequências nocivas para a saúde. As recomendações da OMS prendem-se, em específico, com a limitação do consumo de açúcares simples, isto é, que não têm valor nutritivo, mas apenas calorias. São açúcares simples todos os que são adicionados aos alimentos e bebidas pela indústria alimentar ou os que já existem no mel, xaropes ou sumos de fruta.

Quanto aos açúcares que encontramos naturalmente na fruta, vegetais e no leite não parecem ter efeitos negativos.

Grande parte do açúcar consumido está escondido em alimentos e bebidas processados, muitos dos quais não são sequer vistos pelos consumidores como doces. É o caso de alguns snacks salgados ou dos molhos industrializados, entre outros.

Por isso, é fundamental ler os rótulos dos alimentos e das bebidas para identificar a presença de açúcar adicionado. Só assim é possível fazer escolhas conscientes para manter um consumo adequado de açúcar.


homem rejeita pôr cubo de açúcar no café

O que acontece ao corpo quando deixa de ingerir açúcar?

Alguns estudos sugerem que o açúcar pode ser viciante. Por essa razão, diminuir ou deixar de consumir açúcar pode causar sintomas de abstinência, tanto a nível físico como mental.

No início, é normal sentir-se ansiedade, irritabilidade, alterações no padrão do sono, desejo por coisas doces, náuseas ou fadiga.

Com o passar do tempo, os sintomas acabam por melhorar e os benefícios para a saúde por compensar, nomeadamente:

  • Menos calorias ingeridas, o que pode ajudar na perda de peso;
  • Melhor saúde oral, ou seja, menor probabilidades de ter cáries, gengivite e outros problemas dentários;
  • Mais energia e clareza mental;
  • Melhorias no padrão do sono;
  • Menor risco de doenças crónicas como obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardíacas e cancro.

mulher não aceita beber refrigerante

Como funciona o desafio 21 dias sem açúcar?

Durante o desafio, a pessoa compromete-se a não consumir açúcar durante um período de 21 dias seguidos. Isto significa evitar o consumo de alimentos e bebidas que contenham açúcares adicionados e adoçantes artificiais.

O objetivo é ajudar a reduzir a ingestão de açúcar e melhorar a alimentação e a saúde em geral.

No decurso deste desafio, é fundamental adotar a disciplina de ler os rótulos dos alimentos e das bebidas para evitar os açúcares “escondidos”. Para facilitar a tarefa, escolha alimentos e bebidas mais saudáveis e nutritivos, como fruta fresca, legumes, proteínas magras, grãos integrais e água.

Outra das regras é não adicionar açúcar às bebidas, como o chá, café ou leite, nem adoçá-las com mel ou xarope de agave, que também contêm os chamados açúcares simples.

Quando a fome apertar ou simplesmente lhe apetecer algo doce, o que pode acontecer sobretudo em dias complicados e de maior tensão, tenha sempre à mão algo saudável para petiscar. Uns frutos secos, uvas-passas ou tâmaras são ótimas opções.

Ao seguir estas regras, estará a desenvolver hábitos alimentares mais saudáveis a longo prazo. Vai também experimentar novos alimentos, desabituar o paladar ao sabor doce e, acima de tudo, ganhar saúde. Aceita o desafio?

Aviso: O Blog Mais Saúde é um espaço meramente informativo. A Medicare recomenda sempre a consulta de um profissional de saúde para diagnóstico ou tratamento, não devendo nunca este Blog ser considerado substituto de diagnóstico médico.

Encontre aqui profissionais de saúde perto de si.

Contribua com sugestões de melhoria através do nosso formulário online.

Este artigo foi útil?

Obrigado pelo seu feedback.

Partilhe este artigo:

Obrigado pela sua preferência.

Irá receber no seu email as melhores dicas de Saúde e Bem-estar.
Pode em qualquer momento alterar ou retirar o(s) consentimento(s) prestado(s).

Receba as melhores dicas
de Saúde e Bem-estar

Precisamos do seu consentimento para envio de mais informação.

Encontre o melhor
Prestador Medicare perto de si

Código Postal inválido

Pesquise entre os mais de 17 500 Prestadores
da Rede de Saúde Medicare.

Política de Privacidade