O carvão ativado branqueia os dentes? Conheça a resposta
• 3 mins. leitura
Índice
A popularidade de ingredientes naturais na cosmética e no bem-estar levou o carvão ativado a ser a nova tendência para o branqueamento dentário.
Várias marcas e influenciadores defendem que este pó preto, conhecido pela sua capacidade de absorver toxinas e impurezas, é a solução ideal para ter um sorriso mais branco e luminoso.
Neste artigo, vamos perceber se a ciência apoia a afirmação de que o carvão ativado branqueia os dentes ou, se pelo contrário, considera que este ingrediente prejudica a saúde oral.
O que é o carvão ativado?
O carvão ativado é um pó fino e preto criado pelo aquecimento de materiais ricos em carbono, como bambu, madeira ou cascas de coco, a temperaturas extremamente elevadas.
Este processo de aquecimento acaba por criar poros minúsculos e aumentar a área de superfície do carvão. Como resultado, este ingrediente pode reter e absorver impurezas e toxinas.
Existe a ideia de que este produto, quando aplicado nos dentes, consegue absorver manchas e descolorações da superfície.
Vejamos, a seguir, se está comprovado cientificamente que o cartão ativado branqueia os dentes.
O carvão ativado deixa os dentes mais brancos?
Os fabricantes dos produtos odontológicos à base de carvão ativado afirmam que estes têm benefícios branqueadores, antifúngicos e antimicrobianos.
Embora as pastas dentífricas com carvão ativado ajudem a remover algumas manchas superficiais nos dentes, este ingrediente é levemente abrasivo e pode absorver manchas superficiais até certo ponto.
No entanto, não há evidências científicas de que o carvão ativado tenha qualquer efeito benéfico sobre manchas abaixo do esmalte dentário ou que tenha um efeito branqueador natural.
Um ensaio clínico, publicado em 2024, desencoraja, inclusivamente, o uso de produtos à base de carvão ativado, considerando aspetos como o efeito branqueador e a satisfação do paciente.
É seguro usar carvão ativado?
São necessárias mais investigações científicas para saber os efeitos a longo prazo do uso de pastas dentífricas com carvão ativado.
No entanto, todas as pessoas devem ter cautela ao usar estes produtos devido às alegações não comprovadas e preocupações com a segurança.
Uma revisão sistemática de estudos in vitro, que avaliou a eficácia do carvão ativado como agente branqueador, chegou à conclusão de que as pastas dentífricas à base deste ingrediente possuem um menor efeito branqueador do que outros agentes (por exemplo, peróxido de hidrogénio), além de serem consideradas menos seguras devido ao alto potencial abrasivo.
Por outro lado, o carvão ativado pode causar manchas em alguns dentes, uma vez que as partículas podem acumular-se nas fendas dos dentes mais antigos.
O carvão ativado prejudica o esmalte dos dentes?
Os dentes podem parecer mais brancos no início da utilização de uma pasta dentífrica com cartão ativado. Contudo, após o uso contínuo, podem começar a ficar amarelados.
Isso pode ocorrer porque o carvão ativado danifica os dentes, mais precisamente, através do desgaste do esmalte, revelando a camada de dentina dos dentes.
O excesso de abrasão pode então enfraquecer e remover o esmalte dentário, deixando os dentes mais suscetíveis a danos e mais sensíveis a alimentos e bebidas quentes ou frias.
Além disso, também pode contribuir para a retração gengival e para a exposição da superfície das raízes dos dentes.
As pastas dentífricas com carvão ativado podem causar cáries?
Usar carvão ativado nos dentes, por si só, não causa cáries dentárias.
No entanto, a maioria das marcas de pastas dentífricas com carvão vegetal não contém flúor, um mineral que contribui para dentes e gengivas saudáveis.
O flúor ajuda a fortalecer o esmalte dos dentes, protegendo-os contra cáries. As pastas dentífricas com carvão ativado geralmente não contêm este elemento químico, já que o carvão vegetal acaba por absorvê-lo.
Como tal, escovar os dentes com este tipo de pastas de forma contínua não ajuda na prevenção de cáries dentárias.
Existem benefícios associados ao carvão ativado?
Apesar de o carvão ativado não branquear os dentes, pode, potencialmente, melhorar o mau hálito, ajudar a remover manchas superficiais nos dentes e a prevenir manchas quando usado ocasionalmente após uma limpeza dentária profissional.
Quais os melhores produtos para branquear os dentes?
Segundo um artigo que comparou pastas dentífricas e substâncias branqueadoras, incluindo carvão ativado, a covarina azul e o peróxido de hidrogénio são as tecnologias mais eficazes.
Apesar de existirem produtos de branqueamento dentário à venda, a eficácia e segurança destes métodos não estão salvaguardadas, pelo que é sempre aconselhável consultar um dentista.