mulher num consultório dentista

Desvitalizar um dente: em que consiste e como se processa?

2 mins. leitura

Quem já teve uma dor de dentes sabe bem o quão terrível pode ser esse sofrimento. Em muitos casos, a dor resulta de uma infeção provocada pela acumulação de cárie dentária, quando esta começa a atingir zonas mais profundas do dente.

Quando isso acontece, pode ocorrer a inflamação da chamada polpa dentária, que é responsável pela vitalidade do dente.

A polpa é um tecido mole que forma a estrutura interna do dente e é composta por uma grande quantidade de nervos e vasos sanguíneos.

A dor é um sinal de alerta e significa que a polpa dentária está enfraquecida e as bactérias começaram a invadir essa zona do dente. Essa invasão origina uma infeção que atinge a zona óssea envolvente, podendo provocar um abcesso.

O tratamento não cirúrgico passa pela chamada desvitalização do dente, visando garantir que os tecidos à sua volta mantenham ou recuperem o estado saudável.

Embora a cárie seja a principal ameaça, há outras causas que podem danificar a polpa dentária, obrigando à desvitalização do dente.

Eis algumas delas:

  • Acumulação de cárie;
  • Repetição de procedimentos dentários;
  • Traumas dentários;
  • Bruxismo;
  • Doença gengival avançada.
Guia Prático Saúde Oral - Medicare

Desvitalizar um dente: qual o procedimento?

Como é feito

O objetivo da desvitalização de um dente é a remoção do seu conteúdo e a desinfeção do interior. O médico especializado em Endodontia é o profissional indicado para este tipo de intervenção.

Na realização do tratamento, o primeiro passo é a aplicação de uma anestesia, evitando que haja dor durante o procedimento. Segue-se a realização de uma pequena cavidade no dente (abertura da coroa), de forma a permitir o acesso ao chamado canal radicular, situado no interior.

De seguida, todo o material infetado é removido. Assim que o interior do dente estiver limpo, o canal radicular é aumentado para que possa ser preenchido com uma obturação dentária temporária, composta por um material biocompatível.

Este tipo de material pode ser temporário/provisório (vernizes, cimento de óxido de zinco-eugenol, cimentos plásticos, etc.), ou permanente (amálgamas, ligas de ouro, cimentos permanentes, porcelana, resinas compostas, entre outros).


Cuidados após o tratamento

Após a conclusão do tratamento de desvitalização, é aconselhável a marcação de uma consulta com o médico-dentista, que irá restaurar a parte visível do dente, a coroa.

É muito importante que isso seja feito no prazo máximo de um mês para garantir que o dente fica totalmente protegido, tanto ao nível dos canais radiculares (interior) como da coroa dentária (a parte visível).

Se esse prazo for ultrapassado, aumenta o risco de a restauração se deteriorar ou sair, podendo dar origem a nova infeção.

Por outro lado, embora o objetivo de um dente desvitalizado seja durar toda a vida, é importante saber que ele continua sujeito à acumulação de cárie. E porque a dor já não é possível, deixa de existir o alerta para a ocorrência de novas infeções.

Por essa razão, é fundamental a marcação de consultas de rotina para que o médico-dentista possa verificar e controlar o estado do dente.


Saúde oral: cuidados a ter

Tão importante como o tratamento é o cuidado diário com a higiene oral. Isto porque a prevenção ajuda a evitar problemas de maior dimensão.

Por isso, é importante fazer uma boa escovagem dos dentes, utilizar fio dentário e realizar bochechos fluoretados.


Leia mais artigos, conselhos e dicas sobre saúde oral.
Ver mais

Aviso: O Blog Mais Saúde é um espaço meramente informativo. A Medicare recomenda sempre a consulta de um profissional de saúde para diagnóstico ou tratamento, não devendo nunca este Blog ser considerado substituto de diagnóstico médico. Encontre aqui profissionais de saúde perto de si.

Partilhe este artigo:

Obrigado pela sua preferência.

Irá receber no seu email as melhores dicas de Saúde e Bem-estar.
Pode em qualquer momento alterar ou retirar o(s) consentimento(s) prestado(s).

Receba as melhores dicas
de Saúde e Bem-estar

Precisamos do seu consentimento para envio de mais informação.
Artigos relacionados:
Ver mais

Pedido enviado Falaremos consigo
assim que possível

Quer aderir? Ligamos grátis
Precisamos do seu consentimento para o contactar.
 
Condições
da campanha

Campanha Medicare

Silver Familiar


Se aceitar esta oferta, está a aderir ao Plano de Saúde Medicare Silver Familiar.
Termos e condições da campanha:


Acesso a Rede Médica Medicare (1)

Consultas, exames e/ou tratamentos médicos com descontos dos prestadores.
Consulte www.medicare.pt para mais informações sobre as condições.


Acesso a Rede de Medicina Dentária Medicare (1)

Consultas e tratamentos dentários com descontos dos prestadores.
Consulte www.medicare.pt para mais informações sobre as condições.


3 (três) atos dentários grátis (2):

  • Check up dentário;
  • Limpeza dentária (destartarização);
  • Extração de dentes (3)

(1) A Medicare não é uma entidade prestadora de serviços de saúde.
(2) Estes atos/tratamentos gratuitos podem estar incluídos em planos de tratamentos dentários. Sujeito a confirmação junto do prestador de cuidados de saúde. Aconselha-se a realização de uma consulta de diagnóstico.
(3) Exodontia de dente decíduo, monorradicular ou multirradicular e supranumerário.


Oferta das mensalidades

Oferta das mensalidades referentes ao Plano de Saúde Medicare Silver Familiar pelo período de 6 (seis) meses a contar da data de subscrição, findos os quais, os benefícios associados, caducam automaticamente.


Custo dos serviços

Os serviços médicos prestados pelos Prestadores têm custo para o Cliente e/ou Beneficiário(s), com exceção dos atos médicos gratuitos ou sem custo associado, podendo os descontos e reduções ascender até 30% sobre o preço de tabela de cada Prestador. A percentagem de desconto acima referida é meramente indicativa não constituindo uma obrigação para todos os Prestadores da Rede Medicare, nem para a Medicare.


Beneficiários

Cada plano pode ter até 6 (seis) beneficiários, desde que subscritos na data de adesão à oferta. Só serão admitidos titulares do plano que nunca tenham aceite uma oferta Medicare.


O Plano Silver Familiar tem um custo de:

Campanha Medicare Silver Familiar
1 OU 2 BENEFICIÁRIOS S/ CUSTOS
3 OU 4 BENEFICIÁRIOS
5 OU 6 BENEFICIÁRIOS

Na consulta:

Deverá fazer-se acompanhar da respetiva credencial. Após a consulta, deverá efetuar o pagamento dos atos de que beneficiou de acordo com a tabela de preços acordada com a Medicare. A responsabilidade por todos os serviços acima descritos é dos Prestadores, não prestando a Medicare qualquer serviço de saúde.


Limite da campanha:

Esta campanha tem o limite de 300 ofertas por dia por cada distrito de Portugal.


Término da campanha:

Dada a situação atual da pandemia de COVID-19, a Medicare prolongou a campanha Medicare Silver Familiar. A campanha termina em 30 de Abril de 2021, e as ofertas podem ser utilizadas até à data de validade do plano subscrito pelo titular.

Para mais informações sobre as condições de adesão aos Planos Medicare, por favor consulte as Condições Gerais de Adesão ao Serviço Medicare.