tablete de chocolate partida em pedaços

7 benefícios comprovados do chocolate para a saúde

4 mins. leitura

Indíce
  1. 1. Qual o melhor?
  2. 2. Doenças Cardiovasculares
  3. 3. Função Cognitiva
  4. 4. Saúde da Pele
  5. 5. Humor

É uma iguaria apreciada em todo o mundo. Mas, além do reconhecido sabor delicioso, a ciência tem vindo a comprovar que, quando consumido com moderação e no tipo correto, os benefícios do chocolate são muitos.

Surpreenda-se, a seguir, com alguns dos efeitos positivos do chocolate para a saúde.


Qual é o chocolate que faz melhor?

Desde logo, é importante destacar que nem todos os chocolates são iguais. Ou seja, os principais tipos de chocolate são o chocolate negro ou amargo, o chocolate de leite e o chocolate branco.

O chocolate faz melhor quando é:

  • Amargo e contém 70% de cacau ou mais. Além de passar por menos processos industriais, tem mais antioxidantes e menos açúcar em comparação com os outros tipos de chocolate.
  • Consumido com moderação. Um quadradinho ou dois por dia é, por norma, considerada a quantidade ideal.
  • Parte integrante de uma dieta equilibrada, rica em frutas, vegetais e alimentos saudáveis. Nunca substitua as refeições por chocolate.

taça com cacau em pó

Descubra 7 benefícios do chocolate para a saúde

Ainda que o consumo do chocolate seja associado à acne, obesidade, hipertensão, doença arterial coronariana e diabetes, por causa do seu alto teor de gordura e açúcar, a verdade é que nem tudo é mau.

O cacau, ingrediente principal do chocolate, contém compostos fenólicos biologicamente ativos que têm um impacto significativo no envelhecimento e na regulação da tensão arterial e da aterosclerose.

Assim, quanto maior o teor de cacau, como no chocolate negro, mais benefícios existem. Este tipo de chocolate também pode conter menos gordura e açúcar, mas é sempre importante verificar o rótulo para ter a certeza.

Confira, a seguir, as vantagens do cacau e do chocolate preto para a saúde.


1. Reduz o risco de doenças cardiovasculares e cancro

O chocolate amargo é um ingrediente rico em antioxidantes, contendo altos níveis de polifenóis, flavonoides e catequinas, que podem ajudar a combater os danos dos radicais livres no corpo. Estes antioxidantes têm sido associados à redução do risco de doenças cardiovasculares e cancro, por exemplo.

Mas não é só por esse motivo que o chocolate amargo favorece a saúde do coração. Este produto também permite reduzir a tensão arterial, aumentar o colesterol bom (HDL), bem como melhorar a circulação sanguínea e até mesmo reduzir o risco de coágulos.


2. Beneficia a função cognitiva

Comer um ou dois quadrados de chocolate por dia pode aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro, melhorando a função cognitiva e, por sua vez, a concentração, a memória e a aprendizagem. Adicionalmente, pode retardar o declínio cognitivo em pessoas mais velhas.


3. Contribui para a saúde da pele

Os antioxidantes encontrados no chocolate preto também podem ser benéficos para a saúde da pele, protegendo-a dos danos causados pelos raios UV e melhorando a hidratação. Isto pode contribuir para uma pele mais saudável e radiante.

rapariga a sorrir enquanto dá uma trinca num chocolate

4. Melhora o humor

O chocolate é conhecido por desencadear a liberação de endorfinas, neurotransmissores responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar, o que pode melhorar o humor.

O consumo de chocolate amargo está associado à diminuição dos níveis de cortisol, contribuindo para reduzir o stress.

Além disso, o chocolate contém serotonina e triptofano, que também podem ajudar a aliviar os sintomas da depressão e ansiedade.


5. Aumenta o desempenho desportivo

Um artigo publicado no Johns Hopkins Medicine refere que o chocolate pode melhorar o desempenho dos atletas, pois aumenta a produção de óxido nítrico no sangue, auxiliando a circulação e reduzindo a quantidade necessária de oxigénio durante a atividade física. Assim, os atletas conseguem manter a intensidade do exercício físico por mais tempo.

Por outro lado, pesquisas publicadas no jornal da Sociedade Internacional de Nutrição Desportiva, citadas no Medical News Today, sugerem que um pouco de chocolate amargo pode aumentar a disponibilidade de oxigénio durante o exercício físico.


6. Ajuda a prevenir a diabetes

A epicatequina presente no chocolate pode melhorar a resistência à insulina, podendo ajudar na prevenção ou tratamento da diabetes.


7. Favorece o crescimento e desenvolvimento fetal

Um estudo apresentado em 2016, durante uma reunião da Sociedade de Medicina Materno-Fetal Norte-americana, referido pela Medical News Today, indica que comer chocolate preto durante a gravidez, em quantidades moderadas, pode beneficiar o crescimento e desenvolvimento do feto.


Cuidados a ter

O chocolate negro de alta qualidade contém fibras, ferro, magnésio, cobre e outros minerais essenciais, tornando-o nutritivo.

Apesar de todos os seus aspetos positivos, o chocolate deve ser consumido com moderação, particularmente por pessoas com determinados problemas de saúde, e evitado totalmente por outras.

As pessoas com diabetes devem ter cuidado com o teor de açúcar.

Alguns indivíduos podem ser mais propensos a ter enxaquecas após consumir chocolate, devido aos compostos do cacau. O chocolate também pode agravar problemas digestivos.

Pessoas alérgicas ao cacau devem evitar completamente o consumo de chocolate.

Em suma, o chocolate, quando consumido com responsabilidade e na variedade adequada, pode ser um acrescento delicioso a um estilo de vida saudável. Aproveite as vantagens do chocolate preto rico em antioxidantes, mas lembre-se que a moderação é a chave para colher esses benefícios.

Aviso: O Blog Mais Saúde é um espaço meramente informativo. A Medicare recomenda sempre a consulta de um profissional de saúde para diagnóstico ou tratamento, não devendo nunca este Blog ser considerado substituto de diagnóstico médico.

Encontre aqui profissionais de saúde perto de si.

Contribua com sugestões de melhoria através do nosso formulário online.

Este artigo foi útil?

Obrigado pelo seu feedback.

Partilhe este artigo:

Obrigado pela sua preferência.

Irá receber no seu email as melhores dicas de Saúde e Bem-estar.
Pode em qualquer momento alterar ou retirar o(s) consentimento(s) prestado(s).

Receba as melhores dicas
de Saúde e Bem-estar

Precisamos do seu consentimento para envio de mais informação.

Encontre o melhor
Prestador Medicare perto de si

Código Postal inválido

Pesquise entre os mais de 17 500 Prestadores
da Rede de Saúde Medicare.

Política de Privacidade