
Sabe o que é a bursite e o que pode causar esta inflamação?
• 5 mins. leitura
Índice
- 1. O que é uma bursite?
- 2. Que tipos de bursite existem?
- 3. Sintomas
- 4. Causas
- 5. Fatores de risco
A bursite pode ocorrer em diversas áreas do corpo, desde os ombros até aos joelhos. Os movimentos tornam-se dolorosos e a área afetada pode ficar inchada e sensível.
É importante reforçar que bursite não é o mesmo que tendinite, uma vez que esta última pressupõe a inflamação de um tendão.
Mas, afinal, o que é a bursite e como identificá-la? Continue a ler e conheça a resposta.
O que é uma bursite?
Uma bursite carateriza-se pela irritação ou inflamação de uma bursa, uma pequena bolsa localizada entre o osso e estruturas como pele, tendões ou músculos.
O papel da bursa é o de proteger e facilitar o deslizamento entre os tecidos do corpo, funcionando como uma espécie de almofada.
À semelhança do que acontece com os tendões, as bursas estão localizadas perto das articulações, o que significa que qualquer processo inflamatório nos tecidos moles se traduz como dor na articulação.
Embora se trate de um equívoco comum, muitos pacientes encaram a dor na bursa como artrite.

Que tipos de bursite existem?
Existem mais de 150 bursas no corpo, localizadas próximas aos tendões e perto de grandes articulações, como ombros, cotovelos, anca e joelhos. A bursite pode afetar qualquer uma dessas zonas do corpo.
A seguir, enumeramos os tipos mais comuns deste tipo de inflamação.
Bursite do tendão calcâneo anterior
Também chamada doença de Albert ou bursite retromaleolar, a bursite do tendão calcâneo anterior é causada por lesões, doenças ou calçado com suporte rígido.
Estes fatores exercem uma pressão adicional na parte inferior do tendão do calcâneo, que liga o músculo da parte de trás da perna ao calcanhar.
Por isso, a pressão adicional pode levar à inflamação da bursa onde o tendão se insere.
Bursite do tendão calcâneo posterior
Este tipo de bursite ocorre na bursa localizada entre a pele do calcanhar e o tendão do calcâneo.
A dor na bursa piora ao caminhar, pressionando o tecido mole do calcanhar contra o suporte rígido do calçado.
Caminhar com calçado rígido, como saltos altos, exerce uma pressão contínua sobre o calcanhar, o que pode causar o aumento do osso na parte posterior do mesmo e piorar a bursite no calcanhar.
Bursite da anca
A bursite da anca, designada por bursite iliopectínea ou trocantérica, é frequentemente causada por lesão, artrite, cirurgia ou uso excessivo. É mais comum em mulheres, adultos de meia-idade e idosos.
Bursite do cotovelo
Causada pela inflamação da bursa localizada entre a pele e os ossos do cotovelo, este tipo pode ser causado por lesão ou pressão constante no cotovelo.
A título de exemplo, a bursite do cotovelo pode ocorrer por apoiar-se repetidamente numa superfície dura.
O tratamento para aliviar a dor pode passar por usar cotoveleiras ou uma banda elástica.
Bursite no joelho
Este tipo de bursite localiza-se entre a tíbia e os três tendões dos músculos isquiotibiais, na parte interna do joelho.
Entre outros fatores, a falta de alongamento antes do exercício, o excesso de peso, a artrite ou músculos isquiotibiais tensos são o que causa a bursite no joelho.
Bursite da rótula
Este tipo de bursite, por sua vez, é comum em pessoas que ficam muito tempo de joelhos, como carpinteiros e canalizadores.
Bursite no ombro
A bursite no ombro causa sintomas como inchaço doloroso, que piora com a movimentação.
Pode ser causada por uma lesão ou pancada, sendo que algumas pessoas têm os ossos do ombro com um formato natural que exerce mais pressão sobre a bursa, podendo causar dor.
Dependendo da gravidade da inflamação, o tratamento da bursite no ombro pode incluir fisioterapia.
Sintomas
Os sintomas mais comuns da bursite podem variar de pessoa para pessoa, mas geralmente incluem:
- Inchaço;
- Sensibilidade;
- Amplitude de movimento limitada;
- Dor, especialmente ao movimentar a parte afetada do corpo;
- Vermelhidão na zona da articulação afetada se a bursa inflamada estiver próxima da superfície da pele.
Além disso, se uma infeção estiver na origem da bursite, podem surgir sintomas adicionais como febre, calafrios e sensação de calor.
Causas
As causas mais comuns da bursite são movimentos ou posições repetitivas que pressionam as bursas em volta de uma articulação.
Exemplos incluem levantar um objeto acima da cabeça repetidamente, apoiar-se nos cotovelos por longos períodos ou ajoelhar-se durante muito tempo.
Fatores de risco
Qualquer pessoa pode desenvolver bursite.
No entanto, há fatores que aumentam o risco de desenvolver esta inflamação na bursa, nomeadamente:
- Idade;
- Profissões que exigem movimentos repetitivos ou pressão em bursas específicas;
- Condições médicas associadas, como gota, diabetes, tendinite, artrite psoriática, artrite reumatoide e doenças da tiroide. O excesso de peso pode aumentar o risco de desenvolver bursite na anca e no joelho.

Tratamento
O tratamento da bursite depende da gravidade dos sintomas.
Em casos leves, é possível melhorar a bursite em casa com cuidados específicos, tais como:
- Repousar para reduzir a inflamação;
- Proteger a área afetada de contactos dolorosos;
- Elevar a área afetada para minimizar a acumulação de líquido;
- Aplicar compressas de gelo envoltas numa toalha sobre a articulação afetada pode ajudar a reduzir a dor e a inflamação (nunca se deve aplicar o gelo diretamente sobre a pele);
- Tomar analgésicos para gerir a dor.
Como tratar a bursite severa
Embora a maioria dos casos de bursite seja tratável em casa, uma pessoa com bursite severa ou grave pode precisar de medicamentos prescritos, nomeadamente:
- Antibióticos;
- Remoção do fluido da articulação com uma agulha para aliviar os sintomas;
- Injeção de corticosteroides aplicada na articulação afetada para reduzir o inchaço. Se a bursite for causada por uma infeção, a injeção não surtirá efeito.
Se a bursite persistir, a bursa inflamada pode precisar de ser drenada cirurgicamente ou até mesmo removida. Contudo, estas situações são raras.
Prognóstico
Um prognóstico positivo é frequentemente alcançado quando se compreende o que é a bursite, diferenciando-a de outras condições de saúde como a tendinite, e se procurar tratamento atempadamente.
A inflamação da bursa costuma ter uma duração curta e a maioria dos pacientes apresenta resultados positivos.
No entanto, colocar pressão na bursa antes de estar completamente curada aumenta o risco de recidiva da lesão.
Além disso, a bursite pode tornar-se crónica se não for diagnosticada e tratada adequadamente; e for causada por um problema de saúde subjacente que não pode ser tratado.