mulher a ser picada no dedo para análise

Sífilis: o que deve saber sobre esta infeção

5 mins. leitura

Indíce
  1. 1. O que é?
  2. 2. Sintomas
  3. 3. Tipos
  4. 4. Tratamento
  5. 5. Como evitar?

De acordo com o Inquérito Serológico Nacional 2015-2016 sobre Infeções Sexualmente Transmissíveis, realizado pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, em Portugal, 2,4% da população tem anticorpos para a bactéria que provoca a doença, o que significa que estas pessoas têm, ou já tiveram, sífilis.


O que é a sífilis

Provocada por uma bactéria chamada Treponema pallidum (Tp), a sífilis é adquirida ao praticar relações sexuais não protegidas (oral, vaginal ou anal) com um parceiro infetado.

Ao praticar sexo sem preservativo com um parceiro que seja portador da doença, a pessoa irá estar em contacto com a bactéria, entrando no organismo através da pele ou das mucosas da boca, zona genital ou ânus.

Algumas bactérias ficam no local e outras vão entrar na circulação sanguínea, o que vai provocar uma infeção sistémica apenas algumas horas após a exposição ao Tp. Esta infeção irá então, através da corrente sanguínea, atingir o organismo.

A pessoa pode estar infetada durante vários anos sem ter quaisquer sintomas da doença. No entanto, e mesmo ao fim de 20 a 30 anos, a sífilis pode entrar em atividade e provocar problemas cardíacos, na pele ou ao nível do sistema nervoso central.

As mulheres grávidas que estejam infetadas podem transmitir a infeção ao feto, podendo levar ao aborto, parto prematuro ou sífilis congénita no recém-nascido.


Uma doença com diferentes velocidades e sintomas

Esta doença apresenta vários estádios clínicos, com diferentes sintomas e, também, “velocidades” distintas, havendo períodos sintomáticos e outros em que a doença fica latente e sem qualquer manifestação visível.

São estas as três fases da doença:


Sífilis primária

Surge entre uma semana após a infeção, podendo apresentar sintomatologia até três meses depois. Carateriza-se pelo aparecimento de uma pequena ferida (úlcera), no pénis, na vagina, na boca ou no ânus.

Esta ferida não provoca dor e poderá ser confundida com outro tipo de lesões ou até mesmo passar despercebida. A lesão desaparece ao fim de três a seis semanas, mesmo sem ter sido sujeita a tratamento, mas a infeção permanece.

mulher com embalagem de preservativo na mão

Sífilis secundária

Depois de um período de latência (sem sintomas), podem aparecer manchas vermelhas no corpo, nas plantas dos pés, nas palmas das mãos e também no ânus e na zona genital.

Nesta altura, podem também surgir “caroços” nas axilas e no pescoço, febre, dor de garganta e rouquidão, além de queda de cabelo. Entre os demais sintomas sistémicos encontram-se cansaço, perda de apetite e perda de peso.

Mais uma vez, ao fim de um período que poderá durar de quatro semanas a três meses, os sintomas desaparecem e a infeção volta ao estado latente. No entanto, continua a existir possibilidade de contágio, o que, aliás, poderá acontecer até dois anos após ter contraído a doença.

Esta doença poderá ficar latente durante 20 ou mais anos sem qualquer manifestação ou sintoma, denominando-se de sífilis latente.


Sífilis terciária

Nesta fase, cujo surgimento varia muito de pessoa para pessoa e que pode levar vários anos a implementar-se, os sintomas são bem mais graves e o tratamento implica uma maior complexidade, com a possibilidade de, mesmo curada a infeção, ficarem sequelas, nomeadamente no coração, sistema nervoso central e ao nível de outros órgãos.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico faz-se através de análises ao sangue, procedendo-se à pesquisa de anticorpos totais para a existência do Treponema pallidum e pode ser feito em qualquer fase da doença.

A sífilis está incluída no lote de doenças que são testadas quando se faz um despiste de Infeções Sexualmente Transmissíveis. Exame que pode ser solicitado após um contacto sexual de risco e que também é efetuado, por exemplo, às grávidas ou a casais que pretendem ter um filho.

No final da gravidez, a mulher deverá fazer de novo análises, já que, no caso de ter havido infeção, terá que ser sujeita a tratamento para evitar a transmissão da doença ao feto.

O aparecimento de úlceras na zona genital, bem como o surgimento de gânglios ou de um corrimento estranho por parte de pessoas com atividade sexual, são sinais que não podem ser desvalorizados e que devem levar à procura de um médico.


casal de mão dada em consulta

Tratamento da sífilis

O tratamento é feito com antibióticos, nomeadamente a penicilina, e as doses irão variar de acordo com a fase da doença.

Durante o tratamento, a pessoa deverá abster-se de ter relações sexuais e os parceiros sexuais (atuais e anteriores) deverão ser informados para também serem testados e tratados.

Um acompanhamento médico frequente é aconselhado para um maior controlo da doença.


Como evitar a doença?

Para evitar a doença, é imprescindível o uso de preservativo durante as relações sexuais. No entanto, e tratando-se de uma infeção que pode ser transmitida através do sexo oral, este cuidado poderá não ser suficiente para afastar a possibilidade de contrair a doença.

A melhor forma de evitar a doença é utilizando preservativo durante todas as relações sexuais e ir fazendo análises de despiste, sobretudo se não estiver numa relação monogâmica.

De relembrar que a sífilis potencia o contágio pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) e que as pessoas com esta doença têm duas a cinco vezes mais probabilidades de ficarem infetados.

Aviso: O Blog Mais Saúde é um espaço meramente informativo. A Medicare recomenda sempre a consulta de um profissional de saúde para diagnóstico ou tratamento, não devendo nunca este Blog ser considerado substituto de diagnóstico médico. Encontre aqui profissionais de saúde perto de si.

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Plano de Saúde
Platinium
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Plano de Saúde
Platinium Mais
Plano de Saúde
Platinium Mais Vida
Plano de Saúde
Sénior
Plano de Saúde Animal
Vetecare Platinium
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Medicare Auto
Plano Alimentar
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4. FINALIDADES DO TRATAMENTO E FUNDAMENTO DE LICITUDE

Os seus dados pessoais serão tratados pela Medicare para as seguintes finalidades e com os seguintes fundamentos:

Finalidade

Comercialização de produtos

Descrição

Gestão da relação contratual entre os Clientes e a Medicare (por exemplo, para efeitos de prestação de esclarecimentos solicitados relativamente a preços, procedimentos e/ou possíveis upgrades);

Gestão e execução da prestação de Serviços e comercialização de Produtos

Gestão de faturação, cobrança e pagamentos

Gravação de chamadas para prova de transação comercial e comunicações no âmbito da relação contratual

Apoio ao Cliente

Controlo de qualidade

Fundamento de licitude

Execução do contrato e diligências pré-contratuais

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Gestão da relação com o titular dos dados

Descrição

Envio da informação solicitada relativamente aos Planos de Saúde, Produtos e Serviços; gestão dos seus pedidos de contacto para prestação de informação; e gestão da adesão aos referidos Planos;

Gestão de contactos, informações ou reclamações

Gravação de chamadas para monitorização da qualidade de serviço

Fundamento de licitude

Execução do contrato ou diligências pré-contratuais

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Gestão de processos e contencioso (incluindo recuperação de crédito)

Descrição

Gestão de processos e contencioso (incluindo o processo de recuperação de créditos)

Fundamento de licitude

Execução do contrato

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Cumprimento de obrigações legais

Descrição

Resposta e reporte a autoridades judiciárias, administração tributária, de regulação e de supervisão

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Controlo de fraude

Descrição

Identificação e deteção de situações de fraude

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais

Interesse legítimo em implementar mecanismos de combate à fraude

Finalidade

Marketing

Descrição

Envio de comunicações não solicitadas, caso tenha prestado o seu consentimento expresso e nos termos previstos no formulários de contacto/adesão preenchidos, no contexto de iniciativas de (i) Marketing Direto no contexto de campanhas, promoções e publicidade da Medicare, demais entidades do Grupo e Parceiros comerciais, designadamente através de utilização de sistemas automatizados de chamada e comunicação que não dependam da intervenção humana, (aparelhos de chamada automática), aparelhos de telecópia ou correio eletrónico, incluindo SMS (serviço de mensagens curtas), EMS (serviço de mensagens melhoradas), MMS (serviço de mensagens multimédia) e outros tipos de aplicações similares; bem como de (ii) estudos de mercado, inquéritos de avaliação e satisfação.

Poderá a qualquer momento exercer o seu direito de opt-out relativamente a estas comunicações;

Fundamento de licitude

Consentimento

Finalidade

Utilização do Canal Interno de Denúncias

Descrição

Gestão e seguimento das denúncias apresentadas no Canal Interno de Denúncias, nos termos previstos da Lei n. º 93/2021, de 20 de dezembro.

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais


5. DESTINATÁRIOS DOS DADOS PESSOAIS

Os dados pessoais recolhidos e/ou tratados pela Medicare, no âmbito das finalidades supra elencadas, podem ser disponibilizados às empresas do respetivo Grupo e empresas parceiras, nos termos indicados nos formulários de contacto/adesão preenchidos pelos Utilizadores.
A Medicare pode recorrer a entidades terceiras que têm acesso aos seus dados pessoais. Estas entidades - entidades subcontratantes - podem ter acesso a dados pessoais, seguindo, para o efeito, as instruções da Medicare, estando as mesmas sujeitas a obrigações específicas de segurança, qualidade e proteção da integridade dos dados tratados, nos termos previstos na lei. Estas entidades são essencialmente Parceiros ou Fornecedores de bens e Prestadores de Serviços, nos quais se inclui a contratação intragrupo, bem como Prestadores de Serviços Informáticos, arquivo, apoio à atividade de backoffice, contact centers e outros.
Os dados poderão ainda ser comunicados a terceiros, quando a transmissão seja efetuada no âmbito do cumprimento de uma obrigação legal, de uma deliberação de uma autoridade judicial ou administrativa competente, e/ou no contexto do exercício de direitos ou interesses em sede judicial; ou para a prossecução de finalidades expressamente previstas por lei.
A Medicare pode ainda transmitir dados pessoais a entidades terceiras, quando tais comunicações de dados sejam necessárias ou adequadas (i) à luz da lei aplicável, (ii) no cumprimento de obrigações legais/ordens judiciais, (iii) para responder a solicitações de autoridades públicas ou governamentais, ou (iv) quando nos tiver dado o seu consentimento.


6. DIREITOS DOS UTILIZADORES

Nos termos da legislação aplicável, pode exercer os seguintes direitos:

  • Direito de Acesso: obter a confirmação de quais são os seus dados pessoais que são tratados bem como obter cópia dos dados pessoais em fase de tratamento.
  • Direito de Retificação: solicitar a retificação dos seus dados pessoais que se encontrem inexatos ou solicitar que os dados pessoais incompletos sejam completados.
  • Direito ao Apagamento: obter o apagamento dos seus dados pessoais, desde que não se verifiquem fundamentos válidos para a sua conservação.
  • Direito à Limitação do Tratamento: solicitar a limitação do tratamento dos seus dados pessoais, solicitando a suspensão do tratamento ou a limitação do âmbito do tratamento a certas categorias de dados ou finalidades de tratamento.
  • Direito de Portabilidade: receber os dados que nos forneceu em formato digital de uso corrente e de leitura automática ou de solicitar a transmissão direta dos seus dados para outra entidade que passe a ser o novo responsável pelos seus dados pessoais.
  • Direito de Oposição: opor-se, a qualquer momento, a um tratamento de dados, como por exemplo no caso de tratamento de dados para fins de Marketing; à tomada de decisões com base no tratamento exclusivamente automatizado: não ficar sujeito a nenhuma decisão tomada exclusivamente com base num tratamento automatizado, incluindo a definição de perfis, que produza efeitos na sua esfera jurídica ou que o afete significativamente de forma similar.

O exercício dos seus direitos deve ser feito através do Formulário disponível aqui. Nos termos da lei, é ainda garantido ao titular dos dados o direito de, através dos referidos meios, sem quaisquer custos ou consequências, a qualquer momento, retirar o seu consentimento para o tratamento dos dados para as finalidades indicadas, sempre que o tratamento seja efetuado com base no consentimento. O exercício deste direito não invalida, no entanto, o tratamento efetuado até essa data com base no consentimento previamente dado.
Sem prejuízo de qualquer outra via de recurso administrativo ou judicial, o titular dos dados tem o direito de apresentar reclamação a uma autoridade de controlo, nomeadamente a Comissão Nacional de Proteção de Dados, em caso de incumprimento pela Medicare das obrigações que lhe são aplicáveis em matéria de privacidade.


7. DURANTE QUANTO TEMPO CONSERVAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?

Os seus dados pessoais são recolhidos e tratados no estrito cumprimento da legislação aplicável, sendo armazenados em bases de dados, próprias para o efeito e conservados durante o período de tempo necessário para assegurar a gestão adequada das obrigações, direitos e interesses associados à respetiva recolha. Nessa medida:

  • os dados pessoais tratados estritamente para efeitos de disponibilização de informações quanto a Planos Medicare serão conservados enquanto se justificar, para efeitos de confirmação da intenção de contratação (sendo eliminados antes de decorrido esse prazo, mediante pedido do titular);
  • os dados pessoais tratados no contexto da celebração e gestão de contratos entre os Clientes e a Medicare serão conservados durante a vigência da sua relação contratual com a Medicare;
  • os dados pessoais tratados, mediante consentimento, para o envio de informações comerciais e promocionais no contexto de iniciativas de Marketing direto serão conservados enquanto se mantiver o interesse do titular dos dados na receção dos mesmos, sendo eliminados em caso de exercício pelo seu titular dos direitos de opt-out, oposição, apagamento ou se retirar o consentimento.

Sem prejuízo dos prazos acima indicados, os dados pessoais tratados pela Medicare poderão ser conservados pelo período de tempo necessário para fazer face a obrigações fiscais, legais e judiciais, nos termos legalmente aplicáveis.


8. QUAIS AS MEDIDAS DE SEGURANÇA ADOTADAS?

A Medicare desenvolve os seus melhores esforços para proteger os seus dados pessoais contra acessos não autorizados, quer diretamente, quer através das entidades por si subcontratadas.
Para o efeito, a Medicare emprega sistemas de segurança, regras e outros procedimentos, de modo a garantir a proteção dos dados pessoais, bem como para prevenir o acesso não autorizado aos dados, o uso impróprio, a sua divulgação, perda ou destruição.
É, no entanto, da responsabilidade titulares dos dados, garantir e assegurar que os dispositivos e equipamentos utilizados para aceder aos websites e plataformas se encontram adequadamente protegidos contra softwares nocivos, vírus informáticos e worms.
Os links constantes do nosso website poderão conduzir a outros sites, que poderão por sua vez conter funcionalidades sujeitas à disponibilização e tratamento de dados pessoais. A Medicare não se responsabiliza, aprova ou por qualquer forma apoia ou subscreve o conteúdo desses sites, dos sites com eles ligados ou neles referidos, nem tem qualquer controlo sobre os termos de tratamento de dados levados a cabo por estas entidades.


9. Regime Geral de Proteção dos Denunciantes de Infrações

A Medicare de acordo com a Lei n.º 93/2021, de 20 de dezembro a qual estabelece o regime geral de proteção de denunciantes de infrações, transpondo a Diretiva (UE) 2019/1937 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de outubro de 2019, relativa à proteção das pessoas que denunciam violações do direito da União, disponibiliza o seu Canal Interno de Denúncias, assumindo o compromisso de indagar as providências necessárias para apurar, prevenir e punir condutas inadequadas, garantindo a não retaliação contra aqueles que denunciem, de boa-fé, irregularidades, atividades ilegais, prejudiciais e criminosas, bem como condutas inadequadas ou incumprimento das normas que violem os princípios da presente legislação vigente.
Adicionalmente, alertamos que este canal não deve ser utilizado para o envio de outro tipo de comunicações que não as que estejam dentro das categorias assinaladas pelo Decreto-Lei n.º 93/2021.


10. CONTACTE-NOS PARA QUESTÕES E SUGESTÕES

Caso tenha alguma dúvida ou questão sobre a forma como a Medicare trata os seus dados pessoais e com o exercício dos direitos que lhe são conferidos pela legislação aplicável e, em especial, referidos na presente Política, poderá contactar-nos através do Formulário disponível aqui.


NOTA: ALTERAÇÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

A Medicare reserva-se o direito de, a todo o momento, e sem aviso prévio, alterar os presentes termos de tratamento de dados pessoais. Essas alterações serão devidamente publicitadas no website e em quaisquer plataformas, em formato facilmente visível, para facilidade dos titulares dos dados.


(1) MED&CR - Sistemas de Gestão de Cartões de Saúde Unipessoal, Lda.; Callmedia - Serviços Publicitários, Lda.; e Gesticlub Unipessoal Lda.


Data de atualização: 2022-08-09