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Saúde masculina: o que deve ter em atenção em cada etapa da vida

4 mins. leitura

A esperança média de vida dos homens é, em Portugal, seis anos inferior à das mulheres. Uma das razões para este fenómeno reside no facto de serem menos vigilantes em relação à sua saúde.

Parece ser uma verdade quase universal: os homens não gostam, realmente, de ir ao médico. Um comportamento que terá raízes culturais e, em muitos casos, estará relacionada com a ideia de que doença é um sinal de “fraqueza”.

Assim, há doenças que poderiam ser prevenidas e acabam por tornar-se fatais para muitos homens, ou afetar gravemente a sua qualidade de vida. Por exemplo, os acidentes vasculares, enfartes, cancro e patologias do aparelho digestivo.

Independentemente da idade, é, por isso, fundamental que os homens cuidem da sua saúde, nomeadamente, através da ida a consultas médicas com regularidade e da realização de exames de rotina. Cuidados, necessariamente, associados à adoção de hábitos de vida mais saudáveis.

A realização de determinados exames na juventude pode mesmo significar uma velhice com uma saúde mais forte.


Saúde masculina década a década

Doenças mais preocupantes

Há um conjunto de doenças que são específicas dos homens, ou que afetam mais estes do que as mulheres.

Este facto leva a que sejam alvo de rastreio específico as seguintes doenças:

Com base nas condições de saúde de cada indivíduo, o médico deverá determinar quais os testes que deve fazer e com que frequência.

Em geral, os exames médicos que se seguem são suficientes para manter uma prevenção adequada ao longo da vida.


Exames médicos fundamentais

Há um conjunto de aspetos na avaliação médica de rotina que todos os homens devem realizar.

Seguem-se alguns exemplos:

  • Pressão arterial: a pressão alta pode causar problemas sérios em vários órgãos, ou mesmo a morte;
  • Colesterol: sobretudo a partir dos 35 anos, ou em homens com fatores de risco para a diabetes;
  • Cancro colorretal;
  • Imunizações: o sistema imunitário pode tornar-se mais frágil com o avanço da idade e as vacinações recomendadas variam ao longo do tempo; os homens com mais de 50 anos devem tomar a vacina da gripe; a partir dos 65 anos é recomendável a vacina da pneumonia.

Com o avanço da idade, as necessidades de exames médicos vão sofrendo alterações, com alguns a serem especialmente importantes mediante os fatores de risco e história familiar de patologias prévias de cada homem.


20-30 anos

  • Exame físico anual, incluindo pressão arterial e verificações da altura/peso;
  • Rastreio do cancro testicular, incluindo autoexames mensais;
  • Teste do colesterol de cinco em cinco anos;
  • Eletrocardiograma para verificar a existência de doenças cardíacas;
  • Análises ao sangue para detetar diabetes, entre outras;
  • Dependendo dos fatores de risco, o médico pode recomendar o rastreio do cancro de pele, doenças sexualmente transmissíveis, infeção por VIH e abuso de álcool.

30-40 anos

  • Exame físico anual, incluindo pressão arterial e verificações de altura/peso;
  • Rastreio do cancro testicular, incluindo autoexames mensais;
  • Teste do colesterol de cinco em cinco anos;
  • Eletrocardiograma para verificar a existência de doenças cardíacas;
  • Análises ao sangue;
  • Dependendo dos fatores de risco, o médico pode recomendar o rastreio do cancro da pele, cancro oral, doenças sexualmente transmissíveis, infeção por VIH e abuso de álcool;
  • Exame de visão;
  • Rastreio de doenças coronárias em indivíduos com forte historial familiar e/ou fatores de risco;

40-50 anos

  • Exame físico anual, incluindo pressão arterial e verificações de altura/peso;
  • Rastreio do cancro testicular, incluindo autoexames mensais;
  • Teste do colesterol de cinco em cinco anos;
  • Eletrocardiograma para verificar a existência de doenças cardíacas;
  • Análises ao sangue;
  • Dependendo dos fatores de risco, o médico pode recomendar o rastreio do cancro da pele, cancro oral, doenças sexualmente transmissíveis, infeção por VIH e abuso de álcool;
  • Rastreio do cancro da próstata;
  • Rastreio da diabetes a cada três anos, em homens com mais de 45 anos de idade;
  • Dependendo dos fatores de risco, o médico pode recomendar o rastreio do cancro da pele, cancro oral, doenças sexualmente transmissíveis e abuso de álcool;
  • Exame de visão;
  • Rastreio de doenças coronárias em indivíduos com forte historial familiar e/ou fatores de risco;
  • Exame dentário.

50-60 anos

  • Exame físico anual, incluindo pressão arterial e verificações de altura/peso;
  • Rastreio do cancro testicular, incluindo autoexames mensais;
  • Teste do colesterol de cinco em cinco anos;
  • Rastreio anual da diabetes tipo II;
  • Dependendo dos fatores de risco, o médico pode recomendar o rastreio do cancro da pele, cancro oral, doenças sexualmente transmissíveis, infeção por VIH e abuso de álcool;
  • Rastreio de doenças lipídicas;
  • Eletrocardiograma anual;
  • Exames de visão e audição;
  • Rastreio do cancro da próstata;
  • Rastreio do cancro do cólon com teste de sangue oculto fecal, retossigmoidoscopia, ou colonoscopia aos 50 anos de idade;
  • Rastreio de doenças coronárias em indivíduos com forte historial familiar e/ou fatores de risco;
  • Triagem para depressão;
  • Exame dentário.

60-70 anos

  • Exame físico anual, incluindo pressão arterial e verificações de altura/peso;
  • Rastreio do cancro testicular, incluindo autoexames mensais;
  • Teste do colesterol de cinco em cinco anos;
  • Rastreio cancro da próstata;
  • Rastreio de doenças lipídicas;
  • Eletrocardiograma anual;
  • Eventual rastreio de doenças coronárias, aneurisma da aorta abdominal e rastreio da artéria carótida;
  • Exames de visão e audição;
  • Triagem para osteoporose;
  • Dependendo dos fatores de risco, eventual rastreio do cancro da pele, cancro oral, cancro do pulmão, doenças sexualmente transmissíveis e abuso de álcool;
  • Rastreio colorretal, com exames endoscópicos (retossigmoidoscopia ou endoscopia);
  • Triagem para a depressão;
  • Rastreio de demência e da doença de Alzheimer;
  • Exame dentário.

70 anos e seguintes

  • Exame físico anual, incluindo pressão arterial e verificações de altura/peso;
  • Rastreio do cancro testicular, incluindo autoexames mensais;
  • Rastreio do cancro da próstata;
  • Rastreio de doenças lipídicas;
  • Eletrocardiograma anual;
  • Eventual rastreio de doenças coronárias, aneurisma da aorta abdominal e rastreio da artéria carótida;
  • Exames de visão e audição;
  • Triagem para osteoporose;
  • Continuar até aos 75 anos o rastreio colorrectal (retossigmoidoscopia ou endoscopia). Este rastreio não é recomendado para os maiores de 85 anos.
  • Dependendo dos fatores de risco, eventual rastreio do cancro da pele, cancro oral, cancro do pulmão, doenças sexualmente transmissíveis e abuso de álcool;
  • Triagem da depressão;
  • Rastreio de demência e da doença de Alzheimer;
  • Exame dentário.

Revisão de Médica Convidada:

Dr.ª Ana Torre

Fontes:

  • Health Checkup. “Health Checks For Men by Age”.
  • Men’s Journal. “Check-ups every guy needs, depending on your age”.
  • PORDATA. “Esperança de vida à nascença: total e por sexo”.
  • Serviço Nacional de Saúde. “Rastreio do cancro colorretal”.
  • WebMD. “Men’s Health Tune-Up Schedule: Medical Tests”.

Aviso: O Blog Mais Saúde é um espaço meramente informativo. A Medicare recomenda sempre a consulta de um profissional de saúde para diagnóstico ou tratamento, não devendo nunca este Blog ser considerado substituto de diagnóstico médico. Encontre aqui profissionais de saúde perto de si.

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Poderá também exercer o seu direito de reclamação à Comissão Nacional de Proteção de Dados, se considerar que os seus direitos não estão a ser cumpridos.

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Política de Privacidade

As Empresas do Grupo Medicare(1) (de ora em diante apenas designadas por “Medicare”) estão empenhadas em proteger a segurança e privacidade dos dados pessoais dos utilizadores. Neste contexto, a Medicare elaborou a presente Política de Privacidade, com a finalidade de dar a conhecer os termos em que a Medicare recolhe e trata dados pessoais, de acordo com o Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016 (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados - “RGPD”) e restante legislação de proteção de dados pessoais.
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1. QUEM É O RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO DOS SEUS DADOS PESSOAIS?

Dependendo da razão subjacente à sua interação connosco (como é explicado abaixo), a empresa do Grupo Medicare ou o Parceiro da Medicare que procede à recolha e tratamento dos dados pessoais dos utilizadores dos respetivos websites e plataformas é a entidade responsável pelo tratamento dos dados, nos termos do RGPD.
Os dados poderão ser tratados diretamente ou por entidades por si subcontratadas para o efeito. A identificação de cada responsável pelo tratamento é-lhe disponibilizada no momento da recolha de dados pessoais.
No quadro abaixo indicamos todos os produtos comercializados pela Medicare, com indicação da empresa do Grupo Medicare que é responsável pelo tratamento de dados relativamente a cada produto:

NOME DO PRODUTO RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO
Plano de Saúde
Platinium
MED&CR - SERVIÇOS DE GESTÃO DE CARTÕES DE SAÚDE, UNIPESSOAL, LDA.
NIF 513 361 715
Plano de Saúde
Platinium Mais
Plano de Saúde
Platinium Mais Vida
Plano de Saúde
Sénior
Plano de Saúde Animal
Vetecare Platinium
GESTICLUB, UNIPESSOAL LDA.
NIF 514 364 190
Plano Automóvel
Medicare Auto
Plano Alimentar
Mais Sabor Plus
A Politica de Privacidade é atualizada com base regular, pelo que caso algum Produto comercializado não constar no Quadro, a Entidade responsável pelo tratamento será uma das que se encontram descritas (MED&CR - SERVIÇOS DE GESTÃO DE CARTÕES DE SAÚDE, UNIPESSOAL, LDA. OU GESTICLUB, UNIPESSOAL LDA.), conforme mencionado nas Condições Particulares emitidas.

2. EM QUE SITUAÇÕES SÃO RECOLHIDOS DIRETAMENTE OS SEUS DADOS PESSOAIS?

A presente Política de Privacidade explica o modo como os seus dados pessoais são recolhidos diretamente pela Medicare e utilizados por esta, caso:

  • seja Cliente e adira aos Planos de Saúde, Produtos e Serviços do Grupo Medicare;
  • solicite o envio de informações sobre os Planos de Saúde, Produtos e Serviços do Grupo Medicare, por qualquer via, incluindo no nosso website, contacto telefónico ou outros;
  • efetue registo para receber as nossas newsletters;
  • aceda e utilize os nossos websites, páginas online de entrada no website (landing pages) ou outros Produtos e Serviços Digitais;
  • solicite a oferta de 6 mensalidades de um Plano de Saúde Medicare através do registo numa página online de entrada no website (landing page);
  • apresente uma denúncia através do Canal Interno de Denúncias;
  • nos contacte relativamente a qualquer dos pontos anteriores.

3. EM QUE SITUAÇÕES SÃO RECOLHIDOS INDIRETAMENTE (ATRAVÉS DOS NOSSOS PARCEIROS) OS SEUS DADOS PESSOAIS?

Por sua vez, a presente Política também explica o modo como os seus dados pessoais são recolhidos pelos nossos Parceiros, comunicados à Medicare e utilizados por esta, o que sucede nos seguintes casos:

  • os seus dados pessoais sejam recolhidos por Parceiros da Medicare no âmbito da utilização dos respetivos websites e posteriormente comunicados à Medicare após a obtenção de consentimento válido para efeito; e
  • solicite a oferta de 6 mensalidades de um Plano de Saúde Medicare através do registo no website de um dos nossos Parceiros.

No âmbito da atividade da Medicare, os nossos Parceiros poderão disponibilizar-nos os seus dados pessoais após a obtenção de consentimento válido para efeito. A informação sobre a origem dos dados (entidade que procedeu à recolha dos seus dados) é lhe prestada no primeiro contacto que mantiver com a Medicare.


4. FINALIDADES DO TRATAMENTO E FUNDAMENTO DE LICITUDE

Os seus dados pessoais serão tratados pela Medicare para as seguintes finalidades e com os seguintes fundamentos:

Finalidade

Comercialização de produtos

Descrição

Gestão da relação contratual entre os Clientes e a Medicare (por exemplo, para efeitos de prestação de esclarecimentos solicitados relativamente a preços, procedimentos e/ou possíveis upgrades);

Gestão e execução da prestação de Serviços e comercialização de Produtos

Gestão de faturação, cobrança e pagamentos

Gravação de chamadas para prova de transação comercial e comunicações no âmbito da relação contratual

Apoio ao Cliente

Controlo de qualidade

Fundamento de licitude

Execução do contrato e diligências pré-contratuais

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Gestão da relação com o titular dos dados

Descrição

Envio da informação solicitada relativamente aos Planos de Saúde, Produtos e Serviços; gestão dos seus pedidos de contacto para prestação de informação; e gestão da adesão aos referidos Planos;

Gestão de contactos, informações ou reclamações

Gravação de chamadas para monitorização da qualidade de serviço

Fundamento de licitude

Execução do contrato ou diligências pré-contratuais

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Gestão de processos e contencioso (incluindo recuperação de crédito)

Descrição

Gestão de processos e contencioso (incluindo o processo de recuperação de créditos)

Fundamento de licitude

Execução do contrato

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Cumprimento de obrigações legais

Descrição

Resposta e reporte a autoridades judiciárias, administração tributária, de regulação e de supervisão

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Controlo de fraude

Descrição

Identificação e deteção de situações de fraude

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais

Interesse legítimo em implementar mecanismos de combate à fraude

Finalidade

Marketing

Descrição

Envio de comunicações não solicitadas, caso tenha prestado o seu consentimento expresso e nos termos previstos no formulários de contacto/adesão preenchidos, no contexto de iniciativas de (i) Marketing Direto no contexto de campanhas, promoções e publicidade da Medicare, demais entidades do Grupo e Parceiros comerciais, designadamente através de utilização de sistemas automatizados de chamada e comunicação que não dependam da intervenção humana, (aparelhos de chamada automática), aparelhos de telecópia ou correio eletrónico, incluindo SMS (serviço de mensagens curtas), EMS (serviço de mensagens melhoradas), MMS (serviço de mensagens multimédia) e outros tipos de aplicações similares; bem como de (ii) estudos de mercado, inquéritos de avaliação e satisfação.

Poderá a qualquer momento exercer o seu direito de opt-out relativamente a estas comunicações;

Fundamento de licitude

Consentimento

Finalidade

Utilização do Canal Interno de Denúncias

Descrição

Gestão e seguimento das denúncias apresentadas no Canal Interno de Denúncias, nos termos previstos da Lei n. º 93/2021, de 20 de dezembro.

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais


5. DESTINATÁRIOS DOS DADOS PESSOAIS

Os dados pessoais recolhidos e/ou tratados pela Medicare, no âmbito das finalidades supra elencadas, podem ser disponibilizados às empresas do respetivo Grupo e empresas parceiras, nos termos indicados nos formulários de contacto/adesão preenchidos pelos Utilizadores.
A Medicare pode recorrer a entidades terceiras que têm acesso aos seus dados pessoais. Estas entidades - entidades subcontratantes - podem ter acesso a dados pessoais, seguindo, para o efeito, as instruções da Medicare, estando as mesmas sujeitas a obrigações específicas de segurança, qualidade e proteção da integridade dos dados tratados, nos termos previstos na lei. Estas entidades são essencialmente Parceiros ou Fornecedores de bens e Prestadores de Serviços, nos quais se inclui a contratação intragrupo, bem como Prestadores de Serviços Informáticos, arquivo, apoio à atividade de backoffice, contact centers e outros.
Os dados poderão ainda ser comunicados a terceiros, quando a transmissão seja efetuada no âmbito do cumprimento de uma obrigação legal, de uma deliberação de uma autoridade judicial ou administrativa competente, e/ou no contexto do exercício de direitos ou interesses em sede judicial; ou para a prossecução de finalidades expressamente previstas por lei.
A Medicare pode ainda transmitir dados pessoais a entidades terceiras, quando tais comunicações de dados sejam necessárias ou adequadas (i) à luz da lei aplicável, (ii) no cumprimento de obrigações legais/ordens judiciais, (iii) para responder a solicitações de autoridades públicas ou governamentais, ou (iv) quando nos tiver dado o seu consentimento.


6. DIREITOS DOS UTILIZADORES

Nos termos da legislação aplicável, pode exercer os seguintes direitos:

  • Direito de Acesso: obter a confirmação de quais são os seus dados pessoais que são tratados bem como obter cópia dos dados pessoais em fase de tratamento.
  • Direito de Retificação: solicitar a retificação dos seus dados pessoais que se encontrem inexatos ou solicitar que os dados pessoais incompletos sejam completados.
  • Direito ao Apagamento: obter o apagamento dos seus dados pessoais, desde que não se verifiquem fundamentos válidos para a sua conservação.
  • Direito à Limitação do Tratamento: solicitar a limitação do tratamento dos seus dados pessoais, solicitando a suspensão do tratamento ou a limitação do âmbito do tratamento a certas categorias de dados ou finalidades de tratamento.
  • Direito de Portabilidade: receber os dados que nos forneceu em formato digital de uso corrente e de leitura automática ou de solicitar a transmissão direta dos seus dados para outra entidade que passe a ser o novo responsável pelos seus dados pessoais.
  • Direito de Oposição: opor-se, a qualquer momento, a um tratamento de dados, como por exemplo no caso de tratamento de dados para fins de Marketing; à tomada de decisões com base no tratamento exclusivamente automatizado: não ficar sujeito a nenhuma decisão tomada exclusivamente com base num tratamento automatizado, incluindo a definição de perfis, que produza efeitos na sua esfera jurídica ou que o afete significativamente de forma similar.

O exercício dos seus direitos deve ser feito através do Formulário disponível aqui. Nos termos da lei, é ainda garantido ao titular dos dados o direito de, através dos referidos meios, sem quaisquer custos ou consequências, a qualquer momento, retirar o seu consentimento para o tratamento dos dados para as finalidades indicadas, sempre que o tratamento seja efetuado com base no consentimento. O exercício deste direito não invalida, no entanto, o tratamento efetuado até essa data com base no consentimento previamente dado.
Sem prejuízo de qualquer outra via de recurso administrativo ou judicial, o titular dos dados tem o direito de apresentar reclamação a uma autoridade de controlo, nomeadamente a Comissão Nacional de Proteção de Dados, em caso de incumprimento pela Medicare das obrigações que lhe são aplicáveis em matéria de privacidade.


7. DURANTE QUANTO TEMPO CONSERVAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?

Os seus dados pessoais são recolhidos e tratados no estrito cumprimento da legislação aplicável, sendo armazenados em bases de dados, próprias para o efeito e conservados durante o período de tempo necessário para assegurar a gestão adequada das obrigações, direitos e interesses associados à respetiva recolha. Nessa medida:

  • os dados pessoais tratados estritamente para efeitos de disponibilização de informações quanto a Planos Medicare serão conservados enquanto se justificar, para efeitos de confirmação da intenção de contratação (sendo eliminados antes de decorrido esse prazo, mediante pedido do titular);
  • os dados pessoais tratados no contexto da celebração e gestão de contratos entre os Clientes e a Medicare serão conservados durante a vigência da sua relação contratual com a Medicare;
  • os dados pessoais tratados, mediante consentimento, para o envio de informações comerciais e promocionais no contexto de iniciativas de Marketing direto serão conservados enquanto se mantiver o interesse do titular dos dados na receção dos mesmos, sendo eliminados em caso de exercício pelo seu titular dos direitos de opt-out, oposição, apagamento ou se retirar o consentimento.

Sem prejuízo dos prazos acima indicados, os dados pessoais tratados pela Medicare poderão ser conservados pelo período de tempo necessário para fazer face a obrigações fiscais, legais e judiciais, nos termos legalmente aplicáveis.


8. QUAIS AS MEDIDAS DE SEGURANÇA ADOTADAS?

A Medicare desenvolve os seus melhores esforços para proteger os seus dados pessoais contra acessos não autorizados, quer diretamente, quer através das entidades por si subcontratadas.
Para o efeito, a Medicare emprega sistemas de segurança, regras e outros procedimentos, de modo a garantir a proteção dos dados pessoais, bem como para prevenir o acesso não autorizado aos dados, o uso impróprio, a sua divulgação, perda ou destruição.
É, no entanto, da responsabilidade titulares dos dados, garantir e assegurar que os dispositivos e equipamentos utilizados para aceder aos websites e plataformas se encontram adequadamente protegidos contra softwares nocivos, vírus informáticos e worms.
Os links constantes do nosso website poderão conduzir a outros sites, que poderão por sua vez conter funcionalidades sujeitas à disponibilização e tratamento de dados pessoais. A Medicare não se responsabiliza, aprova ou por qualquer forma apoia ou subscreve o conteúdo desses sites, dos sites com eles ligados ou neles referidos, nem tem qualquer controlo sobre os termos de tratamento de dados levados a cabo por estas entidades.


9. Regime Geral de Proteção dos Denunciantes de Infrações

A Medicare de acordo com a Lei n.º 93/2021, de 20 de dezembro a qual estabelece o regime geral de proteção de denunciantes de infrações, transpondo a Diretiva (UE) 2019/1937 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de outubro de 2019, relativa à proteção das pessoas que denunciam violações do direito da União, disponibiliza o seu Canal Interno de Denúncias, assumindo o compromisso de indagar as providências necessárias para apurar, prevenir e punir condutas inadequadas, garantindo a não retaliação contra aqueles que denunciem, de boa-fé, irregularidades, atividades ilegais, prejudiciais e criminosas, bem como condutas inadequadas ou incumprimento das normas que violem os princípios da presente legislação vigente.
Adicionalmente, alertamos que este canal não deve ser utilizado para o envio de outro tipo de comunicações que não as que estejam dentro das categorias assinaladas pelo Decreto-Lei n.º 93/2021.


10. CONTACTE-NOS PARA QUESTÕES E SUGESTÕES

Caso tenha alguma dúvida ou questão sobre a forma como a Medicare trata os seus dados pessoais e com o exercício dos direitos que lhe são conferidos pela legislação aplicável e, em especial, referidos na presente Política, poderá contactar-nos através do Formulário disponível aqui.


NOTA: ALTERAÇÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

A Medicare reserva-se o direito de, a todo o momento, e sem aviso prévio, alterar os presentes termos de tratamento de dados pessoais. Essas alterações serão devidamente publicitadas no website e em quaisquer plataformas, em formato facilmente visível, para facilidade dos titulares dos dados.


(1) MED&CR - Sistemas de Gestão de Cartões de Saúde Unipessoal, Lda.; Callmedia - Serviços Publicitários, Lda.; e Gesticlub Unipessoal Lda.


Data de atualização: 2022-08-09