casal a correr à beira-mar

10 dicas para um ano mais saudável

4 mins. leitura

Indíce
  1. 1. Dieta Saudável
  2. 2. Exercicio Fisico
  3. 3. Dormir é essencial
  4. 4. Tempo para si
  5. 5. Atitude positiva

É sempre uma boa altura para melhorar a saúde e o bem-estar. E para passar da teoria à prática, nada melhor do que algumas dicas para começar o ano de forma mais saudável.

O primeiro passo é fazer uma análise da sua condição atual, o que inclui avaliar a sua alimentação, nível de atividade física, hábitos de sono e níveis de stress, entre outros aspetos.

Também é importante definir que áreas da sua vida gostaria de melhorar e, a partir daí, estabelecer metas específicas e definir estratégias para conseguir alcançá-las. Pode começar com decisões fáceis de implementar como, por exemplo, tomar um pequeno-almoço completo todas as manhãs ou fazer uma caminhada diária.

Mudar hábitos antigos pode ser difícil. Por isso, seja paciente consigo e não desanime se não conseguir alcançar as suas metas rapidamente. É normal ter altos e baixos. O importante é continuar a trabalhar no sentido de alcançar uma vida mais saudável e plena.


Fique a conhecer 10 dicas para um ano mais saudável

Além de se alimentar bem e de fazer mais exercício, há mais coisas que pode fazer para se manter saudável e prevenir algumas doenças crónicas. Para ter sucesso nesta missão, procure o apoio de amigos e familiares e o conselho de profissionais de saúde.


1. Adote uma dieta saudável e equilibrada

Opte por uma variedade de frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras. Certifique-se de que inclui também na sua dieta gorduras saudáveis, como as que estão presentes nas nozes, no abacate ou no azeite.

Evite alimentos processados e açucarados o máximo possível e tente limitar a ingestão de sal, gorduras saturadas e gorduras trans para evitar ganhar peso e prevenir doenças.


2. Mantenha-se hidratado

Evite bebidas açucaradas e assegure-se de que bebe cerca de dois litros de água por dia, quantidade que pode variar consoante o seu corpo, estilo de vida e altura do ano. Este hábito é fundamental para se manter hidratado, para facilitar a digestão, manter a pele saudável e os níveis de energia altos.


mulher a beber água

3. Pratique exercício físico regularmente

Tente, pelo menos, realizar pelo menos 30 minutos de atividade física de intensidade moderada, diariamente. Também pode tentar atividades mais intensas. No entanto, seja caminhar, correr, dançar, pedalar, nadar ou entrar num ginásio, o importante é encontrar algo que goste de praticar e que consiga manter.

A prática de exercício regular ajuda a melhorar o humor, aumenta os níveis de energia, permite o controlo do peso e reduz o risco de doenças crónicas como a Diabetes Tipo 2, por exemplo.


4. Faça check-ups médicos de rotina

Consulte o seu médico para exames de rotina, bem como o seu dentista. Assim, poderá detetar qualquer problema de saúde no início, altura em que é mais fácil de tratar. Também é recomendável manter as suas vacinas em dia, para se proteger de doenças como a gripe, por exemplo.


5. Durma o suficiente

O sono é importante tanto para a saúde física quanto para a saúde mental. Os adultos devem dormir de sete a oito horas por noite.

Tente deitar-se e acordar à mesma hora todos os dias para estabelecer um padrão de sono. Evite a cafeína, o álcool e o telemóvel antes de se deitar e crie uma rotina que o deixe relaxado na hora de ir dormir.


mulher a praticar yoga

6. Cuide da sua saúde mental

Além da saúde física, é também essencial cuidar da saúde mental. Recorra a técnicas para diminuir o stress, como meditação ou exercícios respiratórios, procure o apoio de amigos e familiares e converse com um profissional da área, se sentir que precisa de melhorar algo neste domínio.


7. Evite fumar e consumir álcool em excesso

Estes dois hábitos podem ter efeitos negativos na sua saúde, incluindo um risco aumentado de certos tipos de cancro e outras doenças.


8. Reserve tempo para si

Com tantos afazeres e responsabilidades, é fácil descurarmos de nós e deixarmos de fazer atividades que nos proporcionam bem-estar. Por isso, certifique-se de que reserva um tempo para si todos os dias e faça algo que lhe traga alegria e ajude a relaxar. Aproveite para fazer outras coisas e reduzir o tempo que passa a ver televisão, ao computador ou ao telemóvel.


9. Proteja a sua pele do sol

É importante realizar atividades e passeios ao ar livre. No entanto, mesmo nos meses frios, usar protetor solar regularmente pode ajudar a prevenir o envelhecimento precoce da pele, o surgimento de manchas escuras e ainda o cancro da pele.


10. Mantenha a boa disposição e uma atitude positiva

Sozinho ou acompanhado, crie oportunidades para rir. O riso traz muitos benefícios para o corpo e para a mente. Segundo a ciência, o riso pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico e a reduzir o stress e a ansiedade.

Aviso: O Blog Mais Saúde é um espaço meramente informativo. A Medicare recomenda sempre a consulta de um profissional de saúde para diagnóstico ou tratamento, não devendo nunca este Blog ser considerado substituto de diagnóstico médico.

Encontre aqui profissionais de saúde perto de si.

Contribua com sugestões de melhoria através do nosso formulário online.

Este artigo foi útil?

Obrigado pelo seu feedback.

Partilhe este artigo:

Obrigado pela sua preferência.

Irá receber no seu email as melhores dicas de Saúde e Bem-estar.
Pode em qualquer momento alterar ou retirar o(s) consentimento(s) prestado(s).

Receba as melhores dicas
de Saúde e Bem-estar

Precisamos do seu consentimento para envio de mais informação.

Encontre o melhor
Prestador Medicare perto de si

Código Postal inválido

Pesquise entre os mais de 17 500 Prestadores
da Rede de Saúde Medicare.

Política de Privacidade