7 hábitos que contribuem para a saúde intestinal
• 2 mins. leitura
Indíce
- 1. Qual a importância?
- 2. 7 hábitos saudáveis
- 3. Evite o stress
- 4. Deixe de fumar
- 5. Antibióticos
A saúde intestinal está associada a uma série de benefícios para o organismo. Saiba o que pode fazer para a melhorar.
A saúde intestinal é extremamente importante para o bem-estar geral, pois o intestino exerce uma grande influência em todo o organismo.
O intestino é responsável pela digestão e metabolismo energético, mas não só. Também influencia a função neurológica, com repercussões no nosso humor e no nosso comportamento. Daí que, muitas vezes, seja apelidado “segundo cérebro”.
Por isso, determinadas alterações no estilo de vida podem afetar significativamente este ecossistema e tornar-nos suscetíveis a algumas doenças.
Conheça, a seguir, quais os benefícios de um intestino saudável e alguns hábitos a adotar.
Qual a importância da saúde intestinal?
O intestino tem a função de absorver os nutrientes e a água dos alimentos que comemos e eliminar os resíduos do corpo.
Além disso, este órgão é o lar de muitos microrganismos benéficos, conhecidos como microbiota intestinal , que desempenham um papel fundamental na digestão, metabolismo, defesa imunológica e produção de vitaminas e outros compostos importantes.
Uma boa saúde intestinal é, sem dúvida, fundamental para o bem-estar geral e os benefícios são vários:
- Melhor digestão e absorção de nutrientes;
- Sistema imunitário mais forte;
- Redução do risco de doenças inflamatórias intestinais, como doença de Crohn e colite ulcerosa;
- Diminuição do risco de doenças crónicas, como obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardíacas e cancro;
- Melhor saúde mental e bem-estar emocional;
- Melhoria do sono e dos níveis de energia.
7 hábitos para uma boa saúde intestinal
Uma dieta equilibrada e rica em fibras, consumo adequado de água, atividade física regular ou uma boa higiene do sono estão entre os hábitos favoráveis à saúde intestinal, que passamos a indicar.
1. Siga uma dieta equilibrada e rica em fibras
A ingestão de alimentos ricos em fibras, como fruta, verduras, cereais integrais e legumes, ajuda a manter as fezes macias e facilita a eliminação de resíduos.
Além disso, as fibras alimentares atuam como prebióticos. Ou seja, alimentam as bactérias benéficas presentes no intestino.
2. Beba muita água
A água é muito importante para o organismo, por exercer várias funções na fisiologia humana. A sua ingestão adequada ajuda, por exemplo, a manter as fezes macias e a evitar a prisão de ventre.
3. Pratique exercício físico regularmente
O exercício físico regular pode aumentar o fluxo sanguíneo para o trato intestinal, ajudando a promover a saúde das células intestinais.
A atividade física faz com que os alimentos passem mais rápido pelo sistema digestivo. Dessa forma, as substâncias nocivas ficam menos tempo em contacto com a mucosa intestinal.
Outra das vantagens do exercício prende-se com o aumento da diversidade e abundância de bactérias benéficas no intestino, que permitem regular o sistema imunológico e reduzir a inflamação intestinal.
4. Evite o stress
O stress pode afetar negativamente a saúde intestinal, aumentando a inflamação e afetando a microbiota intestinal.
A meditação, o ioga ou exercícios de respiração profunda são excelentes práticas para ter uma vida menos stressante.
A atividade física e uma rotina de sono regular também ajudam a gerir os níveis de stress.
5. Deixe de fumar
Fumar é prejudicial a vários níveis. Por exemplo, afeta a circulação sanguínea, diminuindo a quantidade de oxigénio disponível para as células intestinais.
6. Evite o consumo excessivo de álcool
A ingestão excessiva de bebidas alcoólicas pode irritar o revestimento intestinal e prejudicar a absorção de nutrientes.
7. Evite o uso desnecessário de antibióticos
O uso de antibióticos pode matar bactérias benéficas e fomentar o crescimento excessivo de bactérias nocivas. Por isso, estes só devem ser utilizados quando realmente necessários e prescritos por um médico.
Fazer apenas algumas destas mudanças no seu estilo de vida pode causar um impacto positivo no funcionamento do seu intestino e, em consequência, no seu bem-estar geral. Contudo, antes de introduzir alterações, nomeadamente na dieta ou na atividade física, fale com o seu médico.