menina a segurar num copo com água

Qual a importância da água para o organismo?

4 mins. leitura

Indíce
  1. 1. A importância da água
  2. 2. A pele e a água
  3. 3. A água e os rins
  4. 4. Os mitos da água

A água desempenha um papel essencial nas mais diversas funções do corpo. Saiba mais sobre a sua importância para o nosso organismo.

A importância da água para o organismo não se resume a matar a sede, muito pelo contrário. A água desempenha um papel fundamental em várias funções do corpo, desde levar nutrientes e oxigénio para as células, a proteger articulações e órgãos ou a regular a temperatura corporal.

Quando em falta no organismo, causa desidratação e pode afetar a saúde, levando, por exemplo, a problemas renais, entre outros.


Por que devemos beber água?

A água é, muitas vezes, esquecida como uma parte importante da alimentação, embora seja fundamental para o funcionamento do organismo. Não é por acaso que, na roda dos alimentos, a podemos encontrar precisamente ao centro.

Várias pesquisas mostram que a água nos alimentos não é suficiente para satisfazer as necessidades diárias individuais, sendo aconselhada a ingestão de cerca de 1,5 a 3 litros de água por dia, para otimizar o funcionamento do organismo.

No entanto, é preciso ter atenção aos diferentes fatores que influenciam as necessidades diárias de água. Entre eles estão a idade, gravidez e lactação, o exercício físico, tipo de alimentação e clima ou, ainda, perdas aumentadas que possam acontecer devido a vómitos ou diarreia.

Por outro lado, há uma perda normal de líquidos através da urina, fezes, transpiração e respiração e esses líquidos precisam de ser repostos, para evitar a desidratação.


homem a beber água

5 motivos para beber água

A água é muito importante para o organismo, por exercer várias funções na fisiologia humana. Vejamos cinco motivos para incluí-la na nossa alimentação.


1. Manter o equilíbrio de líquidos no organismo

O corpo é composto por cerca de 60 a 70% de água. Enquanto componente do sangue, linfa e de todas as secreções corporais, intervém nos processos de digestão, absorção, circulação, produção de saliva, transporte de nutrientes e controlo da temperatura corporal.


2. Ajudar na recuperação muscular

Durante o exercício, os músculos perdem água através da transpiração. Esta perda pode levar à desidratação e diminuição do desempenho físico, bem como aumentar o tempo de recuperação do esforço físico e o risco de lesões. Portanto, beber água antes, durante e depois do exercício, ajuda a prevenir a desidratação e a melhorar a recuperação muscular.


3. Cuidar da saúde da pele

A água é extremamente importante para a saúde da pele. Esta é composta, em grande parte, por água e funciona como uma barreira protetora para evitar a perda excessiva de líquidos.

Quando não é ingerida água suficiente, a pele pode parecer seca, sem brilho e enrugada. A água ajuda, assim, a manter a pele hidratada, o que é essencial para a elasticidade, firmeza e suavidade.


4. Proteger os rins

Os rins desempenham uma função vital na filtragem do sangue e na remoção de resíduos e toxinas do corpo. Quando não se bebe água suficiente, os rins não recebem o fluxo adequado de líquidos para realizar essa função de forma eficaz.

Como consequência, podem surgir problemas renais, como a formação de cálculos, ou, mais grave ainda, a insuficiência renal, bem como infeções urinárias, entre outras complicações.


5. Promover a normal função intestinal

Beber água é fundamental para o bom funcionamento do sistema digestivo, incluindo a função intestinal. A hidratação adequada mantém a normalidade ao longo do trato gastrointestinal. Quando não há água suficiente, o cólon “procura” a água das fezes para manter a hidratação, tornando-as mais duras, o que resulta em obstipação ou prisão de ventre. Esta situação poderá causar desconforto abdominal, inchaço, gases e até mesmo hemorroidas.


mulher sentada no sofá com copo de água na mão

Mitos relacionados com a ingestão de água

Apesar da sua importância para o nosso organismo, existem vários mitos relacionados com a ingestão de água, a começar pela quantidade que devemos beber diariamente.

É frequente ouvir-se dizer que, em regra, precisamos beber oito copos de água por dia. No entanto, esta afirmação não deve ser generalizada, uma vez que a quantidade de água necessária a cada pessoa varia de acordo com a idade, a atividade física, o tipo de alimentação e o clima, entre outros fatores. Durante a gravidez ou amamentação, por exemplo, as necessidades hídricas também se alteram.

Também se diz que beber água, ou água com limão, ajuda a emagrecer. Em bom rigor, não podemos afirmar, que só por si, a água emagreça. Porém, uma coisa é certa: o consumo de água acelera o metabolismo, aumenta a saciedade e favorece a digestão. Todos estes benefícios associados a uma alimentação saudável e ao exercício físico regular acabam por influenciar de forma positiva na perda de peso.

Outro dos mitos é que a ingestão de água às refeições poderá contribuir para o aumento de peso. Mas, ao contrário de outras bebidas, a água não tem calorias e, por isso, não pode engordar. Beber água durante as refeições ou ao longo do dia pode, aliás, ajudar a diminuir a quantidade de calorias ingeridas se for consumida em substituição de refrigerantes ou outras bebidas açucaradas.

Então, e beber água depois de comer melão, faz mal? Não há evidência científica que o comprove. Contudo, por ser um alimento rico em água, o melão pode causar sensação de enfartamento, se for consumido juntamente com mais água.


Aviso: O Blog Mais Saúde é um espaço meramente informativo. A Medicare recomenda sempre a consulta de um profissional de saúde para diagnóstico ou tratamento, não devendo nunca este Blog ser considerado substituto de diagnóstico médico.

Encontre aqui profissionais de saúde perto de si.

Contribua com sugestões de melhoria através do nosso formulário online.

Este artigo foi útil?

Obrigado pelo seu feedback.

Partilhe este artigo:

Obrigado pela sua preferência.

Irá receber no seu email as melhores dicas de Saúde e Bem-estar.
Pode em qualquer momento alterar ou retirar o(s) consentimento(s) prestado(s).

Receba as melhores dicas
de Saúde e Bem-estar

Precisamos do seu consentimento para envio de mais informação.

Encontre o melhor
Prestador Medicare perto de si

Código Postal inválido

Pesquise entre os mais de 17 500 Prestadores
da Rede de Saúde Medicare.

Política de Privacidade