Tratamentos para a celulite: quais é que realmente funcionam?
• 5 mins. leitura
Indíce
- 1. Origem da celulite
- 2. Acabar a celulite de forma natural
- 3. Cremes para Celulite
- 4. Qual o melhor tratamento?
A celulite é mais prevalente no sexo feminino e, com o avançar dos anos, tem tendência a piorar. Apesar de esta condição ser inofensiva, pode tornar-se desagradável.
Muitas pessoas querem acabar com a celulite de forma natural, mas, em certos casos, devem ser considerados procedimentos estéticos.
Existem diversos tratamentos para a celulite que podem ajudar a melhorar a aparência da pele, pelo menos de forma temporária.
Neste artigo, além de conhecer os tratamentos com potencial para reduzir a celulite, pode ficar a saber que fatores podem piorar ou intensificar esta condição.
Qual a origem da celulite?
O estilo de vida pode influenciar a celulite, nomeadamente fatores como:
- Desidratação;
- Metabolismo lento;
- Dieta pouco saudável;
- Falta de atividade física;
- Gordura corporal total.
De realçar que a celulite não é exclusiva a pessoas com peso a mais. Qualquer pessoa, independentemente do peso, pode desenvolver esta condição.
Este problema pode surgir mais nas coxas, porque é uma área com mais tecido adiposo. Outros fatores que aumentam as hipóteses de ter celulite incluem:
- Idade;
- Perda de colagénio;
- Má drenagem linfática;
- Inflamação dos tecidos;
- Má circulação (um problema comum nas pernas);
- Fatores hormonais;
- Aumento do tecido adiposo, causado pelo ganho de peso e composição corporal.
É possível acabar com a celulite de forma natural?
Existem alguns métodos naturais que permitem melhorar a aparência da pele em áreas como coxas, braços ou barriga.
Massagem linfática
Feitas em casa ou recorrendo a um profissional, as massagens podem ajudar a reduzir a celulite através da melhoria da drenagem linfática.
As massagens precisam de ser repetidas de modo consistente, para alcançar e manter os resultados pretendidos.
Beber água
Beber água é uma opção de baixo custo que pode ajudar a combater a celulite. Além de garantir a hidratação, também ajuda a estimular a circulação e o fluxo linfático.
Perder peso
A perda de peso pode ajudar algumas pessoas com excesso de peso, ou obesidade, a reduzir a celulite.
Seguir uma dieta saudável e praticar exercícios regularmente pode ajudar a acabar com a celulite nas coxas, assim como a reduzir a gordura visceral em excesso.
Procedimentos estéticos para a celulite
Vejamos que tratamentos existem para a celulite, como se processam, e quais parecem surtir melhores resultados.
Radiofrequência
A radiofrequência é um procedimento que aquece a celulite. Este tratamento combina radiofrequência com laser, sucção e massagem. São necessárias várias sessões para se verificarem mudanças. Além disso, os resultados duram pouco tempo.
Lipomassagem
A lipomassagem, ou endermologia, é realizada por um equipamento específico que, ao massajar a área problemática, visa aumentar o fluxo sanguíneo e reduzir a retenção de líquidos.
Este procedimento pode melhorar a aparência da pele por um curto período de tempo, mas não oferece benefícios a longo prazo.
Terapia por ondas de choque
A terapia por ondas de choque (ou acústicas) é amplamente utilizada no tratamento de lesões musculoesqueléticas, uma vez que ajuda a melhorar a microcirculação cutânea, a neocolagénese e a drenagem linfática.
Exatamente por causa desses efeitos, as ondas acústicas também são utilizadas como tratamento para a celulite ao potenciar a reestruturação da pele e a melhoria do seu aspeto.
No entanto, são precisas várias sessões de tratamento para notar uma redução da ‘casca de laranja' na pele.
Tratamento a laser
Diferentes tipos de tratamentos a laser são usados para combater a celulite.
Segundo a American Academy of Dermatology Association, um tratamento a laser minimamente invasivo pressupõe a inserção de uma fibra sob a pele. Quando o laser é disparado, a energia do laser rompe as faixas resistentes sob a pele que nos fazem ver a celulite.
Este tratamento também pode engrossar a pele, o que pode ajudar a reduzir o surgimento da celulite. Geralmente, a pele fica mais fina onde a celulite se forma. Os efeitos podem durar seis meses ou até um ano.
Dependendo de cada pessoa e dos seus cuidados, para além destes tratamentos, é normal que a chamada ‘casca de laranja' volte passado algum tempo.
Carboxiterapia
A carboxiterapia envolve a injeção de dióxido de carbono sob a pele para aumentar o fluxo sanguíneo e estimular a produção de colagénio. Isto pode melhorar a elasticidade da pele e reduzir a celulite.
Subcisão
A subcisão é realizada por médicos esteticistas e dermatologistas em clínicas especializadas. Geralmente, o procedimento é realizado sob anestesia local.
Este tratamento é reservado para casos mais graves, ou seja, para ‘covinhas' ou depressões presentes apenas em repouso.
Por exemplo, a Cellfina, um tratamento aprovado pela FDA (Food and Drug Administration), pode ter o potencial de reduzir a celulite numa única sessão.
As mudanças resultantes desse procedimento podem ser visíveis cerca de dois anos. Contudo, este tratamento não funciona em pele flácida ou na celulite ‘casca de laranja'.
Libertação precisa de tecido assistida por vácuo
Este tratamento rompe as bandas duras que causam a celulite. Após o corte dessas bandas, o tecido desloca-se para cima, preenchendo e eliminando a pele com ‘buracos'.
Pode ser um tratamento eficaz para reduzir a celulite.
Os cremes para a celulite são eficazes?
Segundo a American Academy of Dermatology Association dos EUA, alguns cremes podem, efetivamente, auxiliar no tratamento da celulite.
O uso diário de um produto com cafeína pode, potencialmente, evitar o aparecimento de celulite ao desidratar as células, mas, ainda assim, os cremes, por si só, não eliminam a celulite.
Os efeitos são geralmente de curta duração e desaparecem quando o uso do creme é interrompido. Por isso, as mudanças no estilo de vida acabam por ser mais eficazes.
Ainda de acordo com esta instituição norte-americana, os cremes com 0,3% de retinol também podem reduzir a celulite visível e fazer com que a pele pareça mais espessa. O retinol é um derivado da vitamina A, que, ao ajudar a espessar a camada externa da pele, melhora a elasticidade. Isto pode tornar a celulite menos percetível. Pode levar até seis meses, ou mais, para os resultados serem notórios.
Até ao momento, não existe nenhum creme ou medicação que elimine rapidamente a celulite, uma vez que a mesma pode dever-se a múltiplos fatores.
Qual é o melhor tratamento para a celulite?
Não há uma resposta objetiva para esta questão, porque cada caso é diferente.
Independentemente de o problema em questão ser celulite concentrada nas pernas ou na barriga, um dermatologista pode aconselhar o que é mais adequado para cada pessoa.
Existem dados que indicam que os tratamentos para a celulite direcionados aos septos fibrosos parecem produzir uma melhoria mais significativa e mais duradoura.
Atualmente, uma estratégia de tratamento que utilize uma combinação de modalidades direcionadas às múltiplas causas da celulite pode produzir melhores resultados, mas é necessária uma maior elucidação da natureza da celulite no futuro para produzir terapias mais específicas.