homem a ouvir música enquanto relaxa no sofá

9 benefícios da música para a saúde e bem-estar

5 mins. leitura

Indíce
  1. 1. Dor
  2. 2. Ansiedade
  3. 3. Qualidade do Sono
  4. 4. Envelhecimento
  5. 5. Aprendizagem

Se o seu humor melhora quando ouve uma canção de que gosta, saiba que os benefícios da música para a saúde e bem-estar são reais.

Sobre este tema, já foram efetuados inúmeros estudos científicos, muitos deles com resultados surpreendentes. Fique a conhecer alguns, neste artigo.


A música e os benefícios para a saúde

Ouvir música, cantar ou tocar um instrumento tem efeitos positivos na memória e saúde mental, mas também a nível físico.

As vantagens da música estão cientificamente comprovadas e vão para além de uma sensação de bem-estar que se tem num concerto ou quando se canta no banho.


Alivia a dor

A música pode reduzir a dor associada a certas situações pontuais, como um parto, mas também tem benefícios em casos de dor crónica.

Em 2016, uma revisão sistemática realizada pela Universidade de Chung-Ang, na China, analisou 97 estudos que contou com mais de 9000 participantes, e concluiu que a música tem efeitos benéficos no alívio da dor, podendo mesmo levar a uma redução do consumo de analgésicos.

Outra revisão publicada em 2017, que teve por base 14 ensaios clínicos e 1178 participantes com dores causadas por doenças como cancro, fibromialgia, esclerose múltipla ou artrose, revelou que ouvir música, sobretudo quando escolhida pelo participante, reduz as queixas relacionadas com dor crónica.

Alguns estudos mais recentes revelaram dados promissores nos benefícios da música nas dores associadas ao parto, pós-cesarianas, tratamentos a pedras nos rins ou fraturas no nariz.

Os benefícios da música no alívio da dor também foram comprovados em estudos envolvendo pacientes com queimaduras.


Reduz a ansiedade

Ouvir música para acalmar antes de um exame ou de uma entrevista de trabalho é um hábito comum e que tem, geralmente, bons resultados. Se já passou por esta sensação, saiba que ela é partilhada por muitas pessoas em todo o mundo.

Uma revisão sistemática de 26 estudos, num total de 2051 participantes, mostrou que a música ajudou a reduzir a ansiedade que sentiam antes de uma cirurgia. O mesmo efeito foi verificado em doentes oncológicos e em pessoas submetidas a hemodiálise.


Alivia o stress

Os benefícios da música também se aplicam à redução dos níveis de stress associados a várias situações do dia a dia.

Um estudo realizado em Nova Iorque, envolvendo 74 pacientes submetidos a cirurgias às cataratas, mostrou que os que ouviram música escolhida por si, durante e imediatamente após o procedimento, tinham a pressão arterial e a frequência cardíaca em níveis mais baixos do que os que passaram pelo processo em silêncio.

A redução do stress relacionada com a música verifica-se também nos pós-operatórios de doentes em estado crítico. Mesmo inconscientes, os pacientes a quem foram colocados auscultadores com música de Mozart, apresentavam uma frequência cardíaca mais baixa. Também se verificou uma diminuição no nível de adrenalina.

O tipo de música que se ouve também é importante para reduzir o stress. Quanto mais lento o ritmo, mais relaxante é. As canções mais ritmadas podem aumentar a estimulação, mas apenas de forma momentânea.

homem a tocar guitarra

Melhora a qualidade do sono

Ouvir música pode igualmente ajudar a dormir melhor.

Em 2022, foram revistos os resultados de 13 estudos, num total de 1007 participantes, que procuravam perceber como a música podia favorecer o sono.

Os resultados em pessoas com insónias foram dececionantes, em comparação com os tratamentos convencionais. Contudo, os dados relativos à qualidade do sono foram mais animadores. Ouvir música tem uma influência positiva na qualidade e duração do sono, além de reduzir o tempo necessário para adormecer.


Beneficia a saúde mental

Quantas vezes ficou mais animado só por ouvir uma música de que gosta? Esse efeito no humor também é válido para situações mais complexas.

Adultos e adolescentes com depressão podem sentir uma melhoria nos seus sintomas se juntarem a música ao seu tratamento. O efeito positivo também se verifica na capacidade destes pacientes para trabalhar ou para se envolverem em atividades e relações pessoais.

O trabalho 'Efeito da Música na Saúde Mental Numa População Adulta do Sexo Feminino', efetuado na Universidade da Beira Interior, mostrou que 9 em cada 10 mulheres utilizam a música para desencadear ou modificar o humor, favorecendo, com isso, o bem-estar emocional, funcional, psicológico e social.


Alivia sintomas de doenças neurológicas

Já existem dados que sustentam os benefícios da música para pessoas com doenças neurológicas.

Uma dezena de ensaios clínicos com 429 portadores de esclerose múltipla indicou que a utilização de música teve efeitos positivos ao nível da coordenação e equilíbrio, marcha, estado emocional e dor.

Em pessoas com a doença de Parkinson, têm sido usadas técnicas que utilizam a música com resultados favoráveis, nomeadamente ao nível da locomoção, equilíbrio, fala e saúde mental.


Contribui para um envelhecimento saudável

A música pode ajudar a reduzir o risco de quedas, que se acentua à medida que a idade avança.

Idosos que participaram num estudo em que tinham de se mover ao som de diversos ritmos musicais apresentaram, em seis meses, melhor desempenho em termos de equilíbrio e de marcha.

Comparando com o grupo que não participou nestas atividades, verificou-se uma redução de 54% nas quedas.

Por outro lado, a associação entre a música e atividades de lazer diminuiu o risco de demência ou Alzheimer.

Um estudo que acompanhou centenas de pessoas com mais de 75 anos mostrou que atividades como tocar instrumentos ou dançar contribuíam para melhorar o raciocínio e para diminuir a probabilidade de doenças relacionadas com perdas cognitivas.

rapariga feliz a ouvir música

Favorece o desempenho cognitivo e a memória

A relação da música com o desempenho da mente também já foi avaliada e, entre a comunidade científica, há quem fale, inclusivamente, no "efeito Mozart".

Um estudo da Universidade da Califórnia comparou os resultados dos testes de Quociente de Inteligência de três grupos de estudantes universitários. Um ouviu uma sonata de Mozart antes do teste. Outro ouviu música relaxante e o terceiro grupo esteve em silêncio.

Nesta pesquisa, cujo objetivo era avaliar de que modo ouvir música afeta a função cognitiva, em geral, e o raciocínio espaço-temporal, em particular, os melhores resultados foram obtidos pelos que ouviram Mozart.

Estudos posteriores comprovaram que as obras do compositor austríaco tinham um efeito mais positivo no desempenho mental e na memória do que outras mais recentes.

Outro dos benefícios da música é que pode ajudar a recuperar memórias antigas. É o que acontece, por exemplo, quando se ouve uma canção da nossa infância ou que nos acompanhou em momentos marcantes da adolescência.


Facilita a aprendizagem

Estudar ao som da música é, para muitas pessoas, o único método para conseguirem concentrar-se ou memorizarem o que leem. Esta preferência pode ter, afinal, uma razão de ser.

Testes que envolvem tarefas de memorização com e sem música mostraram que as pessoas que usam a música como companhia ou forma de relaxamento têm mais facilidade de aprendizagem.

Há também pesquisas que revelam que, embora estimule o cérebro, a música tem, para outras pessoas, um efeito neutro quando está em causa a memorização.

A Universidade de Stanford, nos Estados Unidos da América, também estudou os efeitos da música na concentração e chegou à conclusão que a música envolve áreas do cérebro relacionadas com a atenção e a capacidade de fazer previsões e atualizações de eventos.

Esta investigação mostrou, ainda, que as técnicas de composição usadas há 200 anos ajudam o cérebro a categorizar a informação, sendo, por isso, uma mais-valia para quem estuda.

Aviso: O Blog Mais Saúde é um espaço meramente informativo. A Medicare recomenda sempre a consulta de um profissional de saúde para diagnóstico ou tratamento, não devendo nunca este Blog ser considerado substituto de diagnóstico médico. Encontre aqui profissionais de saúde perto de si.

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1. QUEM É O RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO DOS SEUS DADOS PESSOAIS?

Dependendo da razão subjacente à sua interação connosco (como é explicado abaixo), a empresa do Grupo Medicare ou o Parceiro da Medicare que procede à recolha e tratamento dos dados pessoais dos utilizadores dos respetivos websites e plataformas é a entidade responsável pelo tratamento dos dados, nos termos do RGPD.
Os dados poderão ser tratados diretamente ou por entidades por si subcontratadas para o efeito. A identificação de cada responsável pelo tratamento é-lhe disponibilizada no momento da recolha de dados pessoais.
No quadro abaixo indicamos todos os produtos comercializados pela Medicare, com indicação da empresa do Grupo Medicare que é responsável pelo tratamento de dados relativamente a cada produto:

NOME DO PRODUTO RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO
Plano de Saúde
Platinium
MED&CR - SERVIÇOS DE GESTÃO DE CARTÕES DE SAÚDE, UNIPESSOAL, LDA.
NIF 513 361 715
Plano de Saúde
Platinium Mais
Plano de Saúde
Platinium Mais Vida
Plano de Saúde
Sénior
Plano de Saúde Animal
Vetecare Platinium
GESTICLUB, UNIPESSOAL LDA.
NIF 514 364 190
Plano Automóvel
Medicare Auto
Plano Alimentar
Mais Sabor Plus
A Politica de Privacidade é atualizada com base regular, pelo que caso algum Produto comercializado não constar no Quadro, a Entidade responsável pelo tratamento será uma das que se encontram descritas (MED&CR - SERVIÇOS DE GESTÃO DE CARTÕES DE SAÚDE, UNIPESSOAL, LDA. OU GESTICLUB, UNIPESSOAL LDA.), conforme mencionado nas Condições Particulares emitidas.

2. EM QUE SITUAÇÕES SÃO RECOLHIDOS DIRETAMENTE OS SEUS DADOS PESSOAIS?

A presente Política de Privacidade explica o modo como os seus dados pessoais são recolhidos diretamente pela Medicare e utilizados por esta, caso:

  • seja Cliente e adira aos Planos de Saúde, Produtos e Serviços do Grupo Medicare;
  • solicite o envio de informações sobre os Planos de Saúde, Produtos e Serviços do Grupo Medicare, por qualquer via, incluindo no nosso website, contacto telefónico ou outros;
  • efetue registo para receber as nossas newsletters;
  • aceda e utilize os nossos websites, páginas online de entrada no website (landing pages) ou outros Produtos e Serviços Digitais;
  • solicite a oferta de 6 mensalidades de um Plano de Saúde Medicare através do registo numa página online de entrada no website (landing page);
  • apresente uma denúncia através do Canal Interno de Denúncias;
  • nos contacte relativamente a qualquer dos pontos anteriores.

3. EM QUE SITUAÇÕES SÃO RECOLHIDOS INDIRETAMENTE (ATRAVÉS DOS NOSSOS PARCEIROS) OS SEUS DADOS PESSOAIS?

Por sua vez, a presente Política também explica o modo como os seus dados pessoais são recolhidos pelos nossos Parceiros, comunicados à Medicare e utilizados por esta, o que sucede nos seguintes casos:

  • os seus dados pessoais sejam recolhidos por Parceiros da Medicare no âmbito da utilização dos respetivos websites e posteriormente comunicados à Medicare após a obtenção de consentimento válido para efeito; e
  • solicite a oferta de 6 mensalidades de um Plano de Saúde Medicare através do registo no website de um dos nossos Parceiros.

No âmbito da atividade da Medicare, os nossos Parceiros poderão disponibilizar-nos os seus dados pessoais após a obtenção de consentimento válido para efeito. A informação sobre a origem dos dados (entidade que procedeu à recolha dos seus dados) é lhe prestada no primeiro contacto que mantiver com a Medicare.


4. FINALIDADES DO TRATAMENTO E FUNDAMENTO DE LICITUDE

Os seus dados pessoais serão tratados pela Medicare para as seguintes finalidades e com os seguintes fundamentos:

Finalidade

Comercialização de produtos

Descrição

Gestão da relação contratual entre os Clientes e a Medicare (por exemplo, para efeitos de prestação de esclarecimentos solicitados relativamente a preços, procedimentos e/ou possíveis upgrades);

Gestão e execução da prestação de Serviços e comercialização de Produtos

Gestão de faturação, cobrança e pagamentos

Gravação de chamadas para prova de transação comercial e comunicações no âmbito da relação contratual

Apoio ao Cliente

Controlo de qualidade

Fundamento de licitude

Execução do contrato e diligências pré-contratuais

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Gestão da relação com o titular dos dados

Descrição

Envio da informação solicitada relativamente aos Planos de Saúde, Produtos e Serviços; gestão dos seus pedidos de contacto para prestação de informação; e gestão da adesão aos referidos Planos;

Gestão de contactos, informações ou reclamações

Gravação de chamadas para monitorização da qualidade de serviço

Fundamento de licitude

Execução do contrato ou diligências pré-contratuais

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Gestão de processos e contencioso (incluindo recuperação de crédito)

Descrição

Gestão de processos e contencioso (incluindo o processo de recuperação de créditos)

Fundamento de licitude

Execução do contrato

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Cumprimento de obrigações legais

Descrição

Resposta e reporte a autoridades judiciárias, administração tributária, de regulação e de supervisão

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Controlo de fraude

Descrição

Identificação e deteção de situações de fraude

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais

Interesse legítimo em implementar mecanismos de combate à fraude

Finalidade

Marketing

Descrição

Envio de comunicações não solicitadas, caso tenha prestado o seu consentimento expresso e nos termos previstos no formulários de contacto/adesão preenchidos, no contexto de iniciativas de (i) Marketing Direto no contexto de campanhas, promoções e publicidade da Medicare, demais entidades do Grupo e Parceiros comerciais, designadamente através de utilização de sistemas automatizados de chamada e comunicação que não dependam da intervenção humana, (aparelhos de chamada automática), aparelhos de telecópia ou correio eletrónico, incluindo SMS (serviço de mensagens curtas), EMS (serviço de mensagens melhoradas), MMS (serviço de mensagens multimédia) e outros tipos de aplicações similares; bem como de (ii) estudos de mercado, inquéritos de avaliação e satisfação.

Poderá a qualquer momento exercer o seu direito de opt-out relativamente a estas comunicações;

Fundamento de licitude

Consentimento

Finalidade

Utilização do Canal Interno de Denúncias

Descrição

Gestão e seguimento das denúncias apresentadas no Canal Interno de Denúncias, nos termos previstos da Lei n. º 93/2021, de 20 de dezembro.

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais


5. DESTINATÁRIOS DOS DADOS PESSOAIS

Os dados pessoais recolhidos e/ou tratados pela Medicare, no âmbito das finalidades supra elencadas, podem ser disponibilizados às empresas do respetivo Grupo e empresas parceiras, nos termos indicados nos formulários de contacto/adesão preenchidos pelos Utilizadores.
A Medicare pode recorrer a entidades terceiras que têm acesso aos seus dados pessoais. Estas entidades - entidades subcontratantes - podem ter acesso a dados pessoais, seguindo, para o efeito, as instruções da Medicare, estando as mesmas sujeitas a obrigações específicas de segurança, qualidade e proteção da integridade dos dados tratados, nos termos previstos na lei. Estas entidades são essencialmente Parceiros ou Fornecedores de bens e Prestadores de Serviços, nos quais se inclui a contratação intragrupo, bem como Prestadores de Serviços Informáticos, arquivo, apoio à atividade de backoffice, contact centers e outros.
Os dados poderão ainda ser comunicados a terceiros, quando a transmissão seja efetuada no âmbito do cumprimento de uma obrigação legal, de uma deliberação de uma autoridade judicial ou administrativa competente, e/ou no contexto do exercício de direitos ou interesses em sede judicial; ou para a prossecução de finalidades expressamente previstas por lei.
A Medicare pode ainda transmitir dados pessoais a entidades terceiras, quando tais comunicações de dados sejam necessárias ou adequadas (i) à luz da lei aplicável, (ii) no cumprimento de obrigações legais/ordens judiciais, (iii) para responder a solicitações de autoridades públicas ou governamentais, ou (iv) quando nos tiver dado o seu consentimento.


6. DIREITOS DOS UTILIZADORES

Nos termos da legislação aplicável, pode exercer os seguintes direitos:

  • Direito de Acesso: obter a confirmação de quais são os seus dados pessoais que são tratados bem como obter cópia dos dados pessoais em fase de tratamento.
  • Direito de Retificação: solicitar a retificação dos seus dados pessoais que se encontrem inexatos ou solicitar que os dados pessoais incompletos sejam completados.
  • Direito ao Apagamento: obter o apagamento dos seus dados pessoais, desde que não se verifiquem fundamentos válidos para a sua conservação.
  • Direito à Limitação do Tratamento: solicitar a limitação do tratamento dos seus dados pessoais, solicitando a suspensão do tratamento ou a limitação do âmbito do tratamento a certas categorias de dados ou finalidades de tratamento.
  • Direito de Portabilidade: receber os dados que nos forneceu em formato digital de uso corrente e de leitura automática ou de solicitar a transmissão direta dos seus dados para outra entidade que passe a ser o novo responsável pelos seus dados pessoais.
  • Direito de Oposição: opor-se, a qualquer momento, a um tratamento de dados, como por exemplo no caso de tratamento de dados para fins de Marketing; à tomada de decisões com base no tratamento exclusivamente automatizado: não ficar sujeito a nenhuma decisão tomada exclusivamente com base num tratamento automatizado, incluindo a definição de perfis, que produza efeitos na sua esfera jurídica ou que o afete significativamente de forma similar.

O exercício dos seus direitos deve ser feito através do Formulário disponível aqui. Nos termos da lei, é ainda garantido ao titular dos dados o direito de, através dos referidos meios, sem quaisquer custos ou consequências, a qualquer momento, retirar o seu consentimento para o tratamento dos dados para as finalidades indicadas, sempre que o tratamento seja efetuado com base no consentimento. O exercício deste direito não invalida, no entanto, o tratamento efetuado até essa data com base no consentimento previamente dado.
Sem prejuízo de qualquer outra via de recurso administrativo ou judicial, o titular dos dados tem o direito de apresentar reclamação a uma autoridade de controlo, nomeadamente a Comissão Nacional de Proteção de Dados, em caso de incumprimento pela Medicare das obrigações que lhe são aplicáveis em matéria de privacidade.


7. DURANTE QUANTO TEMPO CONSERVAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?

Os seus dados pessoais são recolhidos e tratados no estrito cumprimento da legislação aplicável, sendo armazenados em bases de dados, próprias para o efeito e conservados durante o período de tempo necessário para assegurar a gestão adequada das obrigações, direitos e interesses associados à respetiva recolha. Nessa medida:

  • os dados pessoais tratados estritamente para efeitos de disponibilização de informações quanto a Planos Medicare serão conservados enquanto se justificar, para efeitos de confirmação da intenção de contratação (sendo eliminados antes de decorrido esse prazo, mediante pedido do titular);
  • os dados pessoais tratados no contexto da celebração e gestão de contratos entre os Clientes e a Medicare serão conservados durante a vigência da sua relação contratual com a Medicare;
  • os dados pessoais tratados, mediante consentimento, para o envio de informações comerciais e promocionais no contexto de iniciativas de Marketing direto serão conservados enquanto se mantiver o interesse do titular dos dados na receção dos mesmos, sendo eliminados em caso de exercício pelo seu titular dos direitos de opt-out, oposição, apagamento ou se retirar o consentimento.

Sem prejuízo dos prazos acima indicados, os dados pessoais tratados pela Medicare poderão ser conservados pelo período de tempo necessário para fazer face a obrigações fiscais, legais e judiciais, nos termos legalmente aplicáveis.


8. QUAIS AS MEDIDAS DE SEGURANÇA ADOTADAS?

A Medicare desenvolve os seus melhores esforços para proteger os seus dados pessoais contra acessos não autorizados, quer diretamente, quer através das entidades por si subcontratadas.
Para o efeito, a Medicare emprega sistemas de segurança, regras e outros procedimentos, de modo a garantir a proteção dos dados pessoais, bem como para prevenir o acesso não autorizado aos dados, o uso impróprio, a sua divulgação, perda ou destruição.
É, no entanto, da responsabilidade titulares dos dados, garantir e assegurar que os dispositivos e equipamentos utilizados para aceder aos websites e plataformas se encontram adequadamente protegidos contra softwares nocivos, vírus informáticos e worms.
Os links constantes do nosso website poderão conduzir a outros sites, que poderão por sua vez conter funcionalidades sujeitas à disponibilização e tratamento de dados pessoais. A Medicare não se responsabiliza, aprova ou por qualquer forma apoia ou subscreve o conteúdo desses sites, dos sites com eles ligados ou neles referidos, nem tem qualquer controlo sobre os termos de tratamento de dados levados a cabo por estas entidades.


9. Regime Geral de Proteção dos Denunciantes de Infrações

A Medicare de acordo com a Lei n.º 93/2021, de 20 de dezembro a qual estabelece o regime geral de proteção de denunciantes de infrações, transpondo a Diretiva (UE) 2019/1937 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de outubro de 2019, relativa à proteção das pessoas que denunciam violações do direito da União, disponibiliza o seu Canal Interno de Denúncias, assumindo o compromisso de indagar as providências necessárias para apurar, prevenir e punir condutas inadequadas, garantindo a não retaliação contra aqueles que denunciem, de boa-fé, irregularidades, atividades ilegais, prejudiciais e criminosas, bem como condutas inadequadas ou incumprimento das normas que violem os princípios da presente legislação vigente.
Adicionalmente, alertamos que este canal não deve ser utilizado para o envio de outro tipo de comunicações que não as que estejam dentro das categorias assinaladas pelo Decreto-Lei n.º 93/2021.


10. CONTACTE-NOS PARA QUESTÕES E SUGESTÕES

Caso tenha alguma dúvida ou questão sobre a forma como a Medicare trata os seus dados pessoais e com o exercício dos direitos que lhe são conferidos pela legislação aplicável e, em especial, referidos na presente Política, poderá contactar-nos através do Formulário disponível aqui.


NOTA: ALTERAÇÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

A Medicare reserva-se o direito de, a todo o momento, e sem aviso prévio, alterar os presentes termos de tratamento de dados pessoais. Essas alterações serão devidamente publicitadas no website e em quaisquer plataformas, em formato facilmente visível, para facilidade dos titulares dos dados.


(1) MED&CR - Sistemas de Gestão de Cartões de Saúde Unipessoal, Lda.; Callmedia - Serviços Publicitários, Lda.; e Gesticlub Unipessoal Lda.


Data de atualização: 2022-08-09