mulher a colocar sal em tacho no fogão

Consumir menos sal: as melhores dicas e alternativas

5 mins. leitura

Segundo a Sociedade Portuguesa de Hipertensão, se cada português consumir menos sal - cerca de dois gramas de sal a menos por dia - haverá menos 11 mil casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) por ano.

O consumo excessivo de sal é a causa de 2,3 milhões de mortes por ano em todo o mundo, devido a doenças cardiovasculares provocadas pela hipertensão arterial, que tem, exatamente, o consumo de sal como uma das principais causas.


Porque deve consumir menos sal?

O sal, ou cloreto de sódio, é a principal fonte de sódio na nossa alimentação e é um elemento necessário ao bom funcionamento do nosso organismo. O seu consumo excessivo é que provoca problemas de saúde.

Quando em demasia, o sal leva o organismo a fazer retenção de líquidos e a aumentar o volume, o que conduz a uma sobrecarga no sistema circulatório, dificultando o trabalho dos rins, o que leva ao aumento da pressão sanguínea.

A hipertensão arterial é a principal causa de AVC e pode conduzir também ao enfarte do miocárdio. Além das doenças cardiovasculares, o consumo excessivo de sal está também relacionado com outras doenças, nomeadamente renais, cancro do estômago e pode conduzir ao agravamento da osteoporose e da cirrose.

Apesar dos constantes avisos e das consequências nefastas que o consumo excessivo de sal tem na saúde, os portugueses continuam a consumir quantidades muito altas deste mineral.


Qual a quantidade de sal deve ser consumida por dia?

A Organização Mundial da Saúde aconselha um consumo inferior a cinco gramas diárias (três gramas no caso das crianças) e, no nosso país, o consumo de sal chega a atingir os 10 a 11 gramas/dia, sendo que a média se fixa nos 10,7 gramas de sal/dia.

Apenas 10 por cento do sódio que ingerimos diariamente provém do conteúdo natural dos alimentos e o restante é adicionado durante o fabrico. Por isso, a maior quantidade de sal que ingerimos resulta dos produtos industrializados, como a charcutaria, os queijos, as refeições pré-cozinhadas ou, mesmo, do consumo do pão.


Diferentes tipos de sal

Além do sal refinado (“sal de mesa”), existem outros tipos de sal disponíveis no mercado, que se diferenciam pela quantidade de cloreto de sódio, pela presença de outros minerais, pela sua textura, aparência e sabor.

Destacam-se assim o sal marinho, a flor de sal e o sal dos himalaias. Estas versões são menos refinadas do que o sal comum, por isso, apresentam menos malefícios em relação ao sal tradicional, e podem substituí-lo. No entanto, devem ser consumidos, na mesma, com moderação pois apresentam igualmente efeitos negativos quando consumidos em excesso.

No entanto, são ainda necessários mais estudos comparativos a nível do impacto de cada tipo de sal na saúde.

mulher deitada na cama com botija de água quente

Os alimentos com maior quantidade de sal

O consumo de “fast food” é uma das principais fontes de excesso de sal na alimentação atual, sendo também importante reduzir o consumo de alimentos como as salsichas, os hambúrgueres (mesmo que cozinhados em casa), os folhados, os rissóis, os croquetes e os enchidos.

Também as conservas são, tendencialmente, ricas em sal, bem como os molhos embalados, os caldos concentrados ou as batatas fritas de pacote e outros aperitivos do género.

Os laticínios (queijos curados e manteiga com sal) e os refrigerantes são produtos alimentares que têm também demasiado sal na sua composição, além, claro, do bacalhau ou outros produtos conservados em sal.


7 Dicas para consumir menos sal

1. Leia atentamente os rótulos dos alimentos

No momento da escolha de um produto alimentar, leia atentamente o seu rótulo e privilegie os alimentos com as seguintes indicações: “sem sal”, “sem adição de sal” ou “com baixo teor em sódio”.

Ao ler a lista de ingredientes, evite alimentos que contenham nessa lista sódio, cloreto de sódio, glutamato monossódico, bicarbonato de sódio, bissulfato de sódio, fosfato disódico, hidróxido de sódio, propionato de sódio.

Ao consultar a tabela nutricional presente no rótulo do produto, dê prioridade a alimentos que apresentem um baixo valor de sal, ou seja, <0,3g de sal por 100g. No caso de ser apresentada na tabela apenas a quantidade de sódio (mg) presente, divida esse valor por 400 para obter as gramas de sal existentes.

mulher deitada na cama com botija de água quente

2. Opte por alimentos frescos e naturais em vez dos processados

Prefira fazer refeições com um aporte de alimentos naturais maior, como é o caso das frutas, legumes, hortícolas, entre outros.

Opte sempre pelos alimentos crus e secos em vez dos enlatados, como é o caso do feijão ou do grão, por exemplo. Em vez de comprar estes produtos já enlatados, prefira comprá-los secos e cozinhá-los em casa.


3. Reduza o consumo de alimentos industrializados

Como já foi referido anteriormente, grande parte dos alimentos industrializados contêm um elevado teor de sal associado. Para evitar um consumo excessivo deste ingrediente, opte por evitar consumir:

  • Pickles, fumados e enchidos;
  • Caldos alimentares;
  • Sopas desidratadas;
  • Carnes e alimentos processados como salsichas, hambúrgueres, rissóis, folhados ou enchidos;
  • Conservas de marisco, peixe, carne e legumes;
  • Bacalhau seco ou salgado;
  • Bolachas com sal;
  • Molhos industriais;
  • Batatas fritas de pacote e snacks salgados;
  • Lacticínios como a manteiga com sal e queijos curados;
  • Refrigerantes e refeições enlatadas ou pré-confecionadas;
  • Entre outros.

4. Adicione menos sal à comida

Use uma colher para ir medindo o sal que coloca (as cinco gramas diárias recomendadas correspondem a uma colher de chá rasa).


5. Não compre temperos e molhos pré-confecionados

Além de excessivamente salgados, estes temperos e molhos também contêm açúcar, na maior parte das vezes. O sumo de limão ou lima e o vinagre balsâmico são excelentes alternativas para temperar peixe, carne e saladas.


6. Dê preferência a refeições caseiras

Opte por cozinhar as suas próprias refeições em casa. Assim, terá todo o controlo sobre as quantidades utilizadas e os ingredientes escolhidos.

Se escolher fazer refeições em restaurantes ou take-aways, não irá conseguir ter controlo deste consumo, porém, opte sempre pelos pratos mais saudáveis e com tipos de confeção mais simples como é o caso dos cozidos e grelhados.

mulher deitada na cama com botija de água quente

7. Substitua o sal por especiarias ou ervas aromáticas

Estes elementos realçam o sabor natural dos alimentos, tornando quase desnecessária a adição de sal.

mulher deitada na cama com botija de água quente

Alternativas ao sal

O sal é a forma mais fácil de dar “sabor” a um prato, mas, se pensarmos bem, não é de todo a mais apetitosa. Por exemplo, e se, em vez de usar sal para temperar a carne para o churrasco, optar por um molho de azeite, alho, sumo de limão, vinho e pimentão e regar a carne enquanto grelha?

Já para o peixe, pode fazer um molho com azeite, alho e ervas frescas ao seu gosto. Deixe o peixe a marinar durante alguns minutos neste preparado e nem vai dar pela falta do sal.

O típico molho verde, uma mistura de alho, azeite e salsa ou coentros é outra alternativa deliciosa - e saudável - para temperar os seus pratos sem usar sal.

São vários os alimentos pelos quais pode optar para fazer esta saudável substituição e que podem até dar um toque especial às suas refeições:

  • Especiarias tais como, a pimenta preta, branca, açafrão, alho em pó, colorau, noz-moscada, entre outros;
  • Gengibre;
  • Salicórnia;
  • Gomásio;
  • Algas marinhas;
  • Ervas aromáticas tais como, coentros, louro, rosmaninho, manjericão, orégãos, salsa, tomilho, entre outras.

No início, a falta de sal pode causar alguma estranheza, mas, aos poucos, o seu palato vai-se habituando e vai começar, até, a descobrir novos sabores nos alimentos habituais.

Aviso: O Blog Mais Saúde é um espaço meramente informativo. A Medicare recomenda sempre a consulta de um profissional de saúde para diagnóstico ou tratamento, não devendo nunca este Blog ser considerado substituto de diagnóstico médico. Encontre aqui profissionais de saúde perto de si.

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NOME DO PRODUTO RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO
Plano de Saúde
Platinium
MED&CR - SERVIÇOS DE GESTÃO DE CARTÕES DE SAÚDE, UNIPESSOAL, LDA.
NIF 513 361 715
Plano de Saúde
Platinium Mais
Plano de Saúde
Platinium Mais Vida
Plano de Saúde
Sénior
Plano de Saúde Animal
Vetecare Platinium
GESTICLUB, UNIPESSOAL LDA.
NIF 514 364 190
Plano Automóvel
Medicare Auto
Plano Alimentar
Mais Sabor Plus
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4. FINALIDADES DO TRATAMENTO E FUNDAMENTO DE LICITUDE

Os seus dados pessoais serão tratados pela Medicare para as seguintes finalidades e com os seguintes fundamentos:

Finalidade

Comercialização de produtos

Descrição

Gestão da relação contratual entre os Clientes e a Medicare (por exemplo, para efeitos de prestação de esclarecimentos solicitados relativamente a preços, procedimentos e/ou possíveis upgrades);

Gestão e execução da prestação de Serviços e comercialização de Produtos

Gestão de faturação, cobrança e pagamentos

Gravação de chamadas para prova de transação comercial e comunicações no âmbito da relação contratual

Apoio ao Cliente

Controlo de qualidade

Fundamento de licitude

Execução do contrato e diligências pré-contratuais

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Gestão da relação com o titular dos dados

Descrição

Envio da informação solicitada relativamente aos Planos de Saúde, Produtos e Serviços; gestão dos seus pedidos de contacto para prestação de informação; e gestão da adesão aos referidos Planos;

Gestão de contactos, informações ou reclamações

Gravação de chamadas para monitorização da qualidade de serviço

Fundamento de licitude

Execução do contrato ou diligências pré-contratuais

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Gestão de processos e contencioso (incluindo recuperação de crédito)

Descrição

Gestão de processos e contencioso (incluindo o processo de recuperação de créditos)

Fundamento de licitude

Execução do contrato

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Cumprimento de obrigações legais

Descrição

Resposta e reporte a autoridades judiciárias, administração tributária, de regulação e de supervisão

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Controlo de fraude

Descrição

Identificação e deteção de situações de fraude

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais

Interesse legítimo em implementar mecanismos de combate à fraude

Finalidade

Marketing

Descrição

Envio de comunicações não solicitadas, caso tenha prestado o seu consentimento expresso e nos termos previstos no formulários de contacto/adesão preenchidos, no contexto de iniciativas de (i) Marketing Direto no contexto de campanhas, promoções e publicidade da Medicare, demais entidades do Grupo e Parceiros comerciais, designadamente através de utilização de sistemas automatizados de chamada e comunicação que não dependam da intervenção humana, (aparelhos de chamada automática), aparelhos de telecópia ou correio eletrónico, incluindo SMS (serviço de mensagens curtas), EMS (serviço de mensagens melhoradas), MMS (serviço de mensagens multimédia) e outros tipos de aplicações similares; bem como de (ii) estudos de mercado, inquéritos de avaliação e satisfação.

Poderá a qualquer momento exercer o seu direito de opt-out relativamente a estas comunicações;

Fundamento de licitude

Consentimento

Finalidade

Utilização do Canal Interno de Denúncias

Descrição

Gestão e seguimento das denúncias apresentadas no Canal Interno de Denúncias, nos termos previstos da Lei n. º 93/2021, de 20 de dezembro.

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais


5. DESTINATÁRIOS DOS DADOS PESSOAIS

Os dados pessoais recolhidos e/ou tratados pela Medicare, no âmbito das finalidades supra elencadas, podem ser disponibilizados às empresas do respetivo Grupo e empresas parceiras, nos termos indicados nos formulários de contacto/adesão preenchidos pelos Utilizadores.
A Medicare pode recorrer a entidades terceiras que têm acesso aos seus dados pessoais. Estas entidades - entidades subcontratantes - podem ter acesso a dados pessoais, seguindo, para o efeito, as instruções da Medicare, estando as mesmas sujeitas a obrigações específicas de segurança, qualidade e proteção da integridade dos dados tratados, nos termos previstos na lei. Estas entidades são essencialmente Parceiros ou Fornecedores de bens e Prestadores de Serviços, nos quais se inclui a contratação intragrupo, bem como Prestadores de Serviços Informáticos, arquivo, apoio à atividade de backoffice, contact centers e outros.
Os dados poderão ainda ser comunicados a terceiros, quando a transmissão seja efetuada no âmbito do cumprimento de uma obrigação legal, de uma deliberação de uma autoridade judicial ou administrativa competente, e/ou no contexto do exercício de direitos ou interesses em sede judicial; ou para a prossecução de finalidades expressamente previstas por lei.
A Medicare pode ainda transmitir dados pessoais a entidades terceiras, quando tais comunicações de dados sejam necessárias ou adequadas (i) à luz da lei aplicável, (ii) no cumprimento de obrigações legais/ordens judiciais, (iii) para responder a solicitações de autoridades públicas ou governamentais, ou (iv) quando nos tiver dado o seu consentimento.


6. DIREITOS DOS UTILIZADORES

Nos termos da legislação aplicável, pode exercer os seguintes direitos:

  • Direito de Acesso: obter a confirmação de quais são os seus dados pessoais que são tratados bem como obter cópia dos dados pessoais em fase de tratamento.
  • Direito de Retificação: solicitar a retificação dos seus dados pessoais que se encontrem inexatos ou solicitar que os dados pessoais incompletos sejam completados.
  • Direito ao Apagamento: obter o apagamento dos seus dados pessoais, desde que não se verifiquem fundamentos válidos para a sua conservação.
  • Direito à Limitação do Tratamento: solicitar a limitação do tratamento dos seus dados pessoais, solicitando a suspensão do tratamento ou a limitação do âmbito do tratamento a certas categorias de dados ou finalidades de tratamento.
  • Direito de Portabilidade: receber os dados que nos forneceu em formato digital de uso corrente e de leitura automática ou de solicitar a transmissão direta dos seus dados para outra entidade que passe a ser o novo responsável pelos seus dados pessoais.
  • Direito de Oposição: opor-se, a qualquer momento, a um tratamento de dados, como por exemplo no caso de tratamento de dados para fins de Marketing; à tomada de decisões com base no tratamento exclusivamente automatizado: não ficar sujeito a nenhuma decisão tomada exclusivamente com base num tratamento automatizado, incluindo a definição de perfis, que produza efeitos na sua esfera jurídica ou que o afete significativamente de forma similar.

O exercício dos seus direitos deve ser feito através do Formulário disponível aqui. Nos termos da lei, é ainda garantido ao titular dos dados o direito de, através dos referidos meios, sem quaisquer custos ou consequências, a qualquer momento, retirar o seu consentimento para o tratamento dos dados para as finalidades indicadas, sempre que o tratamento seja efetuado com base no consentimento. O exercício deste direito não invalida, no entanto, o tratamento efetuado até essa data com base no consentimento previamente dado.
Sem prejuízo de qualquer outra via de recurso administrativo ou judicial, o titular dos dados tem o direito de apresentar reclamação a uma autoridade de controlo, nomeadamente a Comissão Nacional de Proteção de Dados, em caso de incumprimento pela Medicare das obrigações que lhe são aplicáveis em matéria de privacidade.


7. DURANTE QUANTO TEMPO CONSERVAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?

Os seus dados pessoais são recolhidos e tratados no estrito cumprimento da legislação aplicável, sendo armazenados em bases de dados, próprias para o efeito e conservados durante o período de tempo necessário para assegurar a gestão adequada das obrigações, direitos e interesses associados à respetiva recolha. Nessa medida:

  • os dados pessoais tratados estritamente para efeitos de disponibilização de informações quanto a Planos Medicare serão conservados enquanto se justificar, para efeitos de confirmação da intenção de contratação (sendo eliminados antes de decorrido esse prazo, mediante pedido do titular);
  • os dados pessoais tratados no contexto da celebração e gestão de contratos entre os Clientes e a Medicare serão conservados durante a vigência da sua relação contratual com a Medicare;
  • os dados pessoais tratados, mediante consentimento, para o envio de informações comerciais e promocionais no contexto de iniciativas de Marketing direto serão conservados enquanto se mantiver o interesse do titular dos dados na receção dos mesmos, sendo eliminados em caso de exercício pelo seu titular dos direitos de opt-out, oposição, apagamento ou se retirar o consentimento.

Sem prejuízo dos prazos acima indicados, os dados pessoais tratados pela Medicare poderão ser conservados pelo período de tempo necessário para fazer face a obrigações fiscais, legais e judiciais, nos termos legalmente aplicáveis.


8. QUAIS AS MEDIDAS DE SEGURANÇA ADOTADAS?

A Medicare desenvolve os seus melhores esforços para proteger os seus dados pessoais contra acessos não autorizados, quer diretamente, quer através das entidades por si subcontratadas.
Para o efeito, a Medicare emprega sistemas de segurança, regras e outros procedimentos, de modo a garantir a proteção dos dados pessoais, bem como para prevenir o acesso não autorizado aos dados, o uso impróprio, a sua divulgação, perda ou destruição.
É, no entanto, da responsabilidade titulares dos dados, garantir e assegurar que os dispositivos e equipamentos utilizados para aceder aos websites e plataformas se encontram adequadamente protegidos contra softwares nocivos, vírus informáticos e worms.
Os links constantes do nosso website poderão conduzir a outros sites, que poderão por sua vez conter funcionalidades sujeitas à disponibilização e tratamento de dados pessoais. A Medicare não se responsabiliza, aprova ou por qualquer forma apoia ou subscreve o conteúdo desses sites, dos sites com eles ligados ou neles referidos, nem tem qualquer controlo sobre os termos de tratamento de dados levados a cabo por estas entidades.


9. Regime Geral de Proteção dos Denunciantes de Infrações

A Medicare de acordo com a Lei n.º 93/2021, de 20 de dezembro a qual estabelece o regime geral de proteção de denunciantes de infrações, transpondo a Diretiva (UE) 2019/1937 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de outubro de 2019, relativa à proteção das pessoas que denunciam violações do direito da União, disponibiliza o seu Canal Interno de Denúncias, assumindo o compromisso de indagar as providências necessárias para apurar, prevenir e punir condutas inadequadas, garantindo a não retaliação contra aqueles que denunciem, de boa-fé, irregularidades, atividades ilegais, prejudiciais e criminosas, bem como condutas inadequadas ou incumprimento das normas que violem os princípios da presente legislação vigente.
Adicionalmente, alertamos que este canal não deve ser utilizado para o envio de outro tipo de comunicações que não as que estejam dentro das categorias assinaladas pelo Decreto-Lei n.º 93/2021.


10. CONTACTE-NOS PARA QUESTÕES E SUGESTÕES

Caso tenha alguma dúvida ou questão sobre a forma como a Medicare trata os seus dados pessoais e com o exercício dos direitos que lhe são conferidos pela legislação aplicável e, em especial, referidos na presente Política, poderá contactar-nos através do Formulário disponível aqui.


NOTA: ALTERAÇÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

A Medicare reserva-se o direito de, a todo o momento, e sem aviso prévio, alterar os presentes termos de tratamento de dados pessoais. Essas alterações serão devidamente publicitadas no website e em quaisquer plataformas, em formato facilmente visível, para facilidade dos titulares dos dados.


(1) MED&CR - Sistemas de Gestão de Cartões de Saúde Unipessoal, Lda.; Callmedia - Serviços Publicitários, Lda.; e Gesticlub Unipessoal Lda.


Data de atualização: 2022-08-09