ABC das alergias respiratorias

Sofre de alergias respiratórias? Saiba como prevenir e tratá-las

4 mins. leitura

As alergias respiratórias são uma resposta exagerada do organismo a uma substância (alergénio) que, neste caso, atinge o sistema respiratório do nosso corpo.

Estas alergias, como outras, podem começar a manifestar-se em qualquer idade, da infância à vida adulta.

As suas origens podem ser várias, mas têm sempre em comum uma hipersensibilidade do sistema imunitário a determinados elementos causadores dessas mesmas alergias.

Fique a conhecer os seus principais sintomas, mas também como evitar ou controlar este problema de saúde.


Alergias respiratórias: aprenda a controlar este problema

As alergias respiratórias, independentemente do(s) alergénio(s) associado(s), podem desencadear problemas como a asma ou a rinite alérgica.

Os sinais de alerta podem passar por:

  • Tosse seca e irritativa;
  • Olhos vermelhos;
  • Espirros;
  • Entre outros sintomas.

O mais importante é ser sujeito a um diagnóstico e a um tratamento rigoroso, de modo a controlar ao máximo estas manifestações incómodas e que interferem no bem-estar do indivíduo.


Principais tipos de alergias respiratórias

Há dois grandes tipos de alergias respiratórias: a rinite que afeta as vias aéreas superiores e aproximadamente 500 milhões de pessoas e a asma que afeta as vias aéreas inferiores.

De acordo com a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica, 25% da população portuguesa tem rinite alérgica e 10% tem asma.

As alergias podem ainda dividir-se em duas fases.


Fases alérgicas
Fase de sensibilização O indivíduo ainda não manifesta sintomas mesmo perante a exposição ao alergénio
Fase da reação alérgica Ocorre a reação alérgica que pode passar por sinais como olhos vermelhos, dificuldade respiratória, eritema ou prurido, entre outros
ABC das alergias respiratorias

Sintomas gerais

É certo que as reações típicas das alergias respiratórias variam de acordo com o alergénio, isto é, o agente causador da alergia ou, eventualmente, com determinadas estações do ano (sazonal).

É, ainda, importante ter noção de que essas diversas reações podem aparecer isoladas ou associadas e que a sua manifestação pode dar-se de forma aguda, num momento de crise, ou de maneira contínua, por exemplo, diariamente.

Dependendo, claro, da sensibilidade do indivíduo ao alergénio, pode dizer-se que assim que o agente causador da alergia entra em contacto com o organismo do doente, ele poderá causar sintomas, como:


Sintomatologia
Tosse seca e irritativa
Muitos espirros seguidos
Nariz vermelho, rinorreia (pingo) e/ou congestão nasal
Prurido nasal (comichão)
Olhos vermelhos e lacrimejantes
Ruído no peito
Sensação de falta de ar e/ou dificuldade em respirar
Pieira

Sintomas específicos da rinite alérgica

Os sinais associados à rinite podem acontecer em determinadas estações do ano (rinite sazonal), por exemplo, ou durante todo o ano (rinite perene). Neste último caso, existe uma reação a um ou mais alergénios que estão presentes em permanência no ambiente (por exemplo, os ácaros).

Aproximadamente, 53% a 70% dos casos de rinite evoluem para sinusite, sendo que, em algumas situações (40%), a sua progressão é para quadros de asma. Na rinite alérgica, o alergénio encontra-se no ar, sendo inspirado, inflamando a mucosa nasal e podendo provocar:


Rinite alérgica: sintomas
Prurido
Olhos vermelhos e lacrimejantes
Nariz vermelho e com corrimento/congestionado
Obstrução nasal
Tosse seca e irritativa
Muitos espirros seguidos
Rinorreia

Sintomas específicos da asma alérgica

Na asma alérgica, há uma obstrução variável e reversível das vias respiratórias inferiores, a nível dos brônquios com inflamação e hiper-reatividade brônquica. As ditas crises asmáticas caraterizam-se, precisamente, pelas contrações dos brônquios, devido a edemas e/ou ao excesso de mucosidade, que causa a obstrução da entrada de ar, a partir do exterior.

Aproximadamente, entre 5% a 15% dos europeus tem asma alérgica, em diferentes graus. Além disso, muitos doentes com asma (cerca de 80%) também sofrem de rinite, sendo esta considerada um fator de risco para o desenvolvimento de asma.


Asma alérgica: sintomas
Tosse
Sensação de falta de ar
Sibilos ou silvos, quando se respira
Fadiga
Secreções ou mucosidade
Dor ou pressão no peito

Consequências

Quando os vários sintomas se manifestam simultaneamente e/ou com uma frequência diária, podem surgir consequências físicas que afetam o dia a dia do paciente, como é o caso de:

  • Dores de cabeça ou cansaço;
  • Diminuição do rendimento escolar/profissional;
  • Privação de sono de qualidade.
ABC das alergias respiratorias

Alergénios

As alergias respiratórias correspondem a uma reação inflamatória exacerbada da nossa árvore respiratória, devido à exposição a um ou a mais alergénios. Os mais frequentes são:


Principais alergénios
Alergénio Explicação
Ácaros São seres microscópicos, cujas proteínas e fezes podem causar alergias. Estão muito presentes em cortinados, colchões, tapetes, almofadas, etc.
Pólen São partículas de angiospermas, oriundas das flores, mais comuns na primavera, ou seja, nos períodos de polinização, que voam pelo ar, originando a alergia.
Fungos São seres microscópicos que preferem ambientes pouco ventilados e húmidos, como é o caso de guarda-fatos, armários, casas de banho, e espaços com pó.
Pêlos (epitélios) de animais domésticos Esta alergia deve-se não tanto ao pêlo, mas antes aos alergénios da saliva e/ou fezes, especialmente do cão e gato, que entraram em contacto com os seus pêlos.
Poluição
Fumo (tabaco, por exemplo)

Fatores favoráveis às alergias respiratórias

Há aspetos que podem tornar mais provável que um indivíduo sofra de alergias. Tome nota de alguns desses fatores genéticos e ambientais.


Fatores genéticos e ambientais que favorecem o desenvolvimento das alergias respiratórias
Ter histórico familiar de alergias
Frequentar locais com muito pó
Frequentar espaços com muita humidade ou pouco ventilados
Passar por mudanças climáticas/temperatura
Sofrer uma infeção das vias aéreas (principalmente vírica)
Inalar irritantes (não específicos)
Fumar ou contacto passivo com tabaco
Ter maus hábitos alimentares
Tomar alguns medicamentos, como anti-inflamatórios não esteroides
Sofrer de stress e ansiedade.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico das alergias respiratórias deve ser realizado por um clínico geral ou alergologista.

Para isso, ele deverá ter por base a sintomatologia descrita anteriormente, assim como os resultados dos testes das alergias. A partir destes testes é possível identificar o(s) alergénio(s) causador(es) da(s) alergia(s) respiratória(s).

Apesar de não ter cura, as alergias respiratórias podem ser controladas. Para isso, é necessário fazer uma terapêutica adequada, que deve ter em conta o historial clínico do paciente.

Normalmente, os medicamentos prescritos visam atenuar os sintomas e combater a alergia respiratória. É este o caso dos anti-histamínicos, os quais são capazes de bloquear a ação da histamina, substância produzida pelo organismo, durante a crise alérgica.

Além disso, é fundamental evitar ao máximo entrar em contacto com o(s) alergénio(s), de modo a prevenir crises.


Como prevenir os sintomas das alergias respiratórias? Identificação rigorosa de fatores desencadeadores
Não ter objetos que acumulem pó ou humidade
Limpar o chão, móveis, colchões e almofadas com produtos anti-ácaros
Utilizar um aspirador com filtro High Efficiency Particulate Arrestance (HEPA) e aspirar pelo menos duas vezes, por semana, a casa
Viver num ambiente limpo e sem pó
Manter a casa arejada, aberta, com luz solar e sem humidade
Usar capas nos colchões e almofadas e lavá-las com regularidade
Limpar e escovar com frequência o animal doméstico
Não fumar
Evitar as mudanças bruscas de temperatura
Praticar exercício físico moderado
Preferir produtos sem cheiro ou com aromas suaves

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Plano de Saúde
Platinium Mais
Plano de Saúde
Platinium Mais Vida
Plano de Saúde
Sénior
Plano de Saúde Animal
Vetecare Platinium
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Plano Alimentar
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4. FINALIDADES DO TRATAMENTO E FUNDAMENTO DE LICITUDE

Os seus dados pessoais serão tratados pela Medicare para as seguintes finalidades e com os seguintes fundamentos:

Finalidade

Comercialização de produtos

Descrição

Gestão da relação contratual entre os Clientes e a Medicare (por exemplo, para efeitos de prestação de esclarecimentos solicitados relativamente a preços, procedimentos e/ou possíveis upgrades);

Gestão e execução da prestação de Serviços e comercialização de Produtos

Gestão de faturação, cobrança e pagamentos

Gravação de chamadas para prova de transação comercial e comunicações no âmbito da relação contratual

Apoio ao Cliente

Controlo de qualidade

Fundamento de licitude

Execução do contrato e diligências pré-contratuais

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Gestão da relação com o titular dos dados

Descrição

Envio da informação solicitada relativamente aos Planos de Saúde, Produtos e Serviços; gestão dos seus pedidos de contacto para prestação de informação; e gestão da adesão aos referidos Planos;

Gestão de contactos, informações ou reclamações

Gravação de chamadas para monitorização da qualidade de serviço

Fundamento de licitude

Execução do contrato ou diligências pré-contratuais

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Gestão de processos e contencioso (incluindo recuperação de crédito)

Descrição

Gestão de processos e contencioso (incluindo o processo de recuperação de créditos)

Fundamento de licitude

Execução do contrato

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Cumprimento de obrigações legais

Descrição

Resposta e reporte a autoridades judiciárias, administração tributária, de regulação e de supervisão

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais

Finalidade

Controlo de fraude

Descrição

Identificação e deteção de situações de fraude

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais

Interesse legítimo em implementar mecanismos de combate à fraude

Finalidade

Marketing

Descrição

Envio de comunicações não solicitadas, caso tenha prestado o seu consentimento expresso e nos termos previstos no formulários de contacto/adesão preenchidos, no contexto de iniciativas de (i) Marketing Direto no contexto de campanhas, promoções e publicidade da Medicare, demais entidades do Grupo e Parceiros comerciais, designadamente através de utilização de sistemas automatizados de chamada e comunicação que não dependam da intervenção humana, (aparelhos de chamada automática), aparelhos de telecópia ou correio eletrónico, incluindo SMS (serviço de mensagens curtas), EMS (serviço de mensagens melhoradas), MMS (serviço de mensagens multimédia) e outros tipos de aplicações similares; bem como de (ii) estudos de mercado, inquéritos de avaliação e satisfação.

Poderá a qualquer momento exercer o seu direito de opt-out relativamente a estas comunicações;

Fundamento de licitude

Consentimento

Finalidade

Utilização do Canal Interno de Denúncias

Descrição

Gestão e seguimento das denúncias apresentadas no Canal Interno de Denúncias, nos termos previstos da Lei n. º 93/2021, de 20 de dezembro.

Fundamento de licitude

Cumprimento de obrigações legais


5. DESTINATÁRIOS DOS DADOS PESSOAIS

Os dados pessoais recolhidos e/ou tratados pela Medicare, no âmbito das finalidades supra elencadas, podem ser disponibilizados às empresas do respetivo Grupo e empresas parceiras, nos termos indicados nos formulários de contacto/adesão preenchidos pelos Utilizadores.
A Medicare pode recorrer a entidades terceiras que têm acesso aos seus dados pessoais. Estas entidades - entidades subcontratantes - podem ter acesso a dados pessoais, seguindo, para o efeito, as instruções da Medicare, estando as mesmas sujeitas a obrigações específicas de segurança, qualidade e proteção da integridade dos dados tratados, nos termos previstos na lei. Estas entidades são essencialmente Parceiros ou Fornecedores de bens e Prestadores de Serviços, nos quais se inclui a contratação intragrupo, bem como Prestadores de Serviços Informáticos, arquivo, apoio à atividade de backoffice, contact centers e outros.
Os dados poderão ainda ser comunicados a terceiros, quando a transmissão seja efetuada no âmbito do cumprimento de uma obrigação legal, de uma deliberação de uma autoridade judicial ou administrativa competente, e/ou no contexto do exercício de direitos ou interesses em sede judicial; ou para a prossecução de finalidades expressamente previstas por lei.
A Medicare pode ainda transmitir dados pessoais a entidades terceiras, quando tais comunicações de dados sejam necessárias ou adequadas (i) à luz da lei aplicável, (ii) no cumprimento de obrigações legais/ordens judiciais, (iii) para responder a solicitações de autoridades públicas ou governamentais, ou (iv) quando nos tiver dado o seu consentimento.


6. DIREITOS DOS UTILIZADORES

Nos termos da legislação aplicável, pode exercer os seguintes direitos:

  • Direito de Acesso: obter a confirmação de quais são os seus dados pessoais que são tratados bem como obter cópia dos dados pessoais em fase de tratamento.
  • Direito de Retificação: solicitar a retificação dos seus dados pessoais que se encontrem inexatos ou solicitar que os dados pessoais incompletos sejam completados.
  • Direito ao Apagamento: obter o apagamento dos seus dados pessoais, desde que não se verifiquem fundamentos válidos para a sua conservação.
  • Direito à Limitação do Tratamento: solicitar a limitação do tratamento dos seus dados pessoais, solicitando a suspensão do tratamento ou a limitação do âmbito do tratamento a certas categorias de dados ou finalidades de tratamento.
  • Direito de Portabilidade: receber os dados que nos forneceu em formato digital de uso corrente e de leitura automática ou de solicitar a transmissão direta dos seus dados para outra entidade que passe a ser o novo responsável pelos seus dados pessoais.
  • Direito de Oposição: opor-se, a qualquer momento, a um tratamento de dados, como por exemplo no caso de tratamento de dados para fins de Marketing; à tomada de decisões com base no tratamento exclusivamente automatizado: não ficar sujeito a nenhuma decisão tomada exclusivamente com base num tratamento automatizado, incluindo a definição de perfis, que produza efeitos na sua esfera jurídica ou que o afete significativamente de forma similar.

O exercício dos seus direitos deve ser feito através do Formulário disponível aqui. Nos termos da lei, é ainda garantido ao titular dos dados o direito de, através dos referidos meios, sem quaisquer custos ou consequências, a qualquer momento, retirar o seu consentimento para o tratamento dos dados para as finalidades indicadas, sempre que o tratamento seja efetuado com base no consentimento. O exercício deste direito não invalida, no entanto, o tratamento efetuado até essa data com base no consentimento previamente dado.
Sem prejuízo de qualquer outra via de recurso administrativo ou judicial, o titular dos dados tem o direito de apresentar reclamação a uma autoridade de controlo, nomeadamente a Comissão Nacional de Proteção de Dados, em caso de incumprimento pela Medicare das obrigações que lhe são aplicáveis em matéria de privacidade.


7. DURANTE QUANTO TEMPO CONSERVAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?

Os seus dados pessoais são recolhidos e tratados no estrito cumprimento da legislação aplicável, sendo armazenados em bases de dados, próprias para o efeito e conservados durante o período de tempo necessário para assegurar a gestão adequada das obrigações, direitos e interesses associados à respetiva recolha. Nessa medida:

  • os dados pessoais tratados estritamente para efeitos de disponibilização de informações quanto a Planos Medicare serão conservados enquanto se justificar, para efeitos de confirmação da intenção de contratação (sendo eliminados antes de decorrido esse prazo, mediante pedido do titular);
  • os dados pessoais tratados no contexto da celebração e gestão de contratos entre os Clientes e a Medicare serão conservados durante a vigência da sua relação contratual com a Medicare;
  • os dados pessoais tratados, mediante consentimento, para o envio de informações comerciais e promocionais no contexto de iniciativas de Marketing direto serão conservados enquanto se mantiver o interesse do titular dos dados na receção dos mesmos, sendo eliminados em caso de exercício pelo seu titular dos direitos de opt-out, oposição, apagamento ou se retirar o consentimento.

Sem prejuízo dos prazos acima indicados, os dados pessoais tratados pela Medicare poderão ser conservados pelo período de tempo necessário para fazer face a obrigações fiscais, legais e judiciais, nos termos legalmente aplicáveis.


8. QUAIS AS MEDIDAS DE SEGURANÇA ADOTADAS?

A Medicare desenvolve os seus melhores esforços para proteger os seus dados pessoais contra acessos não autorizados, quer diretamente, quer através das entidades por si subcontratadas.
Para o efeito, a Medicare emprega sistemas de segurança, regras e outros procedimentos, de modo a garantir a proteção dos dados pessoais, bem como para prevenir o acesso não autorizado aos dados, o uso impróprio, a sua divulgação, perda ou destruição.
É, no entanto, da responsabilidade titulares dos dados, garantir e assegurar que os dispositivos e equipamentos utilizados para aceder aos websites e plataformas se encontram adequadamente protegidos contra softwares nocivos, vírus informáticos e worms.
Os links constantes do nosso website poderão conduzir a outros sites, que poderão por sua vez conter funcionalidades sujeitas à disponibilização e tratamento de dados pessoais. A Medicare não se responsabiliza, aprova ou por qualquer forma apoia ou subscreve o conteúdo desses sites, dos sites com eles ligados ou neles referidos, nem tem qualquer controlo sobre os termos de tratamento de dados levados a cabo por estas entidades.


9. Regime Geral de Proteção dos Denunciantes de Infrações

A Medicare de acordo com a Lei n.º 93/2021, de 20 de dezembro a qual estabelece o regime geral de proteção de denunciantes de infrações, transpondo a Diretiva (UE) 2019/1937 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de outubro de 2019, relativa à proteção das pessoas que denunciam violações do direito da União, disponibiliza o seu Canal Interno de Denúncias, assumindo o compromisso de indagar as providências necessárias para apurar, prevenir e punir condutas inadequadas, garantindo a não retaliação contra aqueles que denunciem, de boa-fé, irregularidades, atividades ilegais, prejudiciais e criminosas, bem como condutas inadequadas ou incumprimento das normas que violem os princípios da presente legislação vigente.
Adicionalmente, alertamos que este canal não deve ser utilizado para o envio de outro tipo de comunicações que não as que estejam dentro das categorias assinaladas pelo Decreto-Lei n.º 93/2021.


10. CONTACTE-NOS PARA QUESTÕES E SUGESTÕES

Caso tenha alguma dúvida ou questão sobre a forma como a Medicare trata os seus dados pessoais e com o exercício dos direitos que lhe são conferidos pela legislação aplicável e, em especial, referidos na presente Política, poderá contactar-nos através do Formulário disponível aqui.


NOTA: ALTERAÇÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

A Medicare reserva-se o direito de, a todo o momento, e sem aviso prévio, alterar os presentes termos de tratamento de dados pessoais. Essas alterações serão devidamente publicitadas no website e em quaisquer plataformas, em formato facilmente visível, para facilidade dos titulares dos dados.


(1) MED&CR - Sistemas de Gestão de Cartões de Saúde Unipessoal, Lda.; Callmedia - Serviços Publicitários, Lda.; e Gesticlub Unipessoal Lda.


Data de atualização: 2022-08-09